Políticas Públicas para a pós-graduação stricto sensu profissional: uma análise do programa de pós-graduação em estudos marítimos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Tonacio Junior, Paulo Cezar
Orientador(a): Almeida, Nival Nunes de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Guerra Naval (EGN)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844825
Resumo: A articulação da formação e da atuação de mestres e doutores com escopo a um aprimoramento profissional tem sido um debate contemporâneo e desafio para os cursos de pós-graduação stricto sensu, haja vista os programas profissionais e as políticas públicas endereçadas a este fim. Neste prisma, há o Programa de Pós-Graduação de Estudos Marítimo (PPGEM), partícipe desse processo e pioneiro no que diz respeito à abertura de um Doutorado Profissional, na área de Ciência Política e Relações Internacionais. Desde 2013, o programa busca conceber uma vertente profissional a uma área que a primazia é das teorias e seus desdobramentos. Portanto, faz-se necessário investigar o que foi construído e o que ainda poderá ser realizado como programa profissional. Dessa forma, este estudo teve como objetivo analisar a trajetória do PPGEM enquanto inserido no contexto de políticas públicas de pós-graduação stricto sensu profissional, a partir das normas sobre o tema, dos documentos colhidos e entrevistas realizadas com os idealizadores e alunos do PPGEM. Com o fito de atender aos objetivos, buscou-se elaborar um referencial teórico que abordasse as dinâmicas envolvidas na pesquisa. Para tal, lançou-se um olhar sobre teorias e ciclos de políticas públicas, como foco na fase de implementação, além disso, expuseram-se conceitos sobre qualificação no e para o mundo do trabalho, tendo sido apresentadas as bases sobre competências e o Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E). Para uma melhor contextualização do PPGEM, foi realizado um levantamento bibliográfico acerca da trajetória da pós-graduação no Brasil, com foco nos programas profissionais. Realizou-se ainda um levantamento documental sobre o PPGEM, de maneira a traçar um percurso histórico do programa, além de entrevistas com autoridades, docentes e discentes. Todos os dados ora elencados foram analisados e categorizados à luz da análise de conteúdo, desvelando-se quatro categorias básicas de inferência, a saber: histórico até o início das atividades do PPGEM; conceito de estudos marítimos na construção da identidade do PPGEM; a opção por um programa de pós-graduação stricto sensu na modalidade profissional; e a consolidação do PPGEM enquanto programa de pós-graduação stricto sensu profissional. A análise dos dados evidenciou os desafios de se consolidar uma pós-graduação profissional, dado ser uma modalidade ainda recente no âmbito da área de Ciências Políticas e Relações Internacionais (CP/RI) e a resistência em se vencer o histórico na pós-graduação no Brasil dessa área. Por outro lado, o PPGEM destacou-se neste contexto, a exemplo disso, pode-se citar a mudança da nota na última avaliação quadrienal (2013-2016) de “3” para “5” e a pioneira autorização para abertura de um Doutorado Profissional. Por fim, apontaram-se possíveis ações no intuito de contribuir para o desenvolvimento do PPGEM e propostas de pesquisas acerca do tema para estudos futuros.
id MB_a64edd59e9d4c36069df6ac0e5a23b41
oai_identifier_str oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/844825
network_acronym_str MB
network_name_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
repository_id_str
spelling Tonacio Junior, Paulo CezarAlmeida, Nival Nunes de2022-07-05T18:13:48Z2022-07-05T18:13:48Z2020http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844825A articulação da formação e da atuação de mestres e doutores com escopo a um aprimoramento profissional tem sido um debate contemporâneo e desafio para os cursos de pós-graduação stricto sensu, haja vista os programas profissionais e as políticas públicas endereçadas a este fim. Neste prisma, há o Programa de Pós-Graduação de Estudos Marítimo (PPGEM), partícipe desse processo e pioneiro no que diz respeito à abertura de um Doutorado Profissional, na área de Ciência Política e Relações Internacionais. Desde 2013, o programa busca conceber uma vertente profissional a uma área que a primazia é das teorias e seus desdobramentos. Portanto, faz-se necessário investigar o que foi construído e o que ainda poderá ser realizado como programa profissional. Dessa forma, este estudo teve como objetivo analisar a trajetória do PPGEM enquanto inserido no contexto de políticas públicas de pós-graduação stricto sensu profissional, a partir das normas sobre o tema, dos documentos colhidos e entrevistas realizadas com os idealizadores e alunos do PPGEM. Com o fito de atender aos objetivos, buscou-se elaborar um referencial teórico que abordasse as dinâmicas envolvidas na pesquisa. Para tal, lançou-se um olhar sobre teorias e ciclos de políticas públicas, como foco na fase de implementação, além disso, expuseram-se conceitos sobre qualificação no e para o mundo do trabalho, tendo sido apresentadas as bases sobre competências e o Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E). Para uma melhor contextualização do PPGEM, foi realizado um levantamento bibliográfico acerca da trajetória da pós-graduação no Brasil, com foco nos programas profissionais. Realizou-se ainda um levantamento documental sobre o PPGEM, de maneira a traçar um percurso histórico do programa, além de entrevistas com autoridades, docentes e discentes. Todos os dados ora elencados foram analisados e categorizados à luz da análise de conteúdo, desvelando-se quatro categorias básicas de inferência, a