AS RELAÇÕES ENTRE O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR: UM OLHAR AUTOBIOGRÁFICO A PATIR DE MINHA ATUAÇÃO COMO EDUCADOR PROFISSIONAL

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Teixeira, Janderson Lacerda
Orientador(a): Alves, Maria Leila lattes
Banca de defesa: Saes, Decio Azevedo Marques de lattes, Palma Filho, João Cardoso lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/964
Resumo: This work has as main objective to answer the following question: "To what extent projects such as the Family-School Program PEF, contribute to the democratization of the school? To do this we will seek to understand how the Family School Program - PEF, established at the initiative of the Secretary of Education of the State of Sao Paulo - ESS, since the year 2003, in partnership with the United Nations Educational, Scientific and Culture - UNESCO by the year 2006 and under the responsibility since then, the Foundation for the Development of Education - FDE. This study will be developed with the following instruments: literature review, documentary analysis and empirical research on the PEF, the data from participatory observations, documents about the program and the analysis of interviews with two leaders of the Academy, Professor Dr. Décio Marques de Azevedo Saes and Professor Dr. Paolo Nosella. Respondents were chosen for their theoretical affiliation with the expectation that the same is manifested in the responses obtained, thus offering the opportunity to collate views grounded in different theoretical frameworks.
id METO_befc0138d91c79a023f0504466a3ec00
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/964
network_acronym_str METO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
repository_id_str
spelling Alves, Maria LeilaCPF:49525250550http://lattes.cnpq.br/8462136000577005Saes, Decio Azevedo Marques deCPF:25932501641http://lattes.cnpq.br/3094385393964468Palma Filho, João CardosoCPF:36949645899http://lattes.cnpq.br/6871865854491549CPF:31065021852Teixeira, Janderson Lacerda2016-08-03T16:15:32Z2012-03-202011-12-07TEIXEIRA, Janderson Lacerda. AS RELAÇÕES ENTRE O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR: UM OLHAR AUTOBIOGRÁFICO A PATIR DE MINHA ATUAÇÃO COMO EDUCADOR PROFISSIONAL. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/964This work has as main objective to answer the following question: "To what extent projects such as the Family-School Program PEF, contribute to the democratization of the school? To do this we will seek to understand how the Family School Program - PEF, established at the initiative of the Secretary of Education of the State of Sao Paulo - ESS, since the year 2003, in partnership with the United Nations Educational, Scientific and Culture - UNESCO by the year 2006 and under the responsibility since then, the Foundation for the Development of Education - FDE. This study will be developed with the following instruments: literature review, documentary analysis and empirical research on the PEF, the data from participatory observations, documents about the program and the analysis of interviews with two leaders of the Academy, Professor Dr. Décio Marques de Azevedo Saes and Professor Dr. Paolo Nosella. Respondents were chosen for their theoretical affiliation with the expectation that the same is manifested in the responses obtained, thus offering the opportunity to collate views grounded in different theoretical frameworks.Este trabalho tem como principal objetivo responder a seguinte questão: Em que medida projetos como o Programa Escola da Família- PEF, contribuem para a democratização do espaço escolar? Para isso buscaremos compreender como funciona o Programa Escola da Família PEF, implantado por iniciativa da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo SEE, desde o ano de 2003, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura UNESCO até o ano de 2006 e sob responsabilidade, desde então, do Fundo para o Desenvolvimento da Educação FDE. Este estudo será desenvolvido com os seguintes procedimentos metodológicos : a partir de um olhar autobiográfico considerando minha atuação como educador profissional desde o ano de 2007. Análise bibliográfica, análise documental e empírica sobre o PEF; a partir de dados de observações participativa; de documentos sobre o Programa e da análise de entrevistas com dois expoentes da Academia, o Professor Dr. Décio Azevedo Marques de Saes e o Professor Dr. Paolo Nosella. Os entrevistados foram escolhidos por sua filiação teórica na expectativa de que as mesmas se manifestassem nas respostas obtidas, oferecendo assim oportunidade de cotejar pontos de vista fundamentados em referenciais teóricos diferentes.Made available in DSpace on 2016-08-03T16:15:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JANDERSON LACERDA TEIXEIRA.pdf: 554450 bytes, checksum: 89751c44517e2dab91a9fa8faddad4c9 (MD5) Previous issue date: 2011-12-07application/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2410/JANDERSON%20LACERDA%20TEIXEIRA.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUMESPBREducaçãoPrograma Escola da Família, Democratização do espaço escolar, atividades culturais, educação não formalFamily School Program, Democratization of school space, cultural activities, non-formal educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAS RELAÇÕES ENTRE O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR: UM OLHAR AUTOBIOGRÁFICO A PATIR DE MINHA ATUAÇÃO COMO EDUCADOR PROFISSIONALinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILJANDERSON LACERDA TEIXEIRA.pdf.jpgJANDERSON LACERDA TEIXEIRA.pdf.jpgimage/jpeg1956http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/964/2/JANDERSON+LACERDA+TEIXEIRA.pdf.jpg7b6d2fb3abd49331fc8e06c57f485388MD52ORIGINALJANDERSON LACERDA TEIXEIRA.pdfapplication/pdf554450http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/964/1/JANDERSON+LACERDA+TEIXEIRA.pdf89751c44517e2dab91a9fa8faddad4c9MD51tede/9642016-08-03 15:07:25.884oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/964Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:07:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.por.fl_str_mv AS RELAÇÕES ENTRE O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR: UM OLHAR AUTOBIOGRÁFICO A PATIR DE MINHA ATUAÇÃO COMO EDUCADOR PROFISSIONAL
