EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA: POSSIBILIDADES NO DESENVOLVIMENTO DE COMPET?NCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: ARA?JO, KATHY SOUZA XAVIER DE
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2357
Resumo: A educa??o contempor?nea aponta para a necessidade de estudos mais aprofundados sobre o desenvolvimento das compet?ncias socioemocionais, considerado ainda como um desafio por muitos, sobre a inser??o deste na din?mica educacional. O objetivo deste artigo ? de apresentar uma proposta de interven??o pedag?gica para a educa??o profissional e tecnol?gica, auxiliando no desenvolvimento de compet?ncias socioemocionais ao corpo discente. O estudo ? de abordagem qualitativa e de natureza explorat?ria, numa perspectiva da pedagogia hist?rico-cr?tica e quanto ao m?todo utilizado envolveu o levantamento bibliogr?fico e documental. A proposta de interven??o apresentada neste artigo baseia-se no modelo vivenciado no curso de extens?o intitulado como ?Trama das Emo??es? sendo este um Programa de Educa??o Emocional, promovido pela Universidade Federal da Para?ba. Onde a partir deste modelo sugerimos um curso de extens?o para o aux?lio no desenvolvimento de compet?ncias socioemocionais na educa??o profissional e tecnol?gica. No que se refere ? t?cnica de coleta, foi realizada uma an?lise da literatura e tamb?m de documentos publicados pelo Minist?rio da Educa??o e cultura (MEC). J? o processo de an?lise de dados seguiu o m?todo de an?lise de conte?do proposto por Bardin (1977). A proposta de interven??o apresentada pode auxiliar no desenvolvimento de compet?ncias socioemocionais para discentes de cursos profissionais e tecnol?gicos, como tamb?m pode contribuir para estudos futuros e pesquisas mais aprofundadas sobre o referido tema.
id IFPB_a0e27a59e38e2c3b80e09f21dac9d942
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2357
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling ARA?JO, KATHY SOUZA XAVIER DE2022-09-02T21:03:18Z2022-09-02T21:03:18Z2022-04-25http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2357A educa??o contempor?nea aponta para a necessidade de estudos mais aprofundados sobre o desenvolvimento das compet?ncias socioemocionais, considerado ainda como um desafio por muitos, sobre a inser??o deste na din?mica educacional. O objetivo deste artigo ? de apresentar uma proposta de interven??o pedag?gica para a educa??o profissional e tecnol?gica, auxiliando no desenvolvimento de compet?ncias socioemocionais ao corpo discente. O estudo ? de abordagem qualitativa e de natureza explorat?ria, numa perspectiva da pedagogia hist?rico-cr?tica e quanto ao m?todo utilizado envolveu o levantamento bibliogr?fico e documental. A proposta de interven??o apresentada neste artigo baseia-se no modelo vivenciado no curso de extens?o intitulado como ?Trama das Emo??es? sendo este um Programa de Educa??o Emocional, promovido pela Universidade Federal da Para?ba. Onde a partir deste modelo sugerimos um curso de extens?o para o aux?lio no desenvolvimento de compet?ncias socioemocionais na educa??o profissional e tecnol?gica. No que se refere ? t?cnica de coleta, foi realizada uma an?lise da literatura e tamb?m de documentos publicados pelo Minist?rio da Educa??o e cultura (MEC). J? o processo de an?lise de dados seguiu o m?todo de an?lise de conte?do proposto por Bardin (1977). A proposta de interven??o apresentada pode auxiliar no desenvolvimento de compet?ncias socioemocionais para discentes de cursos profissionais e tecnol?gicos, como tamb?m pode contribuir para estudos futuros e pesquisas mais aprofundadas sobre o referido tema.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-08-29T17:43:06Z No. of bitstreams: 2 KATHY SOUZA XAVIER DE ARA?JO.pdf: 587809 bytes, checksum: c646bfcad1e4849c1a6921024017a72e (MD5) KATHY SOUZA XAVIER DE ARA?JO.pdf: 50038 bytes, checksum: a29260c616c53d59fbe7edae72d1d721 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-09-02T21:03:18Z (GMT) No. of bitstreams: 2 KATHY SOUZA XAVIER DE ARA?JO.pdf: 587809 bytes, checksum: c646bfcad1e4849c1a6921024017a72e (MD5) KATHY SOUZA XAVIER DE ARA?JO.pdf: 50038 bytes, checksum: a29260c616c53d59fbe7edae72d1d721 (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-02T21:03:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 KATHY SOUZA XAVIER DE ARA?JO.pdf: 587809 bytes, checksum: c646bfcad1e4849c1a6921024017a72e (MD5) KATHY SOUZA XAVIER DE ARA?JO.pdf: 50038 bytes, checksum: a29260c616c53d59fbe7edae72d1d721 (MD5) Previous issue date: 2022-04-25N?O H?.compet?ncias socioemocionaiseduca??o profissional e tecnol?gicainterven??o