Extração do conhecimento contido em ocorrências no transporte coletivo urbano usando árvores de decisão

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Alexandre Bittencourt Faria
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1957
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo extrair conhecimento de um banco de dados que contém as mensagens de alerta geradas pelos computadores embarcados instalados nos veículos de uma grande frota usada no transporte coletivo urbano na cidade de São Paulo. Para tal foi aplicada a técnica de aprendizado de árvores de decisão. Nos experimentos foram usados os algoritmos CART, ID3 e C4.5 implementados nos softwares MATLAB R2007b, Sipina Research e WEKA 3.7.1. A base de dados usada contém cerca de 25 mil mensagens de alerta coletadas durante cerca de 2 meses de operação dos veículos que compõe o sistema de transporte público urbano. Os seguintes 4 atributos de entrada foram investigados: Área (Leste, Noroeste, Norte), Sentido (Centro-Bairro, Bairro-Centro), Período (Madrugada, Manhã, Tarde e Noite) e Dia Útil (Sim ou Não). Como atributo de saída foi usado as variavel ALERTA cujos os possíveis valores são: Catraca, Elétrica, Mecânica, Pneu, Terceiro e Veículo). As diferentes implementações de algoritmos investigadas geraram árvores de decisão similares contendo de 4 a 28 regras do tipo "SE-ENTÃO" com acurácia de 80% e precisão de 40% aproximadamente.
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