Matemática se aprende brincando?! Jogos Eletrônicos como uma possibilidade de Ensino

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Fonseca, Rossana Carla da lattes
Orientador(a): Aragão, Rosália Maria Ribeiro de lattes
Banca de defesa: Meneguetti, Rosa Gitana Krob lattes, Azevedo, Adriana Barroso de lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1070
Resumo: This dissertation has how I aim to analyse my teaching action in classrooms of mathematics, which implacate the use of two types of electronic plays in computerized environment. For so much, there were observed the actions and reactions of the students while using the electronic plays, the demonstration of the thought, of the reasoning and of strategies for the solution of the considered problems. The methodology of this inquiry was characterized for the qualitative nature to the molds of the inquiry-action in a narrative kind, being developed by the bibliographical inquires and of field. The collection of the data was carried out through semi-structured interview devoted to nine pertaining students to two classes of 5 th grades of the basic teaching, in this second phase. The analysis of the results and of the observations in the classroom made possible to conclude that the plays, in a general way, and the electronic ones, of specific form, can be used like useful tools in mathematic teaching, providing a pleasurable learning, under the discerning direction of the teacher.
id METO_6a28094bb06465fc16dd6318daf4c92d
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1070
network_acronym_str METO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
repository_id_str
spelling Aragão, Rosália Maria Ribeiro deCPF:89363336363http://lattes.cnpq.br/5651914385447486Meneguetti, Rosa Gitana KrobCPF:21564212452http://lattes.cnpq.br/0698078855792431Azevedo, Adriana Barroso deCPF:93026555562http://lattes.cnpq.br/7272976836026061CPF:16355805877http://lattes.cnpq.br/8777679736540435Fonseca, Rossana Carla da2016-08-03T16:15:54Z2011-04-082007-03-02FONSECA, Rossana Carla da. Mathematics can be learned by playing!? Electronic plays as a possibility of teaching. 2007. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1070This dissertation has how I aim to analyse my teaching action in classrooms of mathematics, which implacate the use of two types of electronic plays in computerized environment. For so much, there were observed the actions and reactions of the students while using the electronic plays, the demonstration of the thought, of the reasoning and of strategies for the solution of the considered problems. The methodology of this inquiry was characterized for the qualitative nature to the molds of the inquiry-action in a narrative kind, being developed by the bibliographical inquires and of field. The collection of the data was carried out through semi-structured interview devoted to nine pertaining students to two classes of 5 th grades of the basic teaching, in this second phase. The analysis of the results and of the observations in the classroom made possible to conclude that the plays, in a general way, and the electronic ones, of specific form, can be used like useful tools in mathematic teaching, providing a pleasurable learning, under the discerning direction of the teacher.Esta dissertação tem como objetivo analisar a minha ação docente em aulas de matemática, que implicam a utilização de dois tipos de jogos eletrônicos em ambiente informatizado. Para tanto, foram observadas as ações e reações dos educandos ao utilizarem os jogos eletrônicos, a manifestação do pensamento, do raciocínio e de estratégias para a solução dos problemas encontrados. A metodologia desta pesquisa caracterizou-se pela natureza qualitativa - aos moldes da pesquisa-ação - numa modalidade narrativa, desenvolvendo-se pelas pesquisas bibliográficas e de campo. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevista semi-estruturada aplicada a nove sujeitos pertencentes a duas classes de 5ª série do ensino fundamental, em sua segunda fase. A análise dos resultados e das observações em sala de aula possibilitou concluir que os jogos, de uma maneira geral, e os eletrônicos, de forma específica, podem ser utilizados como ferramentas úteis no ensino da Matemática, proporcionando um aprendizado prazeroso, sob a orientação criteriosa do professor.Made available in DSpace on 2016-08-03T16:15:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROSSANA CARLA DA FONSECA1.pdf: 2830547 bytes, checksum: d30ae61b9900bb1b38a9ab7979c45545 (MD5) Previous issue date: 2007-03-02application/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2705/ROSSANA%20CARLA%20DA%20FONSECA1.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUMESPBREducaçãojogos eletrônicosmatemáticaambiente informatizado.electronic playmathematiccomputerized environment.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMatemática se aprende brincando?! Jogos Eletrônicos como uma possibilidade de EnsinoMathematics can be learned by playing!? Electronic plays as a possibility of teachinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILROSSANA CARLA DA FONSECA1.pdf.jpgROSSANA CARLA DA FONSECA1.pdf.jpgimage/jpeg3615http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1070/2/ROSSANA+CARLA+DA+FONSECA1.pdf.jpgb23514493e7231a60c46dc7b6e7066a9MD52ORIGINALROSSANA CARLA DA FONSECA1.pdfapplication/pdf2830547http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1070/1/ROSSANA+CARLA+DA+FONSECA1.pdfd30ae61b9900bb1b38a9ab7979c45545MD51tede/10702016-08-03 15:11:32.459oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1070Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:11:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.por.fl_str_mv Matemática se aprende brincando?! Jogos Eletrônicos como uma possibilidade de Ensino