pedag?gicaprojeto de extens?oautoconhecimentoEDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA: POSSIBILIDADES NO DESENVOLVIMENTO DE COMPET?NCIAS SOCIOEMOCIONAISinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALKATHY SOUZA XAVIER DE ARA?JO.pdfKATHY SOUZA XAVIER DE ARA?JO.pdfapplication/pdf587809http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2357/1/KATHY+SOUZA+XAVIER+DE+ARA%C3%9AJO.pdfc646bfcad1e4849c1a6921024017a72eMD51KATHY SOUZA XAVIER DE ARA?JO.pdfKATHY SOUZA XAVIER DE ARA?JO.pdfapplication/pdf50038http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2357/2/KATHY+SOUZA+XAVIER+DE+ARA%C3%9AJO.pdfa29260c616c53d59fbe7edae72d1d721MD52177683/23572022-09-02 18:03:18.646oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2357Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-09-02T21:03:18Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA: POSSIBILIDADES NO DESENVOLVIMENTO DE COMPET?NCIAS SOCIOEMOCIONAIS
title EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA: POSSIBILIDADES NO DESENVOLVIMENTO DE COMPET?NCIAS SOCIOEMOCIONAIS
spellingShingle EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA: POSSIBILIDADES NO DESENVOLVIMENTO DE COMPET?NCIAS SOCIOEMOCIONAIS
ARA?JO, KATHY SOUZA XAVIER DE
compet?ncias socioemocionais
educa??o profissional e tecnol?gica
interven??o pedag?gica
projeto de extens?o
autoconhecimento
title_short EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA: POSSIBILIDADES NO DESENVOLVIMENTO DE COMPET?NCIAS SOCIOEMOCIONAIS
title_full EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA: POSSIBILIDADES NO DESENVOLVIMENTO DE COMPET?NCIAS SOCIOEMOCIONAIS
title_fullStr EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA: POSSIBILIDADES NO DESENVOLVIMENTO DE COMPET?NCIAS SOCIOEMOCIONAIS
title_full_unstemmed EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA: POSSIBILIDADES NO DESENVOLVIMENTO DE COMPET?NCIAS SOCIOEMOCIONAIS
title_sort EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA: POSSIBILIDADES NO DESENVOLVIMENTO DE COMPET?NCIAS SOCIOEMOCIONAIS
author ARA?JO, KATHY SOUZA XAVIER DE
author_facet ARA?JO, KATHY SOUZA XAVIER DE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ARA?JO, KATHY SOUZA XAVIER DE
dc.subject.por.fl_str_mv compet?ncias socioemocionais
educa??o profissional e tecnol?gica
interven??o pedag?gica
projeto de extens?o
autoconhecimento
topic compet?ncias socioemocionais
educa??o profissional e tecnol?gica
interven??o pedag?gica
projeto de extens?o
autoconhecimento
description A educa??o contempor?nea aponta para a necessidade de estudos mais aprofundados sobre o desenvolvimento das compet?ncias socioemocionais, considerado ainda como um desafio por muitos, sobre a inser??o deste na din?mica educacional. O objetivo deste artigo ? de apresentar uma proposta de interven??o pedag?gica para a educa??o profissional e tecnol?gica, auxiliando no desenvolvimento de compet?ncias socioemocionais ao corpo discente. O estudo ? de abordagem qualitativa e de natureza explorat?ria, numa perspectiva da pedagogia hist?rico-cr?tica e quanto ao m?todo utilizado envolveu o levantamento bibliogr?fico e documental. A proposta de interven??o apresentada neste artigo baseia-se no modelo vivenciado no curso de extens?o intitulado como ?Trama das Emo??es? sendo este um Programa de Educa??o Emocional, promovido pela Universidade Federal da Para?ba. Onde a partir deste modelo sugerimos um curso de extens?o para o aux?lio no desenvolvimento de compet?ncias socioemocionais na educa??o profissional e tecnol?gica. No que se refere ? t?cnica de coleta, foi realizada uma an?lise da literatura e tamb?m de documentos publicados pelo Minist?rio da Educa??o e cultura (MEC). J? o processo de an?lise de dados seguiu o m?todo de an?lise de conte?do proposto por Bardin (1977). A proposta de interven??o apresentada pode auxiliar no desenvolvimento de compet?ncias socioemocionais para discentes de cursos profissionais e tecnol?gicos, como tamb?m pode contribuir para estudos futuros e pesquisas mais aprofundadas sobre o referido tema.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-02T21:03:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-02T21:03:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2357
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2357/1/KATHY+SOUZA+XAVIER+DE+ARA%C3%9AJO.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2357/2/KATHY+SOUZA+XAVIER+DE+ARA%C3%9AJO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c646bfcad1e4849c1a6921024017a72e
a29260c616c53d59fbe7edae72d1d721
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1795788320101367808