O uso do e-mail como ferramenta didático-pedagógica: uma análise sobre o discurso de professores de uma instituição de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Miranda Júnior, Levi Pinto de
Orientador(a): Mendes, Clayde Regina
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15413
Resumo: Este trabalho se insere na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores e teve como objetivo principal analisar o discurso de professores de uma Instituição de Ensino Superior do interior do Estado de São Paulo sobre o uso do e-mail como recurso didático-pedagógico. Participaram da pesquisa 50 professores da referida Instituição e a eles foi aplicado, após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, um questionário com perguntas referentes ao perfil dos participantes e a seus conhecimentos acerca de computadores, da Internet e do e-mail. Os resultados indicaram que 48 (96,0%) professores têm acesso a computadores e que 88,0% o utilizam para o envio e recebimento de e-mail, enquanto 72,0% disseram enviar material didático para seus alunos através deste sistema. Os participantes concordam que o computador é um bom suporte para a aprendizagem e que através dele as aulas podem se tornar mais interessantes. Quanto à interatividade proporcionada pelo uso do e-mail, 96,0% concordam que ela facilita tanto a interação professor/aluno, quanto a interação aluno/aluno; além disso, 90,0% concordam que com o uso do e-mail os objetivos educacionais são alcançados mais facilmente. Em vista dos resultados obtidos, recomendamos que os professores de Ensino Superior estejam atentos aos recursos tecnológicos disponíveis, de forma a refletirem sobre o uso de diversas ferramentas, entre elas o e-mail no processo de ensino-aprendizagem.
id PCAM_7f7428c9d99410dda9e983e1721a59df
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15413
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str
spelling Miranda Júnior, Levi Pinto dePontifícia Universidade Católica de CampinasMendes, Clayde Regina2022-02-16T18:14:02Z2022-02-16T18:14:02Z2005-02-28http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15413Este trabalho se insere na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores e teve como objetivo principal analisar o discurso de professores de uma Instituição de Ensino Superior do interior do Estado de São Paulo sobre o uso do e-mail como recurso didático-pedagógico. Participaram da pesquisa 50 professores da referida Instituição e a eles foi aplicado, após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, um questionário com perguntas referentes ao perfil dos participantes e a seus conhecimentos acerca de computadores, da Internet e do e-mail. Os resultados indicaram que 48 (96,0%) professores têm acesso a computadores e que 88,0% o utilizam para o envio e recebimento de e-mail, enquanto 72,0% disseram enviar material didático para seus alunos através deste sistema. Os participantes concordam que o computador é um bom suporte para a aprendizagem e que através dele as aulas podem se tornar mais interessantes. Quanto à interatividade proporcionada pelo uso do e-mail, 96,0% concordam que ela facilita tanto a interação professor/aluno, quanto a interação aluno/aluno; além disso, 90,0% concordam que com o uso do e-mail os objetivos educacionais são alcançados mais facilmente. Em vista dos resultados obtidos, recomendamos que os professores de Ensino Superior estejam atentos aos recursos tecnológicos disponíveis, de forma a refletirem sobre o uso de diversas ferramentas, entre elas o e-mail no processo de ensino-aprendizagem.This work follows the line of research University, Teaching and Formation of Teachers. Its principal objective is to analyze the discourse of professors in an Institution of Higher Learning in the State of São Paulo about the use of e-mail as a didactic-pedagogical resource. Afier signing a free consent agreement, 50 professors at the Institution answered a questionnaire containing questions about their professional profile and their knowledge about computers, Internet and e-mail. Results indicated that 48 (96.0%) professors have access to computers; 88.0% use them to send and receive e-mail; and 72.0% send didactic material to their students through this system. The participants agree that the computer is a good support for learning and that by means of it classes can be more interesting. Regarding the interactivity provided by using e-mail, 96.0% agree that it facilitates professor/student interaction as well as student/student interaction; furthermore, 90.0% agree that with the use of e-mail educational objectives are easier to reach. In the light of the results obtained, we recommend that professors of Higher Education be aware of the technological resources available in order to reflect on the use of these diverse tools, among which can be found e-mail, in