Desenvolvimento do pensamento crítico na mídia-educação: um estudo de quatro experiências da cidade de São Paulo, à luz de fundamentos teóricos dirigidos à autonomia crítica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: CAETANO, LUCIA
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2048
Resumo: Esta dissertação prevê ampliar a dimensão crítica dos processos de mídia-educação dirigidos à juventude, ajudando a qualificar as iniciativas que visam o desenvolvimento do pensamento crítico em relação aos meios de comunicação e servindo, dessa forma, de alicerce para a construção da cidadania. Neste trabalho, adoto metodologia baseada nos estudos de Jacques Piette (1996), referenciada no movimento do pensamento crítico, para analisar as experiências de quatro organizações da cidade de São Paulo que têm entre seus objetivos a dimensão crítica da mídia-educação. Como resultado, desenvolvo uma grade avaliativa referenciada em três dimensões do pensamento crítico identificadas – as habilidades cognitivas, as habilidades metacognitivas e as práticas pedagógicas. Grade esta que permitirá identificar, nas iniciativas avaliadas, os desafios e as oportunidades abertas rumo à autonomia crítica.
id METODISTA_8d116036d7388bf097ebb1ac5d538784
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2048
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling Desenvolvimento do pensamento crítico na mídia-educação: um estudo de quatro experiências da cidade de São Paulo, à luz de fundamentos teóricos dirigidos à autonomia críticaCritical thinking development in media literacy: a study of four experiences in the city of São Paulo, Brazil, in the light of theoretical foundations aimed at critical autonomyEducação midiática; Educomunicação; Autonomia crítica; Pensamento crítico; CidadaniaMedia literacy; Media education; Critical thinking; Critical autonomy; CitizenshipCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEsta dissertação prevê ampliar a dimensão crítica dos processos de mídia-educação dirigidos à juventude, ajudando a qualificar as iniciativas que visam o desenvolvimento do pensamento crítico em relação aos meios de comunicação e servindo, dessa forma, de alicerce para a construção da cidadania. Neste trabalho, adoto metodologia baseada nos estudos de Jacques Piette (1996), referenciada no movimento do pensamento crítico, para analisar as experiências de quatro organizações da cidade de São Paulo que têm entre seus objetivos a dimensão crítica da mídia-educação. Como resultado, desenvolvo uma grade avaliativa referenciada em três dimensões do pensamento crítico identificadas – as habilidades cognitivas, as habilidades metacognitivas e as práticas pedagógicas. Grade esta que permitirá identificar, nas iniciativas avaliadas, os desafios e as oportunidades abertas rumo à autonomia crítica.This research aims to increase the critical dimension in which youth-oriented media-education processes are based, helping to qualify initiatives aimed at developing critical trinking in relation to the media and thus serving as a foundation for the construction of citizenchip. I adopt a methodology based on the studies of Jacques Piette (1996), referenced in the critical thinking movement, to analyze the experiences of four organizations in the city of São Paulo that have as their objectives the critical dimension of media education. As a result, I develop an evaluative grid referenced in three critical thinking dimensions – cognitive skills, metacognitive skills and pedagogical practices. This grid allows to identify, in the evaluated initiatives, the challenges and open opportunities towards critical autonomy.Esta dissertação prevê ampliar a dimensão crítica dos processos de mídia-educação dirigidos à juventude, ajudando a qualificar as iniciativas que visam o desenvolvimento do pensamento crítico em relação aos meios de comunicação e servindo, dessa forma, de alicerce para a construção da cidadania. Neste trabalho, adoto metodologia baseada nos estudos de Jacques Piette (1996), referenciada no movimento do pensamento crítico, para analisar as experiências de quatro organizações da cidade de São Paulo que têm entre seus objetivos a dimensão crítica da mídia-educação. Como resultado, desenvolvo uma grade avaliativa referenciada em três dimensões do pensamento crítico identificadas – as habilidades cognitivas, as habilidades metacognitivas e as práticas pedagógicas. Grade esta que permitirá identificar, nas iniciativas avaliadas, os desafios e as oportunidades abertas rumo à autonomia crítica.