O PROCESSO FORMATIVO E A ATUAÇÃO DO ARTE-EDUCADOR: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA IRONISTA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: GONZAGA, JONAS MARCELO
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1523
Resumo: A presente pesquisa visa a revisão bibliográfica do processo formativo e, ao mesmo tempo, a investigação e problematização da atuação contemporânea do educador ironista na Educação. O autor Imanol Aguirre, concebe este título ao educador que seja provocativo, inteirado e propositor de experiências estéticas frente às complexidades contemporâneas, amalgamadas num tecido histórico-social caracterizado pelo trânsito da pluralidade, dos imaginários, da construção de identidade e da mobilidade social. O ironista atua dialogicamente “in loco” criando respostas às variadas demandas com os seus educandos. A fomentação da crítica, a mobilização da dúvida e da ironia, a conexão dos territórios das competências e habilidades, são os objetivos pelos quais o educador ironista intenciona um cenário educacional mais efetivo e emancipador ante as reais necessidades contemporâneas
id METODISTA_1676f3ed871e3fc56419b033e420caa7
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1523
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling O PROCESSO FORMATIVO E A ATUAÇÃO DO ARTE-EDUCADOR: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA IRONISTAO PROCESSO FORMATIVO E A ATUAÇÃO DO ARTE-EDUCADOR: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA IRONISTAThe formative process and the performance of the art educator: possibilities and contribuitions of ironist theoryThe formative process and the performance of the art educator: possibilities and contribuitions of ironist theory.Educador Ironista;.Arte-Educação;.ContemporaneidadeEducator Ironist; Art-Education; ContemporaneityCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente pesquisa visa a revisão bibliográfica do processo formativo e, ao mesmo tempo, a investigação e problematização da atuação contemporânea do educador ironista na Educação. O autor Imanol Aguirre, concebe este título ao educador que seja provocativo, inteirado e propositor de experiências estéticas frente às complexidades contemporâneas, amalgamadas num tecido histórico-social caracterizado pelo trânsito da pluralidade, dos imaginários, da construção de identidade e da mobilidade social. O ironista atua dialogicamente “in loco” criando respostas às variadas demandas com os seus educandos. A fomentação da crítica, a mobilização da dúvida e da ironia, a conexão dos territórios das competências e habilidades, são os objetivos pelos quais o educador ironista intenciona um cenário educacional mais efetivo e emancipador ante as reais necessidades contemporâneasThis research aims to a bibliographic review of the formative process and, at the same time, the investigation and questioning of contemporary performance of the ironist educator in Education. The author Imanol Aguirre, conceives this title to the educator who is provocative, acquainted and proposer of aesthetic experiences front to contemporary complexities, amalgamated in a historical and social fabric characterized by transit of plurality, the imaginary, the construction of identity and social mobility. The ironist acts dialogically "in loco" creating answers to the varied demands with their students. The fostering of criticism, the mobilization of doubt and irony, the connection of territories between competences and abilities, are the goals by which the ironist educator intends a more effective educational scenario and emancipator in the face of real contemporary needs.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialBahia , Norinês PanicacciSaes, Decio Azevedo Marques dePalma Filho , João CardosoGONZAGA, JONAS MARCELO2016-08-22T17:34:54Z2016-02-232016-02-23Dissertaçãoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfGONZAGA, JONAS MARCELO. O PROCESSO FORMATIVO E A ATUAÇÃO DO ARTE-EDUCADOR: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA IRONISTA. 2016. [166f]. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1523porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-23T04:00:13Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1523Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-23T04:00:13Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROCESSO FORMATIVO E A ATUAÇÃO DO ARTE-EDUCADOR: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA IRONISTA
O PROCESSO FORMATIVO E A ATUAÇÃO DO ARTE-EDUCADOR: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA IRONISTA
The formative process and the performance of the art educator: possibilities and contribuitions of ironist theory
The formative process and the performance of the art educator: possibilities and contribuitions of ironist theory
title O PROCESSO FORMATIVO E A ATUAÇÃO DO ARTE-EDUCADOR: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA IRONISTA
spellingShingle O PROCESSO FORMATIVO E A ATUAÇÃO DO ARTE-EDUCADOR: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA IRONISTA
GONZAGA, JONAS MARCELO
.Educador Ironista;.Arte-Educação;.Contemporaneidade
Educator Ironist; Art-Education; Contemporaneity
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O PROCESSO FORMATIVO E A ATUAÇÃO DO ARTE-EDUCADOR: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA IRONISTA
title_full O PROCESSO FORMATIVO E A ATUAÇÃO DO ARTE-EDUCADOR: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA IRONISTA
title_fullStr O PROCESSO FORMATIVO E A ATUAÇÃO DO ARTE-EDUCADOR: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA IRONISTA
title_full_unstemmed O PROCESSO FORMATIVO E A ATUAÇÃO DO ARTE-EDUCADOR: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA IRONISTA
title_sort O PROCESSO FORMATIVO E A ATUAÇÃO DO ARTE-EDUCADOR: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA IRONISTA
author GONZAGA, JONAS MARCELO
author_facet GONZAGA, JONAS MARCELO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bahia , Norinês Panicacci
Saes, Decio Azevedo Marques de
Palma Filho , João Cardoso
dc.contributor.author.fl_str_mv GONZAGA, JONAS MARCELO
dc.subject.por.fl_str_mv .Educador Ironista;.Arte-Educação;.Contemporaneidade
Educator Ironist; Art-Education; Contemporaneity
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic .Educador Ironista;.Arte-Educação;.Contemporaneidade
Educator Ironist; Art-Education; Contemporaneity
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente pesquisa visa a revisão bibliográfica do processo formativo e, ao mesmo tempo, a investigação e problematização da atuação contemporânea do educador ironista na Educação. O autor Imanol Aguirre, concebe este título ao educador que seja provocativo, inteirado e propositor de experiências estéticas frente às complexidades contemporâneas, amalgamadas num tecido histórico-social caracterizado pelo trânsito da pluralidade, dos imaginários, da construção de identidade e da mobilidade social. O ironista atua dialogicamente “in loco” criando respostas às variadas demandas com os seus educandos. A fomentação da crítica, a mobilização da dúvida e da ironia, a conexão dos territórios das competências e habilidades, são os objetivos pelos quais o educador ironista intenciona um cenário educacional mais efetivo e emancipador ante as reais necessidades contemporâneas
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-22T17:34:54Z
2016-02-23
2016-02-23
dc.type.driver.fl_str_mv Dissertação
info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONZAGA, JONAS MARCELO. O PROCESSO FORMATIVO E A ATUAÇÃO DO ARTE-EDUCADOR: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA IRONISTA. 2016. [166f]. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1523
identifier_str_mv GONZAGA, JONAS MARCELO. O PROCESSO FORMATIVO E A ATUAÇÃO DO ARTE-EDUCADOR: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA IRONISTA. 2016. [166f]. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601924901535744