A Inform?tica na Educa??o Profissional, como Instrumento de Inclus?o e Amplia??o dos Conhecimentos dos Educandos para Inser??o da L?ngua Brasileira de Sinais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: SANTOS, JAELCIO SILVA DOS
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3394
Resumo: A sociedade contempor?nea est? em constante processo de modifica??o e evolu??o, desta maneira, partimos do pressuposto que a educa??o transforma a vida das pessoas e, os indiv?duos surdos, fazem parte dessa sociedade e estes est?o presentes nas escolas regulares do sistema educacional de ensino, desde o ensino infantil, passando pelo fundamental, m?dio at? chegar no n?vel superior. Desta maneira, se faz necess?rio o debate sobre a relev?ncia do ensino de Libras nas escolas, de maneira que possa trazer uma integra??o maior entre os alunos ouvintes e surdos, para que desta maneira, haja uma verdadeira consist?ncia desta inclus?o, de maneira que n?o s? os alunos surdos sintam este processo, mas tamb?m, os alunos ouvintes possam aprender que podem se comunicar com esses alunos. Desta forma, o presente artigo busca em seu objetivo geral, entender como o ensino da Linguagem Brasileira de Sinais ? LIBRAS, para alunos ouvintes, pode vir a se tornar uma ferramenta colaborativa para a promo??o de inclus?o escolar de alunos surdos em escolas regulares do ensino m?dio / t?cnico em inform?tica Cidad? na cidade de Itabaiana - PB. Desta maneira, foram tra?ados os seguintes objetivos espec?ficos: a) refletir acerca da inclus?o dos estudantes surdos nas escolas regulares; b) apresentar algumas maneiras de implementa??o do ensino de LIBRAS a alunos ouvintes; c) aumentar a intera??o entre alunos surdos e ouvintes, para que haja uma maior socializa??o no processo de ensino e aprendizagem; d) constru??o de atividades comum para todos alunos, por?m com a acessibilidade da LIBRAS.
id IFPB_77ce311ab0002847430bfb4114587ff8
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3394
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling SANTOS, JAELCIO SILVA DOS2023-12-13T18:30:23Z2023-12-13T18:30:23Z2023-11-14http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3394A sociedade contempor?nea est? em constante processo de modifica??o e evolu??o, desta maneira, partimos do pressuposto que a educa??o transforma a vida das pessoas e, os indiv?duos surdos, fazem parte dessa sociedade e estes est?o presentes nas escolas regulares do sistema educacional de ensino, desde o ensino infantil, passando pelo fundamental, m?dio at? chegar no n?vel superior. Desta maneira, se faz necess?rio o debate sobre a relev?ncia do ensino de Libras nas escolas, de maneira que possa trazer uma integra??o maior entre os alunos ouvintes e surdos, para que desta maneira, haja uma verdadeira consist?ncia desta inclus?o, de maneira que n?o s? os alunos surdos sintam este processo, mas tamb?m, os alunos ouvintes possam aprender que podem se comunicar com esses alunos. Desta forma, o presente artigo busca em seu objetivo geral, entender como o ensino da Linguagem Brasileira de Sinais ? LIBRAS, para alunos ouvintes, pode vir a se tornar uma ferramenta colaborativa para a promo??o de inclus?o escolar de alunos surdos em escolas regulares do ensino m?dio / t?cnico em inform?tica Cidad? na cidade de Itabaiana - PB. Desta maneira, foram tra?ados os seguintes objetivos espec?ficos: a) refletir acerca da inclus?o dos estudantes surdos nas escolas regulares; b) apresentar algumas maneiras de implementa??o do ensino de LIBRAS a alunos ouvintes; c) aumentar a intera??o entre alunos surdos e ouvintes, para que haja uma maior socializa??o no processo de ensino e aprendizagem; d) constru??o de atividades comum para todos alunos, por?m com a acessibilidade da LIBRAS.