O uso do e-mail como ferramenta didático-pedagógica: uma análise sobre o discurso de professores de uma instituição de ensino superior
Ano de defesa: | 2005 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
PUC-Campinas
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15413 |
Resumo: | Este trabalho se insere na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores e teve como objetivo principal analisar o discurso de professores de uma Instituição de Ensino Superior do interior do Estado de São Paulo sobre o uso do e-mail como recurso didático-pedagógico. Participaram da pesquisa 50 professores da referida Instituição e a eles foi aplicado, após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, um questionário com perguntas referentes ao perfil dos participantes e a seus conhecimentos acerca de computadores, da Internet e do e-mail. Os resultados indicaram que 48 (96,0%) professores têm acesso a computadores e que 88,0% o utilizam para o envio e recebimento de e-mail, enquanto 72,0% disseram enviar material didático para seus alunos através deste sistema. Os participantes concordam que o computador é um bom suporte para a aprendizagem e que através dele as aulas podem se tornar mais interessantes. Quanto à interatividade proporcionada pelo uso do e-mail, 96,0% concordam que ela facilita tanto a interação professor/aluno, quanto a interação aluno/aluno; além disso, 90,0% concordam que com o uso do e-mail os objetivos educacionais são alcançados mais facilmente. Em vista dos resultados obtidos, recomendamos que os professores de Ensino Superior estejam atentos aos recursos tecnológicos disponíveis, de forma a refletirem sobre o uso de diversas ferramentas, entre elas o e-mail no processo de ensino-aprendizagem. |
id |
PCAM_7f7428c9d99410dda9e983e1721a59df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15413 |
network_acronym_str |
PCAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
repository_id_str |
|
spelling |
Miranda Júnior, Levi Pinto dePontifícia Universidade Católica de CampinasMendes, Clayde Regina2022-02-16T18:14:02Z2022-02-16T18:14:02Z2005-02-28http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15413Este trabalho se insere na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores e teve como objetivo principal analisar o discurso de professores de uma Instituição de Ensino Superior do interior do Estado de São Paulo sobre o uso do e-mail como recurso didático-pedagógico. Participaram da pesquisa 50 professores da referida Instituição e a eles foi aplicado, após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, um questionário com perguntas referentes ao perfil dos participantes e a seus conhecimentos acerca de computadores, da Internet e do e-mail. Os resultados indicaram que 48 (96,0%) professores têm acesso a computadores e que 88,0% o utilizam para o envio e recebimento de e-mail, enquanto 72,0% disseram enviar material didático para seus alunos através deste sistema. Os participantes concordam que o computador é um bom suporte para a aprendizagem e que através dele as aulas podem se tornar mais interessantes. Quanto à interatividade proporcionada pelo uso do e-mail, 96,0% concordam que ela facilita tanto a interação professor/aluno, quanto a interação aluno/aluno; além disso, 90,0% concordam que com o uso do e-mail os objetivos educacionais são alcançados mais facilmente. Em vista dos resultados obtidos, recomendamos que os professores de Ensino Superior estejam atentos aos recursos tecnológicos disponíveis, de forma a refletirem sobre o uso de diversas ferramentas, entre elas o e-mail no processo de ensino-aprendizagem.This work follows the line of research University, Teaching and Formation of Teachers. Its principal objective is to analyze the discourse of professors in an Institution of Higher Learning in the State of São Paulo about the use of e-mail as a didactic-pedagogical resource. Afier signing a free consent agreement, 50 professors at the Institution answered a questionnaire containing questions about their professional profile and their knowledge about computers, Internet and e-mail. Results indicated that 48 (96.0%) professors have access to computers; 88.0% use them to send and receive e-mail; and 72.0% send didactic material to their students through this system. The participants agree that the computer is a good support for learning and that by means of it classes can be more interesting. Regarding the interactivity provided by using e-mail, 96.0% agree that it facilitates professor/student interaction as well as student/student interaction; furthermore, 90.0% agree that with the use of e-mail educational objectives are easier to reach. In the light of the results obtained, we recommend that professors of Higher Education be aware of the technological resources available in order to reflect on the use of these diverse tools, among which can be found e-mail, in the teaching-learning