Desenvolvimento de um votador de quatro sinais para sensores redundantes em aeronaves
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1335 |
Resumo: | Aeronaves são equipadas com múltiplos sensores que medem grandezas como a velocidade e o ângulo de ataque, além dos comandos dos pilotos. Em geral, cada grandeza é medida por vários sensores redundantes, devido à possibilidade de falha dos sensores e à criticidade da perda da medida ou da sua medição errônea. Os diversos valores medidos para uma mesma variável devem ser consolidados em um único valor por uma lógica de votação. Esta informação pode ser usada para indicação aos pilotos no cockpit e/ou para cálculo dos comandos de deflexão das superfícies de controle da aeronave. Sendo assim, se o votador fornecer um valor errôneo de uma grandeza para o sistema aviônico e para o sistema de controle, os pilotos poderão ser induzidos a tomar decisões equivocadas e os comandos calculados e aplicados às superfícies de controle estarão incorretos, o que pode provocar acidentes catastróficos. Portanto, o votador deve ser capaz de detectar falhas nos sensores e consolidar um valor único e confiável de cada grandeza, evitando a propagação de falhas para os sistemas de controle e de indicação. O objetivo deste trabalho é desenvolver um algoritmo de votação de quatro sinais orientado para aplicação em sensores redundantes de aeronaves. O trabalho também inclui a apresentação dos conceitos básicos sobre votação no meio aeronáutico, simulações de casos de falhas e verificação da resposta do algoritmo proposto nestas situações, bem como uma análise sobre a configuração dos parâmetros. |
id |
ITA_5199c5ca5e0e9c82c6ea2684bf2a7035 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1335 |
network_acronym_str |
ITA |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
spelling |
Desenvolvimento de um votador de quatro sinais para sensores redundantes em aeronavesDetecção de falhasAlgoritmosAplicações de multisensoresProcessamento de sinaisCodificação redundanteCódigos de correção de errosAviônicaEngenharia eletrônicaEngenharia aeronáuticaAbsorvedores de radiaçãoAeronaves são equipadas com múltiplos sensores que medem grandezas como a velocidade e o ângulo de ataque, além dos comandos dos pilotos. Em geral, cada grandeza é medida por vários sensores redundantes, devido à possibilidade de falha dos sensores e à criticidade da perda da medida ou da sua medição errônea. Os diversos valores medidos para uma mesma variável devem ser consolidados em um único valor por uma lógica de votação. Esta informação pode ser usada para indicação aos pilotos no cockpit e/ou para cálculo dos comandos de deflexão das superfícies de controle da aeronave. Sendo assim, se o votador fornecer um valor errôneo de uma grandeza para o sistema aviônico e para o sistema de controle, os pilotos poderão ser induzidos a tomar decisões equivocadas e os comandos calculados e aplicados às superfícies de controle estarão incorretos, o que pode provocar acidentes catastróficos. Portanto, o votador deve ser capaz de detectar falhas nos sensores e consolidar um valor único e confiável de cada grandeza, evitando a propagação de falhas para os sistemas de controle e de indicação. O objetivo deste trabalho é desenvolver um algoritmo de votação de quatro sinais orientado para aplicação em sensores redundantes de aeronaves. O trabalho também inclui a apresentação dos conceitos básicos sobre votação no meio aeronáutico, simulações de casos de falhas e verificação da resposta do algoritmo proposto nestas situações, bem como uma análise sobre a configuração dos parâmetros.Instituto Tecnológico de AeronáuticaRoberto Kawakami Harrop GalvãoLívia Camargos Rodrigues de Oliveira2010-08-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1335reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:39Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1335http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:36:04.084Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de um votador de quatro sinais para sensores redundantes em aeronaves |
title |
Desenvolvimento de um votador de quatro sinais para sensores redundantes em aeronaves |
spellingShingle |
Desenvolvimento de um votador de quatro sinais para sensores redundantes em aeronaves Lívia Camargos Rodrigues de Oliveira Detecção de falhas Algoritmos Aplicações de multisensores Processamento de sinais Codificação redundante Códigos de correção de erros Aviônica Engenharia eletrônica Engenharia aeronáutica Absorvedores de radiação |
title_short |
Desenvolvimento de um votador de quatro sinais para sensores redundantes em aeronaves |
title_full |
Desenvolvimento de um votador de quatro sinais para sensores redundantes em aeronaves |
title_fullStr |