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2023-12-12T12:27:52Z No. of bitstreams: 1 JAELCIO SILVA DOS SANTOS.pdf: 616234 bytes, checksum: 63464bc74a174224d984a6825a432efe (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2023-12-13T18:30:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JAELCIO SILVA DOS SANTOS.pdf: 616234 bytes, checksum: 63464bc74a174224d984a6825a432efe (MD5)Made available in DSpace on 2023-12-13T18:30:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JAELCIO SILVA DOS SANTOS.pdf: 616234 bytes, checksum: 63464bc74a174224d984a6825a432efe (MD5) Previous issue date: 2023-11-14n?o h?LIBRASinclus?o escolarensino de LIBRASA Inform?tica na Educa??o Profissional, como Instrumento de Inclus?o e Amplia??o dos Conhecimentos dos Educandos para Inser??o da L?ngua Brasileira de Sinaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMONOGRAFIA CIENT?FICAIFPBORIGINALJAELCIO SILVA DOS SANTOS.pdfJAELCIO SILVA DOS SANTOS.pdfapplication/pdf616234http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3394/1/JAELCIO+SILVA+DOS+SANTOS.pdf63464bc74a174224d984a6825a432efeMD51177683/33942023-12-13 15:30:23.035oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3394Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-12-13T18:30:23Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Inform?tica na Educa??o Profissional, como Instrumento de Inclus?o e Amplia??o dos Conhecimentos dos Educandos para Inser??o da L?ngua Brasileira de Sinais
title A Inform?tica na Educa??o Profissional, como Instrumento de Inclus?o e Amplia??o dos Conhecimentos dos Educandos para Inser??o da L?ngua Brasileira de Sinais
spellingShingle A Inform?tica na Educa??o Profissional, como Instrumento de Inclus?o e Amplia??o dos Conhecimentos dos Educandos para Inser??o da L?ngua Brasileira de Sinais
SANTOS, JAELCIO SILVA DOS
LIBRAS
inclus?o escolar
ensino de LIBRAS
title_short A Inform?tica na Educa??o Profissional, como Instrumento de Inclus?o e Amplia??o dos Conhecimentos dos Educandos para Inser??o da L?ngua Brasileira de Sinais
title_full A Inform?tica na Educa??o Profissional, como Instrumento de Inclus?o e Amplia??o dos Conhecimentos dos Educandos para Inser??o da L?ngua Brasileira de Sinais
title_fullStr A Inform?tica na Educa??o Profissional, como Instrumento de Inclus?o e Amplia??o dos Conhecimentos dos Educandos para Inser??o da L?ngua Brasileira de Sinais
title_full_unstemmed A Inform?tica na Educa??o Profissional, como Instrumento de Inclus?o e Amplia??o dos Conhecimentos dos Educandos para Inser??o da L?ngua Brasileira de Sinais
title_sort A Inform?tica na Educa??o Profissional, como Instrumento de Inclus?o e Amplia??o dos Conhecimentos dos Educandos para Inser??o da L?ngua Brasileira de Sinais
author SANTOS, JAELCIO SILVA DOS
author_facet SANTOS, JAELCIO SILVA DOS
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, JAELCIO SILVA DOS
dc.subject.por.fl_str_mv LIBRAS
inclus?o escolar
ensino de LIBRAS
topic LIBRAS
inclus?o escolar
ensino de LIBRAS
description A sociedade contempor?nea est? em constante processo de modifica??o e evolu??o, desta maneira, partimos do pressuposto que a educa??o transforma a vida das pessoas e, os indiv?duos surdos, fazem parte dessa sociedade e estes est?o presentes nas escolas regulares do sistema educacional de ensino, desde o ensino infantil, passando pelo fundamental, m?dio at? chegar no n?vel superior. Desta maneira, se faz necess?rio o debate sobre a relev?ncia do ensino de Libras nas escolas, de maneira que possa trazer uma integra??o maior entre os alunos ouvintes e surdos, para que desta maneira, haja uma verdadeira consist?ncia desta inclus?o, de maneira que n?o s? os alunos surdos sintam este processo, mas tamb?m, os alunos ouvintes possam aprender que podem se comunicar com esses alunos. Desta forma, o presente artigo busca em seu objetivo geral, entender como o ensino da Linguagem Brasileira de Sinais ? LIBRAS, para alunos ouvintes, pode vir a se tornar uma ferramenta colaborativa para a promo??o de inclus?o escolar de alunos surdos em escolas regulares do ensino m?dio / t?cnico em inform?tica Cidad? na cidade de Itabaiana - PB. Desta maneira, foram tra?ados os seguintes objetivos espec?ficos: a) refletir acerca da inclus?o dos estudantes surdos nas escolas regulares; b) apresentar algumas maneiras de implementa??o do ensino de LIBRAS a alunos ouvintes; c) aumentar a intera??o entre alunos surdos e ouvintes, para que haja uma maior socializa??o no processo de ensino e aprendizagem; d) constru??o de atividades comum para todos alunos, por?m com a acessibilidade da LIBRAS.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-13T18:30:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-13T18:30:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-11-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3394
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3394/1/JAELCIO+SILVA+DOS+SANTOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 63464bc74a174224d984a6825a432efe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1795788322975514624