Educa??o ambiental no ensino fundamental: sensibiliza??o em escola de Mana?ra ? PB
Ano de defesa: | 2019 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1708 |
Resumo: | Entende-se que a Educa??o Ambiental pode mudar h?bitos, transformar a situa??o do planeta terra e proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas. E isso, s? se far? com uma pr?tica de educa??o ambiental, onde cada indiv?duo sinta-se respons?vel em fazer algo para conter o avan?o da degrada??o ambiental. A Lei no 9795/99 foi promulgada para instituir a Pol?tica Nacional de Educa??o Ambiental, determinando que ela seja um componente essencial e permanente da educa??o, devendo estar presente e ser desenvolvida de forma articulada em todos os n?veis e modalidades do processo educativo. Neste contexto o presente trabalho apresenta a aplicabilidade de um projeto de Educa??o Ambiental na Escola Municipal C?cero Rab?lo Nogueira, Mana?ra-PB, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar sobre a import?ncia da Educa??o Ambiental em atividades interdisciplinares e na forma??o cidad? dos discentes. Quanto a metodologia utilizada, esta divide-se em quatro etapas: Reuni?o para apresenta??o do projeto aos docentes da escola, mini curso com palestrante, abertura do projeto, divis?o dos subtemas do projeto com docentes e culmin?ncia do projeto. Com os resultados obtidos foi visto que o projeto foi de grande valia, p?de-se observar que houve grande intera??o dos discentes, onde os mesmos mostraram atitudes de comprometimento no que diz respeito ao meio ambiente e ao ambiente escolar. Portanto, conclui-se que as tem?ticas relacionadas ao meio ambiente abordados neste trabalho, precisam ser muito mais trabalhadas no cotidiano escolar, visto que as crian?as ser?o as futuras gera??es e como est?o no processo de forma??o, juntamente na fase de desenvolvimento cognitivo, sup?e-se que nelas a consci?ncia ambiental possa ser internalizada e traduzida de forma mais bem sucedida do que nos adultos, j? que ainda n?o possuem h?bitos e comportamentos constitu?dos. |
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BEZERRA, Eril?nia Sorhel Alves2021-10-14T14:39:54Z2021-10-14T14:39:54Z2019-03-04http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1708Entende-se que a Educa??o Ambiental pode mudar h?bitos, transformar a situa??o do planeta terra e proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas. E isso, s? se far? com uma pr?tica de educa??o ambiental, onde cada indiv?duo sinta-se respons?vel em fazer algo para conter o avan?o da degrada??o ambiental. A Lei no 9795/99 foi promulgada para instituir a Pol?tica Nacional de Educa??o Ambiental, determinando que ela seja um componente essencial e permanente da educa??o, devendo estar presente e ser desenvolvida de forma articulada em todos os n?veis e modalidades do processo educativo. Neste contexto o presente trabalho apresenta a aplicabilidade de um projeto de Educa??o Ambiental na Escola Municipal C?cero Rab?lo Nogueira, Mana?ra-PB, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar sobre a import?ncia da Educa??o Ambiental em atividades interdisciplinares e na forma??o cidad? dos discentes. Quanto a metodologia utilizada, esta divide-se em quatro etapas: Reuni?o para apresenta??o do projeto aos docentes da escola, mini curso com palestrante, abertura do projeto, divis?o dos subtemas do projeto com docentes e culmin?ncia do projeto. Com os resultados obtidos foi visto que o projeto foi de grande valia, p?de-se observar que houve grande intera??o dos discentes, onde os mesmos mostraram atitudes de comprometimento no que diz respeito ao meio ambiente e ao ambiente escolar. Portanto, conclui-se que as tem?ticas relacionadas ao meio ambiente abordados neste trabalho, precisam ser muito mais trabalhadas no cotidiano escolar, visto que as crian?as ser?o as futuras gera??es e como est?o no processo de forma??o, juntamente na fase de desenvolvimento cognitivo, sup?e-se que nelas a consci?ncia ambiental possa ser internalizada e traduzida de forma mais bem sucedida do que nos adultos, j? que ainda n?o possuem h?bitos e comportamentos constitu?dos.Submitted by Ruan Gomes (ruan.gomes@ifpb.edu.br) on 2021-10-13T18:11:34Z No. of bitstreams: 2 Erilania.pdf: 1496300 bytes, checksum: 64c38570223f188512b40b166df647e7 (MD5) termo_erilania.pdf: 339387 bytes, checksum: 57142e9cd45ad30929caa6653c377fd0 (MD5)Approved for entry into archive by C?cero F?lix (cicero.felix@ifpb.edu.br) on 2021-10-14T14:39:54Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Erilania.pdf: 1496300 bytes, checksum: 64c38570223f188512b40b166df647e7 (MD5) termo_erilania.pdf: 339387 bytes, checksum: 57142e9cd45ad30929caa6653c377fd0 (MD5)Made available in DSpace on 2021-10-14T14:39:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Erilania.pdf: 1496300 bytes, checksum: 64c38570223f188512b40b166df647e7 (MD5) termo_erilania.pdf: 339387 bytes, checksum: 57142e9cd45ad30929caa6653c377fd0 (MD5) Previous issue date: 2019Educa??o ambiental nas escolasDesenvolvimento sustent?velGest?o ambientalEduca??o ambiental no ensino fundamental: sensibiliza??o em escola de Mana?ra ? PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessEstudanteIFPB Campus Princesa IsabelORIGINALErilania.pdfErilania.pdfapplication/pdf1496300http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1708/1/Erilania.pdf64c38570223f188512b40b166df647e7MD51termo_erilania.pdftermo_erilania.pdfapplication/pdf339387http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1708/2/termo_erilania.pdf57142e9cd45ad30929caa6653c377fd0MD52177683/17082022-07-26 16:15:45.265oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1708Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-07-26T19:15:45Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
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