ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Santos, Jeremias Araújo dos lattes
Orientador(a): Bahia, Norines Panicacci lattes
Banca de defesa: Duran, Marilia Claret Geraes lattes, Palma Filho, João Cardoso lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/956
Resumo: O ensino de Língua Portuguesa tem, sem dúvida, representado um problema constante para muitos professores da área nas escolas de ensino básico. Alguns professores, diante das constantes e reiteradas críticas ao ensino de língua materna que muito provavelmente ocorram por conta dos resultados pouco satisfatórios das avaliações oficiais sobre o desempenho dos estudantes sentem-se desnorteados sobre o que fazer em sala de aula. Muitas vezes o desnorteio é tal que os professores acabam não fazendo nada que seja significativo para o desenvolvimento comunicativo dos alunos. Esse tema, que não é novo, mas atual, se impõe pela recorrência das discussões e críticas na academia sobre quais são os objetivos do ensino de Língua Portuguesa e a crise que o ensino dessa disciplina atravessa. Em suma, o ensino hodierno de Língua Portuguesa, em nível básico, não tem suprido as exigências que se impõem ao alunado brasileiro que os estudantes, ao concluírem o ensino médio, escrevam, leiam e falem com competência. Que relação esse quadro tem com a formação e a prática dos professores de Língua Portuguesa em sala de aula? Em que medida as Diretrizes Oficiais para o ensino de Língua Portuguesa são utilizadas como referencias para o trabalho em sala de aula? São essas questões que nortearam a pesquisa. Para responder a essas perguntas realizamos uma pesquisa bibliográfica e empírica de viés qualitativo. A pesquisa bibliográfica, fundamentada nos PCNs de Língua Portuguesa, Sírio Possenti, Luiz Carlos Travaglia, Donald Schön, António Nóvoa, entre outros, nos forneceu subsídios teóricos sobre as diretrizes para o ensino de Língua Portuguesa e sobre a formação do professor. Com a pesquisa de campo a intenção foi a de analisarmos o ensino de língua materna. Para tanto, ouvimos 10 professores e 50 alunos da rede pública de ensino do estado de São Paulo, com o objetivo de conhecer as opiniões e impressões desses professores e alunos sobre o ensino de Língua Portuguesa. A análise dos dados revela que os avanços teóricos no campo da Linguística foram parcialmente incorporados pelos professores, ou seja, os docentes, em suas práticas de sala de aula, restringem-se, muitas vezes, a repetir o mesmo ensino a que sempre estiveram habituados. Os resultados desse estudo, ainda que circunscritos a uma dada realidade, apontam para a necessidade de se buscar meios efetivos para que a formação inicial e continuada dos professores de Língua Portuguesa possam contribuir com novas práticas de ensino em sala de aula.
id METO_05123f50e850dda108d7d504535b7152
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/956
network_acronym_str METO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
repository_id_str
spelling Bahia, Norines PanicacciCPF:49852963032http://lattes.cnpq.br/5881924827893022Duran, Marilia Claret GeraesCPF:48965000230http://lattes.cnpq.br/9173949843431504Palma Filho, João CardosoCPF:36949645899http://lattes.cnpq.br/6871865854491549CPF:18022883840http://lattes.cnpq.br/2942573474898776Santos, Jeremias Araújo dos2016-08-03T16:15:30Z2011-12-082011-09-13SANTOS, Jeremias Araújo dos. ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2011. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/956Made available in DSpace on 2016-08-03T16:15:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jeremias Araujo dos Santos.pdf: 615845 bytes, checksum: 4a79d5222fbf544b09e9309c92c56fde (MD5) Previous issue date: 2011-09-13O ensino de Língua Portuguesa tem, sem dúvida, representado um problema constante para muitos professores da área nas escolas de ensino básico. Alguns professores, diante das constantes e reiteradas críticas ao ensino de língua materna que muito provavelmente ocorram por conta dos resultados pouco satisfatórios das avaliações oficiais sobre o desempenho dos estudantes sentem-se desnorteados sobre o que fazer em sala de aula. Muitas vezes o desnorteio é tal que os professores acabam não fazendo nada que seja significativo para o desenvolvimento comunicativo dos alunos. Esse tema, que não é novo, mas atual, se impõe pela recorrência das discussões e críticas na academia sobre quais são os objetivos do ensino de Língua Portuguesa e a crise que o ensino dessa disciplina atravessa. Em suma, o ensino hodierno de Língua Portuguesa, em nível básico, não tem suprido as exigências que se impõem ao alunado brasileiro que os estudantes, ao concluírem o ensino médio, escrevam, leiam e falem com competência. Que relação esse quadro tem com a formação e a prática dos professores de Língua Portuguesa em sala de aula? Em que medida as Diretrizes Oficiais para o ensino de Língua Portuguesa são utilizadas como referencias para o trabalho em sala de aula? São essas questões que nortearam a pesquisa. Para responder a essas perguntas realizamos uma pesquisa bibliográfica e empírica de viés qualitativo. A pesquisa bibliográfica, fundamentada nos PCNs de Língua Portuguesa, Sírio Possenti, Luiz Carlos Travaglia, Donald Schön, António Nóvoa, entre outros, nos forneceu subsídios teóricos sobre as diretrizes para o ensino de Língua Portuguesa e sobre a formação do professor. Com a pesquisa de campo a intenção foi a de analisarmos o ensino de língua materna. Para tanto, ouvimos 10 professores e 50 alunos da rede pública de ensino do estado de São Paulo, com o objetivo de conhecer as opiniões e impressões desses professores e alunos sobre o ensino de Língua Portuguesa. A análise dos dados revela que os avanços teóricos no campo da Linguística foram parcialmente incorporados pelos professores, ou seja, os docentes, em suas práticas de sala de aula, restringem-se, muitas vezes, a repetir o mesmo ensino a que sempre estiveram habituados. Os resultados desse estudo, ainda que circunscritos a uma dada realidade, apontam para a necessidade de se buscar meios efetivos para que a formação inicial e continuada dos professores de Língua Portuguesa possam contribuir com novas práticas de ensino em sala de aula.application/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2368/Jeremias%20Araujo%20dos%20Santos.