saber: histórico até o início das atividades do PPGEM; conceito de estudos marítimos na construção da identidade do PPGEM; a opção por um programa de pós-graduação stricto sensu na modalidade profissional; e a consolidação do PPGEM enquanto programa de pós-graduação stricto sensu profissional. A análise dos dados evidenciou os desafios de se consolidar uma pós-graduação profissional, dado ser uma modalidade ainda recente no âmbito da área de Ciências Políticas e Relações Internacionais (CP/RI) e a resistência em se vencer o histórico na pós-graduação no Brasil dessa área. Por outro lado, o PPGEM destacou-se neste contexto, a exemplo disso, pode-se citar a mudança da nota na última avaliação quadrienal (2013-2016) de “3” para “5” e a pioneira autorização para abertura de um Doutorado Profissional. Por fim, apontaram-se possíveis ações no intuito de contribuir para o desenvolvimento do PPGEM e propostas de pesquisas acerca do tema para estudos futuros.Dissertação (Mestrado) - Escola de Guerra Naval, Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM), 2020An articulation of training and performance of masters and doctors with the scope of professional improvement has been in a contemporary debate and a challenge for strictly sensory postgraduate courses, in view of the professional programs and public policies addressed to this end. In this light, there is the Postgraduate Program in Maritime Studies, part of this process and a pioneer with regard to the opening of a Professional Doctorate, in the area of Political Sciences and International Relations. Since 2013, the program seeks to conceive a professional aspect, an area that is primarily of theories and their consequences. Therefore, it is necessary to investigate what was built and what can still be accomplished as a professional program. Thus, this study aimed to assess the trajectory of PPGEM, while inserted in the context of strictly professional postgraduate public policies, based on the norms on the topic, the documents collected and the interviews with the creators and students of PPGEM. With the fulfillment of objectives, we seek to develop a theoretical framework that addresses the dynamics used in the research. To this end, a look at theories and cycles of public policies was launched, with a focus on the implementation phase, in addition, concepts about qualification are expelled in the world of work, having been used as a basis on practices and training, Development and Education. For a better contextualization of the PPGEM, a bibliographic survey was carried out on the trajectory of graduate studies in Brazil, focusing on professional programs. There was also a documentary survey on the PPGEM, how to trace a historical path of the program, in addition to interviews with authorities, documents and students. All the data listed here were analyzed and categorized in the light of content analysis, four basic categories of inference were developed, one knowledge: history until the beginning of the activities of the PPGEM; concept of maritime studies in the construction of the PPGEM identity; an option for a professional stricto sensu graduate program; and a strengthening of PPGEM as a strictly professional graduate program. An analysis of the data showed the challenges of consolidating a professional postgraduate course, given a new way in the area of Political Sciences and International Relations and the resistance in overcoming the postgraduate history in Brazil this year. area. On the other hand, or the PPGEM highlighted in this context, for example, it can cite a change in the last quadrennial evaluation (2013-2016) from "3" to "5" and a pioneer in opening a professional doctorate. Finally, it is possible that some actions do not intend to contribute to the development of the PPGEM and research proposals on the subject for future studies.porEscola de Guerra Naval (EGN)masterThesis (Mestrado) – Escola de Guerra Naval, Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM), 2020Educação – Estudo e ensino (Pós-graduação profissional)Mar-EstudosPolítica PúblicaPolíticas Públicas para a pós-graduação stricto sensu profissional: uma análise do programa de pós-graduação em estudos marítimosUma análise do programa de pós-graduação em estudos marítimosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBORIGINALPPGEM 2020 - TONACIO 2020.pdfPPGEM 2020 - TONACIO 2020.pdfapplication/pdf1163794https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844825/1/PPGEM%202020%20-%20TONACIO%202020.pdf2c5069cefb726a57ae9e6b755915b0c5MD51TEXTPPGEM 2020 - TONACIO 2020.pdf.txtPPGEM 2020 - TONACIO 2020.pdf.txtExtracted texttext/plain287577https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844825/2/PPGEM%202020%20-%20TONACIO%202020.pdf.txt11ea513d8e239b5f125e43c1b46937f2MD52THUMBNAILPPGEM 2020 - TONACIO 2020.pdf.jpgPPGEM 2020 - TONACIO 2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1279https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844825/3/PPGEM%202020%20-%20TONACIO%202020.pdf.jpge0bd8e50406f5856fa768f1a382e9ce8MD53ripcmb/8448252022-11-18 22:42:50.864oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/844825Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2024-03-20T14:15:22.686404Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Políticas Públicas para a pós-graduação stricto sensu profissional: uma análise do programa de pós-graduação em estudos marítimos
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Uma análise do programa de pós-graduação em estudos marítimos
title Políticas Públicas para a pós-graduação stricto sensu profissional: uma análise do programa de pós-graduação em estudos marítimos
