Avaliação do uso de reamostragem e combinação de modelos em regressão linear múltipla empregando o algoritmo das projeções sucessivas.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Arlindo Rodrigues Galvão Filho
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1081
Resumo: O termo Calibração Multivariada se refere à construção de um modelo matemático que permita prever o valor de uma grandeza de interesse com base em valores medidos de um conjunto de variáveis explicativas. Neste contexto o Algoritmo das Projeções Sucessivas (APS) é uma técnica de seleção de variáveis que objetiva a minimização de problemas de colinearidade em Regressão Linear Múltipla (RLM). Recentemente, constatou-se que a capacidade preditiva de modelos APS-RLM pode ser aprimorada com o uso de um método de reamostragem e combinação de modelos conhecido como subagging. Este trabalho aprofunda o estudo do subagging em conjunto com APS, investigando detalhes que não haviam sido anteriormente contemplados. Para isso, apresenta-se um estudo de caso envolvendo a determinação de umidade e proteína em trigo por espectrometria no infravermelho próximo. Em particular, observa-se que a capacidade preditiva e a sensibilidade a ruído dos modelos resultantes são aprimoradas independentemente da fração de reamostragem adotada no subagging. Adicionalmente, constata-se que o uso de validação cruzada ou validação por série de teste conduzem a resultados similares. Finalmente, tendo em vista o aumento no tempo de cálculo demandado para implementação do subagging, em comparação como APS tradicional, justifica-se o estudo de técnicas para redução da carga computacional envolvida. Neste trabalho propõe-se o uso de uma técnica de regressões sequenciais para facilitar a avaliação de subconjuntos de variáveis na etapa mais demorada do algoritmo.
id ITA_b9bec5b61f4f736cf29fff50da9788b0
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1081
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Avaliação do uso de reamostragem e combinação de modelos em regressão linear múltipla empregando o algoritmo das projeções sucessivas.Análise estatística multivariadaCalibraçãoMétodos de amostragemModelos matemáticosCombinações (Matemática)Variáveis (Matemática)Algoritmo das projeções sucessivasMatemática computacionalMatemáticaComputaçãoO termo Calibração Multivariada se refere à construção de um modelo matemático que permita prever o valor de uma grandeza de interesse com base em valores medidos de um conjunto de variáveis explicativas. Neste contexto o Algoritmo das Projeções Sucessivas (APS) é uma técnica de seleção de variáveis que objetiva a minimização de problemas de colinearidade em Regressão Linear Múltipla (RLM). Recentemente, constatou-se que a capacidade preditiva de modelos APS-RLM pode ser aprimorada com o uso de um método de reamostragem e combinação de modelos conhecido como subagging. Este trabalho aprofunda o estudo do subagging em conjunto com APS, investigando detalhes que não haviam sido anteriormente contemplados. Para isso, apresenta-se um estudo de caso envolvendo a determinação de umidade e proteína em trigo por espectrometria no infravermelho próximo. Em particular, observa-se que a capacidade preditiva e a sensibilidade a ruído dos modelos resultantes são aprimoradas independentemente da fração de reamostragem adotada no subagging. Adicionalmente, constata-se que o uso de validação cruzada ou validação por série de teste conduzem a resultados similares. Finalmente, tendo em vista o aumento no tempo de cálculo demandado para implementação do subagging, em comparação como APS tradicional, justifica-se o estudo de técnicas para redução da carga computacional envolvida. Neste trabalho propõe-se o uso de uma técnica de regressões sequenciais para facilitar a avaliação de subconjuntos de variáveis na etapa mais demorada do algoritmo.Instituto Tecnológico de AeronáuticaRoberto Kawakami Harrop GalvãoMário César Ugulino de AraújoArlindo Rodrigues Galvão Filho2010-09-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1081reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:34Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1081http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:35:17.226Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do uso de reamostragem e combinação de modelos em regressão linear múltipla empregando o algoritmo das projeções sucessivas.
title Avaliação do uso de reamostragem e combinação de modelos em regressão linear múltipla empregando o algoritmo das projeções sucessivas.
spellingShingle Avaliação do uso de reamostragem e combinação de modelos em regressão linear múltipla empregando o algoritmo das projeções sucessivas.