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUMESPBREducaçãoEnsinoLíngua PortuguesaFormação de ProfessoresTeachingPortugueseTeacher EducationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E FORMAÇÃO DE PROFESSORESinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILJeremias Araujo dos Santos.pdf.jpgJeremias Araujo dos Santos.pdf.jpgimage/jpeg1943http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/956/2/Jeremias+Araujo+dos+Santos.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52ORIGINALJeremias Araujo dos Santos.pdfapplication/pdf615845http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/956/1/Jeremias+Araujo+dos+Santos.pdf4a79d5222fbf544b09e9309c92c56fdeMD51tede/9562016-08-03 15:07:05.455oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/956Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:07:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.por.fl_str_mv ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
spellingShingle ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Santos, Jeremias Araújo dos
Ensino
Língua Portuguesa
Formação de Professores
Teaching
Portuguese
Teacher Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_full ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_fullStr ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_full_unstemmed ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_sort ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
author Santos, Jeremias Araújo dos
author_facet Santos, Jeremias Araújo dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bahia, Norines Panicacci
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:49852963032
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5881924827893022
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Duran, Marilia Claret Geraes
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:48965000230
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9173949843431504
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Palma Filho, João Cardoso
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:36949645899
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6871865854491549
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:18022883840
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2942573474898776
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jeremias Araújo dos
contributor_str_mv Bahia, Norines Panicacci
Duran, Marilia Claret Geraes
Palma Filho, João Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Língua Portuguesa
Formação de Professores
topic Ensino
Língua Portuguesa
Formação de Professores
Teaching
Portuguese
Teacher Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching
Portuguese
Teacher Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O ensino de Língua Portuguesa tem, sem dúvida, representado um problema constante para muitos professores da área nas escolas de ensino básico. Alguns professores, diante das constantes e reiteradas críticas ao ensino de língua materna que muito provavelmente ocorram por conta dos resultados pouco satisfatórios das avaliações oficiais sobre o desempenho dos estudantes sentem-se desnorteados sobre o que fazer em sala de aula. Muitas vezes o desnorteio é tal que os professores acabam não fazendo nada que seja significativo para o desenvolvimento comunicativo dos alunos. Esse tema, que não é novo, mas atual, se impõe pela recorrência das discussões e críticas na academia sobre quais são os objetivos do ensino de Língua Portuguesa e a crise que o ensino dessa disciplina atravessa. Em suma, o ensino hodierno de Língua Portuguesa, em nível básico, não tem suprido as exigências que se impõem ao alunado brasileiro que os estudantes, ao concluírem o ensino médio, escrevam, leiam e falem com competência. Que relação esse quadro tem com a formação e a prática dos professores de Língua Portuguesa em sala de aula? Em que medida as Diretrizes Oficiais para o ensino de Língua Portuguesa são utilizadas como referencias para o trabalho em sala de aula? São essas questões que nortearam a pesquisa. Para responder a essas perguntas realizamos uma pesquisa bibliográfica e empírica de viés qualitativo. A pesquisa bibliográfica, fundamentada nos PCNs de Língua Portuguesa, Sírio Possenti, Luiz Carlos Travaglia, Donald Schön, António Nóvoa, entre outros, nos forneceu subsídios teóricos sobre as diretrizes para o ensino de Língua Portuguesa e sobre a formação do professor. Com a pesquisa de campo a intenção foi a de analisarmos o ensino de língua materna. Para tanto, ouvimos 10 professores e 50 alunos da rede pública de ensino do estado de São Paulo, com o objetivo de conhecer as opiniões e impressões desses professores e alunos sobre o ensino de Língua Portuguesa. A análise dos dados revela que os avanços teóricos no campo da Linguística foram parcialmente incorporados pelos professores, ou seja, os docentes, em suas práticas de sala de aula, restringem-se, muitas vezes, a repetir o mesmo ensino a que sempre estiveram habituados. Os resultados desse estudo, ainda que circunscritos a uma dada realidade, apontam para a necessidade de se buscar meios efetivos para que a formação inicial e continuada dos professores de Língua Portuguesa possam contribuir com novas práticas de ensino em sala de aula.
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-12-08
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-09-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-03T16:15:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Jeremias Araújo dos. ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2011. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/956
identifier_str_mv SANTOS, Jeremias Araújo dos. ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2011. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UMESP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/956/2/Jeremias+Araujo+dos+Santos.pdf.jpg
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/956/1/Jeremias+Araujo+dos+Santos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
4a79d5222fbf544b09e9309c92c56fde
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br
_version_ 1793259443221168128