ENTRE MUROS, GRADES, ESCOLA E PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: UM DIÁLOGO COM DOCENTES DA FUNDAÇÃO CASA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: SANTOS, FÁTIMA CRISTINA DOS
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de Sao Paulo
Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
Brasil
IMS
Educacao
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1971
Resumo: Este trabalho de pesquisa tem como objetivo compreender e analisar como ocorre a educação formal na unidade da Fundação Casa, localizada no Município de São Bernardo do Campo, SP. Nesse espaço, são atendidos adolescentes infratores, que frequentam as aulas na própria instituição, como uma das medidas socioeducativas para a sua ressocialização. Dessa forma, o estudo busca apresentar o que são essas medidas, bem como sua funcionalidade e aplicabilidade, investigando os aspectos relativos ao processo de ensino e aprendizagem, com vistas a responder aos seguintes questionamentos: há fatores presentes na escolarização formal oferecida pela Fundação Casa que podem contribuir para a formação dos adolescentes e seu processo de reinserção social? Quais são os limites desse processo formativo na Fundação Casa para tal reinserção? Nesse sentido, a pesquisa, de caráter qualitativo, fundamenta-se, entre outros teóricos, nas concepções de Paulo Freire, Moacir Gadotti, Demerval Saviani, Erving Goffman e Pierre Bourdieu, além da legislação pertinente. A pesquisa de campo ocorreu por meio de entrevistas com três professores, sendo que dois destes já atuaram na Fundação Casa e outro, que ainda permanece nessa instituição. O objetivo principal das entrevistas foi conhecer a percepção desses professores em relação à educação e suas possíveis contribuições no processo de reinserção social dos adolescentes. Buscou-se, também, conhecer se os professores têm consciência sobre a realidade dos internos e como ocorre a relação professor-aluno no processo educacional. Os resultados da pesquisa apontam para várias fragilidades na instituição, entre elas, a falta de integração com outras medidas necessárias para a reinserção social dos adolescentes, estrutura física inadequada, insuficiência de materiais didáticos, não oferecimento de formação específica aos docentes que ali atuam e, ainda, falta de um acompanhamento do Estado para jovens que se encontram em situação de Liberdade Assistida no sentido de evitar seu retorno à Fundação. Contudo, mesmo com esses aspectos que demandam mais atenção e recursos, faz-se necessário ressaltar o vínculo de afetividade construído entre professores e alunos, que pode ser um importante fator para a aprendizagem destes e valorização de suas identidades como cidadãos de direito.
id METODISTA_72d527acaf1ff3c6041ad5ad073f2689
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1971
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling ENTRE MUROS, GRADES, ESCOLA E PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: UM DIÁLOGO COM DOCENTES DA FUNDAÇÃO CASA DE SÃO BERNARDO DO CAMPOAMONG WALLS, GRADES, SCHOOL AND PRIVACY OF FREEDOM: A DIALOGUE WITH TEACHERS OF THE CASA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO FOUNDATIONFundação Casa; Menor Infrator; EducaçãoFoundation House; Minor Offender; EducationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste trabalho de pesquisa tem como objetivo compreender e analisar como ocorre a educação formal na unidade da Fundação Casa, localizada no Município de São Bernardo do Campo, SP. Nesse espaço, são atendidos adolescentes infratores, que frequentam as aulas na própria instituição, como uma das medidas socioeducativas para a sua ressocialização. Dessa forma, o estudo busca apresentar o que são essas medidas, bem como sua funcionalidade e aplicabilidade, investigando os aspectos relativos ao processo de ensino e aprendizagem, com vistas a responder aos seguintes questionamentos: há fatores presentes na escolarização formal oferecida pela Fundação Casa que podem contribuir para a formação dos adolescentes e seu processo de reinserção social? Quais são os limites desse processo formativo na Fundação Casa para tal reinserção? Nesse sentido, a pesquisa, de caráter qualitativo, fundamenta-se, entre outros teóricos, nas concepções de Paulo Freire, Moacir Gadotti, Demerval Saviani, Erving Goffman e Pierre Bourdieu, além da legislação pertinente. A pesquisa de campo ocorreu por meio de entrevistas com três professores, sendo que dois destes já atuaram na Fundação Casa e outro, que ainda permanece nessa instituição. O objetivo principal das entrevistas foi conhecer a percepção desses professores em relação à educação e suas possíveis contribuições no processo de reinserção social dos adolescentes. Buscou-se, também, conhecer