Inteligência e criatividade na maturidade e velhice

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Souza, Adriana Aparecida Ferreira de
Orientador(a): Wechsler, Solange Muglia
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15647
Resumo: Este estudo se propôs a comparar as habilidades cognitivas e criativas entre pessoas na maturidade e idosos, verificando a influência do sexo, faixa etária e nível educacional e comparando os resultados de testes com a auto-avaliação dos participantes. Participaram da pesquisa 81 pessoas (61,73% de 45 a 59 anos e 38,27% acima de 60 anos). Para a coleta de dados foram utilizados os testes Bateria de Habilidades Cognitivas de Adultos (BAIAD), Pensando Criativamente com Palavras e com Figuras, além da Escala de Auto-avaliação do Desempenho de Habilidades Cognitivas, Criativas e Lazer e um Questionário de Dados Pessoais. Os instrumentos foram aplicados individualmente em três ou mais sessões em instituições de terceira idade, após consentimento livre e esclarecido dos participantes. Os resultados mostraram que os testes verbais, combinação visual e criatividade (verbal e figural) foram influenciados apenas pelo nível educacional (ANOVA). Os testes de memória também sofreram influência significante da escolaridade e das interações entre sexo, faixa etária e escolaridade. Inteligência e criatividade estão correlacionadas. O desempenho nos testes teve relação com a auto-avaliação dos participantes pela escala. Conclui-se que a escolaridade é fator significante no desempenho cognitivo e criativo.
id PCAM_3d6f1e6c791f17c4e55059d16f807904
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15647
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str
spelling Souza, Adriana Aparecida Ferreira dePontifícia Universidade Católica de CampinasWechsler, Solange Muglia2022-02-16T18:39:55Z2022-02-16T18:39:55Z2011-02-18http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/156474264787656911983Este estudo se propôs a comparar as habilidades cognitivas e criativas entre pessoas na maturidade e idosos, verificando a influência do sexo, faixa etária e nível educacional e comparando os resultados de testes com a auto-avaliação dos participantes. Participaram da pesquisa 81 pessoas (61,73% de 45 a 59 anos e 38,27% acima de 60 anos). Para a coleta de dados foram utilizados os testes Bateria de Habilidades Cognitivas de Adultos (BAIAD), Pensando Criativamente com Palavras e com Figuras, além da Escala de Auto-avaliação do Desempenho de Habilidades Cognitivas, Criativas e Lazer e um Questionário de Dados Pessoais. Os instrumentos foram aplicados individualmente em três ou mais sessões em instituições de terceira idade, após consentimento livre e esclarecido dos participantes. Os resultados mostraram que os testes verbais, combinação visual e criatividade (verbal e figural) foram influenciados apenas pelo nível educacional (ANOVA). Os testes de memória também sofreram influência significante da escolaridade e das interações entre sexo, faixa etária e escolaridade. Inteligência e criatividade estão correlacionadas. O desempenho nos testes teve relação com a auto-avaliação dos participantes pela escala. Conclui-se que a escolaridade é fator significante no desempenho cognitivo e criativo.This study aimed to compare cognitive and creative skills between people in maturity and elderly, checking the influence of sex, age and educational level, and comparing test results with the participants self-assessment. Eighty one people (61.73% from 45 to 59 years and 38.27% over 60 years) participated in the survey. The tests Battery of Cognitive Abilities of Adults (BAIAD), Thinking Creatively with Words and Pictures, besides the Self-Assessment Scale about the Performance of Cognitive and Creative Skills, and Leisure and a Personal Data Questionnaire were used for data collection. The instruments were administered individually in three or more sessions in institutions for the elderly, after free and informed consent of participants. The results showed that the verbal tests, visual combination and creativity (verbal and pictorial) were affected only by the educational level (ANOVA). The memory tests were also under significant influence of schooling and the interactions among gender, age and education. Intelligence and creativity are correlated. The performance test was related to the participants self assessment by the scale. It is concluded that schooling is a significant factor in the cognitive and creative performance.porPUC-Campinasenvelhecimentohabilidades cognitivashabilidades criativasavaliação psicológicaagingcognitive skillscreative skillspsychological assessmentInteligência e criatividade na maturidade e velhiceIntelligence and creativity in adulthood and old ageinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP8649532766623043Nakano, Tatiana de CássiaYoshida, Elisa Medici PizaoWitter, Geraldina PortoSchelini, Patrícia Waltz8092049870780985767311002948706140628611901132406185333517392859CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_dr_Adriana_AFS.pdfccv_ppgpsico_dr_Adriana_AFS.pdfapplication/pdf795555http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15647/1/ccv_ppgpsico_dr_Adriana_AFS.pdf671d1dca149b4abbfb8d0a89ffde9815MD51123456789/156472022-09-02 11:36:51.313oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15647Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Inteligência e criatividade na maturidade e velhice
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Intelligence and creativity in adulthood and old age
title Inteligência e criatividade na maturidade e velhice
spellingShingle Inteligência e criatividade na maturidade e velhice
Souza, Adriana Aparecida Ferreira de
envelhecimento
habilidades cognitivas
habilidades criativas
avaliação psicológica
aging
cognitive skills
creative skills
psychological assessment
title_short Inteligência e criatividade na maturidade e velhice
title_full Inteligência e criatividade na maturidade e velhice
title_fullStr Inteligência e criatividade na maturidade e velhice
title_full_unstemmed Inteligência e criatividade na maturidade e velhice
title_sort Inteligência e criatividade na maturidade e velhice
author Souza, Adriana Aparecida Ferreira de
author_facet Souza, Adriana Aparecida Ferreira de
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Adriana Aparecida Ferreira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wechsler, Solange Muglia
contributor_str_mv Wechsler, Solange Muglia
dc.subject.por.fl_str_mv envelhecimento
habilidades cognitivas
habilidades criativas
avaliação psicológica
aging
cognitive skills
creative skills
psychological assessment
topic envelhecimento
habilidades cognitivas
habilidades criativas
avaliação psicológica
aging
cognitive skills
creative skills
psychological assessment
description Este estudo se propôs a comparar as habilidades cognitivas e criativas entre pessoas na maturidade e idosos, verificando a influência do sexo, faixa etária e nível educacional e comparando os resultados de testes com a auto-avaliação dos participantes. Participaram da pesquisa 81 pessoas (61,73% de 45 a 59 anos e 38,27% acima de 60 anos). Para a coleta de dados foram utilizados os testes Bateria de Habilidades Cognitivas de Adultos (BAIAD), Pensando Criativamente com Palavras e com Figuras, além da Escala de Auto-avaliação do Desempenho de Habilidades Cognitivas, Criativas e Lazer e um Questionário de Dados Pessoais. Os instrumentos foram aplicados individualmente em três ou mais sessões em instituições de terceira idade, após consentimento livre e esclarecido dos participantes. Os resultados mostraram que os testes verbais, combinação visual e criatividade (verbal e figural) foram influenciados apenas pelo nível educacional (ANOVA). Os testes de memória também sofreram influência significante da escolaridade e das interações entre sexo, faixa etária e escolaridade. Inteligência e criatividade estão correlacionadas. O desempenho nos testes teve relação com a auto-avaliação dos participantes pela escala. Conclui-se que a escolaridade é fator significante no desempenho cognitivo e criativo.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-02-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:39:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:39:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15647
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 4264787656911983
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15647
identifier_str_mv 4264787656911983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15647/1/ccv_ppgpsico_dr_Adriana_AFS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 671d1dca149b4abbfb8d0a89ffde9815
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790768191406080