A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E A NOTÍCIA COMO UM PRODUTO À VENDA: UM ESTUDO DO JORNAL FOLHA DE S.PAULO

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: ANDRADE, DANUSA
Orientador(a): Künsch, Dimas A.
Banca de defesa: Silva , Mateus Yuri Passos Ribeiro da, Paganotti , Ivan, Batista , Cicélia Pincer, Capobianco, Janaína
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de Sao Paulo
Programa de Pós-Graduação: Comunicacao Social
Departamento: Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2093
Resumo: A partir do método da Hermenêutica de Profundidade, como formulado por J. B. Thompson e com o suporte da pesquisa bibliográfica, análise documental e análise de discurso, investiga-se como a Folha de S.Paulo se comporta no cenário contemporâneo de transformações do jornalismo a partir da incorporação de aparatos tecnológicos, o que significa, em resumo, tentar identificar como essa empresa busca um modelo de negócio, enquanto produtora da notícia, no universo da cultura digital. De modo específico, a pesquisa estuda como o tema e esse cenário se deixam representar no mundo da pesquisa; verifica formas alternativas de produção de notícias no Brasil dentro desse mesmo cenário de transformações, e aprofunda o tema das recentes alterações no jornalismo sob o prisma da tecnologia. Diante das alterações vividas pela atividade jornalística e a partir das práticas da Folha, o estudo questiona: como as empresas jornalísticas buscam respostas para as transformações que atravessam o setor a partir das inovações tecnológicas, sobretudo, após o surgimento da internet, de modo que a informação possa continuar sendo oferecida por elas como um produto no mercado da comunicação? São três os pressupostos, ou hipóteses de trabalho: 1) a adesão da Folha às mudanças nesse mercado pode representar um indicativo de que o jornal, seguindo tendências mundiais, abandone em um futuro próximo a produção impressa para dedicar-se apenas à comercialização de notícias no mundo digital; 2) as grandes organizações jornalísticas brasileiras, que incorporaram o modelo norte-americano de produção de notícia, deverão seguir as tendências do setor, como a da automação da produção de notícia; 3) nesse ambiente de efervescência tecnológica, iniciativas jornalísticas alternativas conquistam um nicho de mercado emergente, às vezes na contramão dos processos convencionais. O estudo se realiza em três grandes etapas: 1) Descreve os contornos do fenômeno da emergência de novas percepções, iniciativas e projetos empresariais jornalísticos; 2) traça um panorama geral sobre o olhar do pesquisador brasileiro a respeito desses fenômenos, a partir do estudo da produção científica de duas das mais prestigiadas entidades acadêmicas brasileiras, a Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) e a Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor); 3) estuda o caso da Folha de S.Paulo, que é reconhecidamente um jornal de expressão nacional, pioneiro em várias de suas inovações. Entre as principais referências consultadas, encontram-se Luciana Mielniczuk, Poliana Ferrari, Josias de Souza, Cremilda Medina, Janaína Capobianco, Raquel Recuero, Ramón Salaverría, Edson D´Almonte, Jürgen Habermas e Alex Primo, para o tema da presença do jornalismo na sociedade e das mudanças que a atividade atravessa no momento, a partir do prisma tecnológico; a pesquisa também se ampara nas contribuições de Marcos Palacios, Alexandre Lenzi, Ismael Nafría, Isabela de Souza Gonçalves e Caio Túlio Costa, sobre os modelos de negócio das organizações jornalísticas no cenário digital. O principal resultado esperado, além do reforço às pesquisas que vêm sendo desenvolvidas na área da comunicação e do jornalismo sobre o tema, é o de contribuir para um entendimento dos modos como o jornalismo se faz e refaz na contemporaneidade, em suas relações com o direito do cidadão à informação, com a esfera pública e com a democracia.