the teaching-learning process.porPUC-Campinasensino e tecnologiadocênciaformação de professoreseducation and technologyteachingformation of teachersO uso do e-mail como ferramenta didático-pedagógica: uma análise sobre o discurso de professores de uma instituição de ensino superiorUsing e-mail as a didactic-pedagogical tool: an analysis of the discourse of professors in an Institution of higher learninginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6299774430574649Almouloud, Saddo AgCarvalho, José Oscar Fontanini de91682156831396574036634283191761CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Levi_PMJ.pdfcchsa_ppgedu_me_Levi_PMJ.pdfapplication/pdf319498http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15413/1/cchsa_ppgedu_me_Levi_PMJ.pdf8633f7378b85061fdf577aa01b59f57aMD51123456789/154132022-09-02 11:36:27.117oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15413Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do e-mail como ferramenta didático-pedagógica: uma análise sobre o discurso de professores de uma instituição de ensino superior
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Using e-mail as a didactic-pedagogical tool: an analysis of the discourse of professors in an Institution of higher learning
title O uso do e-mail como ferramenta didático-pedagógica: uma análise sobre o discurso de professores de uma instituição de ensino superior
spellingShingle O uso do e-mail como ferramenta didático-pedagógica: uma análise sobre o discurso de professores de uma instituição de ensino superior
Miranda Júnior, Levi Pinto de
ensino e tecnologia
docência
formação de professores
education and technology
teaching
formation of teachers
title_short O uso do e-mail como ferramenta didático-pedagógica: uma análise sobre o discurso de professores de uma instituição de ensino superior
title_full O uso do e-mail como ferramenta didático-pedagógica: uma análise sobre o discurso de professores de uma instituição de ensino superior
title_fullStr O uso do e-mail como ferramenta didático-pedagógica: uma análise sobre o discurso de professores de uma instituição de ensino superior
title_full_unstemmed O uso do e-mail como ferramenta didático-pedagógica: uma análise sobre o discurso de professores de uma instituição de ensino superior
title_sort O uso do e-mail como ferramenta didático-pedagógica: uma análise sobre o discurso de professores de uma instituição de ensino superior
author Miranda Júnior, Levi Pinto de
author_facet Miranda Júnior, Levi Pinto de
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda Júnior, Levi Pinto de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendes, Clayde Regina
contributor_str_mv Mendes, Clayde Regina
dc.subject.por.fl_str_mv ensino e tecnologia
docência
formação de professores
education and technology
teaching
formation of teachers
topic ensino e tecnologia
docência
formação de professores
education and technology
teaching
formation of teachers
description Este trabalho se insere na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores e teve como objetivo principal analisar o discurso de professores de uma Instituição de Ensino Superior do interior do Estado de São Paulo sobre o uso do e-mail como recurso didático-pedagógico. Participaram da pesquisa 50 professores da referida Instituição e a eles foi aplicado, após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, um questionário com perguntas referentes ao perfil dos participantes e a seus conhecimentos acerca de computadores, da Internet e do e-mail. Os resultados indicaram que 48 (96,0%) professores têm acesso a computadores e que 88,0% o utilizam para o envio e recebimento de e-mail, enquanto 72,0% disseram enviar material didático para seus alunos através deste sistema. Os participantes concordam que o computador é um bom suporte para a aprendizagem e que através dele as aulas podem se tornar mais interessantes. Quanto à interatividade proporcionada pelo uso do e-mail, 96,0% concordam que ela facilita tanto a interação professor/aluno, quanto a interação aluno/aluno; além disso, 90,0% concordam que com o uso do e-mail os objetivos educacionais são alcançados mais facilmente. Em vista dos resultados obtidos, recomendamos que os professores de Ensino Superior estejam atentos aos recursos tecnológicos disponíveis, de forma a refletirem sobre o uso de diversas ferramentas, entre elas o e-mail no processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-02-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:14:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:14:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15413
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15413/1/cchsa_ppgedu_me_Levi_PMJ.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8633f7378b85061fdf577aa01b59f57a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790776499273728