SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL : TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS NA MENSAGEM PUBLICITÁRIA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Carrilho, Kleber Nogueira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/924
Resumo: Nas últimas décadas, os discursos da sustentabilidade e da responsabilidade socioambiental se tornaram muito presentes na publicidade brasileira. Atualmente, várias marcas e produtos incluem em suas mensagens a preocupação com questões como o meio ambiente, o consumo responsável e a preocupação social. A hipótese levantada foi de que as mudanças culturais que ocorrem na sociedade levam a essa tendência, sem que haja uma relação exclusiva com o discurso econômico. Com isso, as mensagens publicitárias são desenvolvidas de forma a apresentar campanhas de oportunidade, produtos conceituais e empresas militantes. O objetivo da pesquisa foi verificar as características dos textos das campanhas e observar o cenário que influencia a construção da mensagem publicitária de diversos segmentos econômicos, analisando como os discursos se relacionam com os modelos de negócios e as práticas sustentáveis.
id METODISTA_7e7a45ff241602ad92d73d2204ee52b9
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/924
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL : TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS NA MENSAGEM PUBLICITÁRIASusteinability and environmental responsability: cultural changes in the adversing messagesustentabilidaderesponsabilidade socioambientalpublicidadetransformações culturais.sustainabilityenvironmental responsibilityadvertisingcultural changes.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASNas últimas décadas, os discursos da sustentabilidade e da responsabilidade socioambiental se tornaram muito presentes na publicidade brasileira. Atualmente, várias marcas e produtos incluem em suas mensagens a preocupação com questões como o meio ambiente, o consumo responsável e a preocupação social. A hipótese levantada foi de que as mudanças culturais que ocorrem na sociedade levam a essa tendência, sem que haja uma relação exclusiva com o discurso econômico. Com isso, as mensagens publicitárias são desenvolvidas de forma a apresentar campanhas de oportunidade, produtos conceituais e empresas militantes. O objetivo da pesquisa foi verificar as características dos textos das campanhas e observar o cenário que influencia a construção da mensagem publicitária de diversos segmentos econômicos, analisando como os discursos se relacionam com os modelos de negócios e as práticas sustentáveis.In recent decades, the discourse of sustainability and environmental responsibility have become much present in advertising in Brazil. Currently, several brands and products include in their messages issues like the environment, responsible consumption and social concern. The hypothesis is that the cultural changes occurring in society lead to this trend, without an exclusive relationship with an economic discourse. Then, the advertisement messagens are developed to provide opportunity campaigns, conceptual products and militant organizations. The objective of this research was to study the characteristics of the texts of the campaigns and watch the scene that influences the construction of the advertisement of various economic sectors, analyzing how discourses are related to business models and sustainable practices.Universidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOFaro, José SalvadorCPF:23165451231http://lattes.cnpq.br/3848720494067039Gonçalves, Elizabeth MoraesCPF:16489456120http://lattes.cnpq.br/1270011884916244Tarsitano, Paulo RogérioCPF:16606095052http://lattes.cnpq.br/9706123951509221Giacomini Filho, GinoCPF:49061320002http://lattes.cnpq.br/4716383899113030Carrascoza, João AmanelloCPF:12312312325Alves, Maria LeilaCPF:49525250550http://lattes.cnpq.br/8462136000577005Carrilho, Kleber Nogueira2016-08-03T12:31:16Z2010-08-262010-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCARRILHO, Kleber Nogueira. Susteinability and environmental responsability: cultural changes in the adversing message. 2010. 234 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/924porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:09:11Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/924Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:09:11Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL : TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS NA MENSAGEM PUBLICITÁRIA
Susteinability and environmental responsability: cultural changes in the adversing message
title SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL : TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS NA MENSAGEM PUBLICITÁRIA
spellingShingle SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL : TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS NA MENSAGEM PUBLICITÁRIA
Carrilho, Kleber Nogueira
sustentabilidade
responsabilidade socioambiental
publicidade
transformações culturais.
sustainability
environmental responsibility
advertising
cultural changes.
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL : TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS NA MENSAGEM PUBLICITÁRIA
title_full SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL : TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS NA MENSAGEM PUBLICITÁRIA
title_fullStr SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL : TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS NA MENSAGEM PUBLICITÁRIA
title_full_unstemmed SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL : TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS NA MENSAGEM PUBLICITÁRIA
title_sort SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL : TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS NA MENSAGEM PUBLICITÁRIA
author Carrilho, Kleber Nogueira
author_facet Carrilho, Kleber Nogueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faro, José Salvador
CPF:23165451231
http://lattes.cnpq.br/3848720494067039
Gonçalves, Elizabeth Moraes
CPF:16489456120
http://lattes.cnpq.br/1270011884916244
Tarsitano, Paulo Rogério
CPF:16606095052
http://lattes.cnpq.br/9706123951509221
Giacomini Filho, Gino
CPF:49061320002
http://lattes.cnpq.br/4716383899113030
Carrascoza, João Amanello
CPF:12312312325
Alves, Maria Leila
CPF:49525250550
http://lattes.cnpq.br/8462136000577005
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrilho, Kleber Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv sustentabilidade
responsabilidade socioambiental
publicidade
transformações culturais.
sustainability
environmental responsibility
advertising
cultural changes.
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic sustentabilidade
responsabilidade socioambiental
publicidade
transformações culturais.
sustainability
environmental responsibility
advertising
cultural changes.
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Nas últimas décadas, os discursos da sustentabilidade e da responsabilidade socioambiental se tornaram muito presentes na publicidade brasileira. Atualmente, várias marcas e produtos incluem em suas mensagens a preocupação com questões como o meio ambiente, o consumo responsável e a preocupação social. A hipótese levantada foi de que as mudanças culturais que ocorrem na sociedade levam a essa tendência, sem que haja uma relação exclusiva com o discurso econômico. Com isso, as mensagens publicitárias são desenvolvidas de forma a apresentar campanhas de oportunidade, produtos conceituais e empresas militantes. O objetivo da pesquisa foi verificar as características dos textos das campanhas e observar o cenário que influencia a construção da mensagem publicitária de diversos segmentos econômicos, analisando como os discursos se relacionam com os modelos de negócios e as práticas sustentáveis.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-26
2010-06-21
2016-08-03T12:31:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARRILHO, Kleber Nogueira. Susteinability and environmental responsability: cultural changes in the adversing message. 2010. 234 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/924
identifier_str_mv CARRILHO, Kleber Nogueira. Susteinability and environmental responsability: cultural changes in the adversing message. 2010. 234 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601920865566720