ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Ano de defesa: | 2011 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Metodista de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/956 |
Resumo: | O ensino de Língua Portuguesa tem, sem dúvida, representado um problema constante para muitos professores da área nas escolas de ensino básico. Alguns professores, diante das constantes e reiteradas críticas ao ensino de língua materna que muito provavelmente ocorram por conta dos resultados pouco satisfatórios das avaliações oficiais sobre o desempenho dos estudantes sentem-se desnorteados sobre o que fazer em sala de aula. Muitas vezes o desnorteio é tal que os professores acabam não fazendo nada que seja significativo para o desenvolvimento comunicativo dos alunos. Esse tema, que não é novo, mas atual, se impõe pela recorrência das discussões e críticas na academia sobre quais são os objetivos do ensino de Língua Portuguesa e a crise que o ensino dessa disciplina atravessa. Em suma, o ensino hodierno de Língua Portuguesa, em nível básico, não tem suprido as exigências que se impõem ao alunado brasileiro que os estudantes, ao concluírem o ensino médio, escrevam, leiam e falem com competência. Que relação esse quadro tem com a formação e a prática dos professores de Língua Portuguesa em sala de aula? Em que medida as Diretrizes Oficiais para o ensino de Língua Portuguesa são utilizadas como referencias para o trabalho em sala de aula? São essas questões que nortearam a pesquisa. Para responder a essas perguntas realizamos uma pesquisa bibliográfica e empírica de viés qualitativo. A pesquisa bibliográfica, fundamentada nos PCNs de Língua Portuguesa, Sírio Possenti, Luiz Carlos Travaglia, Donald Schön, António Nóvoa, entre outros, nos forneceu subsídios teóricos sobre as diretrizes para o ensino de Língua Portuguesa e sobre a formação do professor. Com a pesquisa de campo a intenção foi a de analisarmos o ensino de língua materna. Para tanto, ouvimos 10 professores e 50 alunos da rede pública de ensino do estado de São Paulo, com o objetivo de conhecer as opiniões e impressões desses professores e alunos sobre o ensino de Língua Portuguesa. A análise dos dados revela que os avanços teóricos no campo da Linguística foram parcialmente incorporados pelos professores, ou seja, os docentes, em suas práticas de sala de aula, restringem-se, muitas vezes, a repetir o mesmo ensino a que sempre estiveram habituados. Os resultados desse estudo, ainda que circunscritos a uma dada realidade, apontam para a necessidade de se buscar meios efetivos para que a formação inicial e continuada dos professores de Língua Portuguesa possam contribuir com novas práticas de ensino em sala de aula. |
id |
METO_05123f50e850dda108d7d504535b7152 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/956 |
network_acronym_str |
METO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
repository_id_str |
|
spelling |
Bahia, Norines PanicacciCPF:49852963032http://lattes.cnpq.br/5881924827893022Duran, Marilia Claret GeraesCPF:48965000230http://lattes.cnpq.br/9173949843431504Palma Filho, João CardosoCPF:36949645899http://lattes.cnpq.br/6871865854491549CPF:18022883840http://lattes.cnpq.br/2942573474898776Santos, Jeremias Araújo dos2016-08-03T16:15:30Z2011-12-082011-09-13SANTOS, Jeremias Araújo dos. ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2011. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/956Made available in DSpace on 2016-08-03T16:15:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jeremias Araujo dos Santos.pdf: 615845 bytes, checksum: 4a79d5222fbf544b09e9309c92c56fde (MD5) Previous issue date: 2011-09-13O ensino de Língua Portuguesa tem, sem dúvida, representado um problema constante para muitos professores da área nas escolas de ensino básico. Alguns professores, diante das constantes e reiteradas críticas ao ensino de língua materna que muito provavelmente ocorram por conta dos resultados pouco satisfatórios das avaliações oficiais sobre o desempenho dos estudantes sentem-se desnorteados sobre o que fazer em sala de aula. Muitas vezes o desnorteio é tal que os professores acabam não fazendo nada que seja significativo para o desenvolvimento comunicativo dos alunos. Esse tema, que não é novo, mas atual, se impõe pela recorrência das discussões e críticas na academia sobre quais são os objetivos do ensino de Língua Portuguesa e a crise que o ensino dessa disciplina atravessa. Em suma, o ensino hodierno de Língua Portuguesa, em nível básico, não tem suprido as exigências que se impõem ao alunado brasileiro que os estudantes, ao concluírem o ensino médio, escrevam, leiam e falem com competência. Que relação esse quadro tem com a formação e a prática dos professores de Língua Portuguesa em sala de aula? Em que medida as Diretrizes Oficiais para o ensino de Língua Portuguesa são utilizadas como referencias para o trabalho em sala de aula? São essas questões que nortearam a pesquisa. Para responder a essas perguntas realizamos uma pesquisa bibliográfica e empírica de viés qualitativo. A pesquisa bibliográfica, fundamentada nos PCNs de Língua Portuguesa, Sírio Possenti, Luiz Carlos Travaglia, Donald Schön, António Nóvoa, entre outros, nos forneceu subsídios teóricos sobre as diretrizes para o ensino de Língua Portuguesa e sobre a formação do professor. Com a pesquisa de campo a intenção foi a de analisarmos o ensino de língua materna. Para tanto, ouvimos 10 professores e 50 alunos da rede pública de ensino do estado de São Paulo, com o objetivo de conhecer as opiniões e impressões desses professores e alunos sobre o ensino de Língua Portuguesa. A análise dos dados revela que os avanços teóricos no campo da Linguística foram parcialmente incorporados pelos professores, ou seja, os docentes, em suas práticas de sala de aula, restringem-se, muitas vezes, a repetir o mesmo ensino a que sempre estiveram habituados. Os resultados desse estudo, ainda que circunscritos a uma dada realidade, apontam para a necessidade de se buscar meios efetivos para que a formação inicial e continuada dos professores de Língua Portuguesa possam contribuir com novas práticas de ensino em sala de aula.application/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2368/Jeremias%20Araujo%20dos%20Santos.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUMESPBREducaçãoEnsinoLíngua PortuguesaFormação de ProfessoresTeachingPortugueseTeacher EducationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E FORMAÇÃO DE PROFESSORESinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILJeremias Araujo dos Santos.pdf.jpgJeremias Araujo dos Santos.pdf.jpgimage/jpeg1943http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/956/2/Jeremias+Araujo+dos+Santos.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52ORIGINALJeremias Araujo dos Santos.pdfapplication/pdf615845http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/956/1/Jeremias+Araujo+dos+Santos.pdf4a79d5222fbf544b09e9309c92c56fdeMD51tede/9562016-08-03 15:07:05.455oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/956Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:07:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title |
