Exportação concluída — 

Análise da deriva de microplásticos na Lagoa de Araruama - RJ

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2025
Autor(a) principal: Benevides, Raphael de Oliveira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847883
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise sobre o transporte de microplásticos na Lagoa de Araruama, RJ. Em relação à densidade da água no local, considerou-se microplásticos leves, que boiam, neutros, que ficam distribuídos na coluna d’água, e densos que tendem a ir para o fundo, podendo se depositar e serem ressuspensos. O trabalho foi desenvolvido com suporte de uma modelagem hidrodinâmica 3D utilizando o SisBaHiA - Sistema Base de Hidrodinâmica Ambiental. A partir do modelo hidrodinâmico, foram construídos modelos de transporte lagrangeanos para analisar o transporte de microplásticos na lagoa. Foram feitos modelos considerando o transporte na camada superficial para os microplásticos leves; modelos médios na coluna d’água para os microplásticos neutros; e modelos considerando a camada de fundo para os microplásticos densos. Os resultados hidrodinâmicos mostraram que na parte mais interna da lagoa a principal força motriz do escoamento são os ventos, que sopram predominantemente de nordeste, ao passo que nas proximidades do Canal de Itajuru as marés são mais importantes. O estudo permitiu identificar que os microplásticos leves tendem a ser transportados e acumulados na margem sul da lagoa; os microplásticos neutros tendem a ficar presos em vórtices que ocorrem nas diversas enseadas da lagoa; e os microplásticos densos tendem a se acumular na margem norte, perto de suas fontes. Foi constatado que a lagoa acumula microplásticos em vez de exportá-los para o mar.
id MB_4e90349ec0e7edca66a752c74b7d7cff
oai_identifier_str oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/847883
network_acronym_str MB
network_name_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
repository_id_str
spelling Análise da deriva de microplásticos na Lagoa de Araruama - RJMicroplásticoLagos de AraruamaTransporteEngenharia oceânicaEste trabalho apresenta uma análise sobre o transporte de microplásticos na Lagoa de Araruama, RJ. Em relação à densidade da água no local, considerou-se microplásticos leves, que boiam, neutros, que ficam distribuídos na coluna d’água, e densos que tendem a ir para o fundo, podendo se depositar e serem ressuspensos. O trabalho foi desenvolvido com suporte de uma modelagem hidrodinâmica 3D utilizando o SisBaHiA - Sistema Base de Hidrodinâmica Ambiental. A partir do modelo hidrodinâmico, foram construídos modelos de transporte lagrangeanos para analisar o transporte de microplásticos na lagoa. Foram feitos modelos considerando o transporte na camada superficial para os microplásticos leves; modelos médios na coluna d’água para os microplásticos neutros; e modelos considerando a camada de fundo para os microplásticos densos. Os resultados hidrodinâmicos mostraram que na parte mais interna da lagoa a principal força motriz do escoamento são os ventos, que sopram predominantemente de nordeste, ao passo que nas proximidades do Canal de Itajuru as marés são mais importantes. O estudo permitiu identificar que os microplásticos leves tendem a ser transportados e acumulados na margem sul da lagoa; os microplásticos neutros tendem a ficar presos em vórtices que ocorrem nas diversas enseadas da lagoa; e os microplásticos densos tendem a se acumular na margem norte, perto de suas fontes. Foi constatado que a lagoa acumula microplásticos em vez de exportá-los para o mar.Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)Rosman, Paulo Cesar ColonnaBenevides, Raphael de Oliveira2025-06-16T19:07:39Z2025-06-16T19:07:39Z2025info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847883info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MB2025-06-16T19:07:40Zoai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/847883Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2025-06-16T19:07:40Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da deriva de microplásticos na Lagoa de Araruama - RJ
title Análise da deriva de microplásticos na Lagoa de Araruama - RJ
spellingShingle Análise da deriva de microplásticos na Lagoa de Araruama - RJ
Benevides, Raphael de Oliveira
Microplástico
Lagos de Araruama
Transporte
Engenharia oceânica
title_short Análise da deriva de microplásticos na Lagoa de Araruama - RJ
title_full Análise da deriva de microplásticos na Lagoa de Araruama - RJ
title_fullStr Análise da deriva de microplásticos na Lagoa de Araruama - RJ
title_full_unstemmed Análise da deriva de microplásticos na Lagoa de Araruama - RJ
title_sort Análise da deriva de microplásticos na Lagoa de Araruama - RJ
author Benevides, Raphael de Oliveira
author_facet Benevides, Raphael de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosman, Paulo Cesar Colonna
dc.contributor.author.fl_str_mv Benevides, Raphael de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Microplástico
Lagos de Araruama
Transporte
Engenharia oceânica
topic Microplástico
Lagos de Araruama
Transporte
Engenharia oceânica
description Este trabalho apresenta uma análise sobre o transporte de microplásticos na Lagoa de Araruama, RJ. Em relação à densidade da água no local, considerou-se microplásticos leves, que boiam, neutros, que ficam distribuídos na coluna d’água, e densos que tendem a ir para o fundo, podendo se depositar e serem ressuspensos. O trabalho foi desenvolvido com suporte de uma modelagem hidrodinâmica 3D utilizando o SisBaHiA - Sistema Base de Hidrodinâmica Ambiental. A partir do modelo hidrodinâmico, foram construídos modelos de transporte lagrangeanos para analisar o transporte de microplásticos na lagoa. Foram feitos modelos considerando o transporte na camada superficial para os microplásticos leves; modelos médios na coluna d’água para os microplásticos neutros; e modelos considerando a camada de fundo para os microplásticos densos. Os resultados hidrodinâmicos mostraram que na parte mais interna da lagoa a principal força motriz do escoamento são os ventos, que sopram predominantemente de nordeste, ao passo que nas proximidades do Canal de Itajuru as marés são mais importantes. O estudo permitiu identificar que os microplásticos leves tendem a ser transportados e acumulados na margem sul da lagoa; os microplásticos neutros tendem a ficar presos em vórtices que ocorrem nas diversas enseadas da lagoa; e os microplásticos densos tendem a se acumular na margem norte, perto de suas fontes. Foi constatado que a lagoa acumula microplásticos em vez de exportá-los para o mar.
publishDate 2025
dc.date.none.fl_str_mv 2025-06-16T19:07:39Z
2025-06-16T19:07:39Z
2025
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847883
url https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
instname:Marinha do Brasil (MB)
instacron:MB
instname_str Marinha do Brasil (MB)
instacron_str MB
institution MB
reponame_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
collection Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)
repository.mail.fl_str_mv dphdm.repositorio@marinha.mil.br
_version_ 1855762809120358400