Gestão do conhecimento no âmbito da pesquisa, pós-graduação e inovação do IFRS: contribuições de uma ferramenta tecnológica colaborativa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Zanatta, Rodrigo Bonadiman
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/177
Resumo: Nos dois últimos séculos, a sociedade passou da Era Industrial para a Era do Conhecimento. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) contribuíram para a aceleração desse processo, possibilitando a disseminação de informações e conhecimentos numa velocidade impressionante. Com esse grande volume de informações e conhecimentos em circulação, surge a demanda de organização e gerenciamento para que esses ativos possam ser utilizados de maneira eficiente, atendendo, com isso, os objetivos das instituições. A Gestão do Conhecimento (GC) é a área que apresenta práticas e atividades que permitem estruturar o conhecimento nas organizações. A partir de uma metodologia baseada na pesquisa-ação, estão apresentadas definições e práticas de GC com perspectivas para sua aplicação na administração pública, a partir da análise da contribuição de uma ferramenta tecnológica colaborativa na aplicação dessas práticas nos setores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Ao longo da pesquisa, identificou-se a necessidade de melhorar práticas no gerenciamento de informações e conhecimentos utilizados nesses setores, com a finalidade de possibilitar um tratamento mais eficiente a esses ativos na realização das atividades e na tomada de decisões. Neste viés, propôs-se o desenvolvimento de um produto educacional na figura de um ambiente wiki, servindo como suporte às práticas de Gestão do Conhecimento implantadas e uma possível ferramenta permanente de aprendizagem, ao permitir a interação, a criação e o compartilhamento de conhecimentos relativos aos setores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRS. Assim, enquanto produto educacional relacionado à educação profissional e tecnológica, a wiki pode ser considerada um importante ambiente de ensino e aprendizagem, uma vez que favorece a construção coletiva do conhecimento e a interação dialógica entre seus usuários.
id IFRS-4_5f810b56a448d368c491dabc2b57ed33
oai_identifier_str oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/177
network_acronym_str IFRS-4
network_name_str Repositório Institucional do IFRS
repository_id_str
spelling Gestão do conhecimento no âmbito da pesquisa, pós-graduação e inovação do IFRS: contribuições de uma ferramenta tecnológica colaborativaAdministração públicaGestão do conhecimentoTecnologia da informaçãoInovações tecnológicasWikipediaNos dois últimos séculos, a sociedade passou da Era Industrial para a Era do Conhecimento. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) contribuíram para a aceleração desse processo, possibilitando a disseminação de informações e conhecimentos numa velocidade impressionante. Com esse grande volume de informações e conhecimentos em circulação, surge a demanda de organização e gerenciamento para que esses ativos possam ser utilizados de maneira eficiente, atendendo, com isso, os objetivos das instituições. A Gestão do Conhecimento (GC) é a área que apresenta práticas e atividades que permitem estruturar o conhecimento nas organizações. A partir de uma metodologia baseada na pesquisa-ação, estão apresentadas definições e práticas de GC com perspectivas para sua aplicação na administração pública, a partir da análise da contribuição de uma ferramenta tecnológica colaborativa na aplicação dessas práticas nos setores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Ao longo da pesquisa, identificou-se a necessidade de melhorar práticas no gerenciamento de informações e conhecimentos utilizados nesses setores, com a finalidade de possibilitar um tratamento mais eficiente a esses ativos na realização das atividades e na tomada de decisões. Neste viés, propôs-se o desenvolvimento de um produto educacional na figura de um ambiente wiki, servindo como suporte às práticas de Gestão do Conhecimento implantadas e uma possível ferramenta permanente de aprendizagem, ao permitir a interação, a criação e o compartilhamento de conhecimentos relativos aos setores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRS. Assim, enquanto produto educacional relacionado à educação profissional e tecnológica, a wiki pode ser considerada um importante ambiente de ensino e aprendizagem, uma vez que favorece a construção coletiva do conhecimento e a interação dialógica entre seus usuários.In the last two centuries, society has moved from the Industrial Age to the Knowledge Age. Information and Communication Technologies (ICT) have contributed to the acceleration of this process, enabling the dissemination of information and knowledge at an impressive rate. With this large volume of information and knowledge in circulation, there is a demand for organization and management, so that these assets can be used efficiently, thus, meeting the objectives of the institutions. Knowledge Management (KM) is the area which presents practices and activities that allow the structuring of knowledge in organizations. From a methodology based on action research, definitions and practices of KM with perspectives for its application in public administration are presented, from the analysis of the contribution of a collaborative technological tool in