A INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS AFRICANAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ENTRADA E ADAPTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE UMA EMPRESA DO SETOR DE BEBIDAS ANGOLANA EM PORTUGAL
Ano de defesa: | 2017 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Metodista de Sao Paulo
Administracao::Programa de Pos Graduacao em Administracao Brasil IMS Administracao |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1704 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo analisar e verificar o processo de internacionalização de empresas africanas, e as estratégias de marketing de uma empresa do setor de bebidas angolana para Portugal. Visto que num palco de intensas modificações, justifica-se a necessidade de repensarmos sobre as estratégias que se constroem no cenário atual, que está em pleno desenvolvimento e em clima de extrema competitividade nas organizações. Apesar das inúmeras dificuldades que os países africanos apresentam, há também oportunidades e aprendizagem de crescimento nesse processo. O estudo foi realizado no contexto de internacionalização de empresas de países em desenvolvimento, que pode ser considerado um ambiente complexo na gestão. E a partir da sua relevância teórica sobre os temas que contemplam o processo de internacionalização de empresas, a pesquisa procura trazer contribuições para as empresas, em particular às empresas de países africanos, e em Angola, por existir uma insuficiente investigação sobre o assunto. Trata-se de um estudo de caso de natureza exploratória, ancorado por abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada em profundidade baseada em um roteiro, e de análise documental. Foram entrevistados dois profissionais da empresa Refriango da área de marketing e da área de mercado internacional. Os resultados evidenciaram que no cenário estudado, apesar das dificuldades que a Refriango enfrenta na exportação do seu produto para o mercado português, a empresa no seu processo de internacionalização conseguiu expandir-se para outros mercados por meio da sua entrada no mercado português, fruto de uma aliança estratégica com o grupo português Delta Cafés. Concluiu-se assim que a internacionalização de empresas de países em desenvolvimento para países desenvolvidos, apesar das dificuldades, tem como foco a busca de recursos, mercados, aprendizagem e estratégias. |
id |
METODISTA_859923a05927759e3ceed79f9a10f79d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1704 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS AFRICANAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ENTRADA E ADAPTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE UMA EMPRESA DO SETOR DE BEBIDAS ANGOLANA EM PORTUGALTHE INTERNATIONALIZATION OF AFRICAN COMPANIES: A CASE STUDY ON THE ENTRY AND ADAPTATION OF MARKETING STRATEGIES OF AN ANGOLAN BEVERAGE INDUSTRY IN PORTUGALEstratégia. Internacionalização; Marketing; Internacionalização de empresas africanas; Alianças estratégicasAfrican companies; Internationalization; Marketing process; StrategiesCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOEste estudo teve como objetivo analisar e verificar o processo de internacionalização de empresas africanas, e as estratégias de marketing de uma empresa do setor de bebidas angolana para Portugal. Visto que num palco de intensas modificações, justifica-se a necessidade de repensarmos sobre as estratégias que se constroem no cenário atual, que está em pleno desenvolvimento e em clima de extrema competitividade nas organizações. Apesar das inúmeras dificuldades que os países africanos apresentam, há também oportunidades e aprendizagem de crescimento nesse processo. O estudo foi realizado no contexto de internacionalização de empresas de países em desenvolvimento, que pode ser considerado um ambiente complexo na gestão. E a partir da sua relevância teórica sobre os temas que contemplam o processo de internacionalização de empresas, a pesquisa procura trazer contribuições para as empresas, em particular às empresas de países africanos, e em Angola, por existir uma insuficiente investigação sobre o assunto. Trata-se de um estudo de caso de natureza exploratória, ancorado por abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada em profundidade baseada em um roteiro, e de análise documental. Foram entrevistados dois profissionais da empresa Refriango da área de marketing e da área de mercado internacional. Os resultados evidenciaram que no cenário estudado, apesar das dificuldades que a Refriango enfrenta na exportação do seu produto para o mercado português, a empresa no seu processo de internacionalização conseguiu expandir-se para outros mercados por meio da sua entrada no mercado português, fruto de uma aliança estratégica com o grupo português Delta Cafés. Concluiu-se assim que a internacionalização de empresas de países em desenvolvimento para países desenvolvidos, apesar das dificuldades, tem como foco a busca de recursos, mercados, aprendizagem e estratégias.This study intends to analyze and survey internationalization process of African companies and marketing strategies used by Angolan’s beverage company to Portugal. At a changing and competing business scenery is essential to rethink the strategies that are employed. All countless difficulties presented by African countries aloud a process of learning and progression. The research was produced in to the context of internationalization process in developing countries companies’, which may be interpreted as a complex management field. These subject’s theoretical relevance are considered in this study with the intention of being useful for African companies, specialty to the Angolans ones, because there is not enough research about these subjects. This is a case-study approached by exploratory nature and quantitative perspective. The data were collected by depth-based script interview and documentary analysis. Refriango’s marketing and international market professionals were interviewed. The results reveal, that despite all the difficulties which Refriango faces on export its trade to Portugal, the company expanded into other markets after its internationalization process starter as result of an alliance established with Portuguese company Delta Café. Our results show that the internationalization process in developing countries companies into developed countries companies, although all its difficulties, focuses on finding resources, strategies, markets and knowledgeUniversidade Metodista de Sao PauloAdministracao::Programa de Pos Graduacao em AdministracaoBrasilIMSAdministracaoKuniyoshi , Marcio ShoitiVieira , Almir MartinsOgasavara , Mário HenriquesQUINTA, DEOLINDA BENTO2018-02-28T18:02:00Z2017-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfQUINTA, DEOLINDA BENTO. A INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS AFRICANAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ENTRADA E ADAPTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE UMA EMPRESA DO SETOR DE BEBIDAS ANGOLANA EM PORTUGAL. 2017. 105folhas. Dissertação( Administracao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1704porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2018-03-01T04:12:35Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1704Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2018-03-01T04:12:35Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS AFRICANAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ENTRADA E ADAPTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE UMA EMPRESA DO SETOR DE BEBIDAS ANGOLANA EM PORTUGAL THE INTERNATIONALIZATION OF AFRICAN COMPANIES: A CASE STUDY ON THE ENTRY AND ADAPTATION OF MARKETING STRATEGIES OF AN ANGOLAN BEVERAGE INDUSTRY IN PORTUGAL |
