Aprendizagem em Vygotsky e em freire: aproximações e especificidades

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Trentin, Patrícia Fortunato Fileraz
Orientador(a): Mafra, Jason Ferreira lattes
Banca de defesa: Almeida, José Luis Vieira de lattes, Romão, José Eustáquio lattes, Stangherlim, Roberta lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Nove de Julho
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/520
Resumo: This research investigated the meaning of learning in Paulo Freire s and Lev Vygotsky s works in order to determine similarities and specificities in the way the term was used by these two educators. Although the aforementioned authors applied the term in various contexts and in their social practices, this research focused on the analysis of the term as applied in specific works considered central to the purpose of this dissertation. Paulo Freire s examined books were: Pedagogy of the Oppressed, The Importance of the Act of Reading, Pedagogy of the Heart, Pedagogy of Hope and Pedagogy of Freedom. Vygotsky s analyzed texts were: Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes, Language development and learning, Thought and Language, and Educational Psychology. This study concluded that despite the contextual differences of their experiences and field of studies, the authors main theses seem to converge. However, in the work of Freire, it is possible to verify greater emphasis on the collective and political dimension of knowledge, whereas Vygotsky s works tend to focus on the cognitive processes of learning.
id NOVE_878db2383e8daac1861be98a9c0ddcd1
oai_identifier_str oai:localhost:tede/520
network_acronym_str NOVE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
repository_id_str
spelling Mafra, Jason Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/4615927541894124Almeida, José Luis Vieira deCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/2990847465101082Romão, José EustáquioCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/6041577120476064Stangherlim, Robertahttp://lattes.cnpq.br/0630080591569020CPF:32237380880Trentin, Patrícia Fortunato Fileraz2015-04-08T14:36:50Z2013-07-242012-08-17TRENTIN, Patrícia Fortunato Fileraz. Aprendizagem em Vygotsky e em freire: aproximações e especificidades. 2012. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012.http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/520This research investigated the meaning of learning in Paulo Freire s and Lev Vygotsky s works in order to determine similarities and specificities in the way the term was used by these two educators. Although the aforementioned authors applied the term in various contexts and in their social practices, this research focused on the analysis of the term as applied in specific works considered central to the purpose of this dissertation. Paulo Freire s examined books were: Pedagogy of the Oppressed, The Importance of the Act of Reading, Pedagogy of the Heart, Pedagogy of Hope and Pedagogy of Freedom. Vygotsky s analyzed texts were: Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes, Language development and learning, Thought and Language, and Educational Psychology. This study concluded that despite the contextual differences of their experiences and field of studies, the authors main theses seem to converge. However, in the work of Freire, it is possible to verify greater emphasis on the collective and political dimension of knowledge, whereas Vygotsky s works tend to focus on the cognitive processes of learning.Esta pesquisa investigou o sentido da aprendizagem em Paulo Freire e em Lev Vygotsky, com o objetivo de verificar aproximações e especificidades entre esses dois educadores. Embora os autores mencionados tenham trabalhado esta categoria em diversos contextos e também em suas práticas sociais, este trabalho limitou-se a analisá-la a partir de algumas obras consideradas centrais para os propósitos desta dissertação. De Paulo Freire, foram examinados os livros: Pedagogia do oprimido, A importância do ato de ler, À sombra desta mangueira, Pedagogia da esperança e Pedagogia da autonomia. De Vygotsky, analisaram-se os textos: A formação social da mente, Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem, Pensamento e linguagem e Psicologia pedagógica. Este trabalho concluiu que apesar das diferenças contextuais de suas experiências e da área de formação da cada autor, eles possuem grande convergência nos fundamentos de suas principais teses, sendo que a dimensão coletiva e política do conhecimento aparece com mais ênfase na obra freiriana, enquanto que os processos psicológicos cognitivos da aprendizagem ganham mais relevância nos trabalhos vygotskianos.Made available in DSpace on 2015-04-08T14:36:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B_Patricia Fortunato Fileraz Trentin.pdf: 273678 bytes, checksum: 88077e4c27b0adbfc123463495b4f095 (MD5) Previous issue date: 2012-08-17application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUninoveBREducaçãoaprendizagemeducaçãoPaulo FreireLev VygotskylearningeducationPaulo FreireLev VygotskyCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAprendizagem em Vygotsky e em freire: aproximações e especificidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-240345818910352367600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALB_Patricia Fortunato Fileraz Trentin.pdfapplication/pdf273678http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/520/1/B_Patricia+Fortunato+Fileraz+Trentin.pdf88077e4c27b0adbfc123463495b4f095MD51tede/5202022-06-06 15:14:41.78oai:localhost:tede/520Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2022-06-06T18:14:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
