Análise do compartimento hidrodinâmico de um perfil na esteira turbilhonar de um cilindro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Ribeiro, Allan Bessa Susini
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
CFD
TVD
Link de acesso: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847012
Resumo: Este trabalho desenvolve um modelo com um perfil NACA 0012 alinhado a jusante de um cilindro e a solução numérica das equações de Reynolds Avereged Navier-Stokes é obtida utilizando-se o método dos volumes finitos e o esquema TVD de ROE (1984) e SWEBY (1984). O escoamento turbulento ao redor dos corpos foi simulado utilizando o modelo de turbulência κ-ω SST de MENTER (1993) e para a geração da malha computacional foi utilizada a técnica Chimera, também conhecida como Overset Mesh. No modelo desenvolvido foram considerados três afastamentos entre os corpos e três ângulos de ataques do perfil, além das simulações envolvendo o perfil isolado. Dos resultados observou-se que as propriedades hidrodinâmicas do perfil decaem quando susceptível a esteira turbilhonar do cilindro e que o comportamento das propriedades hidrodinâmicas se alteram dependendo do afastamento entre os corpos, do ângulo de ataque do perfil ou do número de Reynolds simulado.
id MB_6cb2202e888b47e36178ccfcbcacad7b
oai_identifier_str oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/847012
network_acronym_str MB
network_name_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
repository_id_str
spelling Análise do compartimento hidrodinâmico de um perfil na esteira turbilhonar de um cilindroCFDTVDRoy-SwebyEngenharia navalDiretoria-Geral do Material da Marinha (DGMM)Este trabalho desenvolve um modelo com um perfil NACA 0012 alinhado a jusante de um cilindro e a solução numérica das equações de Reynolds Avereged Navier-Stokes é obtida utilizando-se o método dos volumes finitos e o esquema TVD de ROE (1984) e SWEBY (1984). O escoamento turbulento ao redor dos corpos foi simulado utilizando o modelo de turbulência κ-ω SST de MENTER (1993) e para a geração da malha computacional foi utilizada a técnica Chimera, também conhecida como Overset Mesh. No modelo desenvolvido foram considerados três afastamentos entre os corpos e três ângulos de ataques do perfil, além das simulações envolvendo o perfil isolado. Dos resultados observou-se que as propriedades hidrodinâmicas do perfil decaem quando susceptível a esteira turbilhonar do cilindro e que o comportamento das propriedades hidrodinâmicas se alteram dependendo do afastamento entre os corpos, do ângulo de ataque do perfil ou do número de Reynolds simulado.This work develops a model with a NACA 0012 profile aligned downstream of a cylinder and the numerical solution of the Reynolds Avereged Navier-Stokes equations is obtained using the finite volume method and the TVD scheme of ROE (1984) & SWEBY (1984). The turbulent flow around the bodies was simulated utilizing the MENTER (1993) κ-ω SST turbulence model. The Chimera technique, also known as Overset Mesh, was used to generate the computational mesh. In the developed model, three distances between the bodies and three attack angles of the profile were considered, in addition to the simulations involving the isolated profile. From the results, it was observed that the hydrodynamic properties of the profile decay when susceptible to the swirling wake of the cylinder. Also was observed that the behavior of the hydrodynamic properties changes depending on the distance between the bodies, the angle of attack of the profile or the simulated Reynolds number.Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)Wanderley, Juan Bautista VillaRibeiro, Allan Bessa Susini2024-07-02T17:22:24Z2024-07-02T17:22:24Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847012info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MB2025-08-26T18:42:23Zoai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/847012Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2025-08-26T18:42:23Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do compartimento hidrodinâmico de um perfil na esteira turbilhonar de um cilindro
title Análise do compartimento hidrodinâmico de um perfil na esteira turbilhonar de um cilindro
spellingShingle Análise do compartimento hidrodinâmico de um perfil na esteira turbilhonar de um cilindro
Ribeiro, Allan Bessa Susini
CFD
TVD
Roy-Sweby
Engenharia naval
Diretoria-Geral do Material da Marinha (DGMM)
title_short Análise do compartimento hidrodinâmico de um perfil na esteira turbilhonar de um cilindro
title_full Análise do compartimento hidrodinâmico de um perfil na esteira turbilhonar de um cilindro
title_fullStr Análise do compartimento hidrodinâmico de um perfil na esteira turbilhonar de um cilindro
title_full_unstemmed Análise do compartimento hidrodinâmico de um perfil na esteira turbilhonar de um cilindro
title_sort Análise do compartimento hidrodinâmico de um perfil na esteira turbilhonar de um cilindro
author Ribeiro, Allan Bessa Susini
author_facet Ribeiro, Allan Bessa Susini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wanderley, Juan Bautista Villa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Allan Bessa Susini
dc.subject.por.fl_str_mv CFD
TVD
Roy-Sweby
Engenharia naval
Diretoria-Geral do Material da Marinha (DGMM)
topic CFD
TVD
Roy-Sweby
Engenharia naval
Diretoria-Geral do Material da Marinha (DGMM)
description Este trabalho desenvolve um modelo com um perfil NACA 0012 alinhado a jusante de um cilindro e a solução numérica das equações de Reynolds Avereged Navier-Stokes é obtida utilizando-se o método dos volumes finitos e o esquema TVD de ROE (1984) e SWEBY (1984). O escoamento turbulento ao redor dos corpos foi simulado utilizando o modelo de turbulência κ-ω SST de MENTER (1993) e para a geração da malha computacional foi utilizada a técnica Chimera, também conhecida como Overset Mesh. No modelo desenvolvido foram considerados três afastamentos entre os corpos e três ângulos de ataques do perfil, além das simulações envolvendo o perfil isolado. Dos resultados observou-se que as propriedades hidrodinâmicas do perfil decaem quando susceptível a esteira turbilhonar do cilindro e que o comportamento das propriedades hidrodinâmicas se alteram dependendo do afastamento entre os corpos, do ângulo de ataque do perfil ou do número de Reynolds simulado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2024-07-02T17:22:24Z
2024-07-02T17:22:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847012
url https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
instname:Marinha do Brasil (MB)
instacron:MB
instname_str Marinha do Brasil (MB)
instacron_str MB
institution MB
reponame_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
collection Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)
repository.mail.fl_str_mv dphdm.repositorio@marinha.mil.br
_version_ 1855762805082292224