Alfabetização de jovens e adultos no período militar: o MOBRAL segundo alguns críticos e egressos
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Metodista de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1102 |
Resumo: | O presente trabalho focaliza o período da ditadura militar e, de modo especial, discute a proposta criada para a educação de jovens e adultos - (Movimento Brasileiro de Alfabetização) -Mobral. Surgiu de uma indagação sobre a qualidade (ou não) do modelo de educação oferecido aos jovens e adultos durante este período da ditadura militar, ou "a grande noite de 21 anos", no sentido da construção da cidadania de grande parte do povo brasileiro. A partir de uma análise inicial do processo educacional conhecido como Mobral, verifiquei que minhas leituras até então negativas sobre sua metodologia começaram a tomar um outro rumo na medida em que ao realizar as entrevistas, passei a perceber o quão importante, de alguma forma, foi para as suas vidas nesse processo de construção da cidadania. Levando em consideração a dificuldade de implantação, na prática, de toda a teoria do Mobral, ainda assim, é inegável observar o grande investimento econômico para transpô-la; mas, de fato, representou um salto qualitativo na prática pedagógica, quando comparado ao passado histórico sobre a oferta de um processo educacional para jovens e adultos. O presente trabalho não tem a intenção de limitar qualquer análise ou pesquisa posterior sobre a alfabetização de jovens e adultos do referido período de exceção política brasileira.(AU) |
id |
METO_ff34dba19e9fe2a64af266831a7dfb64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1102 |
network_acronym_str |
METO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
repository_id_str |
|
spelling |
Demartini, Zeila de Brito FabriCPF:13265477995http://lattes.cnpq.br/8059807589945744Palma Filho, João CardosoCPF:36949645899http://lattes.cnpq.br/6871865854491549Alves, Maria LeilaCPF:49525250550http://lattes.cnpq.br/8462136000577005CPF:08946081856http://lattes.cnpq.br/3883103432715958Sabino, Vandeicol Salviano2016-08-03T16:16:01Z2008-06-062008-01-24SABINO, Vandeicol Salviano. Alfabetização de jovens e adultos no período militar: o MOBRAL segundo alguns críticos e egressos. 2008. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1102Made available in DSpace on 2016-08-03T16:16:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vandeicol Salviano Sabino.PDF: 869968 bytes, checksum: 355e712d1bd439896c7435fb0691537b (MD5) Previous issue date: 2008-01-24O presente trabalho focaliza o período da ditadura militar e, de modo especial, discute a proposta criada para a educação de jovens e adultos - (Movimento Brasileiro de Alfabetização) -Mobral. Surgiu de uma indagação sobre a qualidade (ou não) do modelo de educação oferecido aos jovens e adultos durante este período da ditadura militar, ou "a grande noite de 21 anos", no sentido da construção da cidadania de grande parte do povo brasileiro. A partir de uma análise inicial do processo educacional conhecido como Mobral, verifiquei que minhas leituras até então negativas sobre sua metodologia começaram a tomar um outro rumo na medida em que ao realizar as entrevistas, passei a perceber o quão importante, de alguma forma, foi para as suas vidas nesse processo de construção da cidadania. Levando em consideração a dificuldade de implantação, na prática, de toda a teoria do Mobral, ainda assim, é inegável observar o grande investimento econômico para transpô-la; mas, de fato, representou um salto qualitativo na prática pedagógica, quando comparado ao passado histórico sobre a oferta de um processo educacional para jovens e adultos. O presente trabalho não tem a intenção de limitar qualquer análise ou pesquisa posterior sobre a alfabetização de jovens e adultos do referido período de exceção política brasileira.(AU)application/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2689/Vandeicol%20Salviano%20Sabino.PDF.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUMESPBREducaçãoEducação de jovens e adultosMOBRALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAlfabetização de jovens e adultos no período militar: o MOBRAL segundo alguns críticos e egressosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILVandeicol Salviano Sabino.PDF.jpgVandeicol Salviano Sabino.PDF.jpgimage/jpeg7059http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1102/2/Vandeicol+Salviano+Sabino.PDF.jpg826f934faf7ff9eca6cfd34178ffd1f0MD52ORIGINALVandeicol Salviano Sabino.PDFapplication/pdf869968http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1102/1/Vandeicol+Salviano+Sabino.PDF355e712d1bd439896c7435fb0691537bMD51tede/11022016-08-03 15:11:23.658oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1102Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:11:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Alfabetização de jovens e adultos no período militar: o MOBRAL segundo alguns críticos e egressos |