id METO_7b07dcf167fc8cbf8bf5b8c2a96cafe3
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2093
network_acronym_str METO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
repository_id_str
spelling Künsch, Dimas A.Silva , Mateus Yuri Passos Ribeiro daPaganotti , IvanBatista , Cicélia PincerCapobianco, JanaínaANDRADE, DANUSA2021-06-07T14:22:13Z2021-03-26ANDRADE, DANUSA. A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E A NOTÍCIA COMO UM PRODUTO À VENDA: UM ESTUDO DO JORNAL FOLHA DE S.PAULO. 2021. 325 folhas. Tese( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2093A partir do método da Hermenêutica de Profundidade, como formulado por J. B. Thompson e com o suporte da pesquisa bibliográfica, análise documental e análise de discurso, investiga-se como a Folha de S.Paulo se comporta no cenário contemporâneo de transformações do jornalismo a partir da incorporação de aparatos tecnológicos, o que significa, em resumo, tentar identificar como essa empresa busca um modelo de negócio, enquanto produtora da notícia, no universo da cultura digital. De modo específico, a pesquisa estuda como o tema e esse cenário se deixam representar no mundo da pesquisa; verifica formas alternativas de produção de notícias no Brasil dentro desse mesmo cenário de transformações, e aprofunda o tema das recentes alterações no jornalismo sob o prisma da tecnologia. Diante das alterações vividas pela atividade jornalística e a partir das práticas da Folha, o estudo questiona: como as empresas jornalísticas buscam respostas para as transformações que atravessam o setor a partir das inovações tecnológicas, sobretudo, após o surgimento da internet, de modo que a informação possa continuar sendo oferecida por elas como um produto no mercado da comunicação? São três os pressupostos, ou hipóteses de trabalho: 1) a adesão da Folha às mudanças nesse mercado pode representar um indicativo de que o jornal, seguindo tendências mundiais, abandone em um futuro próximo a produção impressa para dedicar-se apenas à comercialização de notícias no mundo digital; 2) as grandes organizações jornalísticas brasileiras, que incorporaram o modelo norte-americano de produção de notícia, deverão seguir as tendências do setor, como a da automação da produção de notícia; 3) nesse ambiente de efervescência tecnológica, iniciativas jornalísticas alternativas conquistam um nicho de mercado emergente, às vezes na contramão dos processos convencionais. O estudo se realiza em três grandes etapas: 1) Descreve os contornos do fenômeno da emergência de novas percepções, iniciativas e projetos empresariais jornalísticos; 2) traça um panorama geral sobre o olhar do pesquisador brasileiro a respeito desses fenômenos, a partir do estudo da produção científica de duas das mais prestigiadas entidades acadêmicas brasileiras, a Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) e a Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor); 3) estuda o caso da Folha de S.Paulo, que é reconhecidamente um jornal de expressão nacional, pioneiro em várias de suas inovações. Entre as principais referências consultadas, encontram-se Luciana Mielniczuk, Poliana Ferrari, Josias de Souza, Cremilda Medina, Janaína Capobianco, Raquel Recuero, Ramón Salaverría, Edson D´Almonte, Jürgen Habermas e Alex Primo, para o tema da presença do jornalismo na sociedade e das mudanças que a atividade atravessa no momento, a partir do prisma tecnológico; a pesquisa também se ampara nas contribuições de Marcos Palacios, Alexandre Lenzi, Ismael Nafría, Isabela de Souza Gonçalves e Caio Túlio Costa, sobre os modelos de negócio das organizações jornalísticas no cenário digital. O principal resultado esperado, além do reforço às pesquisas que vêm sendo desenvolvidas na área da comunicação e do jornalismo sobre o tema, é o de contribuir para um entendimento dos modos como o jornalismo se faz e refaz na contemporaneidade, em suas relações com o direito do cidadão à informação, com a esfera pública e com a democracia.A partir do método da Hermenêutica de Profundidade, como formulado por J. B. Thompson e com o suporte da pesquisa bibliográfica, análise documental e análise de discurso, investiga-se como a Folha de S.Paulo se comporta no cenário contemporâneo de transformações do jornalismo a partir da incorporação de aparatos tecnológicos, o que significa, em resumo, tentar identificar como essa empresa busca um modelo de negócio, enquanto produtora da notícia, no universo da cultura digital. De modo específico, a pesquisa estuda como o tema e esse cenário se deixam representar no mundo da pesquisa; verifica formas alternativas de produção de notícias no Brasil dentro desse mesmo cenário de transformações, e aprofunda o tema das recentes alterações no jornalismo sob o prisma da tecnologia. Diante das alterações vividas pela atividade jornalística e a partir das práticas da Folha, o estudo questiona: como as empresas jornalísticas buscam respostas para as transformações que atravessam o setor a partir das inovações tecnológicas, sobretudo, após o surgimento da internet, de modo que a informação possa continuar sendo oferecida por elas como um produto no mercado da comunicação? São três os pressupostos, ou hipóteses de trabalho: 1) a adesão da Folha às mudanças nesse mercado pode representar um indicativo de que o jornal, seguindo