Alfabetização de jovens e adultos no período militar: o MOBRAL segundo alguns críticos e egressos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Sabino, Vandeicol Salviano lattes
Orientador(a): Demartini, Zeila de Brito Fabri lattes
Banca de defesa: Palma Filho, João Cardoso lattes, Alves, Maria Leila lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1102
Resumo: O presente trabalho focaliza o período da ditadura militar e, de modo especial, discute a proposta criada para a educação de jovens e adultos - (Movimento Brasileiro de Alfabetização) -Mobral. Surgiu de uma indagação sobre a qualidade (ou não) do modelo de educação oferecido aos jovens e adultos durante este período da ditadura militar, ou "a grande noite de 21 anos", no sentido da construção da cidadania de grande parte do povo brasileiro. A partir de uma análise inicial do processo educacional conhecido como Mobral, verifiquei que minhas leituras até então negativas sobre sua metodologia começaram a tomar um outro rumo na medida em que ao realizar as entrevistas, passei a perceber o quão importante, de alguma forma, foi para as suas vidas nesse processo de construção da cidadania. Levando em consideração a dificuldade de implantação, na prática, de toda a teoria do Mobral, ainda assim, é inegável observar o grande investimento econômico para transpô-la; mas, de fato, representou um salto qualitativo na prática pedagógica, quando comparado ao passado histórico sobre a oferta de um processo educacional para jovens e adultos. O presente trabalho não tem a intenção de limitar qualquer análise ou pesquisa posterior sobre a alfabetização de jovens e adultos do referido período de exceção política brasileira.(AU)
id METO_ff34dba19e9fe2a64af266831a7dfb64
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1102
network_acronym_str METO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
repository_id_str
spelling Demartini, Zeila de Brito FabriCPF:13265477995http://lattes.cnpq.br/8059807589945744Palma Filho, João CardosoCPF:36949645899http://lattes.cnpq.br/6871865854491549Alves, Maria LeilaCPF:49525250550http://lattes.cnpq.br/8462136000577005CPF:08946081856http://lattes.cnpq.br/3883103432715958Sabino, Vandeicol Salviano2016-08-03T16:16:01Z2008-06-062008-01-24SABINO, Vandeicol Salviano. Alfabetização de jovens e adultos no período militar: o MOBRAL segundo alguns críticos e egressos. 2008. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1102Made available in DSpace on 2016-08-03T16:16:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vandeicol Salviano Sabino.PDF: 869968 bytes, checksum: 355e712d1bd439896c7435fb0691537b (MD5) Previous issue date: 2008-01-24O presente trabalho focaliza o período da ditadura militar e, de modo especial, discute a proposta criada para a educação de jovens e adultos - (Movimento Brasileiro de Alfabetização) -Mobral. Surgiu de uma indagação sobre a qualidade (ou não) do modelo de educação oferecido aos jovens e adultos durante este período da ditadura militar, ou "a grande noite de 21 anos", no sentido da construção da cidadania de grande parte do povo brasileiro. A partir de uma análise inicial do processo educacional conhecido como Mobral, verifiquei que minhas leituras até então negativas sobre sua metodologia começaram a tomar um outro rumo na medida em que ao realizar as entrevistas, passei a perceber o quão importante, de alguma forma, foi para as suas vidas nesse processo de construção da cidadania. Levando em consideração a dificuldade de implantação, na prática, de toda a teoria do Mobral, ainda assim, é inegável observar o grande investimento econômico para transpô-la; mas, de fato, representou um salto qualitativo na prática pedagógica, quando comparado ao passado histórico sobre a oferta de um processo educacional para jovens e adultos. O presente trabalho não tem a intenção de limitar qualquer análise ou pesquisa posterior sobre a alfabetização de jovens e adultos do referido período de exceção política brasileira.(AU)application/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2689/Vandeicol%20Salviano%20Sabino.PDF.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUMESPBREducaçãoEducação de jovens e adultosMOBRALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAlfabetização de jovens e adultos no período militar: o MOBRAL segundo alguns críticos e egressosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILVandeicol Salviano Sabino.PDF.jpgVandeicol Salviano Sabino.PDF.jpgimage/jpeg7059http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1102/2/Vandeicol+Salviano+Sabino.PDF.jpg826f934faf7ff9eca6cfd34178ffd1f0MD52ORIGINALVandeicol Salviano Sabino.PDFapplication/pdf869968http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1102/1/Vandeicol+Salviano+Sabino.PDF355e712d1bd439896c7435fb0691537bMD51tede/11022016-08-03 15:11:23.658oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1102Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:11:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.por.fl_str_mv Alfabetização de jovens e adultos no período militar: o MOBRAL segundo alguns críticos e egressos
