AUTONOMIA EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Nascimento, Tiago Alves do
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/981
Resumo: A Educação Física historicamente é constituída como um campo desprovido de um saber autônomo. Tal engendramento de seu campo constituiu uma Educação Física colonizada epistemologicamente por outras áreas do saber. Algumas proposições da Educação Física buscaram legitimar a Educação Física como uma área autônoma. Este é o objetivo do presente trabalho: analisar nestas teses se a Educação Física se constitui com uma autonomia epistemológica. O método adotado foi o de revisão de literatura e uma pesquisa de campo hermenêutica. Foram selecionados autores que se propõem a avaliar a autonomia epistemológica para a Educação Física. Ao se analisar os dados observou-se que os discursos da educação se abrem a uma interpretação de autonomia epistemológica enquanto campo de intervenção, produzindo conhecimentos específicos com interesse em solucionar problemas imediatos da realidade diferentemente das áreas científicas que estudam o mesmo objeto da Educação Física cada uma com seus estatutos teóricos próprios, tentando descrever e explicar, mecanismos e padrões sem o objetivo de intervir, melhorar, aperfeiçoar e qualificar o que é específico da Educação Física.
id METODISTA_65a3fa7526beb67c92f481258013ce73
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/981
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling AUTONOMIA EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICAEducation fhysical outnomomy epstemologicalEducação Físicaautonomia epistemológicaIntervenção socialPhysical Educationepistemological autonomysocial interventionCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA Educação Física historicamente é constituída como um campo desprovido de um saber autônomo. Tal engendramento de seu campo constituiu uma Educação Física colonizada epistemologicamente por outras áreas do saber. Algumas proposições da Educação Física buscaram legitimar a Educação Física como uma área autônoma. Este é o objetivo do presente trabalho: analisar nestas teses se a Educação Física se constitui com uma autonomia epistemológica. O método adotado foi o de revisão de literatura e uma pesquisa de campo hermenêutica. Foram selecionados autores que se propõem a avaliar a autonomia epistemológica para a Educação Física. Ao se analisar os dados observou-se que os discursos da educação se abrem a uma interpretação de autonomia epistemológica enquanto campo de intervenção, produzindo conhecimentos específicos com interesse em solucionar problemas imediatos da realidade diferentemente das áreas científicas que estudam o mesmo objeto da Educação Física cada uma com seus estatutos teóricos próprios, tentando descrever e explicar, mecanismos e padrões sem o objetivo de intervir, melhorar, aperfeiçoar e qualificar o que é específico da Educação Física.Physical Education is historically constituted as a field devoid of an autonomous knowledge. This engendering of his field was a Physical Education colonized epistemologically other areas of knowledge. Some propositions of Physical Education sought to legitimize the Physical Education as an autonomous area.. This is the goal of this work: analyze these thesis whether the Physical Education have a epistemological autonomy. The method used was the literature review and field research hermeneutics. Was selected authors who propose to analyze the epistemological autonomy for Physical Education. When analyzing the data we found that the discourses of education open to an interpretation of epistemological autonomy as a field of intervention, producing expertise with an interest in solving immediate problems of reality unlike science studying the same object of Physical Education each one with its own statutes theorists, trying to describe, explain, mechanisms and patterns with no intention to intervene, improve, enhance, qualify that is specific to Physical Education.Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOSaes, Decio Azevedo Marques deCPF:25932501641http://lattes.cnpq.br/3094385393964468Alviano Junior, WilsonCPF:46982520002Maneschy, Pedro Paulo AraújoCPF:89231210230Nascimento, Tiago Alves do2016-08-03T16:15:36Z2012-11-012012-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Tiago Alves do. Education fhysical outnomomy epstemological. 2012. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/981porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:09:50Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/981Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:09:50Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv AUTONOMIA EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Education fhysical outnomomy epstemological
title AUTONOMIA EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
spellingShingle AUTONOMIA EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Nascimento, Tiago Alves do
Educação Física
autonomia epistemológica
Intervenção social
Physical Education
epistemological autonomy
social intervention
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short AUTONOMIA EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full AUTONOMIA EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_fullStr AUTONOMIA EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full_unstemmed AUTONOMIA EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_sort AUTONOMIA EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
author Nascimento, Tiago Alves do
author_facet Nascimento, Tiago Alves do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saes, Decio Azevedo Marques de
CPF:25932501641
http://lattes.cnpq.br/3094385393964468
Alviano Junior, Wilson
CPF:46982520002
Maneschy, Pedro Paulo Araújo
CPF:89231210230
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Tiago Alves do
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
autonomia epistemológica
Intervenção social
Physical Education
epistemological autonomy
social intervention
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação Física
autonomia epistemológica
Intervenção social
Physical Education
epistemological autonomy
social intervention
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A Educação Física historicamente é constituída como um campo desprovido de um saber autônomo. Tal engendramento de seu campo constituiu uma Educação Física colonizada epistemologicamente por outras áreas do saber. Algumas proposições da Educação Física buscaram legitimar a Educação Física como uma área autônoma. Este é o objetivo do presente trabalho: analisar nestas teses se a Educação Física se constitui com uma autonomia epistemológica. O método adotado foi o de revisão de literatura e uma pesquisa de campo hermenêutica. Foram selecionados autores que se propõem a avaliar a autonomia epistemológica para a Educação Física. Ao se analisar os dados observou-se que os discursos da educação se abrem a uma interpretação de autonomia epistemológica enquanto campo de intervenção, produzindo conhecimentos específicos com interesse em solucionar problemas imediatos da realidade diferentemente das áreas científicas que estudam o mesmo objeto da Educação Física cada uma com seus estatutos teóricos próprios, tentando descrever e explicar, mecanismos e padrões sem o objetivo de intervir, melhorar, aperfeiçoar e qualificar o que é específico da Educação Física.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-01
2012-06-28
2016-08-03T16:15:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Tiago Alves do. Education fhysical outnomomy epstemological. 2012. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/981
identifier_str_mv NASCIMENTO, Tiago Alves do. Education fhysical outnomomy epstemological. 2012. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601921009221632