Aprendizagem por projetos para o desenvolvimento de competências: uma proposta para a educação profissional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Bento, Estevão de Jesus
Orientador(a): Machado, Vera Lúcia de Carvalho
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15455
Resumo: Este estudo está inserido na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação de Professores do PPGE da PUC Campinas e tem como objetivo, compreender o processo de construção de uma proposta pedagógica que trabalha com a pedagogia de projetos e sua relação com o desenvolvimento de competências na Educação Profissional. Considerando que na educação os processos de aprendizagem têm evoluído com o tempo e as políticas e práticas pedagógicas para a Educação Profissional são constantemente influenciadas pelas necessidades do mercado de trabalho, a partir de 1996 a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e posteriormente as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico, introduzem mudanças significativas na Educação Profissional no Brasil, que repercutem na formação dos alunos e na atuação dos docentes desta modalidade de ensino levando as escolas a rever seus planos de cursos, numa mudança de paradigma. Para a compreensão do processo de mudança em uma escola de Educação Profissional, fez-se necessário, identificar no contexto da aprendizagem por projetos, quais estratégias são aplicadas pelos docentes em sala de aula e sua eficácia para o desenvolvimento de competências profissionais; conhecer os recursos materiais que colaboram no processo pedagógico; identificar junto aos alunos os conhecimentos, habilidades e valores que são mobilizados na aprendizagem por projetos e identificar como ocorreu à capacitação dos docentes para a prática da aprendizagem por projetos. Para o desenvolvimento desse estudo, foi feita revisão da literatura em todos os momentos da pesquisa, que se caracteriza como qualitativa, na forma de estudo de caso. Foi feita ampla análise de documentos da instituição de ensino e do curso. A coleta dos dados deu-se por meio de entrevistas semi-estruturadas com os alunos e docentes do curso Técnico em Logística da instituição de ensino Senac Campinas. Os dados foram categorizados e analisados, à luz do referencial teórico sobre a pedagogia de projetos e sobre o desenvolvimento de competências profissionais. Com esta pesquisa, espera-se contribuir para o debate, a crítica, a reflexão sobre a pedagogia de projetos e sua relação com o desenvolvimento de competências; apontar políticas e práticas pedagógicas que visem, ao mesmo tempo, atendimento às necessidades do mercado de trabalho e às necessidades do ser humano, no que tange a uma formação voltada ao trabalho-educação-sociedade. Espera-se também, lançar indagações e propostas de contribuição para o aprimoramento dos cursos de formação profissional face aos predispostos da LDB.
id PCAM_1845e65f227ebf72d1bf017fd07ee744
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15455
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str
spelling Bento, Estevão de JesusPontifícia Universidade Católica de CampinasMachado, Vera Lúcia de Carvalho2022-02-16T18:14:51Z2022-02-16T18:14:51Z2011-02-16http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154558018410141281100Este estudo está inserido na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação de Professores do PPGE da PUC Campinas e tem como objetivo, compreender o processo de construção de uma proposta pedagógica que trabalha com a pedagogia de projetos e sua relação com o desenvolvimento de competências na Educação Profissional. Considerando que na educação os processos de aprendizagem têm evoluído com o tempo e as políticas e práticas pedagógicas para a Educação Profissional são constantemente influenciadas pelas necessidades do mercado de trabalho, a partir de 1996 a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e posteriormente as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico, introduzem mudanças significativas na Educação Profissional no Brasil, que repercutem na formação dos alunos e na atuação dos docentes desta modalidade de ensino levando as escolas a rever seus planos de cursos, numa mudança de paradigma. Para a compreensão do processo de mudança em uma escola de Educação Profissional, fez-se necessário, identificar no contexto da aprendizagem por projetos, quais estratégias são aplicadas pelos docentes em sala de aula e sua eficácia para o desenvolvimento de competências profissionais; conhecer os recursos materiais que colaboram no processo pedagógico; identificar junto aos alunos os conhecimentos, habilidades e valores que são mobilizados na aprendizagem por projetos e identificar como ocorreu à capacitação dos docentes para a prática da aprendizagem por projetos. Para