O Portfólio como instrumento de avaliação no ensino de graduação em artes visuais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Zanellato, José Roberto
Orientador(a): Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15338
Resumo: O estudo sobre o objeto "portfólio", tem como meta principal sua análise como instrumento de avaliação, indicado quando principalmente temos como referenciais de estudo o "artístico" e o "pedagógico". A pesquisa mostra, através de fundamentação teórica, ao avaliador que atua como docente no ensino de artes visuais, a importância de conhecer um instrumento de reflexão e avaliação eficaz, ético e direcionado ao processo de formação, com uma política que possibilita um ensino-aprendizagem participativo e coletivo. A pesquisa é específica sobre a diversidade teórica que aborda o "portfólio" como uma modalidade de reflexão e avaliação, sendo itens de análise: promoção de uma nova perspectiva de aprendizagem; processo promissor e eficiente de reflexão e avaliação; incorporação analítica do desenvolvimento da aprendizagem; requisição de auto-avaliação; encorajamento à seleção e à reflexão do aluno sobre o trabalho; e como um instrumento metodológico facilitador e mais democrático dos processos de ensino e aprendizagem, praticados hoje nos cursos de graduação em artes visuais. A pesquisa apresenta um modelo de "Portfólio Avaliativo", que possibilita alcançar uma perspectiva múltipla de eficácia do ensino de artes visuais, superando assim os modelos tradicionais de avaliação.
id PCAM_6aefcee5ddc3a50e2641d7760ab9cee0
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15338
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str
spelling Zanellato, José RobertoPontifícia Universidade Católica de CampinasCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes2022-02-16T18:12:27Z2022-02-16T18:12:27Z2008-02-11http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153388836578783600685O estudo sobre o objeto "portfólio", tem como meta principal sua análise como instrumento de avaliação, indicado quando principalmente temos como referenciais de estudo o "artístico" e o "pedagógico". A pesquisa mostra, através de fundamentação teórica, ao avaliador que atua como docente no ensino de artes visuais, a importância de conhecer um instrumento de reflexão e avaliação eficaz, ético e direcionado ao processo de formação, com uma política que possibilita um ensino-aprendizagem participativo e coletivo. A pesquisa é específica sobre a diversidade teórica que aborda o "portfólio" como uma modalidade de reflexão e avaliação, sendo itens de análise: promoção de uma nova perspectiva de aprendizagem; processo promissor e eficiente de reflexão e avaliação; incorporação analítica do desenvolvimento da aprendizagem; requisição de auto-avaliação; encorajamento à seleção e à reflexão do aluno sobre o trabalho; e como um instrumento metodológico facilitador e mais democrático dos processos de ensino e aprendizagem, praticados hoje nos cursos de graduação em artes visuais. A pesquisa apresenta um modelo de "Portfólio Avaliativo", que possibilita alcançar uma perspectiva múltipla de eficácia do ensino de artes visuais, superando assim os modelos tradicionais de avaliação.The study on the subject "portfolio", has as its main goal analysis as a tool of evaluation, especially when we have indicated as benchmarks to study the "artistic" and "teaching". The survey shows through theoretical foundation, the evaluator who works as a teacher in the teaching of visual arts, the importance of knowing a tool for reflection and assessment effective, ethical and directed the process of formation, with a policy that allows a teaching-learning participatory and collective. The research is specific on the theoretical diversity that addresses the "portfolio" as a mode of reflection and evaluation, and analysis of items: promotion of a new perspective of learning; promising and efficient process of reflection and evaluation; incorporation analytical development of learning ; requisition of selfevaluation; encouragement to the selection and the reflection of the student on the job; and as a methodological tool facilitator and most democratic of procedures for the teaching and learning, practiced today in graduate courses in visual arts. The study presents a model of "Portfolio Avaliativo", which allows multiple achieve a perspective of efficiency of the teaching of visual arts, thus exceeding the traditional models of evaluation.porPUC-Campinasportfólioartes visuaisavaliaçãolivro de artistaportfoliovisual artsevaluationbook of artistO Portfólio como instrumento de avaliação no ensino de graduação em artes visuaisThe portfolio as a tool for assessment in teaching degree in Visual Artsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP3883562938853685Rizolli, MarcosSilva, Dulce Adélia Adorno48083395426988743139936123468613CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_José_RZ.pdfcchsa_ppgedu_me_José_RZ.pdfapplication/pdf3066506http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15338/1/cchsa_ppgedu_me_Jos%c3%a9_RZ.pdf387f397093b2f622d40c4cd5f3dd1b3aMD51123456789/153382022-10-27 12:45:30.862oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15338Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-27T14:45:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv O Portfólio como instrumento de avaliação no ensino de graduação em artes visuais
dc.title.alternative.none.fl_str_mv The portfolio as a tool for assessment in teaching degree in Visual Arts
title O Portfólio como instrumento de avaliação no ensino de graduação em artes visuais
spellingShingle O Portfólio como instrumento de avaliação no ensino de graduação em artes visuais
Zanellato, José Roberto
portfólio
artes visuais
avaliação
livro de artista
portfolio
visual arts
evaluation
book of artist
title_short O Portfólio como instrumento de avaliação no ensino de graduação em artes visuais
title_full O Portfólio como instrumento de avaliação no ensino de graduação em artes visuais
title_fullStr O Portfólio como instrumento de avaliação no ensino de graduação em artes visuais
title_full_unstemmed O Portfólio como instrumento de avaliação no ensino de graduação em artes visuais
title_sort O Portfólio como instrumento de avaliação no ensino de graduação em artes visuais
author Zanellato, José Roberto
author_facet Zanellato, José Roberto
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanellato, José Roberto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
contributor_str_mv Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
dc.subject.por.fl_str_mv portfólio
artes visuais
avaliação
livro de artista
portfolio
visual arts
evaluation
book of artist
topic portfólio
artes visuais
avaliação
livro de artista
portfolio
visual arts
evaluation
book of artist
description O estudo sobre o objeto "portfólio", tem como meta principal sua análise como instrumento de avaliação, indicado quando principalmente temos como referenciais de estudo o "artístico" e o "pedagógico". A pesquisa mostra, através de fundamentação teórica, ao avaliador que atua como docente no ensino de artes visuais, a importância de conhecer um instrumento de reflexão e avaliação eficaz, ético e direcionado ao processo de formação, com uma política que possibilita um ensino-aprendizagem participativo e coletivo. A pesquisa é específica sobre a diversidade teórica que aborda o "portfólio" como uma modalidade de reflexão e avaliação, sendo itens de análise: promoção de uma nova perspectiva de aprendizagem; processo promissor e eficiente de reflexão e avaliação; incorporação analítica do desenvolvimento da aprendizagem; requisição de auto-avaliação; encorajamento à seleção e à reflexão do aluno sobre o trabalho; e como um instrumento metodológico facilitador e mais democrático dos processos de ensino e aprendizagem, praticados hoje nos cursos de graduação em artes visuais. A pesquisa apresenta um modelo de "Portfólio Avaliativo", que possibilita alcançar uma perspectiva múltipla de eficácia do ensino de artes visuais, superando assim os modelos tradicionais de avaliação.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-02-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:12:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:12:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15338
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 8836578783600685
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15338
identifier_str_mv 8836578783600685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15338/1/cchsa_ppgedu_me_Jos%c3%a9_RZ.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 387f397093b2f622d40c4cd5f3dd1b3a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790773574795264