Localização e reconhecimento de características faciais para a codificação de vídeo baseada em modelos.
Ano de defesa: | 1999 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2345 |
Resumo: | É muito comum hoje em dia a conversa entre duas pessoas que usam como meio de comunicação seus computadores, os quais, na maioria das vezes, possuem minicâmeras acopladas, possibilitando que os interlocutores se vejam e tornando o contato mais próximo. Esta aplicação é chamada de videoconferência e teve seu uso difundido, principalmente, pela evolução da Internet. Entretanto, a transmissão de dados de vídeo via rede é um trabalho pesado e pode gerar, por exemplo, a falta de sincronia entre imagem e som que é causada pela demora na transmissão das imagens devido ao tamanho de cada arquivo. Para minimizar este efeitos a solução encontrada foi a utilização de técnicas de compactação de vídeo para diminuir o tamanho do conteúdo a ser enviado e consequentemente o tempo envolvido nesta transmissão. Na década de 80 surgiu uma técnica de compressão cuja promessa era conseguir uma taxa de compactação jamais alcançada e que por este motivo seria ideal para vídeoconferências. Esta técnica foi chamada de Codificação Baseada em Modelos. Este trabalho aplica a Codificação de Vídeo Baseada em Modelos no reconhecimento de imagens compostas de cabeça e ombro de videoconferencistas. O objetivo principal é a identificação e reconhecimento de algumas características faciais: olhos, narinas, boca e também da cabeça e face onde estes elementos estão. Os dados obtidos são utilizados na adaptação de alguns parâmetros de um modelo wire-frame de face chamado Candide. O resultado é a verificação da possibilidade de uso da Codificação Baseada em Modelos em vídeoconferências e a proposta de solução de um problema nem sempre resolvido na literatura: a localização inicial das características faciais acima citadas. |
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É muito comum hoje em dia a conversa entre duas pessoas que usam como meio de comunicação seus computadores, os quais, na maioria das vezes, possuem minicâmeras acopladas, possibilitando que os interlocutores se vejam e tornando o contato mais próximo. Esta aplicação é chamada de videoconferência e teve seu uso difundido, principalmente, pela evolução da Internet. Entretanto, a transmissão de dados de vídeo via rede é um trabalho pesado e pode gerar, por exemplo, a falta de sincronia entre imagem e som que é causada pela demora na transmissão das imagens devido ao tamanho de cada arquivo. Para minimizar este efeitos a solução encontrada foi a utilização de técnicas de compactação de vídeo para diminuir o tamanho do conteúdo a ser enviado e consequentemente o tempo envolvido nesta transmissão. Na década de 80 surgiu uma técnica de compressão cuja promessa era conseguir uma taxa de compactação jamais alcançada e que por este motivo seria ideal para vídeoconferências. Esta técnica foi chamada de Codificação Baseada em Modelos. Este trabalho aplica a Codificação de Vídeo Baseada em Modelos no reconhecimento de imagens compostas de cabeça e ombro de videoconferencistas. O objetivo principal é a identificação e reconhecimento de algumas características faciais: olhos, narinas, boca e também da cabeça e face onde estes elementos estão. Os dados obtidos são utilizados na adaptação de alguns parâmetros de um modelo wire-frame de face chamado Candide. O resultado é a verificação da possibilidade de uso da Codificação Baseada em Modelos em vídeoconferências e a proposta de solução de um problema nem sempre resolvido na literatura: a localização inicial das características faciais acima citadas. |
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