INOVA??O PEDAG?GICA APLICADA AO ENSINO DE MATEM?TICA PARA O CURSO T?CNICO EM FARM?CIA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: SERRANO, MARIA KAROLINE MEDEIROS
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2372
Resumo: O profissional farmac?utico possui diversas atribui??es das quais se pode destacar o preparo e administra??o de medicamentos, epidemiologia, reconcilia??o medicamentosa, leitura e diagn?stico de exames laboratoriais. Para essas atividades, ? necess?rio o conhecimento de c?lculos matem?ticos, tornando-se indispens?vel que profissionais farmac?uticos tenham s?lidos conhecimentos matem?ticos para realizar esses c?lculos. Este estudo tem como principal objetivo desenvolver a capacidade de racioc?nio, compreens?o, questionamento e interpreta??o, a partir de levantamentos e/ou execu??o de tarefas pertinentes ? ?rea profissional, permitindo a compreens?o da rela??o entre matem?tica e tecnologia na organiza??o l?gica e sistem?tica de sentido pr?tico. Para consolida??o da pesquisa, traremos uma proposta de interven??o pedag?gica a ser aplicada com alunos do curso t?cnico em farm?cia que estejam cursando a disciplina de matem?tica aplicada. Inicialmente, foram propostas situa??es-problema predominantes no cotidiano do profissional no ?mbito do uso dos c?lculos com o objetivo de interligar a matem?tica que, por diversas vezes, ? vista como disciplina isolada, com as teorias e pr?ticas predominantes na forma??o do profissional farmac?utico. Sequencialmente, em pequenos grupos, os alunos ter?o a oportunidade de simular uma situa??o que represente um atendimento e o posicionamento do profissional farmac?utico diante do problema apresentado, objetivando a dinamicidade na atividade e a fuga do m?todo puramente expositivo, buscando interligar os diversos conte?dos trabalhados com a pr?tica profissional. Observou-se que a possibilidade de interligar conhecimentos matem?ticos a outras ?reas do conhecimento potencializa a aprendizagem e permite uma abrang?ncia de conte?dos. Especialmente na ?rea farmac?utica, na qual ? poss?vel se desenvolver a capacidade de racioc?nio, compreens?o, questionamento e interpreta??o.
id IFPB_3cd02ccd9214d0ec84213e8312c79c2d
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2372
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling SERRANO, MARIA KAROLINE MEDEIROS2022-09-08T22:10:58Z2022-09-08T22:10:58Z2022-04-02http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2372O profissional farmac?utico possui diversas atribui??es das quais se pode destacar o preparo e administra??o de medicamentos, epidemiologia, reconcilia??o medicamentosa, leitura e diagn?stico de exames laboratoriais. Para essas atividades, ? necess?rio o conhecimento de c?lculos matem?ticos, tornando-se indispens?vel que profissionais farmac?uticos tenham s?lidos conhecimentos matem?ticos para realizar esses c?lculos. Este estudo tem como principal objetivo desenvolver a capacidade de racioc?nio, compreens?o, questionamento e interpreta??o, a partir de levantamentos e/ou execu??o de tarefas pertinentes ? ?rea profissional, permitindo a compreens?o da rela??o entre matem?tica e tecnologia na organiza??o l?gica e sistem?tica de sentido pr?tico. Para consolida??o da pesquisa, traremos uma proposta de interven??o pedag?gica a ser aplicada com alunos do curso t?cnico em farm?cia que estejam cursando a disciplina de matem?tica aplicada. Inicialmente, foram propostas situa??es-problema predominantes no cotidiano do profissional no ?mbito do uso dos c?lculos com o objetivo de interligar a matem?tica que, por diversas vezes, ? vista como disciplina isolada, com as teorias e pr?ticas predominantes na forma??o do profissional farmac?utico. Sequencialmente, em pequenos grupos, os alunos ter?o a oportunidade de simular uma situa??o que represente um atendimento e o posicionamento do profissional farmac?utico diante do problema apresentado, objetivando a dinamicidade na atividade e a fuga do m?todo puramente expositivo, buscando interligar os diversos conte?dos trabalhados com a pr?tica profissional. Observou-se que a possibilidade de interligar conhecimentos matem?ticos a outras ?reas do conhecimento potencializa a aprendizagem e permite uma abrang?ncia de conte?dos. Especialmente na ?rea farmac?utica, na qual ? poss?vel se desenvolver a capacidade de racioc?nio, compreens?o, questionamento e interpreta??o.