tendências mundiais, abandone em um futuro próximo a produção impressa para dedicar-se apenas à comercialização de notícias no mundo digital; 2) as grandes organizações jornalísticas brasileiras, que incorporaram o modelo norte-americano de produção de notícia, deverão seguir as tendências do setor, como a da automação da produção de notícia; 3) nesse ambiente de efervescência tecnológica, iniciativas jornalísticas alternativas conquistam um nicho de mercado emergente, às vezes na contramão dos processos convencionais. O estudo se realiza em três grandes etapas: 1) Descreve os contornos do fenômeno da emergência de novas percepções, iniciativas e projetos empresariais jornalísticos; 2) traça um panorama geral sobre o olhar do pesquisador brasileiro a respeito desses fenômenos, a partir do estudo da produção científica de duas das mais prestigiadas entidades acadêmicas brasileiras, a Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) e a Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor); 3) estuda o caso da Folha de S.Paulo, que é reconhecidamente um jornal de expressão nacional, pioneiro em várias de suas inovações. Entre as principais referências consultadas, encontram-se Luciana Mielniczuk, Poliana Ferrari, Josias de Souza, Cremilda Medina, Janaína Capobianco, Raquel Recuero, Ramón Salaverría, Edson D´Almonte, Jürgen Habermas e Alex Primo, para o tema da presença do jornalismo na sociedade e das mudanças que a atividade atravessa no momento, a partir do prisma tecnológico; a pesquisa também se ampara nas contribuições de Marcos Palacios, Alexandre Lenzi, Ismael Nafría, Isabela de Souza Gonçalves e Caio Túlio Costa, sobre os modelos de negócio das organizações jornalísticas no cenário digital. O principal resultado esperado, além do reforço às pesquisas que vêm sendo desenvolvidas na área da comunicação e do jornalismo sobre o tema, é o de contribuir para um entendimento dos modos como o jornalismo se faz e refaz na contemporaneidade, em suas relações com o direito do cidadão à informação, com a esfera pública e com a democracia.Submitted by Noeme Timbo (noeme.timbo@metodista.br) on 2021-06-07T14:22:13Z No. of bitstreams: 1 Danusa Andrade2.pdf: 2363459 bytes, checksum: f9e51d1a6300a741407d6ac06dacbb8d (MD5)Made available in DSpace on 2021-06-07T14:22:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Danusa Andrade2.pdf: 2363459 bytes, checksum: f9e51d1a6300a741407d6ac06dacbb8d (MD5) Previous issue date: 2021-03-26Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfporUniversidade Metodista de Sao PauloComunicacao SocialIMSBrasilComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialComunicação; Jornalismo; Tecnologia; Modelo de negócio; Folha de S.Paulo Communication; Journalism; Technology; Business model; Folha de S.PauloCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOA EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E A NOTÍCIA COMO UM PRODUTO À VENDA: UM ESTUDO DO JORNAL FOLHA DE S.PAULOTECHNOLOGICAL EVOLUTION AND NEWS AS A PRODUCT FOR SALE: A STUDY FROM THE FOLHA DE S.PAULO NEWSPAPERinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis4333470630449360357500500600600-7662988059372876986-40560210555028745732075167498588264571info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAORIGINALDanusa Andrade2.pdfDanusa Andrade2.pdfapplication/pdf2363459http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/2093/2/Danusa+Andrade2.pdff9e51d1a6300a741407d6ac06dacbb8dMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/2093/1/license.txtbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51tede/20932021-06-07 11:22:13.141oai:tahbit.umesp.edu.dti: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2021-06-07T14:22:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.por.fl_str_mv A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E A NOTÍCIA COMO UM PRODUTO À VENDA: UM ESTUDO DO JORNAL FOLHA DE S.PAULO
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv TECHNOLOGICAL EVOLUTION AND NEWS AS A PRODUCT FOR SALE: A STUDY FROM THE FOLHA DE S.PAULO NEWSPAPER
title A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E A NOTÍCIA COMO UM PRODUTO À VENDA: UM ESTUDO DO JORNAL FOLHA DE S.PAULO
spellingShingle A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E A NOTÍCIA COMO UM PRODUTO À VENDA: UM ESTUDO DO JORNAL FOLHA DE S.PAULO
ANDRADE, DANUSA
Comunicação; Jornalismo; Tecnologia; Modelo de negócio; Folha de S.Paulo 
Communication; Journalism; Technology; Business model; Folha de S.Paulo
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E A NOTÍCIA COMO UM PRODUTO À VENDA: UM ESTUDO DO JORNAL FOLHA DE S.PAULO
title_full A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E A NOTÍCIA COMO UM PRODUTO À VENDA: UM ESTUDO DO JORNAL FOLHA DE S.PAULO
title_fullStr A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E A NOTÍCIA COMO UM PRODUTO À VENDA: UM ESTUDO DO JORNAL FOLHA DE S.PAULO
title_full_unstemmed A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E A NOTÍCIA COMO UM PRODUTO À VENDA: UM ESTUDO DO JORNAL FOLHA DE S.PAULO
title_sort A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E A NOTÍCIA COMO UM PRODUTO À VENDA: UM ESTUDO DO JORNAL FOLHA DE S.PAULO
author ANDRADE, DANUSA
author_facet ANDRADE, DANUSA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Künsch, Dimas A.