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialEscudero, CamilaChiachiri , RobertoMartino , Luis Mauro SáCAETANO, LUCIA2021-02-01T19:04:19Z2019-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCAETANO, LUCIA. Desenvolvimento do pensamento crítico na mídia-educação: um estudo de quatro experiências da cidade de São Paulo, à luz de fundamentos teóricos dirigidos à autonomia crítica. 2019. 209 folhas. Dissertação (Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2048porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2021-02-01T19:04:19Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2048Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2021-02-01T19:04:19Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento do pensamento crítico na mídia-educação: um estudo de quatro experiências da cidade de São Paulo, à luz de fundamentos teóricos dirigidos à autonomia crítica
Critical thinking development in media literacy: a study of four experiences in the city of São Paulo, Brazil, in the light of theoretical foundations aimed at critical autonomy
title Desenvolvimento do pensamento crítico na mídia-educação: um estudo de quatro experiências da cidade de São Paulo, à luz de fundamentos teóricos dirigidos à autonomia crítica
spellingShingle Desenvolvimento do pensamento crítico na mídia-educação: um estudo de quatro experiências da cidade de São Paulo, à luz de fundamentos teóricos dirigidos à autonomia crítica
CAETANO, LUCIA
Educação midiática; Educomunicação; Autonomia crítica; Pensamento crítico; Cidadania
Media literacy; Media education; Critical thinking; Critical autonomy; Citizenship
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Desenvolvimento do pensamento crítico na mídia-educação: um estudo de quatro experiências da cidade de São Paulo, à luz de fundamentos teóricos dirigidos à autonomia crítica
title_full Desenvolvimento do pensamento crítico na mídia-educação: um estudo de quatro experiências da cidade de São Paulo, à luz de fundamentos teóricos dirigidos à autonomia crítica
title_fullStr Desenvolvimento do pensamento crítico na mídia-educação: um estudo de quatro experiências da cidade de São Paulo, à luz de fundamentos teóricos dirigidos à autonomia crítica
title_full_unstemmed Desenvolvimento do pensamento crítico na mídia-educação: um estudo de quatro experiências da cidade de São Paulo, à luz de fundamentos teóricos dirigidos à autonomia crítica
title_sort Desenvolvimento do pensamento crítico na mídia-educação: um estudo de quatro experiências da cidade de São Paulo, à luz de fundamentos teóricos dirigidos à autonomia crítica
author CAETANO, LUCIA
author_facet CAETANO, LUCIA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Escudero, Camila
Chiachiri , Roberto
Martino , Luis Mauro Sá
dc.contributor.author.fl_str_mv CAETANO, LUCIA
dc.subject.por.fl_str_mv Educação midiática; Educomunicação; Autonomia crítica; Pensamento crítico; Cidadania
Media literacy; Media education; Critical thinking; Critical autonomy; Citizenship
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Educação midiática; Educomunicação; Autonomia crítica; Pensamento crítico; Cidadania
Media literacy; Media education; Critical thinking; Critical autonomy; Citizenship
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Esta dissertação prevê ampliar a dimensão crítica dos processos de mídia-educação dirigidos à juventude, ajudando a qualificar as iniciativas que visam o desenvolvimento do pensamento crítico em relação aos meios de comunicação e servindo, dessa forma, de alicerce para a construção da cidadania. Neste trabalho, adoto metodologia baseada nos estudos de Jacques Piette (1996), referenciada no movimento do pensamento crítico, para analisar as experiências de quatro organizações da cidade de São Paulo que têm entre seus objetivos a dimensão crítica da mídia-educação. Como resultado, desenvolvo uma grade avaliativa referenciada em três dimensões do pensamento crítico identificadas – as habilidades cognitivas, as habilidades metacognitivas e as práticas pedagógicas. Grade esta que permitirá identificar, nas iniciativas avaliadas, os desafios e as oportunidades abertas rumo à autonomia crítica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-03
2021-02-01T19:04:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAETANO, LUCIA. Desenvolvimento do pensamento crítico na mídia-educação: um estudo de quatro experiências da cidade de São Paulo, à luz de fundamentos teóricos dirigidos à autonomia crítica. 2019. 209 folhas. Dissertação (Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2048
identifier_str_mv CAETANO, LUCIA. Desenvolvimento do pensamento crítico na mídia-educação: um estudo de quatro experiências da cidade de São Paulo, à luz de fundamentos teóricos dirigidos à autonomia crítica. 2019. 209 folhas. Dissertação (Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601929192308736