o desenvolvimento desse estudo, foi feita revisão da literatura em todos os momentos da pesquisa, que se caracteriza como qualitativa, na forma de estudo de caso. Foi feita ampla análise de documentos da instituição de ensino e do curso. A coleta dos dados deu-se por meio de entrevistas semi-estruturadas com os alunos e docentes do curso Técnico em Logística da instituição de ensino Senac Campinas. Os dados foram categorizados e analisados, à luz do referencial teórico sobre a pedagogia de projetos e sobre o desenvolvimento de competências profissionais. Com esta pesquisa, espera-se contribuir para o debate, a crítica, a reflexão sobre a pedagogia de projetos e sua relação com o desenvolvimento de competências; apontar políticas e práticas pedagógicas que visem, ao mesmo tempo, atendimento às necessidades do mercado de trabalho e às necessidades do ser humano, no que tange a uma formação voltada ao trabalho-educação-sociedade. Espera-se também, lançar indagações e propostas de contribuição para o aprimoramento dos cursos de formação profissional face aos predispostos da LDB.This study follows the line of research "Pedagogical Practices and Teacher Education", PUC Campinas and aims to understand the process of building a pedagogical system that works with the project pedagogy and its relation to skills development in Professional Education, whereas in education the learning process have evolved over time and the policies and teaching practices for Professional Education and are constantly influenced by the needs of the labor market, from 1996 the new Law of Directives and Bases of National Education and later the National Curriculum Guide for Professional Education of Technical introduce significant changes in professional education in Brazil, which impact the education of students and teachers in the performance of this mode of education leading schools to revise their lesson plans, a paradigm shift. To understand the change process in a school of Professional Education, it was necessary to identify in the context of learning projects, what strategies are implemented by teachers in the classroom and its effectiveness for the development of professional skills, to know the material resources that collaborate in the educational process; identify students with the knowledge, skills and values that are mobilized in the project and identify learning occurred as the training of teachers for the practice of learning projects. To develop this study, a review of the literature in all stages of research, which is characterized as qualitative, in the form of case study. Was done extensive analysis of documents from the educational institution and course. Data collection took place through semi-structured interviews with students and faculty members in technical Logistics course in education institution SENAC Campinas. The data were categorized and analyzed in light of the theoretical framework of the pedagogy of projects and the development of professional skills. Through this research, we hope to contribute to the debate, criticism, reflection on the pedagogy of projects and their relation to the development of skills, pointing out political and pedagogical practices that aim at the same time, meeting the needs of the labor market and the needs of human beings, in terms of training to the labor-education-society. It is also expected to launch inquiries and proposals to contribute to the improvement of vocational training courses address the predisposition of the LDB.porPUC-Campinaseducação profissionalpedagogia de projetoscompetências profissionaispráticas pedagógicasprofessional educationpedagogy of projectsprofessional skillspedagogical practicesAprendizagem por projetos para o desenvolvimento de competências: uma proposta para a educação profissionalDesigns for learning skills development: a proposal for professional educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP9375761445315596Tassoni, Elvira Cristina MartinsSouza, Fernando Cesar de7025380679558216CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Estevao_JB.pdfcchsa_ppgedu_me_Estevao_JB.pdfapplication/pdf1194731http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15455/1/cchsa_ppgedu_me_Estevao_JB.pdf0de868c254bc69f309f95dd8483a54bbMD51123456789/154552022-09-02 11:36:28.782oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15455Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem por projetos para o desenvolvimento de competências: uma proposta para a educação profissional
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Designs for learning skills development: a proposal for professional education
title Aprendizagem por projetos para o desenvolvimento de competências: uma proposta para a educação profissional