spellingShingle Políticas Públicas para a pós-graduação stricto sensu profissional: uma análise do programa de pós-graduação em estudos marítimos
Tonacio Junior, Paulo Cezar
Educação – Estudo e ensino (Pós-graduação profissional)
Mar-Estudos
Política Pública
title_short Políticas Públicas para a pós-graduação stricto sensu profissional: uma análise do programa de pós-graduação em estudos marítimos
title_full Políticas Públicas para a pós-graduação stricto sensu profissional: uma análise do programa de pós-graduação em estudos marítimos
title_fullStr Políticas Públicas para a pós-graduação stricto sensu profissional: uma análise do programa de pós-graduação em estudos marítimos
title_full_unstemmed Políticas Públicas para a pós-graduação stricto sensu profissional: uma análise do programa de pós-graduação em estudos marítimos
title_sort Políticas Públicas para a pós-graduação stricto sensu profissional: uma análise do programa de pós-graduação em estudos marítimos
author Tonacio Junior, Paulo Cezar
author_facet Tonacio Junior, Paulo Cezar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonacio Junior, Paulo Cezar
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Nival Nunes de
contributor_str_mv Almeida, Nival Nunes de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação – Estudo e ensino (Pós-graduação profissional)
Mar-Estudos
Política Pública
topic Educação – Estudo e ensino (Pós-graduação profissional)
Mar-Estudos
Política Pública
description A articulação da formação e da atuação de mestres e doutores com escopo a um aprimoramento profissional tem sido um debate contemporâneo e desafio para os cursos de pós-graduação stricto sensu, haja vista os programas profissionais e as políticas públicas endereçadas a este fim. Neste prisma, há o Programa de Pós-Graduação de Estudos Marítimo (PPGEM), partícipe desse processo e pioneiro no que diz respeito à abertura de um Doutorado Profissional, na área de Ciência Política e Relações Internacionais. Desde 2013, o programa busca conceber uma vertente profissional a uma área que a primazia é das teorias e seus desdobramentos. Portanto, faz-se necessário investigar o que foi construído e o que ainda poderá ser realizado como programa profissional. Dessa forma, este estudo teve como objetivo analisar a trajetória do PPGEM enquanto inserido no contexto de políticas públicas de pós-graduação stricto sensu profissional, a partir das normas sobre o tema, dos documentos colhidos e entrevistas realizadas com os idealizadores e alunos do PPGEM. Com o fito de atender aos objetivos, buscou-se elaborar um referencial teórico que abordasse as dinâmicas envolvidas na pesquisa. Para tal, lançou-se um olhar sobre teorias e ciclos de políticas públicas, como foco na fase de implementação, além disso, expuseram-se conceitos sobre qualificação no e para o mundo do trabalho, tendo sido apresentadas as bases sobre competências e o Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E). Para uma melhor contextualização do PPGEM, foi realizado um levantamento bibliográfico acerca da trajetória da pós-graduação no Brasil, com foco nos programas profissionais. Realizou-se ainda um levantamento documental sobre o PPGEM, de maneira a traçar um percurso histórico do programa, além de entrevistas com autoridades, docentes e discentes. Todos os dados ora elencados foram analisados e categorizados à luz da análise de conteúdo, desvelando-se quatro categorias básicas de inferência, a saber: histórico até o início das atividades do PPGEM; conceito de estudos marítimos na construção da identidade do PPGEM; a opção por um programa de pós-graduação stricto sensu na modalidade profissional; e a consolidação do PPGEM enquanto programa de pós-graduação stricto sensu profissional. A análise dos dados evidenciou os desafios de se consolidar uma pós-graduação profissional, dado ser uma modalidade ainda recente no âmbito da área de Ciências Políticas e Relações Internacionais (CP/RI) e a resistência em se vencer o histórico na pós-graduação no Brasil dessa área. Por outro lado, o PPGEM destacou-se neste contexto, a exemplo disso, pode-se citar a mudança da nota na última avaliação quadrienal (2013-2016) de “3” para “5” e a pioneira autorização para abertura de um Doutorado Profissional. Por fim, apontaram-se possíveis ações no intuito de contribuir para o desenvolvimento do PPGEM e propostas de pesquisas acerca do tema para estudos futuros.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-05T18:13:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-05T18:13:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844825
url http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv masterThesis (Mestrado) – Escola de Guerra Naval, Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM), 2020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Guerra Naval (EGN)
publisher.none.fl_str_mv Escola de Guerra Naval (EGN)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
instname:Marinha do Brasil (MB)
instacron:MB
instname_str Marinha do Brasil (MB)
instacron_str MB
institution MB
reponame_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
collection Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844825/1/PPGEM%202020%20-%20TONACIO%202020.pdf
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844825/2/PPGEM%202020%20-%20TONACIO%202020.pdf.txt
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844825/3/PPGEM%202020%20-%20TONACIO%202020.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2c5069cefb726a57ae9e6b755915b0c5
11ea513d8e239b5f125e43c1b46937f2
e0bd8e50406f5856fa768f1a382e9ce8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)
repository.mail.fl_str_mv dphdm.repositorio@marinha.mil.br
_version_ 1794067774765531136