Otimização de placas laminadas com tensões residuais térmicas em problemas de estabilidade elástica e de freqüências naturais.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: Luis Henrique de Andrade
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2504
Resumo: O objetivo deste trabalho é otimizar placas de materiais compósitos laminados com reforçadores, aproveitando-se do efeito de tensões residuais térmicas em problemas de estabilidade elástica e de freqüências naturais não amortecidas. Na maioria dos casos, a complexidade do problema não permite que somente o bom senso de engenharia seja suficiente para identificar configurações favoráveis ao enrijecimento elástico e geométrico. Técnicas de otimização são necessárias, portanto, para determinar projetos que tirem o melhor proveito da presença das tensões térmicas. A placa é modelada por elementos finitos lagrangianos isoparamétricos bi-cúbicos, baseados na formulação de Reissner-Mindlin. Aproximações dos autovalores via quociente de Rayleigh (RQA) são utilizadas para otimizar o desempenho da placa que opera em determinada faixa de temperatura. Expressões analíticas de sensibilidade das matrizes geométricas térmicas e de pré-carga são deduzidas para o cálculo da sensibilidade dos autovalores com relação às alturas das lâminas. Uma estratégia é proposta para reduzir o número de análises. Problemas de maximização de autovalor sujeitos a restrições de massa e/ou modos e de minimização da massa, com restrições de autovalor, são resolvidos. Abordagens para definir um projeto que deva atuar em diferentes temperaturas de operação são apresentadas. Os resultados numéricos mostram que os projetos ótimos são fortemente influenciados pelas tensões residuais térmicas, especialmente se as estruturas forem mais delgadas.
id ITA_47ea78475cfa658834cd63847b2d1a54
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2504
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Otimização de placas laminadas com tensões residuais térmicas em problemas de estabilidade elástica e de freqüências naturais.Placas (membros estruturais)LaminadosTensões térmicasTensão residualOtimizaçãoAnálise estruturalEstabilidadePropriedades elásticasMétodo de elementos finitosEngenharia mecânicaEngenharia estruturalO objetivo deste trabalho é otimizar placas de materiais compósitos laminados com reforçadores, aproveitando-se do efeito de tensões residuais térmicas em problemas de estabilidade elástica e de freqüências naturais não amortecidas. Na maioria dos casos, a complexidade do problema não permite que somente o bom senso de engenharia seja suficiente para identificar configurações favoráveis ao enrijecimento elástico e geométrico. Técnicas de otimização são necessárias, portanto, para determinar projetos que tirem o melhor proveito da presença das tensões térmicas. A placa é modelada por elementos finitos lagrangianos isoparamétricos bi-cúbicos, baseados na formulação de Reissner-Mindlin. Aproximações dos autovalores via quociente de Rayleigh (RQA) são utilizadas para otimizar o desempenho da placa que opera em determinada faixa de temperatura. Expressões analíticas de sensibilidade das matrizes geométricas térmicas e de pré-carga são deduzidas para o cálculo da sensibilidade dos autovalores com relação às alturas das lâminas. Uma estratégia é proposta para reduzir o número de análises. Problemas de maximização de autovalor sujeitos a restrições de massa e/ou modos e de minimização da massa, com restrições de autovalor, são resolvidos. Abordagens para definir um projeto que deva atuar em diferentes temperaturas de operação são apresentadas. Os resultados numéricos mostram que os projetos ótimos são fortemente influenciados pelas tensões residuais térmicas, especialmente se as estruturas forem mais delgadas. Instituto Tecnológico de AeronáuticaSérgio Frascino Müller de AlmeidaJosé Antônio HernandesLuis Henrique de Andrade2002-00-00info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2504reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:04:48Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2504http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:39:17.416Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Otimização de placas laminadas com tensões residuais térmicas em problemas de estabilidade elástica e de freqüências naturais.
title Otimização de placas laminadas com tensões residuais térmicas em problemas de estabilidade elástica e de freqüências naturais.
spellingShingle Otimização de placas laminadas com tensões residuais térmicas em problemas de estabilidade elástica e de freqüências naturais.