title |
Alfabetização de jovens e adultos no período militar: o MOBRAL segundo alguns críticos e egressos |
spellingShingle |
Alfabetização de jovens e adultos no período militar: o MOBRAL segundo alguns críticos e egressos Sabino, Vandeicol Salviano Educação de jovens e adultos MOBRAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Alfabetização de jovens e adultos no período militar: o MOBRAL segundo alguns críticos e egressos |
title_full |
Alfabetização de jovens e adultos no período militar: o MOBRAL segundo alguns críticos e egressos |
title_fullStr |
Alfabetização de jovens e adultos no período militar: o MOBRAL segundo alguns críticos e egressos |
title_full_unstemmed |
Alfabetização de jovens e adultos no período militar: o MOBRAL segundo alguns críticos e egressos |
title_sort |
Alfabetização de jovens e adultos no período militar: o MOBRAL segundo alguns críticos e egressos |
author |
Sabino, Vandeicol Salviano |
author_facet |
Sabino, Vandeicol Salviano |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Demartini, Zeila de Brito Fabri |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:13265477995 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8059807589945744 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Palma Filho, João Cardoso |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:36949645899 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6871865854491549 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Alves, Maria Leila |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:49525250550 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8462136000577005 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:08946081856 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3883103432715958 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sabino, Vandeicol Salviano |
contributor_str_mv |
Demartini, Zeila de Brito Fabri Palma Filho, João Cardoso Alves, Maria Leila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos MOBRAL |
topic |
Educação de jovens e adultos MOBRAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente trabalho focaliza o período da ditadura militar e, de modo especial, discute a proposta criada para a educação de jovens e adultos - (Movimento Brasileiro de Alfabetização) -Mobral. Surgiu de uma indagação sobre a qualidade (ou não) do modelo de educação oferecido aos jovens e adultos durante este período da ditadura militar, ou "a grande noite de 21 anos", no sentido da construção da cidadania de grande parte do povo brasileiro. A partir de uma análise inicial do processo educacional conhecido como Mobral, verifiquei que minhas leituras até então negativas sobre sua metodologia começaram a tomar um outro rumo na medida em que ao realizar as entrevistas, passei a perceber o quão importante, de alguma forma, foi para as suas vidas nesse processo de construção da cidadania. Levando em consideração a dificuldade de implantação, na prática, de toda a teoria do Mobral, ainda assim, é inegável observar o grande investimento econômico para transpô-la; mas, de fato, representou um salto qualitativo na prática pedagógica, quando comparado ao passado histórico sobre a oferta de um processo educacional para jovens e adultos. O presente trabalho não tem a intenção de limitar qualquer análise ou pesquisa posterior sobre a alfabetização de jovens e adultos do referido período de exceção política brasileira.(AU) |
publishDate |
2008 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-06-06 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-01-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-03T16:16:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SABINO, Vandeicol Salviano. Alfabetização de jovens e adultos no período militar: o MOBRAL segundo alguns críticos e egressos. 2008. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1102 |
identifier_str_mv |
SABINO, Vandeicol Salviano. Alfabetização de jovens e adultos no período militar: o MOBRAL segundo alguns críticos e egressos. 2008. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UMESP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1102/2/Vandeicol+Salviano+Sabino.PDF.jpg http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1102/1/Vandeicol+Salviano+Sabino.PDF |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
826f934faf7ff9eca6cfd34178ffd1f0 355e712d1bd439896c7435fb0691537b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br |
_version_ |
1793259444439613440 |