Arlindo Rodrigues Galvão Filho
Análise estatística multivariada
Calibração
Métodos de amostragem
Modelos matemáticos
Combinações (Matemática)
Variáveis (Matemática)
Algoritmo das projeções sucessivas
Matemática computacional
Matemática
Computação
title_short Avaliação do uso de reamostragem e combinação de modelos em regressão linear múltipla empregando o algoritmo das projeções sucessivas.
title_full Avaliação do uso de reamostragem e combinação de modelos em regressão linear múltipla empregando o algoritmo das projeções sucessivas.
title_fullStr Avaliação do uso de reamostragem e combinação de modelos em regressão linear múltipla empregando o algoritmo das projeções sucessivas.
title_full_unstemmed Avaliação do uso de reamostragem e combinação de modelos em regressão linear múltipla empregando o algoritmo das projeções sucessivas.
title_sort Avaliação do uso de reamostragem e combinação de modelos em regressão linear múltipla empregando o algoritmo das projeções sucessivas.
author Arlindo Rodrigues Galvão Filho
author_facet Arlindo Rodrigues Galvão Filho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Roberto Kawakami Harrop Galvão
Mário César Ugulino de Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Arlindo Rodrigues Galvão Filho
dc.subject.por.fl_str_mv Análise estatística multivariada
Calibração
Métodos de amostragem
Modelos matemáticos
Combinações (Matemática)
Variáveis (Matemática)
Algoritmo das projeções sucessivas
Matemática computacional
Matemática
Computação
topic Análise estatística multivariada
Calibração
Métodos de amostragem
Modelos matemáticos
Combinações (Matemática)
Variáveis (Matemática)
Algoritmo das projeções sucessivas
Matemática computacional
Matemática
Computação
dc.description.none.fl_txt_mv O termo Calibração Multivariada se refere à construção de um modelo matemático que permita prever o valor de uma grandeza de interesse com base em valores medidos de um conjunto de variáveis explicativas. Neste contexto o Algoritmo das Projeções Sucessivas (APS) é uma técnica de seleção de variáveis que objetiva a minimização de problemas de colinearidade em Regressão Linear Múltipla (RLM). Recentemente, constatou-se que a capacidade preditiva de modelos APS-RLM pode ser aprimorada com o uso de um método de reamostragem e combinação de modelos conhecido como subagging. Este trabalho aprofunda o estudo do subagging em conjunto com APS, investigando detalhes que não haviam sido anteriormente contemplados. Para isso, apresenta-se um estudo de caso envolvendo a determinação de umidade e proteína em trigo por espectrometria no infravermelho próximo. Em particular, observa-se que a capacidade preditiva e a sensibilidade a ruído dos modelos resultantes são aprimoradas independentemente da fração de reamostragem adotada no subagging. Adicionalmente, constata-se que o uso de validação cruzada ou validação por série de teste conduzem a resultados similares. Finalmente, tendo em vista o aumento no tempo de cálculo demandado para implementação do subagging, em comparação como APS tradicional, justifica-se o estudo de técnicas para redução da carga computacional envolvida. Neste trabalho propõe-se o uso de uma técnica de regressões sequenciais para facilitar a avaliação de subconjuntos de variáveis na etapa mais demorada do algoritmo.
description O termo Calibração Multivariada se refere à construção de um modelo matemático que permita prever o valor de uma grandeza de interesse com base em valores medidos de um conjunto de variáveis explicativas. Neste contexto o Algoritmo das Projeções Sucessivas (APS) é uma técnica de seleção de variáveis que objetiva a minimização de problemas de colinearidade em Regressão Linear Múltipla (RLM). Recentemente, constatou-se que a capacidade preditiva de modelos APS-RLM pode ser aprimorada com o uso de um método de reamostragem e combinação de modelos conhecido como subagging. Este trabalho aprofunda o estudo do subagging em conjunto com APS, investigando detalhes que não haviam sido anteriormente contemplados. Para isso, apresenta-se um estudo de caso envolvendo a determinação de umidade e proteína em trigo por espectrometria no infravermelho próximo. Em particular, observa-se que a capacidade preditiva e a sensibilidade a ruído dos modelos resultantes são aprimoradas independentemente da fração de reamostragem adotada no subagging. Adicionalmente, constata-se que o uso de validação cruzada ou validação por série de teste conduzem a resultados similares. Finalmente, tendo em vista o aumento no tempo de cálculo demandado para implementação do subagging, em comparação como APS tradicional, justifica-se o estudo de técnicas para redução da carga computacional envolvida. Neste trabalho propõe-se o uso de uma técnica de regressões sequenciais para facilitar a avaliação de subconjuntos de variáveis na etapa mais demorada do algoritmo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1081
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Análise estatística multivariada
Calibração
Métodos de amostragem
Modelos matemáticos
Combinações (Matemática)
Variáveis (Matemática)
Algoritmo das projeções sucessivas
Matemática computacional
Matemática
Computação
_version_ 1706804992033161216