Prática curricular docente no PROEJA/FIC: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para a formação omnilateral
Ano de defesa: | 2022 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
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Instituição de defesa: |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Olinda
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
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Departamento: |
Olinda
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País: |
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Link de acesso: | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/749 |
Resumo: | Esta pesquisa se inscreve no debate sobre as práticas curriculares desenvolvidas no âmbito dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ofertados pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Teve como objetivo analisar a concepção de integração que orienta a prática curricular docente e sua relação com a formação omnilateral, a partir dos princípios da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Para elaboração dos fundamentos teóricos, elencamos os seguintes aspectos: pontuamos alguns marcos históricos da Educação de Jovens e Adultos até a sua integração com a Educação Profissional Tecnológica de Nível Médio, por meio do PROEJA, evidenciando sua constante luta para se consolidar enquanto Política Pública de Estado comprometida com a formação humana integral da classe trabalhadora. Em seguida, trazemos uma reflexão sobre currículo a partir dos estudos de Sacristán (2013) e Santomé (1998), procurando demarcar a especificidade da escola com base em Saviani (2013) e Young (2007). Buscamos um pouco da escola unitária de Gramsci (1982) e abordamos o sentido filosófico do ensino integrado proposto por Ramos (2008, 2014). Situamos a PHC no contexto das teorias educacionais, enunciando os seus princípios e relacionando-os às matrizes teóricas do PROEJA. Para isso, nos apoiamos em Saviani (1999, 2007, 2013, 2015) e outros teóricos alinhados a essa teoria. Elegemos como campo de pesquisa um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e uma Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) da rede estadual de Pernambuco, que atuam em regime de parceria na oferta de cursos FIC pelo PROEJA. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujos procedimentos adotados para a construção dos dados foi o levantamento bibliográfico, a aplicação de questionário misto e a realização de entrevistas semiestruturadas com docentes atuantes nesses cursos. Os dados produzidos a partir das entrevistas foram organizados e tratados com base na técnica de análise de conteúdo temática proposta por Bardin (2016), analisados em diálogo com estudiosos do campo histórico-crítico. Os achados revelaram que a maioria dos docentes desconheciam que o PROEJA articula Educação Profissional e Educação Básica, sendo a integração concebida enquanto elemento de inclusão escolar na perspectiva assistencialista. Denotaram, também, uma tendência em considerar os conhecimentos advindos do cotidiano do aluno como base para definição do currículo, colocando obstáculos para uma formação omnilateral. Contudo, alguns discursos se aproximavam de uma prática orientada pela perspectiva da omnilateralidade, ao considerar a apropriação dos conteúdos escolares como determinantes para o desenvolvimento da autonomia dos educandos. A fim de contemplar uma especificidade do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), baseado nos dados da pesquisa, elaboramos uma cartilha como produto educacional, a fim de contribuir para uma reflexão sobre o conceito de integração e permitir uma primeira aproximação teórica com a PHC. A cartilha foi socializada e avaliada pelos participantes da pesquisa, pela coordenadora dos cursos e por professores com experiência na educação de jovens e adultos como um instrumento que contribui para a orientação de uma prática curricular docente cuja perspectiva seja a formação omnilateral |
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2022-11-25T18:11:20Z2022-11-25T18:11:20Z2022-08-24CAVALCANTI, Giselli Kézia Oliveira. Prática curricular docente no PROEJA/FIC: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para a formação omnilateral. 2022. 182 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Olinda, Olinda, 2022.https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/749Esta pesquisa se inscreve no debate sobre as práticas curriculares desenvolvidas no âmbito dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ofertados pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Teve como objetivo analisar a concepção de integração que orienta a prática curricular docente e sua relação com a formação omnilateral, a partir dos princípios da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Para elaboração dos fundamentos teóricos, elencamos os seguintes aspectos: pontuamos alguns marcos históricos da Educação de Jovens e Adultos até a sua integração com a Educação Profissional Tecnológica de Nível Médio, por meio do PROEJA, evidenciando sua constante luta para se consolidar enquanto Política Pública de Estado comprometida com a formação humana integral da classe trabalhadora. Em seguida, trazemos uma reflexão sobre currículo a partir dos estudos de Sacristán (2013) e Santomé (1998), procurando demarcar a especificidade da escola com base em Saviani (2013) e Young (2007). Buscamos um pouco da escola unitária de Gramsci (1982) e abordamos o sentido filosófico do ensino integrado proposto por Ramos (2008, 2014). Situamos a PHC no contexto das teorias educacionais, enunciando os seus princípios e relacionando-os às matrizes teóricas do PROEJA. Para isso, nos apoiamos em Saviani (1999, 2007, 2013, 2015) e outros teóricos alinhados a essa teoria. Elegemos como campo de pesquisa um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e uma Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) da rede estadual de Pernambuco, que atuam em regime de parceria na oferta de cursos FIC pelo PROEJA. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujos procedimentos adotados para a construção dos dados foi o levantamento bibliográfico, a aplicação de questionário misto e a realização de entrevistas semiestruturadas com docentes atuantes nesses cursos. Os dados produzidos a partir das entrevistas foram organizados e tratados com base na técnica de análise de conteúdo temática proposta por Bardin (2016), analisados em diálogo com estudiosos do campo histórico-crítico. Os achados revelaram que a maioria dos docentes desconheciam que o PROEJA articula Educação Profissional e Educação Básica, sendo a integração concebida enquanto elemento de inclusão escolar na perspectiva assistencialista. Denotaram, também, uma tendência em considerar os conhecimentos advindos do cotidiano do aluno como base para definição do currículo, colocando obstáculos para uma formação omnilateral. Contudo, alguns discursos se aproximavam de uma prática orientada pela perspectiva da omnilateralidade, ao considerar a apropriação dos conteúdos escolares como determinantes para o desenvolvimento da autonomia dos educandos. A fim de contemplar uma especificidade do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), baseado nos dados da pesquisa, elaboramos uma cartilha como produto educacional, a fim de contribuir para uma reflexão sobre o conceito de integração e permitir uma primeira aproximação teórica com a PHC. A cartilha foi socializada e avaliada pelos participantes da pesquisa, pela coordenadora dos cursos e por professores com experiência na educação de jovens e adultos como um instrumento que contribui para a orientação de uma prática curricular docente cuja perspectiva seja a formação omnilateralThis research is part of the debate about the curricular practices developed in the context of the Initial and Continuing Education courses offered by the National Program for the Integration of Professional Education and Basic Education in the modality of Youth and Adult Education (PROEJA). It aimed to analyze the conception of integration that guides the teaching curricular practice and its relation with omnilateral formation, based on the principles of Critical Historical Pedagogy (CHP). To elaborate the theoretical foundations, we list the following aspects: we punctuate some historical landmarks of Youth and Adult Education until its integration with Technological Professional Education at the Secondary level through PROEJA, highlighting its constant struggle to consolidate itself as a State Public Policy committed to the integral human formation of the working class. Then, we bring a reflection on curriculum from the studies of Sacristán (2013) and Santomé (1998), seeking to demarcate the specificity of the school based on Saviani (2013) and Young (2007). We search for some of Gramsci's unitary school (1982) and address the philosophical sense of integrated teaching proposed by Ramos (2008, 2014). We situate the PHC in the context of educational theories, stating its principles and relating them to the theoretical matrices of PROEJA. For this, we rely on Saviani (1999, 2007, 2013, 2015) and other theorists aligned to this theory. We elected as research field a campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco (IFPE) and a High School of Reference (EREM) of the state network of Pernambuco, which operate in partnership in offering FIC courses through PROEJA. This is a qualitative research, whose procedures adopted for the construction of data were the bibliographic survey, the application of a mixed questionnaire and semi-structured interviews with teachers working in these courses. The data produced from the interviews were organized and treated based on the thematic content analysis technique proposed by Bardin (2016), analyzed in dialogue with scholars from the historicalcritical field. The findings revealed that most of the teachers were unaware that PROEJA articulates Professional Education and Basic Education, being the integration conceived as an element of school inclusion in the welfarist perspective. They also denoted a tendency to consider the knowledge coming from the student's daily life as the basis for defining the curriculum, placing obstacles to an omnilateral formation. However, some speeches were close to a practice guided by the omnilateral perspective, when considering the appropriation of school contents as determinants for the development of the students' autonomy. In order to contemplate a specificity of the Professional Master's Program in Vocational and Technological Education (ProfEPT), based on the research data, we elaborated a booklet as an educational product, in order to contribute to a reflection about the concept of integration and allow a first theoretical approach to CHP. The booklet was socialized and evaluated by the research participants, the course coordinator, and teachers with experience in youth and adult education as an instrument that contributes to the orientation of a teaching curriculum practice whose perspective is omnilateral training182 p.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPEBrasilOlindaAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOEducação – CurrículoEducação de Jovens e AdultosPlanejamento CurricularEnsino IntegradoPedagogia Histórico-CríticaPrática curricular docente no PROEJA/FIC: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para a formação omnilateralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSantos, Edlamar Oliveira doshttp://lattes.cnpq.br/5903 937331034288Santos, Edlamar Oliveira dosLima, Andreza Maria deDuarte Neto, José HenriqueMaranhão, Iágrici Maria de Limahttp://lattes.cnpq.br/5903 937331034288http://lattes.cnpq.br/4210 991882759595http://lattes.cnpq.br/4036514698710002http://lattes.cnpq.br/7932013037746987http://lattes.cnpq.br/3515878698366382Cavalcanti, Giselli Kézia Oliveiramestradoporreponame:Repositório Institucional do IFPEinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)instacron:IFPEORIGINALGiselli_Kézia_Oliveira_pratica_curricular_docente.pdfGiselli_Kézia_Oliveira_pratica_curricular_docente.pdfDissertaçãoapplication/pdf14988228https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/749/1/Giselli_K%c3%a9zia_Oliveira_pratica_curricular_docente.pdf35a2e2a48c2a98e8c9ee1c86a8823c43MD51open accessCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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