title AS RELAÇÕES ENTRE O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR: UM OLHAR AUTOBIOGRÁFICO A PATIR DE MINHA ATUAÇÃO COMO EDUCADOR PROFISSIONAL
spellingShingle AS RELAÇÕES ENTRE O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR: UM OLHAR AUTOBIOGRÁFICO A PATIR DE MINHA ATUAÇÃO COMO EDUCADOR PROFISSIONAL
Teixeira, Janderson Lacerda
Programa Escola da Família, Democratização do espaço escolar, atividades culturais, educação não formal
Family School Program, Democratization of school space, cultural activities, non-formal education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short AS RELAÇÕES ENTRE O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR: UM OLHAR AUTOBIOGRÁFICO A PATIR DE MINHA ATUAÇÃO COMO EDUCADOR PROFISSIONAL
title_full AS RELAÇÕES ENTRE O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR: UM OLHAR AUTOBIOGRÁFICO A PATIR DE MINHA ATUAÇÃO COMO EDUCADOR PROFISSIONAL
title_fullStr AS RELAÇÕES ENTRE O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR: UM OLHAR AUTOBIOGRÁFICO A PATIR DE MINHA ATUAÇÃO COMO EDUCADOR PROFISSIONAL
title_full_unstemmed AS RELAÇÕES ENTRE O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR: UM OLHAR AUTOBIOGRÁFICO A PATIR DE MINHA ATUAÇÃO COMO EDUCADOR PROFISSIONAL
title_sort AS RELAÇÕES ENTRE O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR: UM OLHAR AUTOBIOGRÁFICO A PATIR DE MINHA ATUAÇÃO COMO EDUCADOR PROFISSIONAL
author Teixeira, Janderson Lacerda
author_facet Teixeira, Janderson Lacerda
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Maria Leila
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:49525250550
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8462136000577005
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Saes, Decio Azevedo Marques de
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:25932501641
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3094385393964468
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Palma Filho, João Cardoso
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:36949645899
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6871865854491549
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:31065021852
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Janderson Lacerda
contributor_str_mv Alves, Maria Leila
Saes, Decio Azevedo Marques de
Palma Filho, João Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Escola da Família, Democratização do espaço escolar, atividades culturais, educação não formal
topic Programa Escola da Família, Democratização do espaço escolar, atividades culturais, educação não formal
Family School Program, Democratization of school space, cultural activities, non-formal education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Family School Program, Democratization of school space, cultural activities, non-formal education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work has as main objective to answer the following question: "To what extent projects such as the Family-School Program PEF, contribute to the democratization of the school? To do this we will seek to understand how the Family School Program - PEF, established at the initiative of the Secretary of Education of the State of Sao Paulo - ESS, since the year 2003, in partnership with the United Nations Educational, Scientific and Culture - UNESCO by the year 2006 and under the responsibility since then, the Foundation for the Development of Education - FDE. This study will be developed with the following instruments: literature review, documentary analysis and empirical research on the PEF, the data from participatory observations, documents about the program and the analysis of interviews with two leaders of the Academy, Professor Dr. Décio Marques de Azevedo Saes and Professor Dr. Paolo Nosella. Respondents were chosen for their theoretical affiliation with the expectation that the same is manifested in the responses obtained, thus offering the opportunity to collate views grounded in different theoretical frameworks.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-12-07
dc.date.available.fl_str_mv 2012-03-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-03T16:15:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TEIXEIRA, Janderson Lacerda. AS RELAÇÕES ENTRE O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR: UM OLHAR AUTOBIOGRÁFICO A PATIR DE MINHA ATUAÇÃO COMO EDUCADOR PROFISSIONAL. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/964
identifier_str_mv TEIXEIRA, Janderson Lacerda. AS RELAÇÕES ENTRE O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR: UM OLHAR AUTOBIOGRÁFICO A PATIR DE MINHA ATUAÇÃO COMO EDUCADOR PROFISSIONAL. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UMESP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/964/2/JANDERSON+LACERDA+TEIXEIRA.pdf.jpg
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/964/1/JANDERSON+LACERDA+TEIXEIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7b6d2fb3abd49331fc8e06c57f485388
89751c44517e2dab91a9fa8faddad4c9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br
_version_ 1793259443250528256