Religiosidade popular na Passio Sanctorum Perpetuae et Felicitatis
Ano de defesa: | 2022 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Metodista de Sao Paulo
Ciencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da Religiao Brasil IMS Ciencias da Religiao |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2237 |
Resumo: | A recente pesquisa acerca do Cristianismo Primitivo privilegia uma abordagem que aponte para intensos processos de interação cultural entre os primeiros cristãos e a cultura greco-romana do Mediterrâneo. Essa nova abordagem contrasta com a leitura tradicional do Cristianismo Primitivo, leitura que sugere uma relativa isenção de processos sincréticos com a cultura greco-romana, privilegiando conceitos como “seita”, entre outros. Nesse caso, propomos olhar para o cristianismo primitivo como um movimento que se estabelece culturalmente por meio de interações discursivas e práticas com o seu entorno. Assim, nesta pesquisa, a partir dos conceitos de Magia e Cultura popular, propomos uma análise de práticas religiosas populares presentes na Passio Sanctorum Perpetuae et Felicitatis. Destacamos relatos que aproximam as práticas dos mártires às práticas religiosas de subalternos, com destaque para práticas consolidadas no âmbito da religião do povo, a saber, a consulta a sonhos e oráculos de diversos tipos, com a finalidade de administrar conflitos e a escassez de recursos, bem como a preparação de amuletos. A partir de um estudo comparativo entre a Passio Sanctorum Perpetuae et Felicitatis e documentos de diferentes regimes semióticos, tais como: imagens, sonhos oraculares, visões do além-mundo e manuais de magia, buscamos atestar a proximidade com as práticas populares presentes no mundo greco-romano. A pesquisa oferece, também, uma tradução e um comentário da Passio Sanctorum Perpetuae et Felicitatis, a partir de edições críticas, para o português. (AU) |
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Religiosidade popular na Passio Sanctorum Perpetuae et FelicitatisPopular Religiosity on the Passio Sanctorum Perpetuae et FelicitatisCristianismo Primitivo; Passio Sanctorum Perpetuae et Felicitatis; Religiosidade popular; Magia; Papiros Mágicos GregosEarly Christianity; Passio Sanctorum Perpetuae et Felicitatis; Popular religiosity; Magic; Greek Magic PapyriCIENCIAS HUMANASA recente pesquisa acerca do Cristianismo Primitivo privilegia uma abordagem que aponte para intensos processos de interação cultural entre os primeiros cristãos e a cultura greco-romana do Mediterrâneo. Essa nova abordagem contrasta com a leitura tradicional do Cristianismo Primitivo, leitura que sugere uma relativa isenção de processos sincréticos com a cultura greco-romana, privilegiando conceitos como “seita”, entre outros. Nesse caso, propomos olhar para o cristianismo primitivo como um movimento que se estabelece culturalmente por meio de interações discursivas e práticas com o seu entorno. Assim, nesta pesquisa, a partir dos conceitos de Magia e Cultura popular, propomos uma análise de práticas religiosas populares presentes na Passio Sanctorum Perpetuae et Felicitatis. Destacamos relatos que aproximam as práticas dos mártires às práticas religiosas de subalternos, com destaque para práticas consolidadas no âmbito da religião do povo, a saber, a consulta a sonhos e oráculos de diversos tipos, com a finalidade de administrar conflitos e a escassez de recursos, bem como a preparação de amuletos. A partir de um estudo comparativo entre a Passio Sanctorum Perpetuae et Felicitatis e documentos de diferentes regimes semióticos, tais como: imagens, sonhos oraculares, visões do além-mundo e manuais de magia, buscamos atestar a proximidade com as práticas populares presentes no mundo greco-romano. A pesquisa oferece, também, uma tradução e um comentário da Passio Sanctorum Perpetuae et Felicitatis, a partir de edições críticas, para o português. (AU)Recent research on Early Christianity favors an approach that points to intense processes of cultural interaction between the early Christians and the Greco-Roman culture of the Mediterranean. This new approach contrasts with the traditional reading of Early Christianity, a reading that suggests a relative exemption from syncretic processes with Greco-Roman culture, privileging concepts such as “sect”, among others. In this case, we propose to look at Early Christianity as a movement that is culturally established through discursive and practical interactions with its surroundings. Thus, in this research, based on the concepts of Magic and Popular Culture, we propose an analysis of popular religious practices present in the Passio Sanctorum Perpetuae et Felicitatis. We highlight reports that bring the practices of martyrs closer to the religious practices of subalterns, with emphasis on consolidated practices within the scope of the people's religion, namely, the consultation of dreams and oracles of different types, with the purpose of managing conflicts and the scarcity of resources, as well as the preparation of amulets. From a comparative study between the Passio Sanctorum Perpetuae et Felicitatis and documents from different semiotic regimes, such as: images, oracular dreams, visions of the beyond and magic manuals, we seek to attest to the proximity with popular practices present in the Greco-Roman world. The research also offers a translation and a commentary of the Passio Sanctorum Perpetuae et Felicitatis, from critical editions, into Portuguese.(AU)Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqUniversidade Metodista de Sao PauloCiencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da ReligiaoBrasilIMSCiencias da ReligiaoCarneiro, Marcelo da SilvaMiranda , Valtair AfonsoSelvatici , MônicaGarcia , Paulo RobertoSantos , Suely Xavier dosMatos, Denilson da Silva2022-10-18T19:20:52Z2022-09-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMatos, Denilson da Silva. Religiosidade popular na Passio Sanctorum Perpetuae et Felicitatis. 2022. 209 folhas. Tese( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo,2022.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2237porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2022-10-18T19:20:52Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2237Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2022-10-18T19:20:52Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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A recente pesquisa acerca do Cristianismo Primitivo privilegia uma abordagem que aponte para intensos processos de interação cultural entre os primeiros cristãos e a cultura greco-romana do Mediterrâneo. Essa nova abordagem contrasta com a leitura tradicional do Cristianismo Primitivo, leitura que sugere uma relativa isenção de processos sincréticos com a cultura greco-romana, privilegiando conceitos como “seita”, entre outros. Nesse caso, propomos olhar para o cristianismo primitivo como um movimento que se estabelece culturalmente por meio de interações discursivas e práticas com o seu entorno. Assim, nesta pesquisa, a partir dos conceitos de Magia e Cultura popular, propomos uma análise de práticas religiosas populares presentes na Passio Sanctorum Perpetuae et Felicitatis. Destacamos relatos que aproximam as práticas dos mártires às práticas religiosas de subalternos, com destaque para práticas consolidadas no âmbito da religião do povo, a saber, a consulta a sonhos e oráculos de diversos tipos, com a finalidade de administrar conflitos e a escassez de recursos, bem como a preparação de amuletos. A partir de um estudo comparativo entre a Passio Sanctorum Perpetuae et Felicitatis e documentos de diferentes regimes semióticos, tais como: imagens, sonhos oraculares, visões do além-mundo e manuais de magia, buscamos atestar a proximidade com as práticas populares presentes no mundo greco-romano. A pesquisa oferece, também, uma tradução e um comentário da Passio Sanctorum Perpetuae et Felicitatis, a partir de edições críticas, para o português. (AU) |
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