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
spellingShingle |
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Santos, Jeremias Araújo dos Ensino Língua Portuguesa Formação de Professores Teaching Portuguese Teacher Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_full |
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_fullStr |
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_sort |
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
author |
Santos, Jeremias Araújo dos |
author_facet |
Santos, Jeremias Araújo dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bahia, Norines Panicacci |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:49852963032 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5881924827893022 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Duran, Marilia Claret Geraes |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:48965000230 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9173949843431504 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Palma Filho, João Cardoso |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:36949645899 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6871865854491549 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:18022883840 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2942573474898776 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Jeremias Araújo dos |
contributor_str_mv |
Bahia, Norines Panicacci Duran, Marilia Claret Geraes Palma Filho, João Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Língua Portuguesa Formação de Professores |
topic |
Ensino Língua Portuguesa Formação de Professores Teaching Portuguese Teacher Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching Portuguese Teacher Education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O ensino de Língua Portuguesa tem, sem dúvida, representado um problema constante para muitos professores da área nas escolas de ensino básico. Alguns professores, diante das constantes e reiteradas críticas ao ensino de língua materna que muito provavelmente ocorram por conta dos resultados pouco satisfatórios das avaliações oficiais sobre o desempenho dos estudantes sentem-se desnorteados sobre o que fazer em sala de aula. Muitas vezes o desnorteio é tal que os professores acabam não fazendo nada que seja significativo para o desenvolvimento comunicativo dos alunos. Esse tema, que não é novo, mas atual, se impõe pela recorrência das discussões e críticas na academia sobre quais são os objetivos do ensino de Língua Portuguesa e a crise que o ensino dessa disciplina atravessa. Em suma, o ensino hodierno de Língua Portuguesa, em nível básico, não tem suprido as exigências que se impõem ao alunado brasileiro que os estudantes, ao concluírem o ensino médio, escrevam, leiam e falem com competência. Que relação esse quadro tem com a formação e a prática dos professores de Língua Portuguesa em sala de aula? Em que medida as Diretrizes Oficiais para o ensino de Língua Portuguesa são utilizadas como referencias para o trabalho em sala de aula? São essas questões que nortearam a pesquisa. Para responder a essas perguntas realizamos uma pesquisa bibliográfica e empírica de viés qualitativo. A pesquisa bibliográfica, fundamentada nos PCNs de Língua Portuguesa, Sírio Possenti, Luiz Carlos Travaglia, Donald Schön, António Nóvoa, entre outros, nos forneceu subsídios teóricos sobre as diretrizes para o ensino de Língua Portuguesa e sobre a formação do professor. Com a pesquisa de campo a intenção foi a de analisarmos o ensino de língua materna. Para tanto, ouvimos 10 professores e 50 alunos da rede pública de ensino do estado de São Paulo, com o objetivo de conhecer as opiniões e impressões desses professores e alunos sobre o ensino de Língua Portuguesa. A análise dos dados revela que os avanços teóricos no campo da Linguística foram parcialmente incorporados pelos professores, ou seja, os docentes, em suas práticas de sala de aula, restringem-se, muitas vezes, a repetir o mesmo ensino a que sempre estiveram habituados. Os resultados desse estudo, ainda que circunscritos a uma dada realidade, apontam para a necessidade de se buscar meios efetivos para que a formação inicial e continuada dos professores de Língua Portuguesa possam contribuir com novas práticas de ensino em sala de aula. |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-12-08 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-09-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-03T16:15:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Jeremias Araújo dos. ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2011. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/956 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Jeremias Araújo dos. ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2011. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/956 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UMESP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/956/2/Jeremias+Araujo+dos+Santos.pdf.jpg http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/956/1/Jeremias+Araujo+dos+Santos.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 4a79d5222fbf544b09e9309c92c56fde |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br |
_version_ |
1793259443221168128 |