WEBLAB : um ambiente de laboratórios de acesso remoto educacional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Fretz Sievers Junior
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1941
Resumo: Este trabalho apresenta um ambiente de laboratório de acesso remoto, denominado WebLab, cujo objetivo principal é possibilitar a realização e controle em tempo real de experimentos, usando como meio a internet. Esse ambiente, que foi testado e validado em aplicações ligadas ao ensino de física, pode ser utilizado com as devidas adaptações, em qualquer área do conhecimento. Do ponto de vista da Engenharia da Computação, a verificação formal da arquitetura do WebLab foi realizada usando uma abordagem de redes de Petri Colorida. As especificações e verificações formais do ambiente baseadas nessas redes, permitiram constatar que as funcionalidades planejadas do modelo pedagógico são realizadas, antes mesmo de sua implementação.
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description Este trabalho apresenta um ambiente de laboratório de acesso remoto, denominado WebLab, cujo objetivo principal é possibilitar a realização e controle em tempo real de experimentos, usando como meio a internet. Esse ambiente, que foi testado e validado em aplicações ligadas ao ensino de física, pode ser utilizado com as devidas adaptações, em qualquer área do conhecimento. Do ponto de vista da Engenharia da Computação, a verificação formal da arquitetura do WebLab foi realizada usando uma abordagem de redes de Petri Colorida. As especificações e verificações formais do ambiente baseadas nessas redes, permitiram constatar que as funcionalidades planejadas do modelo pedagógico são realizadas, antes mesmo de sua implementação.
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