dc.title.por.fl_str_mv Aprendizagem em Vygotsky e em freire: aproximações e especificidades
title Aprendizagem em Vygotsky e em freire: aproximações e especificidades
spellingShingle Aprendizagem em Vygotsky e em freire: aproximações e especificidades
Trentin, Patrícia Fortunato Fileraz
aprendizagem
educação
Paulo Freire
Lev Vygotsky
learning
education
Paulo Freire
Lev Vygotsky
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Aprendizagem em Vygotsky e em freire: aproximações e especificidades
title_full Aprendizagem em Vygotsky e em freire: aproximações e especificidades
title_fullStr Aprendizagem em Vygotsky e em freire: aproximações e especificidades
title_full_unstemmed Aprendizagem em Vygotsky e em freire: aproximações e especificidades
title_sort Aprendizagem em Vygotsky e em freire: aproximações e especificidades
author Trentin, Patrícia Fortunato Fileraz
author_facet Trentin, Patrícia Fortunato Fileraz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mafra, Jason Ferreira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4615927541894124
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Almeida, José Luis Vieira de
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2990847465101082
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Romão, José Eustáquio
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6041577120476064
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Stangherlim, Roberta
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0630080591569020
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:32237380880
dc.contributor.author.fl_str_mv Trentin, Patrícia Fortunato Fileraz
contributor_str_mv Mafra, Jason Ferreira
Almeida, José Luis Vieira de
Romão, José Eustáquio
Stangherlim, Roberta
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem
educação
Paulo Freire
Lev Vygotsky
topic aprendizagem
educação
Paulo Freire
Lev Vygotsky
learning
education
Paulo Freire
Lev Vygotsky
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv learning
education
Paulo Freire
Lev Vygotsky
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This research investigated the meaning of learning in Paulo Freire s and Lev Vygotsky s works in order to determine similarities and specificities in the way the term was used by these two educators. Although the aforementioned authors applied the term in various contexts and in their social practices, this research focused on the analysis of the term as applied in specific works considered central to the purpose of this dissertation. Paulo Freire s examined books were: Pedagogy of the Oppressed, The Importance of the Act of Reading, Pedagogy of the Heart, Pedagogy of Hope and Pedagogy of Freedom. Vygotsky s analyzed texts were: Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes, Language development and learning, Thought and Language, and Educational Psychology. This study concluded that despite the contextual differences of their experiences and field of studies, the authors main theses seem to converge. However, in the work of Freire, it is possible to verify greater emphasis on the collective and political dimension of knowledge, whereas Vygotsky s works tend to focus on the cognitive processes of learning.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-08-17
dc.date.available.fl_str_mv 2013-07-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-08T14:36:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TRENTIN, Patrícia Fortunato Fileraz. Aprendizagem em Vygotsky e em freire: aproximações e especificidades. 2012. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/520
identifier_str_mv TRENTIN, Patrícia Fortunato Fileraz. Aprendizagem em Vygotsky e em freire: aproximações e especificidades. 2012. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012.
url http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -240345818910352367
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Uninove
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron:UNINOVE
instname_str Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron_str UNINOVE
institution UNINOVE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/520/1/B_Patricia+Fortunato+Fileraz+Trentin.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 88077e4c27b0adbfc123463495b4f095
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br
_version_ 1797250743373135872