COMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO EM PORTAIS CORPORATIVOS Os casos da Embraer, Natura, Faber-Castell e Rigesa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Falco, Alessandra de
Orientador(a): Caldas, Maria das Gracas Conde lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
Departamento: Processo Comunicacionais
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/863
Resumo: This paper analyses the relation between communication and innovation in corporate websites of Brazilian companies such as Embraer, Natura, Faber-Castell and Rigesa. These institutions were selected as the central body of this research for being the most innovative of Brazil, according to the first version of the Brazil Index of Innovation (IBI) 2007. The paper will also examine the use of Information and Communication Technologies (ICTs) for the delivery of institutional information and to communicate innovation to the press. The main methodology used is Multiple Case Studies which support the comparison of digital communication through corporate portals. The resources of the Analysis of Content and Discourse Analysis were also used. The survey results show that there is a contradiction between the companies being innovative in products and processes, but not in the planning, management, architecture and dissemination of institutional image.(AU)
id METO_ec48d790a3ab0ec97023c12567cdf538
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/863
network_acronym_str METO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
repository_id_str
spelling Caldas, Maria das Gracas CondeCPF:12694613078http://lattes.cnpq.br/4194056997420853CPF:22466570831Falco, Alessandra de2016-08-03T12:30:58Z2011-05-062009-04-15FALCO, Alessandra de. COMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO EM PORTAIS CORPORATIVOS Os casos da Embraer, Natura, Faber-Castell e Rigesa. 2009. 320 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/863This paper analyses the relation between communication and innovation in corporate websites of Brazilian companies such as Embraer, Natura, Faber-Castell and Rigesa. These institutions were selected as the central body of this research for being the most innovative of Brazil, according to the first version of the Brazil Index of Innovation (IBI) 2007. The paper will also examine the use of Information and Communication Technologies (ICTs) for the delivery of institutional information and to communicate innovation to the press. The main methodology used is Multiple Case Studies which support the comparison of digital communication through corporate portals. The resources of the Analysis of Content and Discourse Analysis were also used. The survey results show that there is a contradiction between the companies being innovative in products and processes, but not in the planning, management, architecture and dissemination of institutional image.(AU)O trabalho analisa a relação entre Comunicação e Inovação nos Portais Corporativos das empresas Embraer, Natura, Faber-Castell e Rigesa. Ou seja, como essas instituições inovam em suas comunicações no meio on-line e como divulgam o conteúdo sobre Inovação. Estas empresas foram selecionadas como corpus central da pesquisa por estarem entre as mais inovadoras do Brasil, de acordo com a primeira versão do Índice Brasil de Inovação de 2007. A metodologia central para o desenvolvimento do projeto é a de Estudos de Caso Múltiplos, a partir da qual foi feita a comparação da comunicação digital por meio dos portais corporativos. Também são utilizados os recursos da Análise de Conteúdo e da Análise do Discurso. A proposta inclui também o exame da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação para a veiculação de informações institucionais e sobre Inovação por meio das Salas de Imprensa. E ainda, são destacadas as características dos profissionais responsáveis pela gestão dos portais corporativos. Os resultados da pesquisa evidenciam que há uma contradição entre as empresas serem inovadoras em produtos e processos, mas não no planejamento, gestão, arquitetura e divulgação da imagem institucional e de informações sobre inovação por meio dos portais corporativos. Revela ainda um nicho de mercado que precisa de profissionais especializados.(AU)Made available in DSpace on 2016-08-03T12:30:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Parte 1.pdf: 165290 bytes, checksum: 0e56eb22bb7b3cf60dde900ea0debd1e (MD5) Previous issue date: 2009-04-15Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2376/Parte%201.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOUMESPBRProcesso ComunicacionaisComunicaçãoDivulgação CientíficaInovaçãoPortal CorporativoInnovationOrganizational CommunicationCorporate WebsiteCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOCOMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO EM PORTAIS CORPORATIVOS Os casos da Embraer, Natura, Faber-Castell e Rigesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILParte 1.pdf.jpgParte 1.pdf.jpgimage/jpeg4417http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/863/2/Parte+1.pdf.jpg82905f087604498d9553e2a23de6fb53MD52ORIGINALParte 1.pdfapplication/pdf165290http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/863/1/Parte+1.pdf0e56eb22bb7b3cf60dde900ea0debd1eMD51tede/8632016-08-03 15:07:12.129oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/863Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:07:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.por.fl_str_mv COMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO EM PORTAIS CORPORATIVOS Os casos da Embraer, Natura, Faber-Castell e Rigesa
title COMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO EM PORTAIS CORPORATIVOS Os casos da Embraer, Natura, Faber-Castell e Rigesa
spellingShingle COMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO EM PORTAIS CORPORATIVOS Os casos da Embraer, Natura, Faber-Castell e Rigesa
Falco, Alessandra de
Comunicação
Divulgação Científica
Inovação
Portal Corporativo
Innovation
Organizational Communication
Corporate Website
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short COMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO EM PORTAIS CORPORATIVOS Os casos da Embraer, Natura, Faber-Castell e Rigesa
title_full COMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO EM PORTAIS CORPORATIVOS Os casos da Embraer, Natura, Faber-Castell e Rigesa
title_fullStr COMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO EM PORTAIS CORPORATIVOS Os casos da Embraer, Natura, Faber-Castell e Rigesa
title_full_unstemmed COMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO EM PORTAIS CORPORATIVOS Os casos da Embraer, Natura, Faber-Castell e Rigesa
title_sort COMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO EM PORTAIS CORPORATIVOS Os casos da Embraer, Natura, Faber-Castell e Rigesa
author Falco, Alessandra de
author_facet Falco, Alessandra de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Caldas, Maria das Gracas Conde
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:12694613078
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4194056997420853
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:22466570831
dc.contributor.author.fl_str_mv Falco, Alessandra de
contributor_str_mv Caldas, Maria das Gracas Conde
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Divulgação Científica
Inovação
Portal Corporativo
topic Comunicação
Divulgação Científica
Inovação
Portal Corporativo
Innovation
Organizational Communication
Corporate Website
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Innovation
Organizational Communication
Corporate Website
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description This paper analyses the relation between communication and innovation in corporate websites of Brazilian companies such as Embraer, Natura, Faber-Castell and Rigesa. These institutions were selected as the central body of this research for being the most innovative of Brazil, according to the first version of the Brazil Index of Innovation (IBI) 2007. The paper will also examine the use of Information and Communication Technologies (ICTs) for the delivery of institutional information and to communicate innovation to the press. The main methodology used is Multiple Case Studies which support the comparison of digital communication through corporate portals. The resources of the Analysis of Content and Discourse Analysis were also used. The survey results show that there is a contradiction between the companies being innovative in products and processes, but not in the planning, management, architecture and dissemination of institutional image.(AU)
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-04-15
dc.date.available.fl_str_mv 2011-05-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-03T12:30:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FALCO, Alessandra de. COMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO EM PORTAIS CORPORATIVOS Os casos da Embraer, Natura, Faber-Castell e Rigesa. 2009. 320 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/863
identifier_str_mv FALCO, Alessandra de. COMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO EM PORTAIS CORPORATIVOS Os casos da Embraer, Natura, Faber-Castell e Rigesa. 2009. 320 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UMESP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Processo Comunicacionais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/863/2/Parte+1.pdf.jpg
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/863/1/Parte+1.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 82905f087604498d9553e2a23de6fb53
0e56eb22bb7b3cf60dde900ea0debd1e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br
_version_ 1793259442599362560