MARKETING DE RELACIONAMENTO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: Estudo de caso da Universidade Metodista de São Paulo e da Universidade Metodista de Piracicaba

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Garcia, Paulo Roberto Salles
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/942
Resumo: O marketing de relacionamento como ferramenta para atrair e fidelizar os alunos do ensino superior privado é o tema desta pesquisa. Trata-se de um estudo de caso múltiplo incorporado enfocando a Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e a Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e que tem como objetivos principais apontar fatores que motivam os estudantes a escolher determinadas instituições de ensino superior, identificar a maneira como elas atuam na tarefa de atraí-los com vistas a estabelecer um relacionamento e uma comunicação eficientes com esses públicos de interesse e fidelizálos, bem como analisar a real efetividade das ações desenvolvidas pelas IESs. Propõe-se uma incursão teórica para abordar motivações psicológicas, culturais, econômicas e sociais relacionadas ao ato de consumir e estabelecer uma correlação com o consumidor-aluno . Discutem-se também características do marketing de relacionamento associadas ao contexto educacional e apontam-se dificuldades/desafios vivenciados pelas instituições nos esforços de criar e estreitar os laços com os estudantes com vistas a tornar tais laços duradouros. Foram aplicados 1.400 questionários em ambas as universidades a fim de identificar, entre outros aspectos, atributos desejáveis de uma IES, fatores influenciadores para o abandono dela e características associadas a processos comunicacionais que representam diferenciais. O estudo apontou que, apesar de as dificuldades financeiras serem um componente que interfere na atração e na fidelização dos alunos, outros também são determinantes, como o nível de excelência de ensino, o corpo docente e a qualidade do relacionamento que as instituições de ensino estabelecem com tais públicos. Tal qualidade passa, obrigatoriamente, por atributos como liberdade para expressar ideias, espaço de diálogo e transparência na comunicação, elementos desafiadores ao modelo vigente e estimuladores a um novo fazer educacional.
id METODISTA_14861756e8162a3dc30a2e72eab0804c
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/942
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling MARKETING DE RELACIONAMENTO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: Estudo de caso da Universidade Metodista de São Paulo e da Universidade Metodista de PiracicabaComunicaçãoMarketing de relacionamentoInstituições de ensino superior. Fidelização.CommunicationRelationship MarketingHigher Education InstitutionsConsumer loyalty.CNPQ::CIENCIAS HUMANASO marketing de relacionamento como ferramenta para atrair e fidelizar os alunos do ensino superior privado é o tema desta pesquisa. Trata-se de um estudo de caso múltiplo incorporado enfocando a Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e a Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e que tem como objetivos principais apontar fatores que motivam os estudantes a escolher determinadas instituições de ensino superior, identificar a maneira como elas atuam na tarefa de atraí-los com vistas a estabelecer um relacionamento e uma comunicação eficientes com esses públicos de interesse e fidelizálos, bem como analisar a real efetividade das ações desenvolvidas pelas IESs. Propõe-se uma incursão teórica para abordar motivações psicológicas, culturais, econômicas e sociais relacionadas ao ato de consumir e estabelecer uma correlação com o consumidor-aluno . Discutem-se também características do marketing de relacionamento associadas ao contexto educacional e apontam-se dificuldades/desafios vivenciados pelas instituições nos esforços de criar e estreitar os laços com os estudantes com vistas a tornar tais laços duradouros. Foram aplicados 1.400 questionários em ambas as universidades a fim de identificar, entre outros aspectos, atributos desejáveis de uma IES, fatores influenciadores para o abandono dela e características associadas a processos comunicacionais que representam diferenciais. O estudo apontou que, apesar de as dificuldades financeiras serem um componente que interfere na atração e na fidelização dos alunos, outros também são determinantes, como o nível de excelência de ensino, o corpo docente e a qualidade do relacionamento que as instituições de ensino estabelecem com tais públicos. Tal qualidade passa, obrigatoriamente, por atributos como liberdade para expressar ideias, espaço de diálogo e transparência na comunicação, elementos desafiadores ao modelo vigente e estimuladores a um novo fazer educacional.Relationship marketing as a tool to attract and retain students of private higher education is the theme of this research. This is a multiple embedded case study focusing on the Methodist University of São Paulo (UMESP) and Methodist University of Piracicaba (UNIMEP) which has as main objectives to point to factors that motivate students to choose certain higher education institutions, identifying how they act on the task of attracting them aiming to establish a relationship and effective communication with these stakeholders and keep them, as well as assessing the actual effectiveness of actions taken by the institutions. It proposes a theoretical incursion to address psychological motivations, cultural, economic and social issues related to the act of consuming and establish a correlation with the consumer-student . It also discusses characteristics of relationship marketing linked to the educational context and points to difficulties/challenges experienced by educational institutions in efforts to create and strengthen ties with students in order to make such a lasting partnership. 1400 questionnaires were administered at both universities to identify, among other things, desirableattributes of a high education institution, influencing factors for abandoning it and characteristics associated with communication processes that represent differential points. The study shows that despite the financial problems are a complicating component to the attraction and retention of students, others are also crucial, as the level of teaching excellence, faculty and the quality of the relationship established by educational institutions with such public. This quality, necessarily, is linked to attributes such as freedom to express ideas, space for dialogue and open communication, elements that challenge the current educational model and encourage to criate a new one.Universidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOBueno, Wilson da CostaCPF:13125925962http://lattes.cnpq.br/9495822246558650Barros, Laan Mendes deCPF:25656556522Gonçalves, Elizabeth MoraesCPF:16489456120http://lattes.cnpq.br/1270011884916244Yanaze, Mitsuru HiguchiCPF:21615123123http://lattes.cnpq.br/0860597739869236Caldas, Maria das Gracas CondeCPF:12694613078http://lattes.cnpq.br/4194056997420853Garcia, Paulo Roberto Salles2016-08-03T12:31:21Z2011-09-272011-04-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfGARCIA, Paulo Roberto Salles. MARKETING DE RELACIONAMENTO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: Estudo de caso da Universidade Metodista de São Paulo e da Universidade Metodista de Piracicaba. 2011. 145 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/942porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:10:05Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/942Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:10:05Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv MARKETING DE RELACIONAMENTO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: Estudo de caso da Universidade Metodista de São Paulo e da Universidade Metodista de Piracicaba
title MARKETING DE RELACIONAMENTO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: Estudo de caso da Universidade Metodista de São Paulo e da Universidade Metodista de Piracicaba
spellingShingle MARKETING DE RELACIONAMENTO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: Estudo de caso da Universidade Metodista de São Paulo e da Universidade Metodista de Piracicaba
Garcia, Paulo Roberto Salles
Comunicação
Marketing de relacionamento
Instituições de ensino superior. Fidelização.