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Mathematics can be learned by playing!? Electronic plays as a possibility of teaching
title Matemática se aprende brincando?! Jogos Eletrônicos como uma possibilidade de Ensino
spellingShingle Matemática se aprende brincando?! Jogos Eletrônicos como uma possibilidade de Ensino
Fonseca, Rossana Carla da
jogos eletrônicos
matemática
ambiente informatizado.
electronic play
mathematic
computerized environment.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Matemática se aprende brincando?! Jogos Eletrônicos como uma possibilidade de Ensino
title_full Matemática se aprende brincando?! Jogos Eletrônicos como uma possibilidade de Ensino
title_fullStr Matemática se aprende brincando?! Jogos Eletrônicos como uma possibilidade de Ensino
title_full_unstemmed Matemática se aprende brincando?! Jogos Eletrônicos como uma possibilidade de Ensino
title_sort Matemática se aprende brincando?! Jogos Eletrônicos como uma possibilidade de Ensino
author Fonseca, Rossana Carla da
author_facet Fonseca, Rossana Carla da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aragão, Rosália Maria Ribeiro de
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:89363336363
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5651914385447486
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Meneguetti, Rosa Gitana Krob
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:21564212452
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0698078855792431
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Azevedo, Adriana Barroso de
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:93026555562
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7272976836026061
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:16355805877
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8777679736540435
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Rossana Carla da
contributor_str_mv Aragão, Rosália Maria Ribeiro de
Meneguetti, Rosa Gitana Krob
Azevedo, Adriana Barroso de
dc.subject.por.fl_str_mv jogos eletrônicos
matemática
ambiente informatizado.
topic jogos eletrônicos
matemática
ambiente informatizado.
electronic play
mathematic
computerized environment.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv electronic play
mathematic
computerized environment.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This dissertation has how I aim to analyse my teaching action in classrooms of mathematics, which implacate the use of two types of electronic plays in computerized environment. For so much, there were observed the actions and reactions of the students while using the electronic plays, the demonstration of the thought, of the reasoning and of strategies for the solution of the considered problems. The methodology of this inquiry was characterized for the qualitative nature to the molds of the inquiry-action in a narrative kind, being developed by the bibliographical inquires and of field. The collection of the data was carried out through semi-structured interview devoted to nine pertaining students to two classes of 5 th grades of the basic teaching, in this second phase. The analysis of the results and of the observations in the classroom made possible to conclude that the plays, in a general way, and the electronic ones, of specific form, can be used like useful tools in mathematic teaching, providing a pleasurable learning, under the discerning direction of the teacher.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-02
dc.date.available.fl_str_mv 2011-04-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-03T16:15:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FONSECA, Rossana Carla da. Mathematics can be learned by playing!? Electronic plays as a possibility of teaching. 2007. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1070
identifier_str_mv FONSECA, Rossana Carla da. Mathematics can be learned by playing!? Electronic plays as a possibility of teaching. 2007. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UMESP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1070/2/ROSSANA+CARLA+DA+FONSECA1.pdf.jpg
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1070/1/ROSSANA+CARLA+DA+FONSECA1.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b23514493e7231a60c46dc7b6e7066a9
d30ae61b9900bb1b38a9ab7979c45545
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br
_version_ 1793259443991871488