Desenvolvimento do pensamento crítico na mídia-educação: um estudo de quatro experiências da cidade de São Paulo, à luz de fundamentos teóricos dirigidos à autonomia crítica
Ano de defesa: | 2019 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social Brasil IMS Comunicacao Social |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2048 |
Resumo: | Esta dissertação prevê ampliar a dimensão crítica dos processos de mídia-educação dirigidos à juventude, ajudando a qualificar as iniciativas que visam o desenvolvimento do pensamento crítico em relação aos meios de comunicação e servindo, dessa forma, de alicerce para a construção da cidadania. Neste trabalho, adoto metodologia baseada nos estudos de Jacques Piette (1996), referenciada no movimento do pensamento crítico, para analisar as experiências de quatro organizações da cidade de São Paulo que têm entre seus objetivos a dimensão crítica da mídia-educação. Como resultado, desenvolvo uma grade avaliativa referenciada em três dimensões do pensamento crítico identificadas – as habilidades cognitivas, as habilidades metacognitivas e as práticas pedagógicas. Grade esta que permitirá identificar, nas iniciativas avaliadas, os desafios e as oportunidades abertas rumo à autonomia crítica. |
id |
METODISTA_8d116036d7388bf097ebb1ac5d538784 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2048 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento do pensamento crítico na mídia-educação: um estudo de quatro experiências da cidade de São Paulo, à luz de fundamentos teóricos dirigidos à autonomia críticaCritical thinking development in media literacy: a study of four experiences in the city of São Paulo, Brazil, in the light of theoretical foundations aimed at critical autonomyEducação midiática; Educomunicação; Autonomia crítica; Pensamento crítico; CidadaniaMedia literacy; Media education; Critical thinking; Critical autonomy; CitizenshipCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEsta dissertação prevê ampliar a dimensão crítica dos processos de mídia-educação dirigidos à juventude, ajudando a qualificar as iniciativas que visam o desenvolvimento do pensamento crítico em relação aos meios de comunicação e servindo, dessa forma, de alicerce para a construção da cidadania. Neste trabalho, adoto metodologia baseada nos estudos de Jacques Piette (1996), referenciada no movimento do pensamento crítico, para analisar as experiências de quatro organizações da cidade de São Paulo que têm entre seus objetivos a dimensão crítica da mídia-educação. Como resultado, desenvolvo uma grade avaliativa referenciada em três dimensões do pensamento crítico identificadas – as habilidades cognitivas, as habilidades metacognitivas e as práticas pedagógicas. Grade esta que permitirá identificar, nas iniciativas avaliadas, os desafios e as oportunidades abertas rumo à autonomia crítica.This research aims to increase the critical dimension in which youth-oriented media-education processes are based, helping to qualify initiatives aimed at developing critical trinking in relation to the media and thus serving as a foundation for the construction of citizenchip. I adopt a methodology based on the studies of Jacques Piette (1996), referenced in the critical thinking movement, to analyze the experiences of four organizations in the city of São Paulo that have as their objectives the critical dimension of media education. As a result, I develop an evaluative grid referenced in three critical thinking dimensions – cognitive skills, metacognitive skills and pedagogical practices. This grid allows to identify, in the evaluated initiatives, the challenges and open opportunities towards critical autonomy.Esta dissertação prevê ampliar a dimensão crítica dos processos de mídia-educação dirigidos à juventude, ajudando a qualificar as iniciativas que visam o desenvolvimento do pensamento crítico em relação aos meios de comunicação e servindo, dessa forma, de alicerce para a construção da cidadania. Neste trabalho, adoto metodologia baseada nos estudos de Jacques Piette (1996), referenciada no movimento do pensamento crítico, para analisar as experiências de quatro organizações da cidade de São Paulo que têm entre seus objetivos a dimensão crítica da mídia-educação. Como resultado, desenvolvo uma grade avaliativa referenciada em três dimensões do pensamento crítico identificadas – as habilidades cognitivas, as habilidades metacognitivas e as práticas pedagógicas. Grade esta que permitirá identificar, nas iniciativas avaliadas, os desafios e as oportunidades abertas rumo à autonomia crítica.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialEscudero, CamilaChiachiri , RobertoMartino , Luis Mauro SáCAETANO, LUCIA2021-02-01T19:04:19Z2019-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCAETANO, LUCIA. Desenvolvimento do pensamento crítico na mídia-educação: um estudo de quatro experiências da cidade de São Paulo, à luz de fundamentos teóricos dirigidos à autonomia crítica. 