Seleção de estrutura de modelos autorregressivos não-lineares no domínio da freqüência

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Alexandro Garro Brito
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2763
Resumo: Este trabalho propõe uma nova metodologia para a seleção de estrutura de modelos polinomiais NARMAX (modelo não-linear autorregressivo com média móvel e saídas exógenas) para sistemas não-lineares. Ela baseia-se em uma análise compartimentada, possibilitando assim uma melhor avaliação da contribuição de cada grupo de regressores na explicação dos fenômenos dinâmicos do sistema. Inicialmente, aplica-se um sinal multissenoidal ímpar-ímpar que permite a classificação das não-linearidades do sistema. Com a utilização do conceito de ortogonalidade na freqüência proposto neste trabalho, os regressores são ainda classificados e agrupados conforme suas características e cada grupo é analisado separadamente. Isso reduz a influência entre regressores de grupos distintos, favorecendo a seleção dos regressores não-lineares. Ademais, a técnica permite ainda que cada grupo seja analisado em apenas algumas raias de frequência, resultando em um procedimento numérico mais atraente, pois foca a análise apenas na região do espectro onde há de fato informação útil. A técnica se mostrou bastante eficiente para o tratamento dos exemplos de aplicação apresentados ao longo do texto.
id ITA_916a43339c7a40ef1810fc9d7563369b
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2763
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Seleção de estrutura de modelos autorregressivos não-lineares no domínio da freqüênciaSistemas não-linearesProcessos autorregressivosControleEngenharia eletrônicaEste trabalho propõe uma nova metodologia para a seleção de estrutura de modelos polinomiais NARMAX (modelo não-linear autorregressivo com média móvel e saídas exógenas) para sistemas não-lineares. Ela baseia-se em uma análise compartimentada, possibilitando assim uma melhor avaliação da contribuição de cada grupo de regressores na explicação dos fenômenos dinâmicos do sistema. Inicialmente, aplica-se um sinal multissenoidal ímpar-ímpar que permite a classificação das não-linearidades do sistema. Com a utilização do conceito de ortogonalidade na freqüência proposto neste trabalho, os regressores são ainda classificados e agrupados conforme suas características e cada grupo é analisado separadamente. Isso reduz a influência entre regressores de grupos distintos, favorecendo a seleção dos regressores não-lineares. Ademais, a técnica permite ainda que cada grupo seja analisado em apenas algumas raias de frequência, resultando em um procedimento numérico mais atraente, pois foca a análise apenas na região do espectro onde há de fato informação útil. A técnica se mostrou bastante eficiente para o tratamento dos exemplos de aplicação apresentados ao longo do texto.Instituto Tecnológico de AeronáuticaElder Moreira HemerlyWaldemar de Castro Leite FilhoAlexandro Garro Brito2013-09-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2763reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:04:56Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2763http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:40:00.125Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Seleção de estrutura de modelos autorregressivos não-lineares no domínio da freqüência
title Seleção de estrutura de modelos autorregressivos não-lineares no domínio da freqüência
spellingShingle Seleção de estrutura de modelos autorregressivos não-lineares no domínio da freqüência
Alexandro Garro Brito
Sistemas não-lineares
Processos autorregressivos
Controle
Engenharia eletrônica
title_short Seleção de estrutura de modelos autorregressivos não-lineares no domínio da freqüência
title_full Seleção de estrutura de modelos autorregressivos não-lineares no domínio da freqüência
title_fullStr Seleção de estrutura de modelos autorregressivos não-lineares no domínio da freqüência
title_full_unstemmed Seleção de estrutura de modelos autorregressivos não-lineares no domínio da freqüência
title_sort Seleção de estrutura de modelos autorregressivos não-lineares no domínio da freqüência
author Alexandro Garro Brito
author_facet Alexandro Garro Brito
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Elder Moreira Hemerly
Waldemar de Castro Leite Filho
dc.contributor.author.fl_str_mv Alexandro Garro Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas não-lineares
Processos autorregressivos
Controle
Engenharia eletrônica
topic Sistemas não-lineares
Processos autorregressivos
Controle
Engenharia eletrônica
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho propõe uma nova metodologia para a seleção de estrutura de modelos polinomiais NARMAX (modelo não-linear autorregressivo com média móvel e saídas exógenas) para sistemas não-lineares. Ela baseia-se em uma análise compartimentada, possibilitando assim uma melhor avaliação da contribuição de cada grupo de regressores na explicação dos fenômenos dinâmicos do sistema. Inicialmente, aplica-se um sinal multissenoidal ímpar-ímpar que permite a classificação das não-linearidades do sistema. Com a utilização do conceito de ortogonalidade na freqüência proposto neste trabalho, os regressores são ainda classificados e agrupados conforme suas características e cada grupo é analisado separadamente. Isso reduz a influência entre regressores de grupos distintos, favorecendo a seleção dos regressores não-lineares. Ademais, a técnica permite ainda que cada grupo seja analisado em apenas algumas raias de frequência, resultando em um procedimento numérico mais atraente, pois foca a análise apenas na região do espectro onde há de fato informação útil. A técnica se mostrou bastante eficiente para o tratamento dos exemplos de aplicação apresentados ao longo do texto.
description Este trabalho propõe uma nova metodologia para a seleção de estrutura de modelos polinomiais NARMAX (modelo não-linear autorregressivo com média móvel e saídas exógenas) para sistemas não-lineares. Ela baseia-se em uma análise compartimentada, possibilitando assim uma melhor avaliação da contribuição de cada grupo de regressores na explicação dos fenômenos dinâmicos do sistema. Inicialmente, aplica-se um sinal multissenoidal ímpar-ímpar que permite a classificação das não-linearidades do sistema. Com a utilização do conceito de ortogonalidade na freqüência proposto neste trabalho, os regressores são ainda classificados e agrupados conforme suas características e cada grupo é analisado separadamente. Isso reduz a influência entre regressores de grupos distintos, favorecendo a seleção dos regressores não-lineares. Ademais, a técnica permite ainda que cada grupo seja analisado em apenas algumas raias de frequência, resultando em um procedimento numérico mais atraente, pois foca a análise apenas na região do espectro onde há de fato informação útil. A técnica se mostrou bastante eficiente para o tratamento dos exemplos de aplicação apresentados ao longo do texto.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2763
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Sistemas não-lineares
Processos autorregressivos
Controle
Engenharia eletrônica
_version_ 1706805003721637888