process.porPUC-Campinasensino e tecnologiadocênciaformação de professoreseducation and technologyteachingformation of teachersO uso do e-mail como ferramenta didático-pedagógica: uma análise sobre o discurso de professores de uma instituição de ensino superiorUsing e-mail as a didactic-pedagogical tool: an analysis of the discourse of professors in an Institution of higher learninginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6299774430574649Almouloud, Saddo AgCarvalho, José Oscar Fontanini de91682156831396574036634283191761CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Levi_PMJ.pdfcchsa_ppgedu_me_Levi_PMJ.pdfapplication/pdf319498http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15413/1/cchsa_ppgedu_me_Levi_PMJ.pdf8633f7378b85061fdf577aa01b59f57aMD51123456789/154132022-09-02 11:36:27.117oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15413Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do e-mail como ferramenta didático-pedagógica: uma análise sobre o discurso de professores de uma instituição de ensino superior |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
Using e-mail as a didactic-pedagogical tool: an analysis of the discourse of professors in an Institution of higher learning |
title |
O uso do e-mail como ferramenta didático-pedagógica: uma análise sobre o discurso de professores de uma instituição de ensino superior |
spellingShingle |
O uso do e-mail como ferramenta didático-pedagógica: uma análise sobre o discurso de professores de uma instituição de ensino superior Miranda Júnior, Levi Pinto de ensino e tecnologia docência formação de professores education and technology teaching formation of teachers |
title_short |
O uso do e-mail como ferramenta didático-pedagógica: uma análise sobre o discurso de professores de uma instituição de ensino superior |
title_full |
O uso do e-mail como ferramenta didático-pedagógica: uma análise sobre o discurso de professores de uma instituição de ensino superior |
title_fullStr |
O uso do e-mail como ferramenta didático-pedagógica: uma análise sobre o discurso de professores de uma instituição de ensino superior |
title_full_unstemmed |
O uso do e-mail como ferramenta didático-pedagógica: uma análise sobre o discurso de professores de uma instituição de ensino superior |
title_sort |
O uso do e-mail como ferramenta didático-pedagógica: uma análise sobre o discurso de professores de uma instituição de ensino superior |
author |
Miranda Júnior, Levi Pinto de |
author_facet |
Miranda Júnior, Levi Pinto de |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda Júnior, Levi Pinto de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mendes, Clayde Regina |
contributor_str_mv |
Mendes, Clayde Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino e tecnologia docência formação de professores education and technology teaching formation of teachers |
topic |
ensino e tecnologia docência formação de professores education and technology teaching formation of teachers |
description |
Este trabalho se insere na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores e teve como objetivo principal analisar o discurso de professores de uma Instituição de Ensino Superior do interior do Estado de São Paulo sobre o uso do e-mail como recurso didático-pedagógico. Participaram da pesquisa 50 professores da referida Instituição e a eles foi aplicado, após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, um questionário com perguntas referentes ao perfil dos participantes e a seus conhecimentos acerca de computadores, da Internet e do e-mail. Os resultados indicaram que 48 (96,0%) professores têm acesso a computadores e que 88,0% o utilizam para o envio e recebimento de e-mail, enquanto 72,0% disseram enviar material didático para seus alunos através deste sistema. Os participantes concordam que o computador é um bom suporte para a aprendizagem e que através dele as aulas podem se tornar mais interessantes. Quanto à interatividade proporcionada pelo uso do e-mail, 96,0% concordam que ela facilita tanto a interação professor/aluno, quanto a interação aluno/aluno; além disso, 90,0% concordam que com o uso do e-mail os objetivos educacionais são alcançados mais facilmente. Em vista dos resultados obtidos, recomendamos que os professores de Ensino Superior estejam atentos aos recursos tecnológicos disponíveis, de forma a refletirem sobre o uso de diversas ferramentas, entre elas o e-mail no processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-02-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-16T18:14:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-16T18:14:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15413 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15413/1/cchsa_ppgedu_me_Levi_PMJ.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8633f7378b85061fdf577aa01b59f57a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1796790776499273728 |