Desenvolvimento de um votador de quatro sinais para sensores redundantes em aeronaves |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de um votador de quatro sinais para sensores redundantes em aeronaves |
title_sort |
Desenvolvimento de um votador de quatro sinais para sensores redundantes em aeronaves |
author |
Lívia Camargos Rodrigues de Oliveira |
author_facet |
Lívia Camargos Rodrigues de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Roberto Kawakami Harrop Galvão |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lívia Camargos Rodrigues de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Detecção de falhas Algoritmos Aplicações de multisensores Processamento de sinais Codificação redundante Códigos de correção de erros Aviônica Engenharia eletrônica Engenharia aeronáutica Absorvedores de radiação |
topic |
Detecção de falhas Algoritmos Aplicações de multisensores Processamento de sinais Codificação redundante Códigos de correção de erros Aviônica Engenharia eletrônica Engenharia aeronáutica Absorvedores de radiação |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Aeronaves são equipadas com múltiplos sensores que medem grandezas como a velocidade e o ângulo de ataque, além dos comandos dos pilotos. Em geral, cada grandeza é medida por vários sensores redundantes, devido à possibilidade de falha dos sensores e à criticidade da perda da medida ou da sua medição errônea. Os diversos valores medidos para uma mesma variável devem ser consolidados em um único valor por uma lógica de votação. Esta informação pode ser usada para indicação aos pilotos no cockpit e/ou para cálculo dos comandos de deflexão das superfícies de controle da aeronave. Sendo assim, se o votador fornecer um valor errôneo de uma grandeza para o sistema aviônico e para o sistema de controle, os pilotos poderão ser induzidos a tomar decisões equivocadas e os comandos calculados e aplicados às superfícies de controle estarão incorretos, o que pode provocar acidentes catastróficos. Portanto, o votador deve ser capaz de detectar falhas nos sensores e consolidar um valor único e confiável de cada grandeza, evitando a propagação de falhas para os sistemas de controle e de indicação. O objetivo deste trabalho é desenvolver um algoritmo de votação de quatro sinais orientado para aplicação em sensores redundantes de aeronaves. O trabalho também inclui a apresentação dos conceitos básicos sobre votação no meio aeronáutico, simulações de casos de falhas e verificação da resposta do algoritmo proposto nestas situações, bem como uma análise sobre a configuração dos parâmetros. |
description |
Aeronaves são equipadas com múltiplos sensores que medem grandezas como a velocidade e o ângulo de ataque, além dos comandos dos pilotos. Em geral, cada grandeza é medida por vários sensores redundantes, devido à possibilidade de falha dos sensores e à criticidade da perda da medida ou da sua medição errônea. Os diversos valores medidos para uma mesma variável devem ser consolidados em um único valor por uma lógica de votação. Esta informação pode ser usada para indicação aos pilotos no cockpit e/ou para cálculo dos comandos de deflexão das superfícies de controle da aeronave. Sendo assim, se o votador fornecer um valor errôneo de uma grandeza para o sistema aviônico e para o sistema de controle, os pilotos poderão ser induzidos a tomar decisões equivocadas e os comandos calculados e aplicados às superfícies de controle estarão incorretos, o que pode provocar acidentes catastróficos. Portanto, o votador deve ser capaz de detectar falhas nos sensores e consolidar um valor único e confiável de cada grandeza, evitando a propagação de falhas para os sistemas de controle e de indicação. O objetivo deste trabalho é desenvolver um algoritmo de votação de quatro sinais orientado para aplicação em sensores redundantes de aeronaves. O trabalho também inclui a apresentação dos conceitos básicos sobre votação no meio aeronáutico, simulações de casos de falhas e verificação da resposta do algoritmo proposto nestas situações, bem como uma análise sobre a configuração dos parâmetros. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1335 |
url |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1335 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica instacron:ITA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
instname_str |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
instacron_str |
ITA |
institution |
ITA |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Detecção de falhas Algoritmos Aplicações de multisensores Processamento de sinais Codificação redundante Códigos de correção de erros Aviônica Engenharia eletrônica Engenharia aeronáutica Absorvedores de radiação |
_version_ |
1706804993471807488 |