Luis Henrique de Andrade
Placas (membros estruturais)
Laminados
Tensões térmicas
Tensão residual
Otimização
Análise estrutural
Estabilidade
Propriedades elásticas
Método de elementos finitos
Engenharia mecânica
Engenharia estrutural
title_short Otimização de placas laminadas com tensões residuais térmicas em problemas de estabilidade elástica e de freqüências naturais.
title_full Otimização de placas laminadas com tensões residuais térmicas em problemas de estabilidade elástica e de freqüências naturais.
title_fullStr Otimização de placas laminadas com tensões residuais térmicas em problemas de estabilidade elástica e de freqüências naturais.
title_full_unstemmed Otimização de placas laminadas com tensões residuais térmicas em problemas de estabilidade elástica e de freqüências naturais.
title_sort Otimização de placas laminadas com tensões residuais térmicas em problemas de estabilidade elástica e de freqüências naturais.
author Luis Henrique de Andrade
author_facet Luis Henrique de Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sérgio Frascino Müller de Almeida
José Antônio Hernandes
dc.contributor.author.fl_str_mv Luis Henrique de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Placas (membros estruturais)
Laminados
Tensões térmicas
Tensão residual
Otimização
Análise estrutural
Estabilidade
Propriedades elásticas
Método de elementos finitos
Engenharia mecânica
Engenharia estrutural
topic Placas (membros estruturais)
Laminados
Tensões térmicas
Tensão residual
Otimização
Análise estrutural
Estabilidade
Propriedades elásticas
Método de elementos finitos
Engenharia mecânica
Engenharia estrutural
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo deste trabalho é otimizar placas de materiais compósitos laminados com reforçadores, aproveitando-se do efeito de tensões residuais térmicas em problemas de estabilidade elástica e de freqüências naturais não amortecidas. Na maioria dos casos, a complexidade do problema não permite que somente o bom senso de engenharia seja suficiente para identificar configurações favoráveis ao enrijecimento elástico e geométrico. Técnicas de otimização são necessárias, portanto, para determinar projetos que tirem o melhor proveito da presença das tensões térmicas. A placa é modelada por elementos finitos lagrangianos isoparamétricos bi-cúbicos, baseados na formulação de Reissner-Mindlin. Aproximações dos autovalores via quociente de Rayleigh (RQA) são utilizadas para otimizar o desempenho da placa que opera em determinada faixa de temperatura. Expressões analíticas de sensibilidade das matrizes geométricas térmicas e de pré-carga são deduzidas para o cálculo da sensibilidade dos autovalores com relação às alturas das lâminas. Uma estratégia é proposta para reduzir o número de análises. Problemas de maximização de autovalor sujeitos a restrições de massa e/ou modos e de minimização da massa, com restrições de autovalor, são resolvidos. Abordagens para definir um projeto que deva atuar em diferentes temperaturas de operação são apresentadas. Os resultados numéricos mostram que os projetos ótimos são fortemente influenciados pelas tensões residuais térmicas, especialmente se as estruturas forem mais delgadas.
description O objetivo deste trabalho é otimizar placas de materiais compósitos laminados com reforçadores, aproveitando-se do efeito de tensões residuais térmicas em problemas de estabilidade elástica e de freqüências naturais não amortecidas. Na maioria dos casos, a complexidade do problema não permite que somente o bom senso de engenharia seja suficiente para identificar configurações favoráveis ao enrijecimento elástico e geométrico. Técnicas de otimização são necessárias, portanto, para determinar projetos que tirem o melhor proveito da presença das tensões térmicas. A placa é modelada por elementos finitos lagrangianos isoparamétricos bi-cúbicos, baseados na formulação de Reissner-Mindlin. Aproximações dos autovalores via quociente de Rayleigh (RQA) são utilizadas para otimizar o desempenho da placa que opera em determinada faixa de temperatura. Expressões analíticas de sensibilidade das matrizes geométricas térmicas e de pré-carga são deduzidas para o cálculo da sensibilidade dos autovalores com relação às alturas das lâminas. Uma estratégia é proposta para reduzir o número de análises. Problemas de maximização de autovalor sujeitos a restrições de massa e/ou modos e de minimização da massa, com restrições de autovalor, são resolvidos. Abordagens para definir um projeto que deva atuar em diferentes temperaturas de operação são apresentadas. Os resultados numéricos mostram que os projetos ótimos são fortemente influenciados pelas tensões residuais térmicas, especialmente se as estruturas forem mais delgadas.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-00-00
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2504
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Placas (membros estruturais)
Laminados
Tensões térmicas
Tensão residual
Otimização
Análise estrutural
Estabilidade
Propriedades elásticas
Método de elementos finitos
Engenharia mecânica
Engenharia estrutural
_version_ 1706805000107196416