spellingShingle Aprendizagem por projetos para o desenvolvimento de competências: uma proposta para a educação profissional
Bento, Estevão de Jesus
educação profissional
pedagogia de projetos
competências profissionais
práticas pedagógicas
professional education
pedagogy of projects
professional skills
pedagogical practices
title_short Aprendizagem por projetos para o desenvolvimento de competências: uma proposta para a educação profissional
title_full Aprendizagem por projetos para o desenvolvimento de competências: uma proposta para a educação profissional
title_fullStr Aprendizagem por projetos para o desenvolvimento de competências: uma proposta para a educação profissional
title_full_unstemmed Aprendizagem por projetos para o desenvolvimento de competências: uma proposta para a educação profissional
title_sort Aprendizagem por projetos para o desenvolvimento de competências: uma proposta para a educação profissional
author Bento, Estevão de Jesus
author_facet Bento, Estevão de Jesus
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Bento, Estevão de Jesus
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Vera Lúcia de Carvalho
contributor_str_mv Machado, Vera Lúcia de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv educação profissional
pedagogia de projetos
competências profissionais
práticas pedagógicas
professional education
pedagogy of projects
professional skills
pedagogical practices
topic educação profissional
pedagogia de projetos
competências profissionais
práticas pedagógicas
professional education
pedagogy of projects
professional skills
pedagogical practices
description Este estudo está inserido na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação de Professores do PPGE da PUC Campinas e tem como objetivo, compreender o processo de construção de uma proposta pedagógica que trabalha com a pedagogia de projetos e sua relação com o desenvolvimento de competências na Educação Profissional. Considerando que na educação os processos de aprendizagem têm evoluído com o tempo e as políticas e práticas pedagógicas para a Educação Profissional são constantemente influenciadas pelas necessidades do mercado de trabalho, a partir de 1996 a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e posteriormente as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico, introduzem mudanças significativas na Educação Profissional no Brasil, que repercutem na formação dos alunos e na atuação dos docentes desta modalidade de ensino levando as escolas a rever seus planos de cursos, numa mudança de paradigma. Para a compreensão do processo de mudança em uma escola de Educação Profissional, fez-se necessário, identificar no contexto da aprendizagem por projetos, quais estratégias são aplicadas pelos docentes em sala de aula e sua eficácia para o desenvolvimento de competências profissionais; conhecer os recursos materiais que colaboram no processo pedagógico; identificar junto aos alunos os conhecimentos, habilidades e valores que são mobilizados na aprendizagem por projetos e identificar como ocorreu à capacitação dos docentes para a prática da aprendizagem por projetos. Para o desenvolvimento desse estudo, foi feita revisão da literatura em todos os momentos da pesquisa, que se caracteriza como qualitativa, na forma de estudo de caso. Foi feita ampla análise de documentos da instituição de ensino e do curso. A coleta dos dados deu-se por meio de entrevistas semi-estruturadas com os alunos e docentes do curso Técnico em Logística da instituição de ensino Senac Campinas. Os dados foram categorizados e analisados, à luz do referencial teórico sobre a pedagogia de projetos e sobre o desenvolvimento de competências profissionais. Com esta pesquisa, espera-se contribuir para o debate, a crítica, a reflexão sobre a pedagogia de projetos e sua relação com o desenvolvimento de competências; apontar políticas e práticas pedagógicas que visem, ao mesmo tempo, atendimento às necessidades do mercado de trabalho e às necessidades do ser humano, no que tange a uma formação voltada ao trabalho-educação-sociedade. Espera-se também, lançar indagações e propostas de contribuição para o aprimoramento dos cursos de formação profissional face aos predispostos da LDB.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-02-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:14:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:14:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15455
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 8018410141281100
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15455
identifier_str_mv 8018410141281100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15455/1/cchsa_ppgedu_me_Estevao_JB.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0de868c254bc69f309f95dd8483a54bb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790768194551808