Do martírio da memória ao encanto da imaginação: uma proposta para formação inicial de professores de História na perspectiva do letramento histórico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Carvalho, Thalia Abreu de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Brasil
Campus Manaus Centro
Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1414
Resumo: This research, inserted in the field of Teacher Training and Historical Education, is dedicated to an investigation into the initial training of History teachers from the perspective of the concept of "Historical Literacy". This approach is based on the convergence of two research categories: "Historical Consciousness" and "Historical Literacy". The assumptions of Historical Literacy that are examined here seek to criticize the traditional model of History teaching, promoting alternatives based on a critical view of teaching. The objective of the research is to analyze how the Historical Literacy category contributes to reflection on teaching practices during the initial training of History teachers. The results of this study served as the basis for developing a proposal for initial training for History teachers with a focus on Historical Literacy. To publicize this proposal, the Podcast "PODFORMAR" was created, designed with the purpose of assisting in the training of future teachers who are aware of their role in training critical students and capable of relating school teaching to everyday life.
id IFAM-1_ab762ed034fb0087b64da13443820552
oai_identifier_str oai:localhost:4321/1414
network_acronym_str IFAM-1
network_name_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository_id_str
spelling Do martírio da memória ao encanto da imaginação: uma proposta para formação inicial de professores de História na perspectiva do letramento históricoFormação de professoresLetramento históricoHistória ensinadaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMThis research, inserted in the field of Teacher Training and Historical Education, is dedicated to an investigation into the initial training of History teachers from the perspective of the concept of "Historical Literacy". This approach is based on the convergence of two research categories: "Historical Consciousness" and "Historical Literacy". The assumptions of Historical Literacy that are examined here seek to criticize the traditional model of History teaching, promoting alternatives based on a critical view of teaching. The objective of the research is to analyze how the Historical Literacy category contributes to reflection on teaching practices during the initial training of History teachers. The results of this study served as the basis for developing a proposal for initial training for History teachers with a focus on Historical Literacy. To publicize this proposal, the Podcast "PODFORMAR" was created, designed with the purpose of assisting in the training of future teachers who are aware of their role in training critical students and capable of relating school teaching to everyday life.Esta pesquisa, inserida no campo da Formação de Professores e da Educação Histórica, se dedica a uma investigação sobre a formação inicial de professores de História sob a perspectiva do conceito de "Letramento Histórico". Essa abordagem se fundamenta na convergência de duas categorias de pesquisa: Consciência Histórica e Literacia Histórica. Os pressupostos do Letramento Histórico examinados aqui buscam criticar o modelo tradicional de ensino de História, promovendo alternativas baseadas em uma visão crítica do ensino. O objetivo da pesquisa é analisar como a categoria de Letramento Histórico contribui para a reflexão do trabalho docente de futuros professores de História. Os resultados deste estudo serviram como base para desenvolver uma proposta de formação inicial de professores de História com foco no Letramento Histórico. Para divulgar esta proposta, foi criado como Produto Educacional o Podcast "PODFORMAR", concebido com o propósito de auxiliar na formação de futuros professores que tenham consciência do seu papel na formação de estudantes críticos e capazes de relacionar o ensino escolar com a vida cotidiana.BrasilCampus Manaus CentroMestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)Instituto Federal do AmazonasIFAMInstituto Federal do AmazonasIFAMNormando, Tarcísio Serpahttp://lattes.cnpq.br/7698576507317746Normando, Tarcísio Serpahttp://lattes.cnpq.br/7698576507317746Anic, Cinara Calvihttp://lattes.cnpq.br/1702387634067240Silva, Patrícia RodriguesCarvalho, Thalia Abreu de2024-01-31T19:59:00Z2024-01-312024-01-31T19:59:00Z2023-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCARVALHO, Thalia Abreu de. Do martírio da memória ao encanto da imaginação: uma proposta para formação inicial de professores de História na perspectiva do letramento histórico. Orientador: Tarcísio Serpa Normando. 2023. 128 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1414porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)instacron:IFAM2024-01-31T19:59:00Zoai:localhost:4321/1414Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifam.edu.br/oai/requestcgeb@ifam.edu.bropendoar:2024-01-31T19:59Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Do martírio da memória ao encanto da imaginação: uma proposta para formação inicial de professores de História na perspectiva do letramento histórico
title Do martírio da memória ao encanto da imaginação: uma proposta para formação inicial de professores de História na perspectiva do letramento histórico
spellingShingle Do martírio da memória ao encanto da imaginação: uma proposta para formação inicial de professores de História na perspectiva do letramento histórico
Carvalho, Thalia Abreu de
Formação de professores
Letramento histórico
História ensinada
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Do martírio da memória ao encanto da imaginação: uma proposta para formação inicial de professores de História na perspectiva do letramento histórico
title_full Do martírio da memória ao encanto da imaginação: uma proposta para formação inicial de professores de História na perspectiva do letramento histórico
title_fullStr Do martírio da memória ao encanto da imaginação: uma proposta para formação inicial de professores de História na perspectiva do letramento histórico
title_full_unstemmed Do martírio da memória ao encanto da imaginação: uma proposta para formação inicial de professores de História na perspectiva do letramento histórico
title_sort Do martírio da memória ao encanto da imaginação: uma proposta para formação inicial de professores de História na perspectiva do letramento histórico
author Carvalho, Thalia Abreu de
author_facet Carvalho, Thalia Abreu de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Normando, Tarcísio Serpa
http://lattes.cnpq.br/7698576507317746
Normando, Tarcísio Serpa
http://lattes.cnpq.br/7698576507317746
Anic, Cinara Calvi
http://lattes.cnpq.br/1702387634067240
Silva, Patrícia Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Thalia Abreu de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Letramento histórico
História ensinada
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Formação de professores
Letramento histórico
História ensinada
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description This research, inserted in the field of Teacher Training and Historical Education, is dedicated to an investigation into the initial training of History teachers from the perspective of the concept of "Historical Literacy". This approach is based on the convergence of two research categories: "Historical Consciousness" and "Historical Literacy". The assumptions of Historical Literacy that are examined here seek to criticize the traditional model of History teaching, promoting alternatives based on a critical view of teaching. The objective of the research is to analyze how the Historical Literacy category contributes to reflection on teaching practices during the initial training of History teachers. The results of this study served as the basis for developing a proposal for initial training for History teachers with a focus on Historical Literacy. To publicize this proposal, the Podcast "PODFORMAR" was created, designed with the purpose of assisting in the training of future teachers who are aware of their role in training critical students and capable of relating school teaching to everyday life.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-06
2024-01-31T19:59:00Z
2024-01-31
2024-01-31T19:59:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Thalia Abreu de. Do martírio da memória ao encanto da imaginação: uma proposta para formação inicial de professores de História na perspectiva do letramento histórico. Orientador: Tarcísio Serpa Normando. 2023. 128 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1414
identifier_str_mv CARVALHO, Thalia Abreu de. Do martírio da memória ao encanto da imaginação: uma proposta para formação inicial de professores de História na perspectiva do letramento histórico. Orientador: Tarcísio Serpa Normando. 2023. 128 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Centro
Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Campus Manaus Centro
Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
instname:Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron:IFAM
instname_str Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
instacron_str IFAM
institution IFAM
reponame_str Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
collection Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFAM (Repositório Institucional do Instituto Federal do Amazonas) - Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
repository.mail.fl_str_mv cgeb@ifam.edu.br
_version_ 1810022911007784960