Um método para dimensionamento de terminais de carga aérea no Brasil.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1998
Autor(a) principal: José dos Santos de Magalhães
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2615
Resumo: O transporte de carga por via aérea tem como suporte principal a entrega de bens e mercadorias a grandes distâncias e em tempos sensivelmente menores que os envolvidos em outros meios de transporte. Com o advento das aeronaves de fuselagem larga e o desenvolvimento de grandes aeronaves cargueiras e de longo alcance, aliados a um sólido crescimento observado para esse segmento do transporte aéreo, em escala mundial, torna-se evidente a necessidade de investir-se na construção, ampliação ou modernização dos Terminais de Carga a fim de dotá-los de capacidade compatível com a demanda de carga aérea imposta pelos mercados. Para o estudo e planejamento de Terminais de Carga, porém, não são tão vastas ou profundas as fontes fornecedoras de critérios e métodos aplicáveis ao seu dimensionamento, como ocorre para a avaliação de Terminais de Passageiros. Este trabalho, portanto, busca estabelecer um método que oriente o planejador na tarefa de quantificar as áreas operacionais dos Terminais e estimar a área necessária para a edificação como um todo, servindo de base para estudos preliminares de ampliação, construção ou avaliação de projetos. Com este objetivo, foram identificados os fatores influentes no dimensionamento dessas instalações e estabelecidos critérios específicos compatíveis com o tratamento da carga aérea no Brasil.
id ITA_1f0f3246751c73c24bb8909e2573c7c3
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2615
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Um método para dimensionamento de terminais de carga aérea no Brasil.Planejamento de aeroportosCarga aéreaBrasilTransporte de cargaTransporte aéreoEngenharia civilEngenharia aeronáuticaO transporte de carga por via aérea tem como suporte principal a entrega de bens e mercadorias a grandes distâncias e em tempos sensivelmente menores que os envolvidos em outros meios de transporte. Com o advento das aeronaves de fuselagem larga e o desenvolvimento de grandes aeronaves cargueiras e de longo alcance, aliados a um sólido crescimento observado para esse segmento do transporte aéreo, em escala mundial, torna-se evidente a necessidade de investir-se na construção, ampliação ou modernização dos Terminais de Carga a fim de dotá-los de capacidade compatível com a demanda de carga aérea imposta pelos mercados. Para o estudo e planejamento de Terminais de Carga, porém, não são tão vastas ou profundas as fontes fornecedoras de critérios e métodos aplicáveis ao seu dimensionamento, como ocorre para a avaliação de Terminais de Passageiros. Este trabalho, portanto, busca estabelecer um método que oriente o planejador na tarefa de quantificar as áreas operacionais dos Terminais e estimar a área necessária para a edificação como um todo, servindo de base para estudos preliminares de ampliação, construção ou avaliação de projetos. Com este objetivo, foram identificados os fatores influentes no dimensionamento dessas instalações e estabelecidos critérios específicos compatíveis com o tratamento da carga aérea no Brasil. Instituto Tecnológico de AeronáuticaCláudio Jorge Pinto AlvesJosé dos Santos de Magalhães1998-00-00info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2615reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:04:53Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2615http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:39:37.313Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Um método para dimensionamento de terminais de carga aérea no Brasil.
title Um método para dimensionamento de terminais de carga aérea no Brasil.
spellingShingle Um método para dimensionamento de terminais de carga aérea no Brasil.
José dos Santos de Magalhães
Planejamento de aeroportos
Carga aérea
Brasil
Transporte de carga
Transporte aéreo
Engenharia civil
Engenharia aeronáutica
title_short Um método para dimensionamento de terminais de carga aérea no Brasil.
title_full Um método para dimensionamento de terminais de carga aérea no Brasil.
title_fullStr Um método para dimensionamento de terminais de carga aérea no Brasil.
title_full_unstemmed Um método para dimensionamento de terminais de carga aérea no Brasil.
title_sort Um método para dimensionamento de terminais de carga aérea no Brasil.
author José dos Santos de Magalhães
author_facet José dos Santos de Magalhães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cláudio Jorge Pinto Alves
dc.contributor.author.fl_str_mv José dos Santos de Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento de aeroportos
Carga aérea
Brasil
Transporte de carga
Transporte aéreo
Engenharia civil
Engenharia aeronáutica
topic Planejamento de aeroportos
Carga aérea
Brasil
Transporte de carga
Transporte aéreo
Engenharia civil
Engenharia aeronáutica
dc.description.none.fl_txt_mv O transporte de carga por via aérea tem como suporte principal a entrega de bens e mercadorias a grandes distâncias e em tempos sensivelmente menores que os envolvidos em outros meios de transporte. Com o advento das aeronaves de fuselagem larga e o desenvolvimento de grandes aeronaves cargueiras e de longo alcance, aliados a um sólido crescimento observado para esse segmento do transporte aéreo, em escala mundial, torna-se evidente a necessidade de investir-se na construção, ampliação ou modernização dos Terminais de Carga a fim de dotá-los de capacidade compatível com a demanda de carga aérea imposta pelos mercados. Para o estudo e planejamento de Terminais de Carga, porém, não são tão vastas ou profundas as fontes fornecedoras de critérios e métodos aplicáveis ao seu dimensionamento, como ocorre para a avaliação de Terminais de Passageiros. Este trabalho, portanto, busca estabelecer um método que oriente o planejador na tarefa de quantificar as áreas operacionais dos Terminais e estimar a área necessária para a edificação como um todo, servindo de base para estudos preliminares de ampliação, construção ou avaliação de projetos. Com este objetivo, foram identificados os fatores influentes no dimensionamento dessas instalações e estabelecidos critérios específicos compatíveis com o tratamento da carga aérea no Brasil.
description O transporte de carga por via aérea tem como suporte principal a entrega de bens e mercadorias a grandes distâncias e em tempos sensivelmente menores que os envolvidos em outros meios de transporte. Com o advento das aeronaves de fuselagem larga e o desenvolvimento de grandes aeronaves cargueiras e de longo alcance, aliados a um sólido crescimento observado para esse segmento do transporte aéreo, em escala mundial, torna-se evidente a necessidade de investir-se na construção, ampliação ou modernização dos Terminais de Carga a fim de dotá-los de capacidade compatível com a demanda de carga aérea imposta pelos mercados. Para o estudo e planejamento de Terminais de Carga, porém, não são tão vastas ou profundas as fontes fornecedoras de critérios e métodos aplicáveis ao seu dimensionamento, como ocorre para a avaliação de Terminais de Passageiros. Este trabalho, portanto, busca estabelecer um método que oriente o planejador na tarefa de quantificar as áreas operacionais dos Terminais e estimar a área necessária para a edificação como um todo, servindo de base para estudos preliminares de ampliação, construção ou avaliação de projetos. Com este objetivo, foram identificados os fatores influentes no dimensionamento dessas instalações e estabelecidos critérios específicos compatíveis com o tratamento da carga aérea no Brasil.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-00-00
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2615
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Planejamento de aeroportos
Carga aérea
Brasil
Transporte de carga
Transporte aéreo
Engenharia civil
Engenharia aeronáutica
_version_ 1706805001900261376