Formação continuada na escola
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Metodista de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1097 |
Resumo: | A presente pesquisa trata da formação continuada no cotidiano escolar, a partir das ações desenvolvidas no horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC), com o objetivo de investigar em que medida os professores e membros da equipe de gestão consideram a escola como importante locus de formação continuada. Para a realização desta investigação foi feito um levantamento bibliográfico, para fundamentar as concepções de formação continuada; uma pesquisa documental, para conhecer os conceitos adotados pela rede de ensino, bem como uma pesquisa de campo, por meio da aplicação de questionários semi-estruturados a professores e membros da equipe de gestão, além de entrevistas em profundidade para conhecer as percepções desses autores sobre o tema. Os autores que contribuíram para uma aproximação teórica a respeito da formação continuada de professores, sua caracterização e contextualização foram especialmente Alarcão (1998), Demaily (1992), Garcia (1999), Nóvoa (1991,1992) e Terrazzan e Santos (2006, 2007, 2008). A partir da análise dos 78 questionários respondidos por professores e 16 questionérios respondidos por membros da Equipe de Gestão e das entrevistas realizadas foi possível verificar que a maioria deles considera a escola como um espaço de formação continuada, porém não o privilegia como tal e encontra-se em processo de constituição.(AU) |
id |
METO_26315b629d24c6eacce6cfb1a8dc776b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1097 |
network_acronym_str |
METO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
repository_id_str |
|
spelling |
Duran, Marilia Claret GeraesCPF:48965000230http://lattes.cnpq.br/9173949843431504Terrazzan, Eduardo AdolfoCPF:23416546512http://lattes.cnpq.br/0416614425134935Santos Neto, Elydio dosCPF:00000000554'K4796368H6','Elydio_dos_Santos_Neto','0'CPF:28828212802http://lattes.cnpq.br/8588021032425950Yamamoto, Carolina2016-08-03T16:16:00Z2008-06-062008-03-24YAMAMOTO, Carolina. Formação continuada na escola. 2008. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1097Made available in DSpace on 2016-08-03T16:16:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carolina1.pdf: 871710 bytes, checksum: a11b1c0dcae533ba69e0cb9830f0dea1 (MD5) Previous issue date: 2008-03-24A presente pesquisa trata da formação continuada no cotidiano escolar, a partir das ações desenvolvidas no horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC), com o objetivo de investigar em que medida os professores e membros da equipe de gestão consideram a escola como importante locus de formação continuada. Para a realização desta investigação foi feito um levantamento bibliográfico, para fundamentar as concepções de formação continuada; uma pesquisa documental, para conhecer os conceitos adotados pela rede de ensino, bem como uma pesquisa de campo, por meio da aplicação de questionários semi-estruturados a professores e membros da equipe de gestão, além de entrevistas em profundidade para conhecer as percepções desses autores sobre o tema. Os autores que contribuíram para uma aproximação teórica a respeito da formação continuada de professores, sua caracterização e contextualização foram especialmente Alarcão (1998), Demaily (1992), Garcia (1999), Nóvoa (1991,1992) e Terrazzan e Santos (2006, 2007, 2008). A partir da análise dos 78 questionários respondidos por professores e 16 questionérios respondidos por membros da Equipe de Gestão e das entrevistas realizadas foi possível verificar que a maioria deles considera a escola como um espaço de formação continuada, porém não o privilegia como tal e encontra-se em processo de constituição.(AU)application/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2655/Carolina1.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUMESPBREducaçãoformação de professoresescolaformação continuadaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFormação continuada na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILCarolina1.pdf.jpgCarolina1.pdf.jpgimage/jpeg3613http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1097/2/Carolina1.pdf.jpgcdef531ada8a1077f13dffd59926b617MD52ORIGINALCarolina1.pdfapplication/pdf871710http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1097/1/Carolina1.pdfa11b1c0dcae533ba69e0cb9830f0dea1MD51tede/10972016-08-03 15:10:53.322oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1097Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:10:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Formação continuada na escola |
title |
Formação continuada na escola |
spellingShingle |
Formação continuada na escola Yamamoto, Carolina formação de professores escola formação continuada CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Formação continuada na escola |
title_full |
Formação continuada na escola |
title_fullStr |
Formação continuada na escola |
title_full_unstemmed |
Formação continuada na escola |
title_sort |
Formação continuada na escola |
author |
Yamamoto, Carolina |
author_facet |
Yamamoto, Carolina |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Duran, Marilia Claret Geraes |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:48965000230 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9173949843431504 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Terrazzan, Eduardo Adolfo |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:23416546512 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0416614425134935 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Santos Neto, Elydio dos |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:00000000554 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
'K4796368H6','Elydio_dos_Santos_Neto','0' |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:28828212802 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8588021032425950 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Yamamoto, Carolina |
contributor_str_mv |
Duran, Marilia Claret Geraes Terrazzan, Eduardo Adolfo Santos Neto, Elydio dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professores escola formação continuada |
topic |
formação de professores escola formação continuada CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A presente pesquisa trata da formação continuada no cotidiano escolar, a partir das ações desenvolvidas no horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC), com o objetivo de investigar em que medida os professores e membros da equipe de gestão consideram a escola como importante locus de formação continuada. Para a realização desta investigação foi feito um levantamento bibliográfico, para fundamentar as concepções de formação continuada; uma pesquisa documental, para conhecer os conceitos adotados pela rede de ensino, bem como uma pesquisa de campo, por meio da aplicação de questionários semi-estruturados a professores e membros da equipe de gestão, além de entrevistas em profundidade para conhecer as percepções desses autores sobre o tema. Os autores que contribuíram para uma aproximação teórica a respeito da formação continuada de professores, sua caracterização e contextualização foram especialmente Alarcão (1998), Demaily (1992), Garcia (1999), Nóvoa (1991,1992) e Terrazzan e Santos (2006, 2007, 2008). A partir da análise dos 78 questionários respondidos por professores e 16 questionérios respondidos por membros da Equipe de Gestão e das entrevistas realizadas foi possível verificar que a maioria deles considera a escola como um espaço de formação continuada, porém não o privilegia como tal e encontra-se em processo de constituição.(AU) |
publishDate |
2008 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-06-06 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-03-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-03T16:16:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
YAMAMOTO, Carolina. Formação continuada na escola. 2008. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1097 |
identifier_str_mv |
YAMAMOTO, Carolina. Formação continuada na escola. 2008. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1097 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UMESP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1097/2/Carolina1.pdf.jpg http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1097/1/Carolina1.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cdef531ada8a1077f13dffd59926b617 a11b1c0dcae533ba69e0cb9830f0dea1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br |
_version_ |
1793259444425981952 |