se os professores têm consciência sobre a realidade dos internos e como ocorre a relação professor-aluno no processo educacional. Os resultados da pesquisa apontam para várias fragilidades na instituição, entre elas, a falta de integração com outras medidas necessárias para a reinserção social dos adolescentes, estrutura física inadequada, insuficiência de materiais didáticos, não oferecimento de formação específica aos docentes que ali atuam e, ainda, falta de um acompanhamento do Estado para jovens que se encontram em situação de Liberdade Assistida no sentido de evitar seu retorno à Fundação. Contudo, mesmo com esses aspectos que demandam mais atenção e recursos, faz-se necessário ressaltar o vínculo de afetividade construído entre professores e alunos, que pode ser um importante fator para a aprendizagem destes e valorização de suas identidades como cidadãos de direito.This research aims to understand and analyze how formal education occurs in the unit Fundação Casa, located in São Bernardo do Campo, SP. In this space, are served adolescent offenders, who attend classes at the institution itself, as one of the socio-educational measures for their resocialization. Thus, the study seeks to present what these measures are, as well as their functionality and applicability, investigating the aspects related to the teaching and learning process, in order to answer the following questions: are there factors present in the formal schooling offered by the Fundação Casa that can contribute to the formation of adolescents and their process of social reintegration? What are the limits of this formative process at Fundação Casa for such reintegration? In this sense, the qualitative research is based, among other theorists, on the conceptions of Paulo Freire, Moacir Gadotti, Demerval Saviani, Erving Goffman and Pierre Bourdieu, besides the relevant legislation. The field research took place through interviews with three teachers, two of whom have worked at the Fundação Casa and another, who still remains at this institution. The main objective of the interviews was to know the perception of these teachers in relation to education and their possible contributions in the process of social reintegration of adolescents. We also sought to know if teachers are aware of the reality of the interns and how the teacher-student relationship occurs in the educational process. The research results point to several weaknesses in the institution, among them, the lack of integration with other measures necessary for the social reintegration of adolescents, inadequate physical structure, insufficient teaching materials, not offering specific training to the teachers who work there and, in addition, there is a lack of state support for young people in a situation of Assisted Freedom to prevent their return to the Fundação. However, even with these aspects that demand more attention and resources, it is necessary to emphasize the bond of affection built between teachers and students, which can be an important factor for their learning and appreciation of their identities as citizens of law.Universidade Metodista de Sao PauloEducacao:Programa de Pos Graduacao em EducacaoBrasilIMSEducacaoCampos, Elisabete F EstevesFurlin , MarceloPanizzolo , ClaudiaSANTOS, FÁTIMA CRISTINA DOS2019-12-13T20:19:19Z2019-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, FÁTIMA CRISTINA DOS. ENTRE MUROS, GRADES, ESCOLA E PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: UM DIÁLOGO COM DOCENTES DA FUNDAÇÃO CASA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO. 2019. 125 folhas. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1971porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2019-12-13T20:19:19Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1971Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2019-12-13T20:19:19Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE MUROS, GRADES, ESCOLA E PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: UM DIÁLOGO COM DOCENTES DA FUNDAÇÃO CASA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
AMONG WALLS, GRADES, SCHOOL AND PRIVACY OF FREEDOM: A DIALOGUE WITH TEACHERS OF THE CASA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO FOUNDATION
title ENTRE MUROS, GRADES, ESCOLA E PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: UM DIÁLOGO COM DOCENTES DA FUNDAÇÃO CASA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
spellingShingle ENTRE MUROS, GRADES, ESCOLA E PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: UM DIÁLOGO COM DOCENTES DA FUNDAÇÃO CASA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
SANTOS, FÁTIMA CRISTINA DOS
Fundação Casa; Menor Infrator; Educação
