Estudo da distribuição de tensões em "channel fittings" pelo método dos elementos finitos.
Ano de defesa: | 2004 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=561 |
Resumo: | A estrutura de uma aeronave ée composta de muitas partes, que devem ser unidas para formar sub-partes. Entre muitas opções, "channel fittings" são amplamente utilizados na conexão da asa com a fuselagem do avião. Esse trabalho aplica o método de elementos finitos na modelagem de um "channel fitting", com o propósito principal de avaliação da distribuição de tensões de acordo com a alteração de alguns parâmetros geométricos. Quatro modelos são construídos e apresentados. Os resultados mostram uma sensibilidade importante dos níveis de tensão de acordo com a posição do furo de conexão com o parafuso. Este trabalho também propõe e descreve um procedimento iterativo que permite a aplicação mais precisa de condições de contorno na zona de contato do "fitting" com estrutura de ligação. |
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Estudo da distribuição de tensões em "channel fittings" pelo método dos elementos finitos.Análise numéricaAsasDistribuição de tensãoEstrutura de geometria variávelEstruturas de aeronavesJuntas (junções)Método de elementos finitosModelos matemáticosEngenharia aeronáuticaEngenharia mecânicaA estrutura de uma aeronave ée composta de muitas partes, que devem ser unidas para formar sub-partes. Entre muitas opções, "channel fittings" são amplamente utilizados na conexão da asa com a fuselagem do avião. Esse trabalho aplica o método de elementos finitos na modelagem de um "channel fitting", com o propósito principal de avaliação da distribuição de tensões de acordo com a alteração de alguns parâmetros geométricos. Quatro modelos são construídos e apresentados. Os resultados mostram uma sensibilidade importante dos níveis de tensão de acordo com a posição do furo de conexão com o parafuso. Este trabalho também propõe e descreve um procedimento iterativo que permite a aplicação mais precisa de condições de contorno na zona de contato do "fitting" com estrutura de ligação.Instituto Tecnológico de AeronáuticaJoão Carlos MenezesCristiano Alves PenaCésar Augusto Souto Pereira2004-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=561reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:50Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:561http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:33:36.614Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
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