Formação continuada na escola

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Yamamoto, Carolina lattes
Orientador(a): Duran, Marilia Claret Geraes lattes
Banca de defesa: Terrazzan, Eduardo Adolfo lattes, Santos Neto, Elydio dos lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1097
Resumo: A presente pesquisa trata da formação continuada no cotidiano escolar, a partir das ações desenvolvidas no horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC), com o objetivo de investigar em que medida os professores e membros da equipe de gestão consideram a escola como importante locus de formação continuada. Para a realização desta investigação foi feito um levantamento bibliográfico, para fundamentar as concepções de formação continuada; uma pesquisa documental, para conhecer os conceitos adotados pela rede de ensino, bem como uma pesquisa de campo, por meio da aplicação de questionários semi-estruturados a professores e membros da equipe de gestão, além de entrevistas em profundidade para conhecer as percepções desses autores sobre o tema. Os autores que contribuíram para uma aproximação teórica a respeito da formação continuada de professores, sua caracterização e contextualização foram especialmente Alarcão (1998), Demaily (1992), Garcia (1999), Nóvoa (1991,1992) e Terrazzan e Santos (2006, 2007, 2008). A partir da análise dos 78 questionários respondidos por professores e 16 questionérios respondidos por membros da Equipe de Gestão e das entrevistas realizadas foi possível verificar que a maioria deles considera a escola como um espaço de formação continuada, porém não o privilegia como tal e encontra-se em processo de constituição.(AU)
id METO_26315b629d24c6eacce6cfb1a8dc776b
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1097
network_acronym_str METO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
repository_id_str
spelling Duran, Marilia Claret GeraesCPF:48965000230http://lattes.cnpq.br/9173949843431504Terrazzan, Eduardo AdolfoCPF:23416546512http://lattes.cnpq.br/0416614425134935Santos Neto, Elydio dosCPF:00000000554'K4796368H6','Elydio_dos_Santos_Neto','0'CPF:28828212802http://lattes.cnpq.br/8588021032425950Yamamoto, Carolina2016-08-03T16:16:00Z2008-06-062008-03-24YAMAMOTO, Carolina. Formação continuada na escola. 2008. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1097Made available in DSpace on 2016-08-03T16:16:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carolina1.pdf: 871710 bytes, checksum: a11b1c0dcae533ba69e0cb9830f0dea1 (MD5) Previous issue date: 2008-03-24A presente pesquisa trata da formação continuada no cotidiano escolar, a partir das ações desenvolvidas no horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC), com o objetivo de investigar em que medida os professores e membros da equipe de gestão consideram a escola como importante locus de formação continuada. Para a realização desta investigação foi feito um levantamento bibliográfico, para fundamentar as concepções de formação continuada; uma pesquisa documental, para conhecer os conceitos adotados pela rede de ensino, bem como uma pesquisa de campo, por meio da aplicação de questionários semi-estruturados a professores e membros da equipe de gestão, além de entrevistas em profundidade para conhecer as percepções desses autores sobre o tema. Os autores que contribuíram para uma aproximação teórica a respeito da formação continuada de professores, sua caracterização e contextualização foram especialmente Alarcão (1998), Demaily (1992), Garcia (1999), Nóvoa (1991,1992) e Terrazzan e Santos (2006, 2007, 2008). A partir da análise dos 78 questionários respondidos por professores e 16 questionérios respondidos por membros da Equipe de Gestão e das entrevistas realizadas foi possível verificar que a maioria deles considera a escola como um espaço de formação continuada, porém não o privilegia como tal e encontra-se em processo de constituição.(AU)application/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2655/Carolina1.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUMESPBREducaçãoformação de professoresescolaformação continuadaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFormação continuada na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILCarolina1.pdf.jpgCarolina1.pdf.jpgimage/jpeg3613http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1097/2/Carolina1.pdf.jpgcdef531ada8a1077f13dffd59926b617MD52ORIGINALCarolina1.pdfapplication/pdf871710http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1097/1/Carolina1.pdfa11b1c0dcae533ba69e0cb9830f0dea1MD51tede/10972016-08-03 15:10:53.322oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1097Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:10:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.por.fl_str_mv Formação continuada na escola
title Formação continuada na escola
spellingShingle Formação continuada na escola
Yamamoto, Carolina
formação de professores
escola
formação continuada
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Formação continuada na escola
title_full Formação continuada na escola
title_fullStr Formação continuada na escola
title_full_unstemmed Formação continuada na escola
title_sort Formação continuada na escola
author Yamamoto, Carolina
author_facet Yamamoto, Carolina
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Duran, Marilia Claret Geraes
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:48965000230
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9173949843431504
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Terrazzan, Eduardo Adolfo
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:23416546512
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0416614425134935
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Santos Neto, Elydio dos
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:00000000554
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv 'K4796368H6','Elydio_dos_Santos_Neto','0'
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:28828212802
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8588021032425950
dc.contributor.author.fl_str_mv Yamamoto, Carolina
contributor_str_mv Duran, Marilia Claret Geraes
Terrazzan, Eduardo Adolfo
Santos Neto, Elydio dos
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
escola
formação continuada
topic formação de professores
escola
formação continuada
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente pesquisa trata da formação continuada no cotidiano escolar, a partir das ações desenvolvidas no horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC), com o objetivo de investigar em que medida os professores e membros da equipe de gestão consideram a escola como importante locus de formação continuada. Para a realização desta investigação foi feito um levantamento bibliográfico, para fundamentar as concepções de formação continuada; uma pesquisa documental, para conhecer os conceitos adotados pela rede de ensino, bem como uma pesquisa de campo, por meio da aplicação de questionários semi-estruturados a professores e membros da equipe de gestão, além de entrevistas em profundidade para conhecer as percepções desses autores sobre o tema. Os autores que contribuíram para uma aproximação teórica a respeito da formação continuada de professores, sua caracterização e contextualização foram especialmente Alarcão (1998), Demaily (1992), Garcia (1999), Nóvoa (1991,1992) e Terrazzan e Santos (2006, 2007, 2008). A partir da análise dos 78 questionários respondidos por professores e 16 questionérios respondidos por membros da Equipe de Gestão e das entrevistas realizadas foi possível verificar que a maioria deles considera a escola como um espaço de formação continuada, porém não o privilegia como tal e encontra-se em processo de constituição.(AU)
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-06-06
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-03-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-03T16:16:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv YAMAMOTO, Carolina. Formação continuada na escola. 2008. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1097
identifier_str_mv YAMAMOTO, Carolina. Formação continuada na escola. 2008. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UMESP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1097/2/Carolina1.pdf.jpg
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1097/1/Carolina1.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cdef531ada8a1077f13dffd59926b617
a11b1c0dcae533ba69e0cb9830f0dea1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br
_version_ 1793259444425981952