COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM CELULARES: um panorama do mobile marketing brasileiro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Ehrenberg, Karla Caldas lattes
Orientador(a): Galindo, Daniel dos Santos lattes
Banca de defesa: Casa, Alexandre Las, Josgrilberg, Fábio
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
Departamento: Processo Comunicacionais
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/929
Resumo: The main aim of this research is analyzing the marketing communication processes that use mobile phones as publicizing platform. The research intent is to know which mobile marketing practices has been carried out in Brazil and how developed contents for mobiles are used in business disclosure. The connected young consumer s characteristics, drawing attention to their self-assurance to transit in new media, and companies forms to communicate with these consumers are part of the subject broached in this study. In depth interviews with professional s area were used as methodology for this qualitative research of exploratory character and the bibliography and documentary resources were served as basis for analysis of interviews. The research has identified that movable communication universe is fundamental to develop campaigns that provide experience with brands and offer relevant contents for consumers. Nevertheless, some technological hurdles do not allow at the moment that actions be expanded to all the Brazilian consumers who have a cellular phone.
id METO_c275777b3633132bfd97e9cb14a689fe
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/929
network_acronym_str METO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
repository_id_str
spelling Galindo, Daniel dos SantosCPF:16502650000http://lattes.cnpq.br/1101827075498113Casa, Alexandre LasCPF:12365478587Josgrilberg, FábioCPF:54897651231CPF:29612898820http://lattes.cnpq.br/3815964463160143Ehrenberg, Karla Caldas2016-08-03T12:31:17Z2011-05-022011-02-15EHRENBERG, Karla Caldas. COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM CELULARES: um panorama do mobile marketing brasileiro. 2011. 124 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/929The main aim of this research is analyzing the marketing communication processes that use mobile phones as publicizing platform. The research intent is to know which mobile marketing practices has been carried out in Brazil and how developed contents for mobiles are used in business disclosure. The connected young consumer s characteristics, drawing attention to their self-assurance to transit in new media, and companies forms to communicate with these consumers are part of the subject broached in this study. In depth interviews with professional s area were used as methodology for this qualitative research of exploratory character and the bibliography and documentary resources were served as basis for analysis of interviews. The research has identified that movable communication universe is fundamental to develop campaigns that provide experience with brands and offer relevant contents for consumers. Nevertheless, some technological hurdles do not allow at the moment that actions be expanded to all the Brazilian consumers who have a cellular phone.O objetivo principal dessa pesquisa é analisar os processos de comunicação mercadológica que utilizam os celulares como plataforma de divulgação. É intenção da pesquisa conhecer as práticas de mobile marketing realizadas no Brasil e a forma como os conteúdos desenvolvidos para celulares são utilizados na divulgação empresarial. As características dos jovens consumidores conectados, com destaque para a desenvoltura com que transitam nas novas mídias, e as formas como as empresas se comunicam com esses consumidores também fazem parte dos temas abordados neste estudo. Entrevistas em profundidade com profissionais da área foram utilizadas como metodologia para essa pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, e os levantamentos bibliográfico e documental serviram como base para a análise das entrevistas. A pesquisa observou que no universo da comunicação móvel é fundamental desenvolver campanhas que proporcionem experiência com as marcas e ofereçam conteúdos relevantes aos consumidores. Contudo, alguns entraves tecnológicos não permitem que, até o presente momento, essas ações sejam expandidas para todos os consumidores brasileiros que possuem um celular.Made available in DSpace on 2016-08-03T12:31:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Karla Caldas.pdf: 3995021 bytes, checksum: f06d4d49642268ac6d06cb26439f0bea (MD5) Previous issue date: 2011-02-15Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2504/Karla%20Caldas.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOUMESPBRProcesso ComunicacionaisComunicación mercadotécnicamobile marketinggeneración InternethipermediosMarketing communicationmobile marketingInternet generationhypermediaCNPQ::CIENCIAS HUMANASCOMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM CELULARES: um panorama do mobile marketing brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILKarla Caldas.pdf.jpgKarla Caldas.pdf.jpgimage/jpeg2920http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/929/3/Karla+Caldas.pdf.jpgdab13ea700c6ec231ca9f089d01a4972MD53TEXTKarla Caldas.pdf.txtKarla Caldas.pdf.txttext/plain305476http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/929/2/Karla+Caldas.pdf.txt33ea43a1d91b45f540c845709fc1150cMD52ORIGINALKarla Caldas.pdfapplication/pdf3995021http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/929/1/Karla+Caldas.pdff06d4d49642268ac6d06cb26439f0beaMD51tede/9292016-08-03 15:08:22.854oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/929Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:08:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.por.fl_str_mv COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM CELULARES: um panorama do mobile marketing brasileiro
title COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM CELULARES: um panorama do mobile marketing brasileiro
spellingShingle COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM CELULARES: um panorama do mobile marketing brasileiro
Ehrenberg, Karla Caldas
Comunicación mercadotécnica
mobile marketing
generación Internet
hipermedios
Marketing communication
mobile marketing
Internet generation
hypermedia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM CELULARES: um panorama do mobile marketing brasileiro
title_full COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM CELULARES: um panorama do mobile marketing brasileiro
title_fullStr COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM CELULARES: um panorama do mobile marketing brasileiro
title_full_unstemmed COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM CELULARES: um panorama do mobile marketing brasileiro
title_sort COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM CELULARES: um panorama do mobile marketing brasileiro
author Ehrenberg, Karla Caldas
author_facet Ehrenberg, Karla Caldas
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Galindo, Daniel dos Santos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:16502650000
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1101827075498113
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Casa, Alexandre Las
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:12365478587
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Josgrilberg, Fábio
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:54897651231
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:29612898820
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3815964463160143
dc.contributor.author.fl_str_mv Ehrenberg, Karla Caldas
contributor_str_mv Galindo, Daniel dos Santos
Casa, Alexandre Las
Josgrilberg, Fábio
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicación mercadotécnica
mobile marketing
generación Internet
hipermedios
topic Comunicación mercadotécnica
mobile marketing
generación Internet
hipermedios
Marketing communication
mobile marketing
Internet generation
hypermedia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Marketing communication
mobile marketing
Internet generation
hypermedia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description The main aim of this research is analyzing the marketing communication processes that use mobile phones as publicizing platform. The research intent is to know which mobile marketing practices has been carried out in Brazil and how developed contents for mobiles are used in business disclosure. The connected young consumer s characteristics, drawing attention to their self-assurance to transit in new media, and companies forms to communicate with these consumers are part of the subject broached in this study. In depth interviews with professional s area were used as methodology for this qualitative research of exploratory character and the bibliography and documentary resources were served as basis for analysis of interviews. The research has identified that movable communication universe is fundamental to develop campaigns that provide experience with brands and offer relevant contents for consumers. Nevertheless, some technological hurdles do not allow at the moment that actions be expanded to all the Brazilian consumers who have a cellular phone.
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-05-02
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-02-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-03T12:31:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv EHRENBERG, Karla Caldas. COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM CELULARES: um panorama do mobile marketing brasileiro. 2011. 124 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/929
identifier_str_mv EHRENBERG, Karla Caldas. COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM CELULARES: um panorama do mobile marketing brasileiro. 2011. 124 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UMESP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Processo Comunicacionais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/929/3/Karla+Caldas.pdf.jpg
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/929/2/Karla+Caldas.pdf.txt
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/929/1/Karla+Caldas.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dab13ea700c6ec231ca9f089d01a4972
33ea43a1d91b45f540c845709fc1150c
f06d4d49642268ac6d06cb26439f0bea
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br
_version_ 1793259443144622080