Composição de especialistas locais para classificação de populações.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Omar José Sarmento dos Santos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=87
Resumo: O modelo de Composição de Especialistas Locais (CEL) para classificação de populações constitui uma interessante ferramenta de análise discriminante. Para construção do modelo CEL utiliza-se técnicas discriminantes paramétricas e não-paramétricas, como a Análise Discriminante de Fisher, Logit e Extended DEA-DA. Tais modelos são aplicados numa massa de dados particular como um todo, e na mesma massa de dados clusterizada, visando eleger os especialistas que apresentem melhor desempenho na classificação de populações, ditos vencedores. Ponderam-se os especialistas vencedores nos clusters com o objetivo de construir a composição de especialistas locais (CEL). Realiza-se um estudo de caso onde o modelo CEL é aplicado a um conjunto de empresas classificadas como solventes e insolventes e que serve de sustentáculo para a calibração dos especialistas locais e construção da composição. O presente trabalho tem por objetivo estudar um modelo de Composição de Especialistas Locais (CEL) como instrumento para classificação de populações e compará-lo com o modelo discriminante que apresentou maior número de observações corretamente classificadas numa massa de dados particular, verificando a ocorrência ou não de melhoria no número absoluto de classificações corretas.
id ITA_d54817299ddd39df59fc99bb9f265bad
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:87
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Composição de especialistas locais para classificação de populações.Análise discriminante (Estatística)Modelos matemáticosAnálise de aglomeradosClassificaçõesPopulação (Estatística)Análise estatísticaMétodos estatísticosInteligência artificialMatemáticaO modelo de Composição de Especialistas Locais (CEL) para classificação de populações constitui uma interessante ferramenta de análise discriminante. Para construção do modelo CEL utiliza-se técnicas discriminantes paramétricas e não-paramétricas, como a Análise Discriminante de Fisher, Logit e Extended DEA-DA. Tais modelos são aplicados numa massa de dados particular como um todo, e na mesma massa de dados clusterizada, visando eleger os especialistas que apresentem melhor desempenho na classificação de populações, ditos vencedores. Ponderam-se os especialistas vencedores nos clusters com o objetivo de construir a composição de especialistas locais (CEL). Realiza-se um estudo de caso onde o modelo CEL é aplicado a um conjunto de empresas classificadas como solventes e insolventes e que serve de sustentáculo para a calibração dos especialistas locais e construção da composição. O presente trabalho tem por objetivo estudar um modelo de Composição de Especialistas Locais (CEL) como instrumento para classificação de populações e compará-lo com o modelo discriminante que apresentou maior número de observações corretamente classificadas numa massa de dados particular, verificando a ocorrência ou não de melhoria no número absoluto de classificações corretas. Instituto Tecnológico de AeronáuticaArmando Zeferino MilioniOmar José Sarmento dos Santos2004-00-00info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=87reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:38Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:87http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:32:11.471Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Composição de especialistas locais para classificação de populações.
title Composição de especialistas locais para classificação de populações.
spellingShingle Composição de especialistas locais para classificação de populações.
Omar José Sarmento dos Santos
Análise discriminante (Estatística)
Modelos matemáticos
Análise de aglomerados
Classificações
População (Estatística)
Análise estatística
Métodos estatísticos
Inteligência artificial
Matemática
title_short Composição de especialistas locais para classificação de populações.
title_full Composição de especialistas locais para classificação de populações.
title_fullStr Composição de especialistas locais para classificação de populações.
title_full_unstemmed Composição de especialistas locais para classificação de populações.
title_sort Composição de especialistas locais para classificação de populações.
author Omar José Sarmento dos Santos
author_facet Omar José Sarmento dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Armando Zeferino Milioni
dc.contributor.author.fl_str_mv Omar José Sarmento dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Análise discriminante (Estatística)
Modelos matemáticos
Análise de aglomerados
Classificações
População (Estatística)
Análise estatística
Métodos estatísticos
Inteligência artificial
Matemática
topic Análise discriminante (Estatística)
Modelos matemáticos
Análise de aglomerados
Classificações
População (Estatística)
Análise estatística
Métodos estatísticos
Inteligência artificial
Matemática
dc.description.none.fl_txt_mv O modelo de Composição de Especialistas Locais (CEL) para classificação de populações constitui uma interessante ferramenta de análise discriminante. Para construção do modelo CEL utiliza-se técnicas discriminantes paramétricas e não-paramétricas, como a Análise Discriminante de Fisher, Logit e Extended DEA-DA. Tais modelos são aplicados numa massa de dados particular como um todo, e na mesma massa de dados clusterizada, visando eleger os especialistas que apresentem melhor desempenho na classificação de populações, ditos vencedores. Ponderam-se os especialistas vencedores nos clusters com o objetivo de construir a composição de especialistas locais (CEL). Realiza-se um estudo de caso onde o modelo CEL é aplicado a um conjunto de empresas classificadas como solventes e insolventes e que serve de sustentáculo para a calibração dos especialistas locais e construção da composição. O presente trabalho tem por objetivo estudar um modelo de Composição de Especialistas Locais (CEL) como instrumento para classificação de populações e compará-lo com o modelo discriminante que apresentou maior número de observações corretamente classificadas numa massa de dados particular, verificando a ocorrência ou não de melhoria no número absoluto de classificações corretas.
description O modelo de Composição de Especialistas Locais (CEL) para classificação de populações constitui uma interessante ferramenta de análise discriminante. Para construção do modelo CEL utiliza-se técnicas discriminantes paramétricas e não-paramétricas, como a Análise Discriminante de Fisher, Logit e Extended DEA-DA. Tais modelos são aplicados numa massa de dados particular como um todo, e na mesma massa de dados clusterizada, visando eleger os especialistas que apresentem melhor desempenho na classificação de populações, ditos vencedores. Ponderam-se os especialistas vencedores nos clusters com o objetivo de construir a composição de especialistas locais (CEL). Realiza-se um estudo de caso onde o modelo CEL é aplicado a um conjunto de empresas classificadas como solventes e insolventes e que serve de sustentáculo para a calibração dos especialistas locais e construção da composição. O presente trabalho tem por objetivo estudar um modelo de Composição de Especialistas Locais (CEL) como instrumento para classificação de populações e compará-lo com o modelo discriminante que apresentou maior número de observações corretamente classificadas numa massa de dados particular, verificando a ocorrência ou não de melhoria no número absoluto de classificações corretas.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-00-00
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=87
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=87
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Análise discriminante (Estatística)
Modelos matemáticos
Análise de aglomerados
Classificações
População (Estatística)
Análise estatística
Métodos estatísticos
Inteligência artificial
Matemática
_version_ 1706804984912281600