A COMUNICAÇÃO DE MERCADO E A RESSIGNIFICAÇÃO DE MARCA:como as interações em redes sociais virtuais geram a percepção do consumidor

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Pereira, Everaldo
Orientador(a): Galindo, Daniel dos Santos lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
Departamento: Processo Comunicacionais
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/688
Resumo: This study aims to analyze how the communication processes of perceptual manifestations of postmodern consumers, based on interactions in virtual social networks contribute to the redefinition of the brand image. We analyze the communication process in the face of new economic and techno-social interactions, from a vision of consumption meanings and a displacement of the marketing needs for a marketing sense. We develop a single case study of the Lego brand, a literature review, qualitative surveys of interactions on websites, content analysis and qualitative analysis in blog forum for consumers of the brand. Thus, we conclude that market communication plays a unifying role in the symbolic constructions of branding in organizations and that economic and timeless easy to share events via the internet reframes the brand image on a paper of symbolic exchange on the online networks.
id METO_ab39fffbe7185038a129291a328f109c
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/688
network_acronym_str METO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
repository_id_str
spelling Galindo, Daniel dos SantosCPF:16502650000http://lattes.cnpq.br/1101827075498113CPF:14052615875Pereira, Everaldo2016-08-03T12:29:59Z2014-08-062014-04-24PEREIRA, Everaldo. The Market communication and reframing brand: how interactions in virtual social networks generate consumer perception. 2014. 153 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2014.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/688This study aims to analyze how the communication processes of perceptual manifestations of postmodern consumers, based on interactions in virtual social networks contribute to the redefinition of the brand image. We analyze the communication process in the face of new economic and techno-social interactions, from a vision of consumption meanings and a displacement of the marketing needs for a marketing sense. We develop a single case study of the Lego brand, a literature review, qualitative surveys of interactions on websites, content analysis and qualitative analysis in blog forum for consumers of the brand. Thus, we conclude that market communication plays a unifying role in the symbolic constructions of branding in organizations and that economic and timeless easy to share events via the internet reframes the brand image on a paper of symbolic exchange on the online networks.Este estudo tem como objetivo analisar como os processos comunicacionais de manifestações perceptivas dos consumidores pós-modernos, a partir das interações em redes sociais virtuais, contribuem para a ressignificação da imagem de marca. Reavaliamos o processo comunicacional ante as novas interações econômicas e tecno-sociais, partindo de uma visão de consumo de significados e um deslocamento do marketing das necessidades para um marketing de sentidos. Para tanto, desenvolvemos um estudo de caso único da marca Lego, a partir de levantamento bibliográfico, levantamentos qualitativos das interações em sites, análise de conteúdo de blog e análise qualitativa de fórum de consumidores da marca. Assim, concluímos que a comunicação de mercado assume um papel aglutinador nas construções simbólicas da imagem de marca nas organizações e que a facilidade econômica e atemporal em compartilhar manifestações por meio da internet ressignifica a imagem de marca em um papel de troca simbólica na bolsa de valores de imagens das redes on-line.Made available in DSpace on 2016-08-03T12:29:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Everaldo Pereira2.pdf: 2586439 bytes, checksum: a11e606fc3858e4efcb578ecb86dffa7 (MD5) Previous issue date: 2014-04-24application/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2230/Everaldo%20Pereira2.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOUMESPBRProcesso Comunicacionaiscomunicação de mercadoimagem de marcalegoconstrução simbólicamarket communicationbrand imagelegosymbolic constructionCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOA COMUNICAÇÃO DE MERCADO E A RESSIGNIFICAÇÃO DE MARCA:como as interações em redes sociais virtuais geram a percepção do consumidorThe Market communication and reframing brand: how interactions in virtual social networks generate consumer perceptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILEveraldo Pereira2.pdf.jpgEveraldo Pereira2.pdf.jpgimage/jpeg1943http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/688/2/Everaldo+Pereira2.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52ORIGINALEveraldo Pereira2.pdfapplication/pdf2586439http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/688/1/Everaldo+Pereira2.pdfa11e606fc3858e4efcb578ecb86dffa7MD51tede/6882016-08-03 15:05:05.745oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/688Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:05:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.por.fl_str_mv A COMUNICAÇÃO DE MERCADO E A RESSIGNIFICAÇÃO DE MARCA:como as interações em redes sociais virtuais geram a percepção do consumidor
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The Market communication and reframing brand: how interactions in virtual social networks generate consumer perception
title A COMUNICAÇÃO DE MERCADO E A RESSIGNIFICAÇÃO DE MARCA:como as interações em redes sociais virtuais geram a percepção do consumidor
spellingShingle A COMUNICAÇÃO DE MERCADO E A RESSIGNIFICAÇÃO DE MARCA:como as interações em redes sociais virtuais geram a percepção do consumidor
Pereira, Everaldo
comunicação de mercado
imagem de marca
lego
construção simbólica
market communication
brand image
lego
symbolic construction
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short A COMUNICAÇÃO DE MERCADO E A RESSIGNIFICAÇÃO DE MARCA:como as interações em redes sociais virtuais geram a percepção do consumidor
title_full A COMUNICAÇÃO DE MERCADO E A RESSIGNIFICAÇÃO DE MARCA:como as interações em redes sociais virtuais geram a percepção do consumidor
title_fullStr A COMUNICAÇÃO DE MERCADO E A RESSIGNIFICAÇÃO DE MARCA:como as interações em redes sociais virtuais geram a percepção do consumidor
title_full_unstemmed A COMUNICAÇÃO DE MERCADO E A RESSIGNIFICAÇÃO DE MARCA:como as interações em redes sociais virtuais geram a percepção do consumidor
title_sort A COMUNICAÇÃO DE MERCADO E A RESSIGNIFICAÇÃO DE MARCA:como as interações em redes sociais virtuais geram a percepção do consumidor
author Pereira, Everaldo
author_facet Pereira, Everaldo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Galindo, Daniel dos Santos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:16502650000
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1101827075498113
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:14052615875
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Everaldo
contributor_str_mv Galindo, Daniel dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação de mercado
imagem de marca
lego
construção simbólica
topic comunicação de mercado
imagem de marca
lego
construção simbólica
market communication
brand image
lego
symbolic construction
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv market communication
brand image
lego
symbolic construction
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description This study aims to analyze how the communication processes of perceptual manifestations of postmodern consumers, based on interactions in virtual social networks contribute to the redefinition of the brand image. We analyze the communication process in the face of new economic and techno-social interactions, from a vision of consumption meanings and a displacement of the marketing needs for a marketing sense. We develop a single case study of the Lego brand, a literature review, qualitative surveys of interactions on websites, content analysis and qualitative analysis in blog forum for consumers of the brand. Thus, we conclude that market communication plays a unifying role in the symbolic constructions of branding in organizations and that economic and timeless easy to share events via the internet reframes the brand image on a paper of symbolic exchange on the online networks.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-08-06
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-04-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-03T12:29:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Everaldo. The Market communication and reframing brand: how interactions in virtual social networks generate consumer perception. 2014. 153 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/688
identifier_str_mv PEREIRA, Everaldo. The Market communication and reframing brand: how interactions in virtual social networks generate consumer perception. 2014. 153 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2014.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UMESP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Processo Comunicacionais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/688/2/Everaldo+Pereira2.pdf.jpg
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/688/1/Everaldo+Pereira2.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
a11e606fc3858e4efcb578ecb86dffa7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br
_version_ 1793259441767841792