Análise de juntas reparadas de compósito pelo método dos elementos finitos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Rodrigo Branda Viriato
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1302
Resumo: Durante a fabricação de estruturas de compósito nas aeronaves podem ocorrer defeitos que requerem reparos. O estudo de técnicas de reparo evita o refugo quando essas podem ser reaproveitadas. Nesse intuito, há estudos sobre vantagens e viabilidade de muitas técnicas, dentre as quais através do reparo do tipo spot-face que consiste na aplicação de um patch de composto em local a ser reparado devidamente preparado. É desejável que o tipo do material e orientação das camadas sejam semelhantes para laminado e reparo. Este trabalho realiza a simulação numérica de laminados reparados por essa técnica à ruptura verificando o efeito da variação da orientação do reparo na sua resistência. Conclui-se que é importante que sejam verificadas as recomendações devido ao potencial decréscimo de carga de ruptura para placas reparadas incorretamente. Também é desejável que as peças do reparo tenham identificação visual clara para sua correta aplicação.
id ITA_d64059a58ec2c114a8e18daa3f91614d
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1302
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Análise de juntas reparadas de compósito pelo método dos elementos finitosMateriais compósitosAnálise de falhasJuntas (junções)LaminadosSimulação computadorizadaEstruturas compósitasManutenção de aeronavesEngenharia de materiaisAbsorvedores de radiaçãoDurante a fabricação de estruturas de compósito nas aeronaves podem ocorrer defeitos que requerem reparos. O estudo de técnicas de reparo evita o refugo quando essas podem ser reaproveitadas. Nesse intuito, há estudos sobre vantagens e viabilidade de muitas técnicas, dentre as quais através do reparo do tipo spot-face que consiste na aplicação de um patch de composto em local a ser reparado devidamente preparado. É desejável que o tipo do material e orientação das camadas sejam semelhantes para laminado e reparo. Este trabalho realiza a simulação numérica de laminados reparados por essa técnica à ruptura verificando o efeito da variação da orientação do reparo na sua resistência. Conclui-se que é importante que sejam verificadas as recomendações devido ao potencial decréscimo de carga de ruptura para placas reparadas incorretamente. Também é desejável que as peças do reparo tenham identificação visual clara para sua correta aplicação.Instituto Tecnológico de AeronáuticaSérgio Frascino Müller de AlmeidaRodrigo Branda Viriato2010-04-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1302reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:39Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1302http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:36:02.32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Análise de juntas reparadas de compósito pelo método dos elementos finitos
title Análise de juntas reparadas de compósito pelo método dos elementos finitos
spellingShingle Análise de juntas reparadas de compósito pelo método dos elementos finitos
Rodrigo Branda Viriato
Materiais compósitos
Análise de falhas
Juntas (junções)
Laminados
Simulação computadorizada
Estruturas compósitas
Manutenção de aeronaves
Engenharia de materiais
Absorvedores de radiação
title_short Análise de juntas reparadas de compósito pelo método dos elementos finitos
title_full Análise de juntas reparadas de compósito pelo método dos elementos finitos
title_fullStr Análise de juntas reparadas de compósito pelo método dos elementos finitos
title_full_unstemmed Análise de juntas reparadas de compósito pelo método dos elementos finitos
title_sort Análise de juntas reparadas de compósito pelo método dos elementos finitos
author Rodrigo Branda Viriato
author_facet Rodrigo Branda Viriato
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sérgio Frascino Müller de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigo Branda Viriato
dc.subject.por.fl_str_mv Materiais compósitos
Análise de falhas
Juntas (junções)
Laminados
Simulação computadorizada
Estruturas compósitas
Manutenção de aeronaves
Engenharia de materiais
Absorvedores de radiação
topic Materiais compósitos
Análise de falhas
Juntas (junções)
Laminados
Simulação computadorizada
Estruturas compósitas
Manutenção de aeronaves
Engenharia de materiais
Absorvedores de radiação
dc.description.none.fl_txt_mv Durante a fabricação de estruturas de compósito nas aeronaves podem ocorrer defeitos que requerem reparos. O estudo de técnicas de reparo evita o refugo quando essas podem ser reaproveitadas. Nesse intuito, há estudos sobre vantagens e viabilidade de muitas técnicas, dentre as quais através do reparo do tipo spot-face que consiste na aplicação de um patch de composto em local a ser reparado devidamente preparado. É desejável que o tipo do material e orientação das camadas sejam semelhantes para laminado e reparo. Este trabalho realiza a simulação numérica de laminados reparados por essa técnica à ruptura verificando o efeito da variação da orientação do reparo na sua resistência. Conclui-se que é importante que sejam verificadas as recomendações devido ao potencial decréscimo de carga de ruptura para placas reparadas incorretamente. Também é desejável que as peças do reparo tenham identificação visual clara para sua correta aplicação.
description Durante a fabricação de estruturas de compósito nas aeronaves podem ocorrer defeitos que requerem reparos. O estudo de técnicas de reparo evita o refugo quando essas podem ser reaproveitadas. Nesse intuito, há estudos sobre vantagens e viabilidade de muitas técnicas, dentre as quais através do reparo do tipo spot-face que consiste na aplicação de um patch de composto em local a ser reparado devidamente preparado. É desejável que o tipo do material e orientação das camadas sejam semelhantes para laminado e reparo. Este trabalho realiza a simulação numérica de laminados reparados por essa técnica à ruptura verificando o efeito da variação da orientação do reparo na sua resistência. Conclui-se que é importante que sejam verificadas as recomendações devido ao potencial decréscimo de carga de ruptura para placas reparadas incorretamente. Também é desejável que as peças do reparo tenham identificação visual clara para sua correta aplicação.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1302
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Materiais compósitos
Análise de falhas
Juntas (junções)
Laminados
Simulação computadorizada
Estruturas compósitas
Manutenção de aeronaves
Engenharia de materiais
Absorvedores de radiação
_version_ 1706804993441398784