Preservação Ambiental e Publicidade: uma relação possível

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Santos, Lana Cristina Nascimento
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso embargado
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/793
Resumo: A questão ambiental e sua preservação é assunto de interesse global, impulsionado por todos os setores. Com o objetivo principal de mostrar que, mesmo inseridas em uma lógica empresarial, peças publicitárias bem elaboradas podem modificar comportamentos para que se efetive a preservação ambiental, o trabalho apresenta a análise do corpus selecionado por conveniência, a partir de amplo levantamento junto aos diversos formatos de anúncios veiculados na mídia impressa e eletrônica. O levantamento de opiniões, assim como pesquisas do tipo survey, contribuiu com a abordagem analítica que trabalhou com conceitos de comunicação, interação, linguagem, cultura e representações para compreender, a possibilidade da relação da preservação ambiental com a publicidade. O trabalho agregou sugestões apresentadas nas considerações que não se pretendem finais, mas que poderão contribuir para profissionais da atividade publicitária, empresas, governos, e organizações da sociedade civil no tocante à responsabilidade socioambiental de suas comunicações.(AU)
id METODISTA_61cf9a21b6f34ac21b437811de20b153
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/793
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling Preservação Ambiental e Publicidade: uma relação possívelComunicaçãoPublicidade e PropagandaPreservação AmbientalSustentabilidadeCommunicationAdvertising and PropagandaEnvironment and ConservationSustainabilityCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOA questão ambiental e sua preservação é assunto de interesse global, impulsionado por todos os setores. Com o objetivo principal de mostrar que, mesmo inseridas em uma lógica empresarial, peças publicitárias bem elaboradas podem modificar comportamentos para que se efetive a preservação ambiental, o trabalho apresenta a análise do corpus selecionado por conveniência, a partir de amplo levantamento junto aos diversos formatos de anúncios veiculados na mídia impressa e eletrônica. O levantamento de opiniões, assim como pesquisas do tipo survey, contribuiu com a abordagem analítica que trabalhou com conceitos de comunicação, interação, linguagem, cultura e representações para compreender, a possibilidade da relação da preservação ambiental com a publicidade. O trabalho agregou sugestões apresentadas nas considerações que não se pretendem finais, mas que poderão contribuir para profissionais da atividade publicitária, empresas, governos, e organizações da sociedade civil no tocante à responsabilidade socioambiental de suas comunicações.(AU)The environmental issue and its proper preservation constitute a matter of global concern that is gaining momentum lately. The main objective of this paperwork is to show that suitable developed advertisement campaigns can change the behavior of consumers in order to produce environmental responsible attitudes, even within a capitalist and consumerist order. The work shows an analysis of mass media samples conveniently selected, based on a deep research on printed and electronic media. The recollection of professional opinions (survey researches) contributes to the analytical approach, working with communication concepts, interaction, language, culture and representations to try to capture the possible relationships between environmental preservation and marketing campaigns. The work gathers some final suggestions and considerations that are not supposed to be definite. However, this set of comments can be of good value when it comes to the creation of social consequent and environmental responsible advertisement campaigns, being a subject of interest to the advertisement activities, private companies and governmental professionals as well to independent organizations.(AU)Universidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOEpstein, IsaacCPF:48982990962http://lattes.cnpq.br/0850416458609837Santos, Lana Cristina Nascimento2016-08-03T12:30:35Z2011-02-242007-05-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSANTOS, Lana Cristina Nascimento. Preservação Ambiental e Publicidade: uma relação possível. 2007. 173 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/793porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:05:12Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/793Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:05:12Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Preservação Ambiental e Publicidade: uma relação possível
title Preservação Ambiental e Publicidade: uma relação possível
spellingShingle Preservação Ambiental e Publicidade: uma relação possível
Santos, Lana Cristina Nascimento
Comunicação
Publicidade e Propaganda
Preservação Ambiental
Sustentabilidade
Communication
Advertising and Propaganda
Environment and Conservation
Sustainability
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Preservação Ambiental e Publicidade: uma relação possível
title_full Preservação Ambiental e Publicidade: uma relação possível
title_fullStr Preservação Ambiental e Publicidade: uma relação possível
title_full_unstemmed Preservação Ambiental e Publicidade: uma relação possível
title_sort Preservação Ambiental e Publicidade: uma relação possível
author Santos, Lana Cristina Nascimento
author_facet Santos, Lana Cristina Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Epstein, Isaac
CPF:48982990962
http://lattes.cnpq.br/0850416458609837
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lana Cristina Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Publicidade e Propaganda
Preservação Ambiental
Sustentabilidade
Communication
Advertising and Propaganda
Environment and Conservation
Sustainability
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Comunicação
Publicidade e Propaganda
Preservação Ambiental
Sustentabilidade
Communication
Advertising and Propaganda
Environment and Conservation
Sustainability
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description A questão ambiental e sua preservação é assunto de interesse global, impulsionado por todos os setores. Com o objetivo principal de mostrar que, mesmo inseridas em uma lógica empresarial, peças publicitárias bem elaboradas podem modificar comportamentos para que se efetive a preservação ambiental, o trabalho apresenta a análise do corpus selecionado por conveniência, a partir de amplo levantamento junto aos diversos formatos de anúncios veiculados na mídia impressa e eletrônica. O levantamento de opiniões, assim como pesquisas do tipo survey, contribuiu com a abordagem analítica que trabalhou com conceitos de comunicação, interação, linguagem, cultura e representações para compreender, a possibilidade da relação da preservação ambiental com a publicidade. O trabalho agregou sugestões apresentadas nas considerações que não se pretendem finais, mas que poderão contribuir para profissionais da atividade publicitária, empresas, governos, e organizações da sociedade civil no tocante à responsabilidade socioambiental de suas comunicações.(AU)
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-05-23
2011-02-24
2016-08-03T12:30:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Lana Cristina Nascimento. Preservação Ambiental e Publicidade: uma relação possível. 2007. 173 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/793
identifier_str_mv SANTOS, Lana Cristina Nascimento. Preservação Ambiental e Publicidade: uma relação possível. 2007. 173 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601920203915264