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva , Mateus Yuri Passos Ribeiro da
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Paganotti , Ivan
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Batista , Cicélia Pincer
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Capobianco, Janaína
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, DANUSA
contributor_str_mv Künsch, Dimas A.
Silva , Mateus Yuri Passos Ribeiro da
Paganotti , Ivan
Batista , Cicélia Pincer
Capobianco, Janaína
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação; Jornalismo; Tecnologia; Modelo de negócio; Folha de S.Paulo 
topic Comunicação; Jornalismo; Tecnologia; Modelo de negócio; Folha de S.Paulo 
Communication; Journalism; Technology; Business model; Folha de S.Paulo
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Communication; Journalism; Technology; Business model; Folha de S.Paulo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description A partir do método da Hermenêutica de Profundidade, como formulado por J. B. Thompson e com o suporte da pesquisa bibliográfica, análise documental e análise de discurso, investiga-se como a Folha de S.Paulo se comporta no cenário contemporâneo de transformações do jornalismo a partir da incorporação de aparatos tecnológicos, o que significa, em resumo, tentar identificar como essa empresa busca um modelo de negócio, enquanto produtora da notícia, no universo da cultura digital. De modo específico, a pesquisa estuda como o tema e esse cenário se deixam representar no mundo da pesquisa; verifica formas alternativas de produção de notícias no Brasil dentro desse mesmo cenário de transformações, e aprofunda o tema das recentes alterações no jornalismo sob o prisma da tecnologia. Diante das alterações vividas pela atividade jornalística e a partir das práticas da Folha, o estudo questiona: como as empresas jornalísticas buscam respostas para as transformações que atravessam o setor a partir das inovações tecnológicas, sobretudo, após o surgimento da internet, de modo que a informação possa continuar sendo oferecida por elas como um produto no mercado da comunicação? São três os pressupostos, ou hipóteses de trabalho: 1) a adesão da Folha às mudanças nesse mercado pode representar um indicativo de que o jornal, seguindo tendências mundiais, abandone em um futuro próximo a produção impressa para dedicar-se apenas à comercialização de notícias no mundo digital; 2) as grandes organizações jornalísticas brasileiras, que incorporaram o modelo norte-americano de produção de notícia, deverão seguir as tendências do setor, como a da automação da produção de notícia; 3) nesse ambiente de efervescência tecnológica, iniciativas jornalísticas alternativas conquistam um nicho de mercado emergente, às vezes na contramão dos processos convencionais. O estudo se realiza em três grandes etapas: 1) Descreve os contornos do fenômeno da emergência de novas percepções, iniciativas e projetos empresariais jornalísticos; 2) traça um panorama geral sobre o olhar do pesquisador brasileiro a respeito desses fenômenos, a partir do estudo da produção científica de duas das mais prestigiadas entidades acadêmicas brasileiras, a Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) e a Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor); 3) estuda o caso da Folha de S.Paulo, que é reconhecidamente um jornal de expressão nacional, pioneiro em várias de suas inovações. Entre as principais referências consultadas, encontram-se Luciana Mielniczuk, Poliana Ferrari, Josias de Souza, Cremilda Medina, Janaína Capobianco, Raquel Recuero, Ramón Salaverría, Edson D´Almonte, Jürgen Habermas e Alex Primo, para o tema da presença do jornalismo na sociedade e das mudanças que a atividade atravessa no momento, a partir do prisma tecnológico; a pesquisa também se ampara nas contribuições de Marcos Palacios, Alexandre Lenzi, Ismael Nafría, Isabela de Souza Gonçalves e Caio Túlio Costa, sobre os modelos de negócio das organizações jornalísticas no cenário digital. O principal resultado esperado, além do reforço às pesquisas que vêm sendo desenvolvidas na área da comunicação e do jornalismo sobre o tema, é o de contribuir para um entendimento dos modos como o jornalismo se faz e refaz na contemporaneidade, em suas relações com o direito do cidadão à informação, com a esfera pública e com a democracia.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-07T14:22:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ANDRADE, DANUSA. A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E A NOTÍCIA COMO UM PRODUTO À VENDA: UM ESTUDO DO JORNAL FOLHA DE S.PAULO. 2021. 325 folhas. Tese( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2093
identifier_str_mv ANDRADE, DANUSA. A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E A NOTÍCIA COMO UM PRODUTO À VENDA: UM ESTUDO DO JORNAL FOLHA DE S.PAULO. 2021. 325 folhas. Tese( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 4333470630449360357
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
500
600
600
dc.relation.department.fl_str_mv -7662988059372876986
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -4056021055502874573
dc.relation.sponsorship.fl_str_mv 2075167498588264571
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Comunicacao Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv IMS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/2093/2/Danusa+Andrade2.pdf
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/2093/1/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f9e51d1a6300a741407d6ac06dacbb8d
bd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br
_version_ 1793259454797447168