the application of these practices in the Research, Postgraduate and Innovation departments of Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS). Throughout the research, it was identified the need to improve practices in the management of information and knowledge used in these departments, in order to enable a more efficient treatment of these assets in the performance of activities and decision making. Therefore, it was proposed the development of an educational product, considered a wiki environment, serving as support to the implemented Knowledge Management practices and a possible permanent learning tool, by allowing the interaction, creation and sharing knowledge related to the departments of Research, Postgraduate and Innovation from IFRS. Thus, as an educational product regarding professional and technological education, the wiki can be considered an important teaching and learning environment, as it favors the collective construction of knowledge and the dialogical interaction among its users.Schwanke, CibeleZanatta, Rodrigo Bonadiman2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/177porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-09-05T18:13:49Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/177Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-09-05T18:13:49Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão do conhecimento no âmbito da pesquisa, pós-graduação e inovação do IFRS: contribuições de uma ferramenta tecnológica colaborativa
title Gestão do conhecimento no âmbito da pesquisa, pós-graduação e inovação do IFRS: contribuições de uma ferramenta tecnológica colaborativa
spellingShingle Gestão do conhecimento no âmbito da pesquisa, pós-graduação e inovação do IFRS: contribuições de uma ferramenta tecnológica colaborativa
Zanatta, Rodrigo Bonadiman
Administração pública
Gestão do conhecimento
Tecnologia da informação
Inovações tecnológicas
Wikipedia
title_short Gestão do conhecimento no âmbito da pesquisa, pós-graduação e inovação do IFRS: contribuições de uma ferramenta tecnológica colaborativa
title_full Gestão do conhecimento no âmbito da pesquisa, pós-graduação e inovação do IFRS: contribuições de uma ferramenta tecnológica colaborativa
title_fullStr Gestão do conhecimento no âmbito da pesquisa, pós-graduação e inovação do IFRS: contribuições de uma ferramenta tecnológica colaborativa
title_full_unstemmed Gestão do conhecimento no âmbito da pesquisa, pós-graduação e inovação do IFRS: contribuições de uma ferramenta tecnológica colaborativa
title_sort Gestão do conhecimento no âmbito da pesquisa, pós-graduação e inovação do IFRS: contribuições de uma ferramenta tecnológica colaborativa
author Zanatta, Rodrigo Bonadiman
author_facet Zanatta, Rodrigo Bonadiman
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schwanke, Cibele
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanatta, Rodrigo Bonadiman
dc.subject.por.fl_str_mv Administração pública
Gestão do conhecimento
Tecnologia da informação
Inovações tecnológicas
Wikipedia
topic Administração pública
Gestão do conhecimento
Tecnologia da informação
Inovações tecnológicas
Wikipedia
description Nos dois últimos séculos, a sociedade passou da Era Industrial para a Era do Conhecimento. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) contribuíram para a aceleração desse processo, possibilitando a disseminação de informações e conhecimentos numa velocidade impressionante. Com esse grande volume de informações e conhecimentos em circulação, surge a demanda de organização e gerenciamento para que esses ativos possam ser utilizados de maneira eficiente, atendendo, com isso, os objetivos das instituições. A Gestão do Conhecimento (GC) é a área que apresenta práticas e atividades que permitem estruturar o conhecimento nas organizações. A partir de uma metodologia baseada na pesquisa-ação, estão apresentadas definições e práticas de GC com perspectivas para sua aplicação na administração pública, a partir da análise da contribuição de uma ferramenta tecnológica colaborativa na aplicação dessas práticas nos setores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Ao longo da pesquisa, identificou-se a necessidade de melhorar práticas no gerenciamento de informações e conhecimentos utilizados nesses setores, com a finalidade de possibilitar um tratamento mais eficiente a esses ativos na realização das atividades e na tomada de decisões. Neste viés, propôs-se o desenvolvimento de um produto educacional na figura de um ambiente wiki, servindo como suporte às práticas de Gestão do Conhecimento implantadas e uma possível ferramenta permanente de aprendizagem, ao permitir a interação, a criação e o compartilhamento de conhecimentos relativos aos setores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRS. Assim, enquanto produto educacional relacionado à educação profissional e tecnológica, a wiki pode ser considerada um importante ambiente de ensino e aprendizagem, uma vez que favorece a construção coletiva do conhecimento e a interação dialógica entre seus usuários.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/177
url https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFRS
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Repositório Institucional do IFRS
collection Repositório Institucional do IFRS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifrs.edu.br
_version_ 1797061227346657280