Foundation House; Minor Offender; Education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short ENTRE MUROS, GRADES, ESCOLA E PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: UM DIÁLOGO COM DOCENTES DA FUNDAÇÃO CASA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
title_full ENTRE MUROS, GRADES, ESCOLA E PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: UM DIÁLOGO COM DOCENTES DA FUNDAÇÃO CASA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
title_fullStr ENTRE MUROS, GRADES, ESCOLA E PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: UM DIÁLOGO COM DOCENTES DA FUNDAÇÃO CASA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
title_full_unstemmed ENTRE MUROS, GRADES, ESCOLA E PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: UM DIÁLOGO COM DOCENTES DA FUNDAÇÃO CASA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
title_sort ENTRE MUROS, GRADES, ESCOLA E PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: UM DIÁLOGO COM DOCENTES DA FUNDAÇÃO CASA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
author SANTOS, FÁTIMA CRISTINA DOS
author_facet SANTOS, FÁTIMA CRISTINA DOS
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Elisabete F Esteves
Furlin , Marcelo
Panizzolo , Claudia
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, FÁTIMA CRISTINA DOS
dc.subject.por.fl_str_mv Fundação Casa; Menor Infrator; Educação
Foundation House; Minor Offender; Education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Fundação Casa; Menor Infrator; Educação
Foundation House; Minor Offender; Education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho de pesquisa tem como objetivo compreender e analisar como ocorre a educação formal na unidade da Fundação Casa, localizada no Município de São Bernardo do Campo, SP. Nesse espaço, são atendidos adolescentes infratores, que frequentam as aulas na própria instituição, como uma das medidas socioeducativas para a sua ressocialização. Dessa forma, o estudo busca apresentar o que são essas medidas, bem como sua funcionalidade e aplicabilidade, investigando os aspectos relativos ao processo de ensino e aprendizagem, com vistas a responder aos seguintes questionamentos: há fatores presentes na escolarização formal oferecida pela Fundação Casa que podem contribuir para a formação dos adolescentes e seu processo de reinserção social? Quais são os limites desse processo formativo na Fundação Casa para tal reinserção? Nesse sentido, a pesquisa, de caráter qualitativo, fundamenta-se, entre outros teóricos, nas concepções de Paulo Freire, Moacir Gadotti, Demerval Saviani, Erving Goffman e Pierre Bourdieu, além da legislação pertinente. A pesquisa de campo ocorreu por meio de entrevistas com três professores, sendo que dois destes já atuaram na Fundação Casa e outro, que ainda permanece nessa instituição. O objetivo principal das entrevistas foi conhecer a percepção desses professores em relação à educação e suas possíveis contribuições no processo de reinserção social dos adolescentes. Buscou-se, também, conhecer se os professores têm consciência sobre a realidade dos internos e como ocorre a relação professor-aluno no processo educacional. Os resultados da pesquisa apontam para várias fragilidades na instituição, entre elas, a falta de integração com outras medidas necessárias para a reinserção social dos adolescentes, estrutura física inadequada, insuficiência de materiais didáticos, não oferecimento de formação específica aos docentes que ali atuam e, ainda, falta de um acompanhamento do Estado para jovens que se encontram em situação de Liberdade Assistida no sentido de evitar seu retorno à Fundação. Contudo, mesmo com esses aspectos que demandam mais atenção e recursos, faz-se necessário ressaltar o vínculo de afetividade construído entre professores e alunos, que pode ser um importante fator para a aprendizagem destes e valorização de suas identidades como cidadãos de direito.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13T20:19:19Z
2019-07-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, FÁTIMA CRISTINA DOS. ENTRE MUROS, GRADES, ESCOLA E PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: UM DIÁLOGO COM DOCENTES DA FUNDAÇÃO CASA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO. 2019. 125 folhas. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1971
identifier_str_mv SANTOS, FÁTIMA CRISTINA DOS. ENTRE MUROS, GRADES, ESCOLA E PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: UM DIÁLOGO COM DOCENTES DA FUNDAÇÃO CASA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO. 2019. 125 folhas. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
Brasil
IMS
Educacao
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
Brasil
IMS
Educacao
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601928594620416