Formação de professores na implantação do ensino fundamental de nove anos: a escola, um espaço de diálogo?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Lencioni, Maria do Carmo Jürgensen
Orientador(a): Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15484
Resumo: O tema deste trabalho se refere à implementação do novo Ensino Fundamental de nove anos (EF), com interesse, mais especificamente, sobre a formação continuada dos professores nesse processo, requerendo, portanto, adaptações e investimentos na formação continuada dos docentes diante dessa nova realidade educacional. O material Ler e Escrever (produzido pela Secretaria Estadual da Educação de São Paulo) configura-se como um desses investimentos. O presente trabalho tem como objetivo compreender o HTPC num momento específico da implantação do EF de nove anos e sua utilização para o estudo e apropriação do programa Ler e Escrever, adotado como material obrigatório na rede municipal de ensino de Limeira.Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, referenciado na teoria Histórico-cultural. O material empírico foi obtido através de observação participante nos encontros do Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) realizados nesta escola, recortando destes encontros, os que congregaram professoras de primeiros anos e professoras coordenadoras do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. O trabalho analítico permitiu encontrar três núcleos de significação, em torno dos quais as enunciações registradas (sobretudo as da professora coordenadora do Ensino Fundamental) se organizaram. São eles: o Ensino Fundamental, a importância do trabalho em equipe e concepções sobre os professores. Estes núcleos de significação foram subdivididos em tópicos, buscando refinar as análises. Além disso, realizamos revisão bibliográfica sobre os temas formação de professores e ensino fundamental de nove anos . Em relação aos resultados obtidos, é possível identificar através dos dados empíricos que há grandes conflitos que permeiam a dinâmica escolar como: (i) questões recorrentes no cenário educacional como a maneira inadequada que ocorreu a implantação do EF de nove anos, (ii) as dúvidas relacionadas às práticas pedagógicas e o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com a adoção do Programa Ler e Escrever e a falta do material para trabalhar com os discentes, (iii) o silêncio das professoras que permeiam as reuniões do HTPC, sendo que a professora coordenadora detém o controle da fala ressaltando que seria mais produtivo que esses momentos fossem de interlocução entre os participantes. Conclui-se que o HTPC, um momento privilegiado para a formação contínua dos docentes, especificamente com o contexto da implantação do EF de nove anos e a apropriação do programa Ler e Escrever no município de Limeira é marcado por conflitos e impasses. Há aspectos que precisam ser urgentemente tratados como a participação efetiva dos docentes para a construção permanente do processo de elaboração conceitual imprescindível para que o trabalho pedagógico seja aprimorado. A ausência de espaço para o diálogo, constatada ao menos nas reuniões acompanhadas na pesquisa, traz limitações para este aprimoramento.
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O presente trabalho tem como objetivo compreender o HTPC num momento específico da implantação do EF de nove anos e sua utilização para o estudo e apropriação do programa Ler e Escrever, adotado como material obrigatório na rede municipal de ensino de Limeira.Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, referenciado na teoria Histórico-cultural. O material empírico foi obtido através de observação participante nos encontros do Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) realizados nesta escola, recortando destes encontros, os que congregaram professoras de primeiros anos e professoras coordenadoras do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. O trabalho analítico permitiu encontrar três núcleos de significação, em torno dos quais as enunciações registradas (sobretudo as da professora coordenadora do Ensino Fundamental) se organizaram. São eles: o Ensino Fundamental, a importância do trabalho em equipe e concepções sobre os professores. Estes núcleos de significação foram subdivididos em tópicos, buscando refinar as análises. Além disso, realizamos revisão bibliográfica sobre os temas formação de professores e ensino fundamental de nove anos . Em relação aos resultados obtidos, é possível identificar através dos dados empíricos que há grandes conflitos que permeiam a dinâmica escolar como: (i) questões recorrentes no cenário educacional como a maneira inadequada que ocorreu a implantação do EF de nove anos, (ii) as dúvidas relacionadas às práticas pedagógicas e o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com a adoção do Programa Ler e Escrever e a falta do material para trabalhar com os discentes, (iii) o silêncio das professoras que permeiam as reuniões do HTPC, sendo que a professora coordenadora detém o controle da fala ressaltando que seria mais produtivo que esses momentos fossem de interlocução entre os participantes. Conclui-se que o HTPC, um momento privilegiado para a formação contínua dos docentes, especificamente com o contexto da implantação do EF de nove anos e a apropriação do programa Ler e Escrever no município de Limeira é marcado por conflitos e impasses. Há aspectos que precisam ser urgentemente tratados como a participação efetiva dos docentes para a construção permanente do processo de elaboração conceitual imprescindível para que o trabalho pedagógico seja aprimorado. A ausência de espaço para o diálogo, constatada ao menos nas reuniões acompanhadas na pesquisa, traz limitações para este aprimoramento.The theme of this work refers to the implementation of the new nine years elementary school (EF), with interest, more specifically, in the continued formation of teachers in this process, requiring, therefore, adaptations and investments in teachers training on this new educational reality. The Reading and Writing material (produced by the São Paulo State Department of Education) appears as one of those investments. This work intends to comprehend the HTPC as a specific time of the deployment of nine years elementar school and its use for the study and ownership of the program Read and Write, adopted as binding material in the municipal education of Limeira. The study presents a qualitative approach, referred to the historical and cultural theory. The data was obtained through participant observation in Collective Teaching Working Hours (HTPC) meetings performed at this school, cutting from these meetings, which brought together teachers and early years teachers coordinators of the Elementary and Early Childhood Education. Through the analytical work it was possible to find three different signification cores, around which the utterances recorded (especially the teacher coordinator of the Elementary School) is organized. They are: primary education, the importance of teamwork and conceptions of teachers. These cores were subdivided on topics, seeking to refine the analysis. Furthermore, we performed a revision of the literature on the topics of "teacher training" and "school of nine years. Regarding the results obtained, it can be identified through empirical data that there are major conflicts that permeate the school dynamics as: (i) recurring issues in the educational setting such as that improperly implementation of the nine years elementary school, (ii) the questions related to teaching practices and learning of students with the adoption of the Reading and Writing Program and the lack of material to work with the students, (Iii) the silence of the teachers that pervade the meetings of the HTPC, and the fact that the teacher coordinator controls the speech - noting that it would be more productive if these moments were of dialogue between the participants. It is concluded that the HTPC, a privileged moment for the training of teachers, specifically in the context of the implementation of nine years elementary school, ownership of the program Read and Write in the city of Limera is marked by conflicts and dilemmas. There are aspects that need to be urgently addressed as the effective participation of teachers in the construction of the process of conceptual elaboration, essential for the educational improvement. Lack of space for dialogue, at least in the observed meetings accompanied by research, presents limitations for this improvement.porPUC-Campinasensino fundamental de nove anosformação continuadaHTPCnine years basic educationcontinuing educationHTPCFormação de professores na implantação do ensino fundamental de nove anos: a escola, um espaço de diálogo?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP5277455644761315Azevedo, Heloisa Helena Oliveira deSadalla, Ana Maria Falcão de Aragão47045066672559150078129824340671CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Maria_CJL.pdfcchsa_ppgedu_me_Maria_CJL.pdfapplication/pdf5280077http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15484/1/cchsa_ppgedu_me_Maria_CJL.pdf2863361e31a1a34752936135a4474c5fMD51123456789/154842022-09-02 11:36:29.108oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15484Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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