2019. 209 folhas. Dissertação (Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2048porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2021-02-01T19:04:19Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2048Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2021-02-01T19:04:19Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento do pensamento crítico na mídia-educação: um estudo de quatro experiências da cidade de São Paulo, à luz de fundamentos teóricos dirigidos à autonomia crítica Critical thinking development in media literacy: a study of four experiences in the city of São Paulo, Brazil, in the light of theoretical foundations aimed at critical autonomy |
title |
Desenvolvimento do pensamento crítico na mídia-educação: um estudo de quatro experiências da cidade de São Paulo, à luz de fundamentos teóricos dirigidos à autonomia crítica |
spellingShingle |
Desenvolvimento do pensamento crítico na mídia-educação: um estudo de quatro experiências da cidade de São Paulo, à luz de fundamentos teóricos dirigidos à autonomia crítica CAETANO, LUCIA Educação midiática; Educomunicação; Autonomia crítica; Pensamento crítico; Cidadania Media literacy; Media education; Critical thinking; Critical autonomy; Citizenship CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
Desenvolvimento do pensamento crítico na mídia-educação: um estudo de quatro experiências da cidade de São Paulo, à luz de fundamentos teóricos dirigidos à autonomia crítica |
title_full |
Desenvolvimento do pensamento crítico na mídia-educação: um estudo de quatro experiências da cidade de São Paulo, à luz de fundamentos teóricos dirigidos à autonomia crítica |
title_fullStr |
Desenvolvimento do pensamento crítico na mídia-educação: um estudo de quatro experiências da cidade de São Paulo, à luz de fundamentos teóricos dirigidos à autonomia crítica |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento do pensamento crítico na mídia-educação: um estudo de quatro experiências da cidade de São Paulo, à luz de fundamentos teóricos dirigidos à autonomia crítica |
title_sort |
Desenvolvimento do pensamento crítico na mídia-educação: um estudo de quatro experiências da cidade de São Paulo, à luz de fundamentos teóricos dirigidos à autonomia crítica |
author |
CAETANO, LUCIA |
author_facet |
CAETANO, LUCIA |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Escudero, Camila Chiachiri , Roberto Martino , Luis Mauro Sá |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAETANO, LUCIA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação midiática; Educomunicação; Autonomia crítica; Pensamento crítico; Cidadania Media literacy; Media education; Critical thinking; Critical autonomy; Citizenship CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
Educação midiática; Educomunicação; Autonomia crítica; Pensamento crítico; Cidadania Media literacy; Media education; Critical thinking; Critical autonomy; Citizenship CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
Esta dissertação prevê ampliar a dimensão crítica dos processos de mídia-educação dirigidos à juventude, ajudando a qualificar as iniciativas que visam o desenvolvimento do pensamento crítico em relação aos meios de comunicação e servindo, dessa forma, de alicerce para a construção da cidadania. Neste trabalho, adoto metodologia baseada nos estudos de Jacques Piette (1996), referenciada no movimento do pensamento crítico, para analisar as experiências de quatro organizações da cidade de São Paulo que têm entre seus objetivos a dimensão crítica da mídia-educação. Como resultado, desenvolvo uma grade avaliativa referenciada em três dimensões do pensamento crítico identificadas – as habilidades cognitivas, as habilidades metacognitivas e as práticas pedagógicas. Grade esta que permitirá identificar, nas iniciativas avaliadas, os desafios e as oportunidades abertas rumo à autonomia crítica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-03 2021-02-01T19:04:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CAETANO, LUCIA. Desenvolvimento do pensamento crítico na mídia-educação: um estudo de quatro experiências da cidade de São Paulo, à luz de fundamentos teóricos dirigidos à autonomia crítica. 2019. 209 folhas. Dissertação (Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2048 |
identifier_str_mv |
CAETANO, LUCIA. Desenvolvimento do pensamento crítico na mídia-educação: um estudo de quatro experiências da cidade de São Paulo, à luz de fundamentos teóricos dirigidos à autonomia crítica. 2019. 209 folhas. Dissertação (Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2048 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social Brasil IMS Comunicacao Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social Brasil IMS Comunicacao Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601929192308736 |