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-08-31T22:02:23Z No. of bitstreams: 2 MARIA KAROLINE MEDEIROS SERRANO.pdf: 697011 bytes, checksum: d5f5dda57a88f96ed74f69c185b644ed (MD5) MARIA KAROLINE MEDEIROS SERRANO.pdf: 201275 bytes, checksum: 1d283e52c9143705f7d2e76c0edebcbe (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-09-08T22:10:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MARIA KAROLINE MEDEIROS SERRANO.pdf: 697011 bytes, checksum: d5f5dda57a88f96ed74f69c185b644ed (MD5) MARIA KAROLINE MEDEIROS SERRANO.pdf: 201275 bytes, checksum: 1d283e52c9143705f7d2e76c0edebcbe (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-08T22:10:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MARIA KAROLINE MEDEIROS SERRANO.pdf: 697011 bytes, checksum: d5f5dda57a88f96ed74f69c185b644ed (MD5) MARIA KAROLINE MEDEIROS SERRANO.pdf: 201275 bytes, checksum: 1d283e52c9143705f7d2e76c0edebcbe (MD5) Previous issue date: 2022-04-02N?O H?.ensino de matem?tica;aprendizagem;profissional farmac?utico.INOVA??O PEDAG?GICA APLICADA AO ENSINO DE MATEM?TICA PARA O CURSO T?CNICO EM FARM?CIAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALMARIA KAROLINE MEDEIROS SERRANO.pdfMARIA KAROLINE MEDEIROS SERRANO.pdfapplication/pdf697011http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2372/1/MARIA+KAROLINE+MEDEIROS+SERRANO.pdfd5f5dda57a88f96ed74f69c185b644edMD51MARIA KAROLINE MEDEIROS SERRANO.pdfMARIA KAROLINE MEDEIROS SERRANO.pdfapplication/pdf201275http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2372/2/MARIA+KAROLINE+MEDEIROS+SERRANO.pdf1d283e52c9143705f7d2e76c0edebcbeMD52177683/23722022-09-08 19:10:58.259oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2372Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-09-08T22:10:58Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv INOVA??O PEDAG?GICA APLICADA AO ENSINO DE MATEM?TICA PARA O CURSO T?CNICO EM FARM?CIA
title INOVA??O PEDAG?GICA APLICADA AO ENSINO DE MATEM?TICA PARA O CURSO T?CNICO EM FARM?CIA
spellingShingle INOVA??O PEDAG?GICA APLICADA AO ENSINO DE MATEM?TICA PARA O CURSO T?CNICO EM FARM?CIA
SERRANO, MARIA KAROLINE MEDEIROS
ensino de matem?tica;
aprendizagem;
profissional farmac?utico.
title_short INOVA??O PEDAG?GICA APLICADA AO ENSINO DE MATEM?TICA PARA O CURSO T?CNICO EM FARM?CIA
title_full INOVA??O PEDAG?GICA APLICADA AO ENSINO DE MATEM?TICA PARA O CURSO T?CNICO EM FARM?CIA
title_fullStr INOVA??O PEDAG?GICA APLICADA AO ENSINO DE MATEM?TICA PARA O CURSO T?CNICO EM FARM?CIA
title_full_unstemmed INOVA??O PEDAG?GICA APLICADA AO ENSINO DE MATEM?TICA PARA O CURSO T?CNICO EM FARM?CIA
title_sort INOVA??O PEDAG?GICA APLICADA AO ENSINO DE MATEM?TICA PARA O CURSO T?CNICO EM FARM?CIA
author SERRANO, MARIA KAROLINE MEDEIROS
author_facet SERRANO, MARIA KAROLINE MEDEIROS
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SERRANO, MARIA KAROLINE MEDEIROS
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de matem?tica;
aprendizagem;
profissional farmac?utico.
topic ensino de matem?tica;
aprendizagem;
profissional farmac?utico.
description O profissional farmac?utico possui diversas atribui??es das quais se pode destacar o preparo e administra??o de medicamentos, epidemiologia, reconcilia??o medicamentosa, leitura e diagn?stico de exames laboratoriais. Para essas atividades, ? necess?rio o conhecimento de c?lculos matem?ticos, tornando-se indispens?vel que profissionais farmac?uticos tenham s?lidos conhecimentos matem?ticos para realizar esses c?lculos. Este estudo tem como principal objetivo desenvolver a capacidade de racioc?nio, compreens?o, questionamento e interpreta??o, a partir de levantamentos e/ou execu??o de tarefas pertinentes ? ?rea profissional, permitindo a compreens?o da rela??o entre matem?tica e tecnologia na organiza??o l?gica e sistem?tica de sentido pr?tico. Para consolida??o da pesquisa, traremos uma proposta de interven??o pedag?gica a ser aplicada com alunos do curso t?cnico em farm?cia que estejam cursando a disciplina de matem?tica aplicada. Inicialmente, foram propostas situa??es-problema predominantes no cotidiano do profissional no ?mbito do uso dos c?lculos com o objetivo de interligar a matem?tica que, por diversas vezes, ? vista como disciplina isolada, com as teorias e pr?ticas predominantes na forma??o do profissional farmac?utico. Sequencialmente, em pequenos grupos, os alunos ter?o a oportunidade de simular uma situa??o que represente um atendimento e o posicionamento do profissional farmac?utico diante do problema apresentado, objetivando a dinamicidade na atividade e a fuga do m?todo puramente expositivo, buscando interligar os diversos conte?dos trabalhados com a pr?tica profissional. Observou-se que a possibilidade de interligar conhecimentos matem?ticos a outras ?reas do conhecimento potencializa a aprendizagem e permite uma abrang?ncia de conte?dos. Especialmente na ?rea farmac?utica, na qual ? poss?vel se desenvolver a capacidade de racioc?nio, compreens?o, questionamento e interpreta??o.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-08T22:10:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-08T22:10:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2372
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2372/1/MARIA+KAROLINE+MEDEIROS+SERRANO.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2372/2/MARIA+KAROLINE+MEDEIROS+SERRANO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d5f5dda57a88f96ed74f69c185b644ed
1d283e52c9143705f7d2e76c0edebcbe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1795788320137019392