Communication
Relationship Marketing
Higher Education Institutions
Consumer loyalty.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short MARKETING DE RELACIONAMENTO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: Estudo de caso da Universidade Metodista de São Paulo e da Universidade Metodista de Piracicaba
title_full MARKETING DE RELACIONAMENTO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: Estudo de caso da Universidade Metodista de São Paulo e da Universidade Metodista de Piracicaba
title_fullStr MARKETING DE RELACIONAMENTO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: Estudo de caso da Universidade Metodista de São Paulo e da Universidade Metodista de Piracicaba
title_full_unstemmed MARKETING DE RELACIONAMENTO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: Estudo de caso da Universidade Metodista de São Paulo e da Universidade Metodista de Piracicaba
title_sort MARKETING DE RELACIONAMENTO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: Estudo de caso da Universidade Metodista de São Paulo e da Universidade Metodista de Piracicaba
author Garcia, Paulo Roberto Salles
author_facet Garcia, Paulo Roberto Salles
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bueno, Wilson da Costa
CPF:13125925962
http://lattes.cnpq.br/9495822246558650
Barros, Laan Mendes de
CPF:25656556522
Gonçalves, Elizabeth Moraes
CPF:16489456120
http://lattes.cnpq.br/1270011884916244
Yanaze, Mitsuru Higuchi
CPF:21615123123
http://lattes.cnpq.br/0860597739869236
Caldas, Maria das Gracas Conde
CPF:12694613078
http://lattes.cnpq.br/4194056997420853
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Paulo Roberto Salles
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Marketing de relacionamento
Instituições de ensino superior. Fidelização.
Communication
Relationship Marketing
Higher Education Institutions
Consumer loyalty.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic Comunicação
Marketing de relacionamento
Instituições de ensino superior. Fidelização.
Communication
Relationship Marketing
Higher Education Institutions
Consumer loyalty.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description O marketing de relacionamento como ferramenta para atrair e fidelizar os alunos do ensino superior privado é o tema desta pesquisa. Trata-se de um estudo de caso múltiplo incorporado enfocando a Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e a Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e que tem como objetivos principais apontar fatores que motivam os estudantes a escolher determinadas instituições de ensino superior, identificar a maneira como elas atuam na tarefa de atraí-los com vistas a estabelecer um relacionamento e uma comunicação eficientes com esses públicos de interesse e fidelizálos, bem como analisar a real efetividade das ações desenvolvidas pelas IESs. Propõe-se uma incursão teórica para abordar motivações psicológicas, culturais, econômicas e sociais relacionadas ao ato de consumir e estabelecer uma correlação com o consumidor-aluno . Discutem-se também características do marketing de relacionamento associadas ao contexto educacional e apontam-se dificuldades/desafios vivenciados pelas instituições nos esforços de criar e estreitar os laços com os estudantes com vistas a tornar tais laços duradouros. Foram aplicados 1.400 questionários em ambas as universidades a fim de identificar, entre outros aspectos, atributos desejáveis de uma IES, fatores influenciadores para o abandono dela e características associadas a processos comunicacionais que representam diferenciais. O estudo apontou que, apesar de as dificuldades financeiras serem um componente que interfere na atração e na fidelização dos alunos, outros também são determinantes, como o nível de excelência de ensino, o corpo docente e a qualidade do relacionamento que as instituições de ensino estabelecem com tais públicos. Tal qualidade passa, obrigatoriamente, por atributos como liberdade para expressar ideias, espaço de diálogo e transparência na comunicação, elementos desafiadores ao modelo vigente e estimuladores a um novo fazer educacional.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-27
2011-04-12
2016-08-03T12:31:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GARCIA, Paulo Roberto Salles. MARKETING DE RELACIONAMENTO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: Estudo de caso da Universidade Metodista de São Paulo e da Universidade Metodista de Piracicaba. 2011. 145 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/942
identifier_str_mv GARCIA, Paulo Roberto Salles. MARKETING DE RELACIONAMENTO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: Estudo de caso da Universidade Metodista de São Paulo e da Universidade Metodista de Piracicaba. 2011. 145 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601920903315456