A escola na ótica de alunos de ensino médio de diferentes tribos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Guernelli, Sonia Maria dos Santos
Orientador(a): Machado, Vera Lúcia de Carvalho
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15391
Resumo: O presente estudo refere-se a uma pesquisa efetuada na Escola Estadual Carlos Gomes, na cidade de Campinas, cujo objetivo foi produzir conhecimentos sobre a compreensão que jovens do Ensino Médio têm em relação a essa Escola. Selecionamos como sujeitos da pesquisa 12 jovens com idade entre 18 e 20 anos, que se apresentam com posturas diferenciadas em relação a vestuário, linguagem, atividades de estudo e que se afastam do padrão até agora esperado socialmente. O trabalho investigativo fundamenta-se na metodologia de Estudo de Caso, e os procedimentos para a coleta de dados consistiram em observação e entrevista. A análise de dados revela a compreensão que esses alunos têm de: escola, direção, professor, discriminação e preconceito, e pretende oferecer uma contribuição para a mudança nas relações educacionais que ocorrem no interior da Escola.
id PCAM_2e0806891cd9f292d5a16c4e63e822ca
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15391
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str
spelling Guernelli, Sonia Maria dos SantosPontifícia Universidade Católica de CampinasMachado, Vera Lúcia de Carvalho2022-02-16T18:13:39Z2022-02-16T18:13:39Z2008-09-04http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153911894957139834229O presente estudo refere-se a uma pesquisa efetuada na Escola Estadual Carlos Gomes, na cidade de Campinas, cujo objetivo foi produzir conhecimentos sobre a compreensão que jovens do Ensino Médio têm em relação a essa Escola. Selecionamos como sujeitos da pesquisa 12 jovens com idade entre 18 e 20 anos, que se apresentam com posturas diferenciadas em relação a vestuário, linguagem, atividades de estudo e que se afastam do padrão até agora esperado socialmente. O trabalho investigativo fundamenta-se na metodologia de Estudo de Caso, e os procedimentos para a coleta de dados consistiram em observação e entrevista. A análise de dados revela a compreensão que esses alunos têm de: escola, direção, professor, discriminação e preconceito, e pretende oferecer uma contribuição para a mudança nas relações educacionais que ocorrem no interior da Escola.This study refers to a research carried at Carlos Gomes State School in Campinas, São Paulo, Brazil; with the objective of producing knowledge about the way High School teenagers see their school. The research subjects were 12 teenagers, aged between 18 and 20 with different characteristics concerning their behavior related to clothes, study activities, language which are out of the socially expected standards. The investigation was based on Case Study methodology and the procedures of data assessment were observation and interview. The data analysis exposes the views that the students have about: The School, the Principal, the Coordinator and the teachers. Also the way they see phenomena such as discrimination and prejudice. The analysis also aims at contributing to the change in educational relations at School.porPUC-Campinasescola públicaalunos do ensino médiosubgrupos culturaiscultura escolarEscola Estadual Carlos Gomespublic schoolhigh school studentsschool culturesub cultural groupsCarlos Gomes State SchoolA escola na ótica de alunos de ensino médio de diferentes tribosThe school in the view of High School students of different tribesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP9375761445315596Zan, Dirce Djanira Pacheco eCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes71805084181094373883562938853685CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Sonia_MSG.pdfcchsa_ppgedu_me_Sonia_MSG.pdfapplication/pdf6370291http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15391/1/cchsa_ppgedu_me_Sonia_MSG.pdf51581743f18e235e640531eb00340858MD51123456789/153912022-10-27 12:12:57.404oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15391Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-27T14:12:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola na ótica de alunos de ensino médio de diferentes tribos
dc.title.alternative.none.fl_str_mv The school in the view of High School students of different tribes
title A escola na ótica de alunos de ensino médio de diferentes tribos
spellingShingle A escola na ótica de alunos de ensino médio de diferentes tribos
Guernelli, Sonia Maria dos Santos
escola pública
alunos do ensino médio
subgrupos culturais
cultura escolar
Escola Estadual Carlos Gomes
public school
high school students
school culture
sub cultural groups
Carlos Gomes State School
title_short A escola na ótica de alunos de ensino médio de diferentes tribos
title_full A escola na ótica de alunos de ensino médio de diferentes tribos
title_fullStr A escola na ótica de alunos de ensino médio de diferentes tribos
title_full_unstemmed A escola na ótica de alunos de ensino médio de diferentes tribos
title_sort A escola na ótica de alunos de ensino médio de diferentes tribos
author Guernelli, Sonia Maria dos Santos
author_facet Guernelli, Sonia Maria dos Santos
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Guernelli, Sonia Maria dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Vera Lúcia de Carvalho
contributor_str_mv Machado, Vera Lúcia de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv escola pública
alunos do ensino médio
subgrupos culturais
cultura escolar
Escola Estadual Carlos Gomes
public school
high school students
school culture
sub cultural groups
Carlos Gomes State School
topic escola pública
alunos do ensino médio
subgrupos culturais
cultura escolar
Escola Estadual Carlos Gomes
public school
high school students
school culture
sub cultural groups
Carlos Gomes State School
description O presente estudo refere-se a uma pesquisa efetuada na Escola Estadual Carlos Gomes, na cidade de Campinas, cujo objetivo foi produzir conhecimentos sobre a compreensão que jovens do Ensino Médio têm em relação a essa Escola. Selecionamos como sujeitos da pesquisa 12 jovens com idade entre 18 e 20 anos, que se apresentam com posturas diferenciadas em relação a vestuário, linguagem, atividades de estudo e que se afastam do padrão até agora esperado socialmente. O trabalho investigativo fundamenta-se na metodologia de Estudo de Caso, e os procedimentos para a coleta de dados consistiram em observação e entrevista. A análise de dados revela a compreensão que esses alunos têm de: escola, direção, professor, discriminação e preconceito, e pretende oferecer uma contribuição para a mudança nas relações educacionais que ocorrem no interior da Escola.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-09-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:13:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:13:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15391
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 1894957139834229
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15391
identifier_str_mv 1894957139834229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15391/1/cchsa_ppgedu_me_Sonia_MSG.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 51581743f18e235e640531eb00340858
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790770978521088