Professor de inglês: um olhar sobre a atuação docente e profissional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Beligoli, Cláudia de Lima
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1048
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de discutir os desafios da formação docente e profissional dos alunos-professores do curso de Especialização em Língua Inglesa (LI), que já atuam como docentes, de uma instituição confessional localizada na região do ABC, na cidade de São Bernardo do Campo. Para tanto, discute os desafios relacionados à profissão enfrentados por eles em escolas regulares do ensino público e privadas, em cursos livres, bem como em aulas particulares, com a intenção de refletir sobre sua atuação profissional e acadêmica. Foram utilizados autores que refletem sobre o tema como Maria Antonieta Alba Celani, Antonio Nóvoa, Maurice Tardif, Francisco Imbernón, entre outros. A primeira etapa foi realizada por meio de um questionário com questões abertas com catorze participantes. Analisadas as respostas, aplicamos novo questionário com o intuito de aprofundar os aspectos observados inicialmente. Os dados deste estudo foram analisados por meio das referências da análise de conteúdo de Laurence Bardin e Maria Laura Puglisi Barbosa Franco. Os resultados indicaram que a procura pelo curso de Especialização em LI se deu pela necessidade de maior embasamento teórico na área. A maioria dos alunos-professores iniciou a carreira docente como ex-alunos nas escolas de idiomas onde estudavam. Os sujeitos também descreveram como grandes desafios e dificuldades da profissão ter de lidar com diferentes materiais didáticos, públicos, faixa etária, metodologias além da falta de interesse de alunos, a instabilidade de emprego, o pouco reconhecimento da profissão e a baixa renda. Em seus relatos, após a conclusão do curso de Especialização em LI, foi possível perceber que todos os docentes valorizaram significantemente o curso. Apesar de não se sentirem satisfeitos com o cenário atual, quase todos os docentes querem seguir na profissão e afirmam ainda na continuidade dos estudos na área de Língua Inglesa.
id METODISTA_14bff39f40a78dbdfeabc8ce3734aa51
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1048
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling Professor de inglês: um olhar sobre a atuação docente e profissionalEnglish Teacher: a look on the teaching practice and professional performanceProfissão DocenteFormação DocenteDesenvolvimento ProfissionalProfessor de InglêsTeachingTeacher TrainingProfessional DevelopmentEnglish TeacherCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de discutir os desafios da formação docente e profissional dos alunos-professores do curso de Especialização em Língua Inglesa (LI), que já atuam como docentes, de uma instituição confessional localizada na região do ABC, na cidade de São Bernardo do Campo. Para tanto, discute os desafios relacionados à profissão enfrentados por eles em escolas regulares do ensino público e privadas, em cursos livres, bem como em aulas particulares, com a intenção de refletir sobre sua atuação profissional e acadêmica. Foram utilizados autores que refletem sobre o tema como Maria Antonieta Alba Celani, Antonio Nóvoa, Maurice Tardif, Francisco Imbernón, entre outros. A primeira etapa foi realizada por meio de um questionário com questões abertas com catorze participantes. Analisadas as respostas, aplicamos novo questionário com o intuito de aprofundar os aspectos observados inicialmente. Os dados deste estudo foram analisados por meio das referências da análise de conteúdo de Laurence Bardin e Maria Laura Puglisi Barbosa Franco. Os resultados indicaram que a procura pelo curso de Especialização em LI se deu pela necessidade de maior embasamento teórico na área. A maioria dos alunos-professores iniciou a carreira docente como ex-alunos nas escolas de idiomas onde estudavam. Os sujeitos também descreveram como grandes desafios e dificuldades da profissão ter de lidar com diferentes materiais didáticos, públicos, faixa etária, metodologias além da falta de interesse de alunos, a instabilidade de emprego, o pouco reconhecimento da profissão e a baixa renda. Em seus relatos, após a conclusão do curso de Especialização em LI, foi possível perceber que todos os docentes valorizaram significantemente o curso. Apesar de não se sentirem satisfeitos com o cenário atual, quase todos os docentes querem seguir na profissão e afirmam ainda na continuidade dos estudos na área de Língua Inglesa.This study was developed with the goal of discussing the challenges of teachers formation and professional training of students-teachers from the Specialization in English Language course, already working as teachers, in a private institution located in the ABC region, in São Bernardo do Campo. In order to do so, it discusses the difficulties faced by these teachers in either private or public regular schools, in language courses, as well as in private teaching, aiming to reflect on their professional and academic practice. Some authors who have reflected upon this theme were referred to, such as Maria Antonieta Alba Celani, Antonio Nóvoa, Maurice Tardif, Francisco Imbernón, among others. The first phase was accomplished through a questionnaire with open questions and fourteen participants. After analysing the answers, a new questionnaire was applied aiming to deepen the aspects initially observed. The data from this study were analysed through the references of content analysis from Laurence Bardin and Maria Laura Puglisi Barbosa Franco. Such teachers looked for the Specialization Course in English Language due to the need for more theoretical foundation in the area. Results have shown that the majority of student-teachers started their teaching career as ex-students in the language schools where they had studied. The ones surveyed reported that the major challenges and difficulties of the occupation include dealing with different didactic materials, public, age and methodologies, beyond the lack of student interest, employment instability, minimal recognition of the profession and the low income. In their reports, after the Specialization course completion, it was possible to observe that all students significantly considered the importance of the course. Although they do not feel satisfied with the current scenario, almost all the teachers want to follow the teaching career and proceed in the studies of the English Language.Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOBôas, Lucia Pintor Santiso VillasCPF:65498723665Furlan, MarceloCPF:52689432620Ferreira, Sandra LuciaCPF:22588552585Beligoli, Cláudia de Lima2016-08-03T16:15:50Z2015-09-012015-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBELIGOLI, Cláudia de Lima. English Teacher: a look on the teaching practice and professional performance. 2015. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2015.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1048porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:10:52Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1048Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:10:52Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Professor de inglês: um olhar sobre a atuação docente e profissional
English Teacher: a look on the teaching practice and professional performance
title Professor de inglês: um olhar sobre a atuação docente e profissional
spellingShingle Professor de inglês: um olhar sobre a atuação docente e profissional
Beligoli, Cláudia de Lima
Profissão Docente
Formação Docente
Desenvolvimento Profissional
Professor de Inglês
Teaching
Teacher Training
Professional Development
English Teacher
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Professor de inglês: um olhar sobre a atuação docente e profissional
title_full Professor de inglês: um olhar sobre a atuação docente e profissional
title_fullStr Professor de inglês: um olhar sobre a atuação docente e profissional
title_full_unstemmed Professor de inglês: um olhar sobre a atuação docente e profissional
title_sort Professor de inglês: um olhar sobre a atuação docente e profissional
author Beligoli, Cláudia de Lima
author_facet Beligoli, Cláudia de Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bôas, Lucia Pintor Santiso Villas
CPF:65498723665
Furlan, Marcelo
CPF:52689432620
Ferreira, Sandra Lucia
CPF:22588552585
dc.contributor.author.fl_str_mv Beligoli, Cláudia de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Profissão Docente
Formação Docente
Desenvolvimento Profissional
Professor de Inglês
Teaching
Teacher Training
Professional Development
English Teacher
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Profissão Docente
Formação Docente
Desenvolvimento Profissional
Professor de Inglês
Teaching
Teacher Training
Professional Development
English Teacher
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de discutir os desafios da formação docente e profissional dos alunos-professores do curso de Especialização em Língua Inglesa (LI), que já atuam como docentes, de uma instituição confessional localizada na região do ABC, na cidade de São Bernardo do Campo. Para tanto, discute os desafios relacionados à profissão enfrentados por eles em escolas regulares do ensino público e privadas, em cursos livres, bem como em aulas particulares, com a intenção de refletir sobre sua atuação profissional e acadêmica. Foram utilizados autores que refletem sobre o tema como Maria Antonieta Alba Celani, Antonio Nóvoa, Maurice Tardif, Francisco Imbernón, entre outros. A primeira etapa foi realizada por meio de um questionário com questões abertas com catorze participantes. Analisadas as respostas, aplicamos novo questionário com o intuito de aprofundar os aspectos observados inicialmente. Os dados deste estudo foram analisados por meio das referências da análise de conteúdo de Laurence Bardin e Maria Laura Puglisi Barbosa Franco. Os resultados indicaram que a procura pelo curso de Especialização em LI se deu pela necessidade de maior embasamento teórico na área. A maioria dos alunos-professores iniciou a carreira docente como ex-alunos nas escolas de idiomas onde estudavam. Os sujeitos também descreveram como grandes desafios e dificuldades da profissão ter de lidar com diferentes materiais didáticos, públicos, faixa etária, metodologias além da falta de interesse de alunos, a instabilidade de emprego, o pouco reconhecimento da profissão e a baixa renda. Em seus relatos, após a conclusão do curso de Especialização em LI, foi possível perceber que todos os docentes valorizaram significantemente o curso. Apesar de não se sentirem satisfeitos com o cenário atual, quase todos os docentes querem seguir na profissão e afirmam ainda na continuidade dos estudos na área de Língua Inglesa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
2015-05-04
2016-08-03T16:15:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BELIGOLI, Cláudia de Lima. English Teacher: a look on the teaching practice and professional performance. 2015. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2015.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1048
identifier_str_mv BELIGOLI, Cláudia de Lima. English Teacher: a look on the teaching practice and professional performance. 2015. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2015.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601921553432576