title |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS AFRICANAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ENTRADA E ADAPTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE UMA EMPRESA DO SETOR DE BEBIDAS ANGOLANA EM PORTUGAL |
spellingShingle |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS AFRICANAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ENTRADA E ADAPTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE UMA EMPRESA DO SETOR DE BEBIDAS ANGOLANA EM PORTUGAL QUINTA, DEOLINDA BENTO Estratégia. Internacionalização; Marketing; Internacionalização de empresas africanas; Alianças estratégicas African companies; Internationalization; Marketing process; Strategies CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS AFRICANAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ENTRADA E ADAPTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE UMA EMPRESA DO SETOR DE BEBIDAS ANGOLANA EM PORTUGAL |
title_full |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS AFRICANAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ENTRADA E ADAPTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE UMA EMPRESA DO SETOR DE BEBIDAS ANGOLANA EM PORTUGAL |
title_fullStr |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS AFRICANAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ENTRADA E ADAPTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE UMA EMPRESA DO SETOR DE BEBIDAS ANGOLANA EM PORTUGAL |
title_full_unstemmed |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS AFRICANAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ENTRADA E ADAPTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE UMA EMPRESA DO SETOR DE BEBIDAS ANGOLANA EM PORTUGAL |
title_sort |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS AFRICANAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ENTRADA E ADAPTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE UMA EMPRESA DO SETOR DE BEBIDAS ANGOLANA EM PORTUGAL |
author |
QUINTA, DEOLINDA BENTO |
author_facet |
QUINTA, DEOLINDA BENTO |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kuniyoshi , Marcio Shoiti Vieira , Almir Martins Ogasavara , Mário Henriques |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
QUINTA, DEOLINDA BENTO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia. Internacionalização; Marketing; Internacionalização de empresas africanas; Alianças estratégicas African companies; Internationalization; Marketing process; Strategies CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
Estratégia. Internacionalização; Marketing; Internacionalização de empresas africanas; Alianças estratégicas African companies; Internationalization; Marketing process; Strategies CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
Este estudo teve como objetivo analisar e verificar o processo de internacionalização de empresas africanas, e as estratégias de marketing de uma empresa do setor de bebidas angolana para Portugal. Visto que num palco de intensas modificações, justifica-se a necessidade de repensarmos sobre as estratégias que se constroem no cenário atual, que está em pleno desenvolvimento e em clima de extrema competitividade nas organizações. Apesar das inúmeras dificuldades que os países africanos apresentam, há também oportunidades e aprendizagem de crescimento nesse processo. O estudo foi realizado no contexto de internacionalização de empresas de países em desenvolvimento, que pode ser considerado um ambiente complexo na gestão. E a partir da sua relevância teórica sobre os temas que contemplam o processo de internacionalização de empresas, a pesquisa procura trazer contribuições para as empresas, em particular às empresas de países africanos, e em Angola, por existir uma insuficiente investigação sobre o assunto. Trata-se de um estudo de caso de natureza exploratória, ancorado por abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada em profundidade baseada em um roteiro, e de análise documental. Foram entrevistados dois profissionais da empresa Refriango da área de marketing e da área de mercado internacional. Os resultados evidenciaram que no cenário estudado, apesar das dificuldades que a Refriango enfrenta na exportação do seu produto para o mercado português, a empresa no seu processo de internacionalização conseguiu expandir-se para outros mercados por meio da sua entrada no mercado português, fruto de uma aliança estratégica com o grupo português Delta Cafés. Concluiu-se assim que a internacionalização de empresas de países em desenvolvimento para países desenvolvidos, apesar das dificuldades, tem como foco a busca de recursos, mercados, aprendizagem e estratégias. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-30 2018-02-28T18:02:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
QUINTA, DEOLINDA BENTO. A INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS AFRICANAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ENTRADA E ADAPTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE UMA EMPRESA DO SETOR DE BEBIDAS ANGOLANA EM PORTUGAL. 2017. 105folhas. Dissertação( Administracao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo . http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1704 |
identifier_str_mv |
QUINTA, DEOLINDA BENTO. A INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS AFRICANAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ENTRADA E ADAPTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE UMA EMPRESA DO SETOR DE BEBIDAS ANGOLANA EM PORTUGAL. 2017. 105folhas. Dissertação( Administracao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo . |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Administracao::Programa de Pos Graduacao em Administracao Brasil IMS Administracao |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Administracao::Programa de Pos Graduacao em Administracao Brasil IMS Administracao |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601926750175232 |