A pesquisa no ensino médio integrado à educação profissional: percepções, desafios e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Pontel, Taiane Lucas
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/190
Resumo: A inserção crescente da ciência e da tecnologia nas dimensões que envolvem a sociedade atual tem impactado nas formas de se pensar e de se fazer educação. A tendência tradicional do ensino vem perdendo espaço para novas formas de aprender e ensinar, com o intuito de formar sujeitos preparados para intervir e transformar suas realidades. Tendo em vista esta nova configuração, os propósitos das instituições que ofertam Educação Profissional e Tecnológica também estão sofrendo transformações e, atualmente, estão oferecendo uma formação mais abrangente aos estudantes por meio de iniciativas como a iniciação científica (IC) para estudantes do nível médio. Diante dessas considerações, esta investigação teve a finalidade de analisar as percepções que estudantes e professores do ensino médio integrado à educação profissional (EMIEP) possuem sobre a IC, assim como os principais desafios e perspectivas encontrados no desenvolvimento dessa atividade e as contribuições para o estudante de EMIEP, tendo como lócus de pesquisa o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Constituída numa abordagem predominantemente qualitativa e dialética, acompanhada por um tratamento quantitativo, esta pesquisa foi produzida por meio de pesquisa bibliográfica e de análise documental, seguindo os tipos de pesquisa exploratória e descritiva. Além disso, examinou dados obtidos em documentos e em pesquisa de campo definindo se, assim, como estudo de caso envolvendo professores e estudantes de EMIEP e coordenadores de pesquisa, abrangendo um total de 359 participantes. Como instrumento de coleta de dados, utilizaram-se questionários que foram aplicados de forma online, contendo questões abertas e fechadas direcionados a cada grupo específico nos quais as respostas obtidas foram analisadas e categorizadas. Com a análise dos dados obtidos, e considerando as diretrizes institucionais do IFRS e a fundamentação teórica dos autores estudados, foi produzido um produto educacional na forma de material textual, em formato digital, direcionado aos estudantes, com o intuito de incentivar a participação em projetos de pesquisa, auxiliá-los nas etapas referentes ao processo, popularizar e familiarizar a IC entre os estudantes de EMIEP, sensibilizando-os da importância do assunto e minimizando assim, a distância entre ensino e pesquisa. O produto educacional foi avaliado por coordenadores, estudantes e professores e obteve um significativo índice de aceitação, sendo recomendada sua utilização. Este estudo demonstrou que a IC é uma atividade ainda incipiente no EMIEP e no IFRS, pois abrange a minoria dos estudantes, apesar do consenso entre os participantes sobre seus benefícios para a formação, necessitando ser ampliada, difundida e fomentada nos campi com o intuito de que um maior número de estudantes e de professores possa desfrutar das contribuições da IC, tal como está preconizado nas diretrizes do IFRS.
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Diante dessas considerações, esta investigação teve a finalidade de analisar as percepções que estudantes e professores do ensino médio integrado à educação profissional (EMIEP) possuem sobre a IC, assim como os principais desafios e perspectivas encontrados no desenvolvimento dessa atividade e as contribuições para o estudante de EMIEP, tendo como lócus de pesquisa o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Constituída numa abordagem predominantemente qualitativa e dialética, acompanhada por um tratamento quantitativo, esta pesquisa foi produzida por meio de pesquisa bibliográfica e de análise documental, seguindo os tipos de pesquisa exploratória e descritiva. Além disso, examinou dados obtidos em documentos e em pesquisa de campo definindo se, assim, como estudo de caso envolvendo professores e estudantes de EMIEP e coordenadores de pesquisa, abrangendo um total de 359 participantes. Como instrumento de coleta de dados, utilizaram-se questionários que foram aplicados de forma online, contendo questões abertas e fechadas direcionados a cada grupo específico nos quais as respostas obtidas foram analisadas e categorizadas. Com a análise dos dados obtidos, e considerando as diretrizes institucionais do IFRS e a fundamentação teórica dos autores estudados, foi produzido um produto educacional na forma de material textual, em formato digital, direcionado aos estudantes, com o intuito de incentivar a participação em projetos de pesquisa, auxiliá-los nas etapas referentes ao processo, popularizar e familiarizar a IC entre os estudantes de EMIEP, sensibilizando-os da importância do assunto e minimizando assim, a distância entre ensino e pesquisa. O produto educacional foi avaliado por coordenadores, estudantes e professores e obteve um significativo índice de aceitação, sendo recomendada sua utilização. Este estudo demonstrou que a IC é uma atividade ainda incipiente no EMIEP e no IFRS, pois abrange a minoria dos estudantes, apesar do consenso entre os participantes sobre seus benefícios para a formação, necessitando ser ampliada, difundida e fomentada nos campi com o intuito de que um maior número de estudantes e de professores possa desfrutar das contribuições da IC, tal como está preconizado nas diretrizes do IFRS.The increasing insertion of science and technology in the dimensions that surround today's society has impacted the ways of thinking and doing education. The traditional teaching trend has been losing ground to new ways of learning and teaching, in order to form subjects prepared to intervene and transform their reality. In view of this new configuration, the purposes of the institutions that offer Professional and Technological Education are also undergoing transformations and are currently offering more comprehensive training to students through initiatives such as scientific initiation (CI) for high school students. In view of these considerations, this investigation aimed to analyze the perceptions that students and teachers of high school integrated with professional education (EMIEP) have about CI, as well as the main challenges and perspectives found in the development of this activity and the contributions to the student of EMIEP, having as research place the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS). Constituted in a predominantly qualitative and dialectical approach, accompanied by a quantitative treatment, it was produced through bibliographic research and documentary analysis, following the types of exploratory and descriptive research. In addition, it examined data obtained from documents and field research, thus defining itself as a case study involving EMIEP teachers and students and research coordinators, covering a total of 359 participants. As a data collection instrument, questionnaires were used and applied online, containing open and closed questions directed to each specific group in which the answers obtained were analyzed and categorized. With the analysis of the data obtained, and considering the institutional guidelines of IFRS and the theoretical foundation of the studied authors, an educational product was produced in the form of didactic material, in digital format, aimed at students, with the aim of encouraging participation in projects research, assist them in the stages related to the process, popularize and familiarize CI among EMIEP students, sensitizing them to the importance of the subject and thus minimizing the distance between teaching and research. The educational product was evaluated by coordinators, students and teachers and obtained a significant acceptance index, and its use is recommended. This study demonstrated that CI is still an incipient activity in EMIEP and IFRS, as it covers the minority of students, despite the consensus among participants about its benefits for training, needing to be expanded, disseminated and promoted on campuses in order to that a greater number of students and teachers can enjoy the contributions of the CI, as recommended in the IFRS guidelines.Vieira, Josimar de AparecidoPontel, Taiane Lucas2020-11-05T14:49:18Z2020-11-05T14:49:18Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/190porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-09-05T19:29:17Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/190Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-09-05T19:29:17Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
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