AGENDA- SETTING NO TWITTER: A CAMPANHA ELEITORAL NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO EM 2012

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Tappi, Rodrigo Marçolla
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/667
Resumo: O objetivo desse trabalho é identificar uma hipótese analisada há 40 anos em uma nova forma de comunicação. A proposta é buscar a comprovação do agenda-setting, ou agendamento, no Twitter durante a eleição para a Prefeitura de São Paulo no ano de 2012. Para isso, recorremos a três portais de notícias que nos serviram como laboratório de fontes , que nos pautavam na busca pela repercussão dessas notícias na Internet. A partir da definição de alguns termos que acompanharam os três principais candidatos à prefeitura de SP, partimos para uma procura por esses termos no Twitter, através da ferramenta The Archivist . Os termos foram divididos em positivos , negativos e neutros , para identificarmos qual o tipo de conteúdo era mais repercutido. Os resultados da pesquisa identificaram uma maior repercussão de termos que representavam atributos negativos dos candidatos, analisando o agendamento dos portais de notícias como uma forma de reforço desses atributos negativos, comprovando a agenda da contrapropaganda política no Twitter.
id METODISTA_74f7b2003d8c018e88b7ff2d951cbb46
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/667
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling AGENDA- SETTING NO TWITTER: A CAMPANHA ELEITORAL NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO EM 2012Agenda setting in twiter: The election campaign in thecountry of São Paulo in 2012agenda-settingTwitterContrapropagandaeleiçõesagenda-settingTwittercounterpropagandaelectionsCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOO objetivo desse trabalho é identificar uma hipótese analisada há 40 anos em uma nova forma de comunicação. A proposta é buscar a comprovação do agenda-setting, ou agendamento, no Twitter durante a eleição para a Prefeitura de São Paulo no ano de 2012. Para isso, recorremos a três portais de notícias que nos serviram como laboratório de fontes , que nos pautavam na busca pela repercussão dessas notícias na Internet. A partir da definição de alguns termos que acompanharam os três principais candidatos à prefeitura de SP, partimos para uma procura por esses termos no Twitter, através da ferramenta The Archivist . Os termos foram divididos em positivos , negativos e neutros , para identificarmos qual o tipo de conteúdo era mais repercutido. Os resultados da pesquisa identificaram uma maior repercussão de termos que representavam atributos negativos dos candidatos, analisando o agendamento dos portais de notícias como uma forma de reforço desses atributos negativos, comprovando a agenda da contrapropaganda política no Twitter.The aim of this work is to identify a hypothesis examined 40 years ago this new form of communication. The proposal is to seek confirmation of the agenda-setting, or scheduling, on Twitter during the election for mayor of Sao Paulo in 2012. For that, we turn on three news portals that served as the "lab supplies", that help us in the quest for impact of this news on the Internet. From the definition of some terms that accompanied the three major candidates for mayor of SP, we went to a search for these terms on Twitter, through the tool "The Archivist". The terms were divided into "positive", "negative" and "neutral", to identify which type of content was further passed on. The survey results identified a greater impact in terms representing negative attributes of the candidates, analyzing the agenda of news portals as a way of reinforcing these negative attributes, proving the agenda of counter-politics on Twitter.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOJosgrilberg, Fábio BotelhoCPF:12345678985Tarsitano, Paulo RogérioCPF:16606095052http://lattes.cnpq.br/9706123951509221Pessoni, ArquimedesCPF:12318953298http://lattes.cnpq.br/1885567484339052Tappi, Rodrigo Marçolla2016-08-03T12:29:49Z2013-08-142013-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTAPPI, Rodrigo Marçolla. Agenda setting in twiter: The election campaign in thecountry of São Paulo in 2012. 2013. 134 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2013.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/667porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:03:12Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/667Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:03:12Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv AGENDA- SETTING NO TWITTER: A CAMPANHA ELEITORAL NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO EM 2012
Agenda setting in twiter: The election campaign in thecountry of São Paulo in 2012
title AGENDA- SETTING NO TWITTER: A CAMPANHA ELEITORAL NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO EM 2012
spellingShingle AGENDA- SETTING NO TWITTER: A CAMPANHA ELEITORAL NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO EM 2012
Tappi, Rodrigo Marçolla
agenda-setting
Twitter
Contrapropaganda
eleições
agenda-setting
Twitter
counterpropaganda
elections
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short AGENDA- SETTING NO TWITTER: A CAMPANHA ELEITORAL NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO EM 2012
title_full AGENDA- SETTING NO TWITTER: A CAMPANHA ELEITORAL NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO EM 2012
title_fullStr AGENDA- SETTING NO TWITTER: A CAMPANHA ELEITORAL NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO EM 2012
title_full_unstemmed AGENDA- SETTING NO TWITTER: A CAMPANHA ELEITORAL NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO EM 2012
title_sort AGENDA- SETTING NO TWITTER: A CAMPANHA ELEITORAL NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO EM 2012
author Tappi, Rodrigo Marçolla
author_facet Tappi, Rodrigo Marçolla
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Josgrilberg, Fábio Botelho
CPF:12345678985
Tarsitano, Paulo Rogério
CPF:16606095052
http://lattes.cnpq.br/9706123951509221
Pessoni, Arquimedes
CPF:12318953298
http://lattes.cnpq.br/1885567484339052
dc.contributor.author.fl_str_mv Tappi, Rodrigo Marçolla
dc.subject.por.fl_str_mv agenda-setting
Twitter
Contrapropaganda
eleições
agenda-setting
Twitter
counterpropaganda
elections
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic agenda-setting
Twitter
Contrapropaganda
eleições
agenda-setting
Twitter
counterpropaganda
elections
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description O objetivo desse trabalho é identificar uma hipótese analisada há 40 anos em uma nova forma de comunicação. A proposta é buscar a comprovação do agenda-setting, ou agendamento, no Twitter durante a eleição para a Prefeitura de São Paulo no ano de 2012. Para isso, recorremos a três portais de notícias que nos serviram como laboratório de fontes , que nos pautavam na busca pela repercussão dessas notícias na Internet. A partir da definição de alguns termos que acompanharam os três principais candidatos à prefeitura de SP, partimos para uma procura por esses termos no Twitter, através da ferramenta The Archivist . Os termos foram divididos em positivos , negativos e neutros , para identificarmos qual o tipo de conteúdo era mais repercutido. Os resultados da pesquisa identificaram uma maior repercussão de termos que representavam atributos negativos dos candidatos, analisando o agendamento dos portais de notícias como uma forma de reforço desses atributos negativos, comprovando a agenda da contrapropaganda política no Twitter.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-14
2013-04-24
2016-08-03T12:29:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TAPPI, Rodrigo Marçolla. Agenda setting in twiter: The election campaign in thecountry of São Paulo in 2012. 2013. 134 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2013.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/667
identifier_str_mv TAPPI, Rodrigo Marçolla. Agenda setting in twiter: The election campaign in thecountry of São Paulo in 2012. 2013. 134 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2013.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601919509757952