Persistência de performance nos fundos de investimento em ações no Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Monteiro, Rogério Da Costa
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1083
Resumo: Esta dissertação avalia a persistência de performance em 112 fundos brasileiros de investimento em ações pelas medidas de rentabilidade, seleção de ativos, market timing e medidas que combinam as duas últimas, com dados diários, em janelas de três meses e um ano para o período de janeiro de 1998 a dezembro de 2005. A metodologia utilizada foi a de Bollen e Busse (2005). Foram encontradas evidências de existência de persistência de performance por seletividade e market timing por até seis meses para um pequeno número de fundos, com os resultados mais fortes para os dez porcento de melhor desempenho da amostra. Os resultados foram mais generalizados na análise por administradores de fundos.
id INSP_0a436351d7829facd9f3e7d163c06fc9
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/1083
network_acronym_str INSP
network_name_str Repositório Institucional da INSPER
repository_id_str
spelling Persistência de performance nos fundos de investimento em ações no BrasilFinançasInvestimentosFundos de açõesSeleção de ativosMarket timingPerformance e persistênciaFinanceInvestmentsEquity mutual fundsStock selectionMarket timingPerformance and persistenceEsta dissertação avalia a persistência de performance em 112 fundos brasileiros de investimento em ações pelas medidas de rentabilidade, seleção de ativos, market timing e medidas que combinam as duas últimas, com dados diários, em janelas de três meses e um ano para o período de janeiro de 1998 a dezembro de 2005. A metodologia utilizada foi a de Bollen e Busse (2005). Foram encontradas evidências de existência de persistência de performance por seletividade e market timing por até seis meses para um pequeno número de fundos, com os resultados mais fortes para os dez porcento de melhor desempenho da amostra. Os resultados foram mais generalizados na análise por administradores de fundos.This dissertation examines the performance persistence of 112 brazilian equity funds, measured by raw returns, stock selection, market timing and measures that combine the last two, using daily data, in sub samples of three months and one year, from January 1998 through December 2005. The Bollen and Busse (2005) methodology is used. The results point to evidence of performance persistence in a six-month period, measured by selectivity and market timing for a small number of funds. Specifically, the best performers (10%) have the strongest results. That evidence is more general in the analysis of fund managersSanvicente, Antônio ZorattoMonteiro, Rogério Da CostaMonteiro, Rogério Da Costa2021-09-13T03:16:00Z2015-10-29T20:52:12Z2021-09-13T03:16:00Z2015-10-29T20:52:12Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis43 p.application/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1083São PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2025-06-12T13:02:50Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/1083Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br || conteudobiblioteca@insper.edu.bropendoar:2025-06-12T13:02:50Repositório Institucional da INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Persistência de performance nos fundos de investimento em ações no Brasil
title Persistência de performance nos fundos de investimento em ações no Brasil
spellingShingle Persistência de performance nos fundos de investimento em ações no Brasil
Monteiro, Rogério Da Costa
Finanças
Investimentos
Fundos de ações
Seleção de ativos
Market timing
Performance e persistência
Finance
Investments
Equity mutual funds
Stock selection
Market timing
Performance and persistence
title_short Persistência de performance nos fundos de investimento em ações no Brasil
title_full Persistência de performance nos fundos de investimento em ações no Brasil
title_fullStr Persistência de performance nos fundos de investimento em ações no Brasil
title_full_unstemmed Persistência de performance nos fundos de investimento em ações no Brasil
title_sort Persistência de performance nos fundos de investimento em ações no Brasil
author Monteiro, Rogério Da Costa
author_facet Monteiro, Rogério Da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanvicente, Antônio Zoratto
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Rogério Da Costa
Monteiro, Rogério Da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Finanças
Investimentos
Fundos de ações
Seleção de ativos
Market timing
Performance e persistência
Finance
Investments
Equity mutual funds
Stock selection
Market timing
Performance and persistence
topic Finanças
Investimentos
Fundos de ações
Seleção de ativos
Market timing
Performance e persistência
Finance
Investments
Equity mutual funds
Stock selection
Market timing
Performance and persistence
description Esta dissertação avalia a persistência de performance em 112 fundos brasileiros de investimento em ações pelas medidas de rentabilidade, seleção de ativos, market timing e medidas que combinam as duas últimas, com dados diários, em janelas de três meses e um ano para o período de janeiro de 1998 a dezembro de 2005. A metodologia utilizada foi a de Bollen e Busse (2005). Foram encontradas evidências de existência de persistência de performance por seletividade e market timing por até seis meses para um pequeno número de fundos, com os resultados mais fortes para os dez porcento de melhor desempenho da amostra. Os resultados foram mais generalizados na análise por administradores de fundos.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2015-10-29T20:52:12Z
2015-10-29T20:52:12Z
2021-09-13T03:16:00Z
2021-09-13T03:16:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1083
url https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 43 p.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Repositório Institucional da INSPER
collection Repositório Institucional da INSPER
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br || conteudobiblioteca@insper.edu.br
_version_ 1851941734043353088