title Alfabetização de jovens e adultos no período militar: o MOBRAL segundo alguns críticos e egressos
spellingShingle Alfabetização de jovens e adultos no período militar: o MOBRAL segundo alguns críticos e egressos
Sabino, Vandeicol Salviano
Educação de jovens e adultos
MOBRAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Alfabetização de jovens e adultos no período militar: o MOBRAL segundo alguns críticos e egressos
title_full Alfabetização de jovens e adultos no período militar: o MOBRAL segundo alguns críticos e egressos
title_fullStr Alfabetização de jovens e adultos no período militar: o MOBRAL segundo alguns críticos e egressos
title_full_unstemmed Alfabetização de jovens e adultos no período militar: o MOBRAL segundo alguns críticos e egressos
title_sort Alfabetização de jovens e adultos no período militar: o MOBRAL segundo alguns críticos e egressos
author Sabino, Vandeicol Salviano
author_facet Sabino, Vandeicol Salviano
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Demartini, Zeila de Brito Fabri
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:13265477995
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8059807589945744
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Palma Filho, João Cardoso
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:36949645899
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6871865854491549
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Alves, Maria Leila
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:49525250550
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8462136000577005
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:08946081856
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3883103432715958
dc.contributor.author.fl_str_mv Sabino, Vandeicol Salviano
contributor_str_mv Demartini, Zeila de Brito Fabri
Palma Filho, João Cardoso
Alves, Maria Leila
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
MOBRAL
topic Educação de jovens e adultos
MOBRAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho focaliza o período da ditadura militar e, de modo especial, discute a proposta criada para a educação de jovens e adultos - (Movimento Brasileiro de Alfabetização) -Mobral. Surgiu de uma indagação sobre a qualidade (ou não) do modelo de educação oferecido aos jovens e adultos durante este período da ditadura militar, ou "a grande noite de 21 anos", no sentido da construção da cidadania de grande parte do povo brasileiro. A partir de uma análise inicial do processo educacional conhecido como Mobral, verifiquei que minhas leituras até então negativas sobre sua metodologia começaram a tomar um outro rumo na medida em que ao realizar as entrevistas, passei a perceber o quão importante, de alguma forma, foi para as suas vidas nesse processo de construção da cidadania. Levando em consideração a dificuldade de implantação, na prática, de toda a teoria do Mobral, ainda assim, é inegável observar o grande investimento econômico para transpô-la; mas, de fato, representou um salto qualitativo na prática pedagógica, quando comparado ao passado histórico sobre a oferta de um processo educacional para jovens e adultos. O presente trabalho não tem a intenção de limitar qualquer análise ou pesquisa posterior sobre a alfabetização de jovens e adultos do referido período de exceção política brasileira.(AU)
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-06-06
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-01-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-03T16:16:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SABINO, Vandeicol Salviano. Alfabetização de jovens e adultos no período militar: o MOBRAL segundo alguns críticos e egressos. 2008. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1102
identifier_str_mv SABINO, Vandeicol Salviano. Alfabetização de jovens e adultos no período militar: o MOBRAL segundo alguns críticos e egressos. 2008. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UMESP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1102/2/Vandeicol+Salviano+Sabino.PDF.jpg
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1102/1/Vandeicol+Salviano+Sabino.PDF
bitstream.checksum.fl_str_mv 826f934faf7ff9eca6cfd34178ffd1f0
355e712d1bd439896c7435fb0691537b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br
_version_ 1793259444439613440